Xsara Picasso - Ar Condicionado

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
alsafe
Sem Habilitação
Nome: alsafe

Mensagem por alsafe » Sex Jul 08, 2016 12:30 pm

Boa tarde! O meu XP 2009 2.0 aut funcionava bem, mas na última semana o arcond passou a gelar bem somente atrás, e na frente gelar pouco, quase nada, mas se eu estiver em alta velocidade na frente passa a funcionar normal. Alguém tem alguma dica?

rgdl
Zumbi
Respostas: 2
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Mensagem por rgdl » Sex Jul 08, 2016 3:32 pm

Muitas vezes esse tipo de problema é falta de fluido refrigerante, vulgarmente conhecido como gás. Leve numa oficina especializada e peça pra procurar algum vazamento.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Munhoz
Zumbi
Nome: Vitor Munhoz
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Mensagem por Munhoz » Sex Jul 08, 2016 3:45 pm

Não necessariamente está vazando, ele tem prazo de validade mesmo. Só é importante que o novo seja colocado da forma correta, ou seja, usando uma máquina com balança pois o gás refrigerante é medido por peso (g). No manual do carro diz qual o tipo e a quantidade.
Todas as vezes que fui em oficina meia boca que põe gás olhando no manômetro, o ar durou pouco tempo gelando.
alsafe
Sem Habilitação

Mensagem por alsafe » Sex Jul 08, 2016 4:52 pm

Obrigado, essa dica da balança é show... verei no manual.
alsafe
Sem Habilitação

Mensagem por alsafe » Ter Jul 19, 2016 5:05 pm

era o gás mesmo vazou pela válvula de baixa pressão R$ 90,00 e voltou para o "nível Sibéria"
:vg:
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Ter Jul 19, 2016 10:00 pm

No meu também houve isso, vazamento pela válvula. Essa válvula tem um miolo que pode ser trocado, como nas válvulas do pneu, ou regulado. Ai é só colocar mais fluido refrigerante e tá tudo certo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Miau
Zumbi
Respostas: 17
Nome: André M
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Mensagem por Miau » Qua Jul 20, 2016 9:06 am

será que é isso que deu no meu? pois tá com o mesmo sintoma.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Qua Jul 20, 2016 9:25 am

Miau, segundo meu irmão o que provoca esse problema na válvula é ficar muito tempo sem usar o ar condicionado, ai a válvula resseca e deixa escapar o fluido refrigerante. Também há situações em que ela está boa mas fica frouxa deixando o fluido vazar também. Segundo ele esse é o problema mais comum de vazamento.

A manutenção é simples, basta o miolo da válvula, mas ai tem que fazer uma carga completa de fluido refrigerante, salvo se a oficina tiver daquelas maquinas que recuperam fluido, ai não precisa ser carga completa só o peso que faltar.

Eu tive esse problema, mas não lembro se ele trocou a válvula ou apenas deu um aperto, mas o meu ar só ficou bom mesmo depois que troquei o compressor, mas isto é outra história.
Miau
Zumbi
Respostas: 17
Nome: André M
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Mensagem por Miau » Qua Jul 20, 2016 9:28 am

então.. mas é só um compressor para o frontal e traseiro..

o traseiro gela que nem o Alasca.. mas o frontal fica meia boca.. se o traseiro gela, acredito que o compressor esteja ok.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Qua Jul 20, 2016 10:15 am

Sim, como disse, se não tiver outro vazamento, trocando a válvula resolve e vc vai ter seu ar gelando novamente.

O meu problema com compressor foi outra história que nada tem haver com vazamento da válvula. É que mesmo resolvendo o vazamento da válvula meu ar não ficou 100%, meu irmão não sabia o porque ele demorava para gelar e em dias muito quentes ele não dava conta.

Isso ficou assim até que o suporte do rolamento da polia quebrou, foi sorte não ter travado e rompido a correia poly-v. Esse suporte faz parte da carcaça do compressor e sua quebra inutiliza o mesmo, então tive que trocar o compressor. A partir dai todos os meus problemas acabaram e meu ar nunca mais deu problema e gela amigo, gela de doer.

A razão da quebra do suporte do rolamento foi que o um rolamento anterior estourou, como não vi a tempo fui usando o carro e o bendito superaqueceu de uma tal maneira destruiu a bobina de acionamento da embreagem. Na época achamos que foi só isso, tanto que troquei só o rolamento e a bobina mas depois que o suporte do rolamento quebrou concluímos que o calor também tinha destemperado a carcaça do compressor.

Então um aviso para todos se ouvir barulho anormal vindo das correias revisem tudo inclusive o rolamento do compressor, confesso que eu ouvia um barulho que só aparecia quando ligava o carro mas não me preocupei em descobrir de onde vinha, era justamente o rolamento que já dava sinais de que precisava ser substituído.

ah! sim, quando tiver problema com rolamento de compressor é máxima importância ver se o compressor não está vazando óleo pelo retentor, pois esse óleo é muito alcalino e destrói a lubrificação do rolamento fazendo com que a vida dele diminua consideravelmente. Se tive tem que fazer o reparo do vazamento antes de trocar o rolamento, pois se não vai ter problema com rolamento novamente e em pouco tempo.
tarcisioti
Sem Habilitação
Nome: Tarcisio TI
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v 2002 - Cinza

Mensagem por tarcisioti » Qua Ago 03, 2016 11:33 am

Galera, tenho uma xpc 2002 , comprei ela com a css dizendo que faltava gas no AC, porem o meu ele funciona quando quer, normalmente tenho que ligar e desligar umas 20x , para ele funcionar por uns 2min , ele aciona toda as vezes, e quando funciona gela normal, ou seja tem gas, ai vem a duvida, a minha nao possui o sensor de temperatura externa no retrovisor, marca -- no painel, me disseram, e eu vi em outros carros (fusiona,marea,focus) relatos que sem esse sensor, o AC, fica desregulado, por isso ele nao funciona na maior parte do tempo, POSSIVEL SOLUÇÃO, disseram que se ligar(unir) os 2 fios do sensor, ele engana a central e o AC volta ao normal,porem obviamente marcara -- no painel, o que pode acontecer se eu unir os dois fios que fica no retrovisor? pois estao isolados, no maximo ira queimar algum fusivel só, ou posso matar a nave ? obrigado , to querendo fazer isso mas e o medo, nosso carro é top porem sensivel .
Timoteo BATALHA
Curioso
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Out 07, 2016 8:47 am

Em meio a tanto calor.....
em meio a diversos problemas de ar condicionado relatado por colegas do fórum...
...eis que o XP aqui resolve pegar o bonde dos ar cond bixados!!!

Ar cond gelando super bem....de repente o compressor começou a armar e desarmar continuamente...tipo a cada 3 segundos.
Vez ou outra segura por uns 15 segundos e começa a gelar...aí desarma novamente e de imediato arma novamente...e então a cada 3 segundos continua a #zica....sem parar.

Levei no gurú dos ar cond de carros aqui na cidade....e o gurú fez reza, fez cirurgia, fez macumba e não resolveu!!!
E agora???
Taca fogo ou joga fora???
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Sex Out 07, 2016 9:24 am

tarcisioti escreveu:Galera, tenho uma xpc 2002 , comprei ela com a css dizendo que faltava gas no AC, porem o meu ele funciona quando quer, normalmente tenho que ligar e desligar umas 20x , para ele funcionar por uns 2min , ele aciona toda as vezes, e quando funciona gela normal, ou seja tem gas, ai vem a duvida, a minha nao possui o sensor de temperatura externa no retrovisor, marca -- no painel, me disseram, e eu vi em outros carros (fusiona,marea,focus) relatos que sem esse sensor, o AC, fica desregulado, por isso ele nao funciona na maior parte do tempo, POSSIVEL SOLUÇÃO, disseram que se ligar(unir) os 2 fios do sensor, ele engana a central e o AC volta ao normal,porem obviamente marcara -- no painel, o que pode acontecer se eu unir os dois fios que fica no retrovisor? pois estao isolados, no maximo ira queimar algum fusivel só, ou posso matar a nave ? obrigado , to querendo fazer isso mas e o medo, nosso carro é top porem sensivel .
Tarcisioti, o sensor que fica no retrovisor direito é na verdade um termistor, normalmente um do tipo NTC. O termistor é um tipo de resistor que sofre influência da temperatura ambiente, os do tipo NTC diminuem a resistência com o aumento da temperatura.

Então se vc ligar os dois fios a central de injeção, pois é ela que controla o funcionamento do ar condicionado, vai entender que a resistência é igual a zero e vai marcar no painel 99°C e não ficar com dois traços como agora.

Eu te aconselho a dar um pulo em uma loja de peças de eletrônica e comprar um resistor NTC, acho que um de 10kOhms já resolveria.

Batalha, veja o início desse tópico acho que vai te ajudar a resolver o problema.
friba.rj
Curioso
Nome: Claudio Cesar
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Mensagem por friba.rj » Sex Out 07, 2016 10:46 am

rgdl escreveu:(...)
Eu te aconselho a dar um pulo em uma loja de peças de eletrônica e comprar um resistor NTC, acho que um de 10kOhms já resolveria.
(...)
rgdl, seu XP marca a temperatura correta (medida por esse termistor do retrovisor)?
Eu nunca comparei com um termômetro preciso, mas tenho convicção de que a temperatura apresentada no painel do meu XP está errada.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Timoteo BATALHA
Curioso
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Out 07, 2016 3:31 pm

Para o problema de armar e desarmar a embreagem do compressor de ar cond no XP...
Passando scanner profissional, Erro não permanente no atuador da ventoinha, ...Após apagar os erros, estes não retornaram...então o mecânico de geladeira sugeriu que o problema seria de óleo e gás de 2ª...
Abriu a torneira pra sair o gáz e eis que em seguida saiu toda a lama do Alasca de dentro da alma do carango...
Desmontou tudo...limpou o condensador e o compressor com um liquido mágico que eu não sei o nome...limpou parte das mangueiras...montou tudo de novo...fez vácuo...passou o produto mágico.....fez vácuo...injetou óleo e gás de Grife...uma tal de Dupont.....cobrou R$ 350,00!!!
CONCLUSÃO: O XP manifestou o demônho das profundezas de novo....

Aí eu entrei em cena: Si essa p@$$a não engata quando a bobina recebe o comando...e o motor vibra...é injeção!!! No mínimo um pistão deve estar andando meio que apagado....mesmo com velas novas Bosch
PAssei em uma loja material de construção comprei dois litros de querosene e derramei dentro do tanque...estando este com 75%, ou seja, com 41,25 litros de gasolina comum...derramei dentro o equivalente a 1,700ml de querosene.
Hoje de manhã liguei o motor e deixei funcionando até hora de sair....liguei o ar e nada do compressor segurar a embreagem fechada....passei o carro pra mulher e fui trabalhar...
MAis tarde ela ligou e disse que o bicho estava gelando modo frezzer....Funciionando normalmente.
Na hora do almoço o carango gelando bem, mesmo com temperatura externa no verão roraimense em torno dos 70ºC !!

Então anota aí: Ar cond não segura a embreagem?? Motor vibra quando o compressor fecha a embreagem?? É BICOS, CAMARA DE COMBUSTÃO, ELETRODO DE VELAS SUJOS.....SOLUÇÃO?? QUEROSENE NO TANQUE!! Pode crer !!! Sem medo !!! Sem mi mi mi!!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Responder