Xsara Picasso - Ar Condicionado
Boa tarde! O meu XP 2009 2.0 aut funcionava bem, mas na última semana o arcond passou a gelar bem somente atrás, e na frente gelar pouco, quase nada, mas se eu estiver em alta velocidade na frente passa a funcionar normal. Alguém tem alguma dica?
- rgdl
- Zumbi
- Nome: rgdl
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Muitas vezes esse tipo de problema é falta de fluido refrigerante, vulgarmente conhecido como gás. Leve numa oficina especializada e peça pra procurar algum vazamento.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- Munhoz
- Zumbi
- Nome: Vitor Munhoz
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
Não necessariamente está vazando, ele tem prazo de validade mesmo. Só é importante que o novo seja colocado da forma correta, ou seja, usando uma máquina com balança pois o gás refrigerante é medido por peso (g). No manual do carro diz qual o tipo e a quantidade.
Todas as vezes que fui em oficina meia boca que põe gás olhando no manômetro, o ar durou pouco tempo gelando.
Todas as vezes que fui em oficina meia boca que põe gás olhando no manômetro, o ar durou pouco tempo gelando.
Obrigado, essa dica da balança é show... verei no manual.
era o gás mesmo vazou pela válvula de baixa pressão R$ 90,00 e voltou para o "nível Sibéria"

- rgdl
- Zumbi
No meu também houve isso, vazamento pela válvula. Essa válvula tem um miolo que pode ser trocado, como nas válvulas do pneu, ou regulado. Ai é só colocar mais fluido refrigerante e tá tudo certo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- Miau
- Zumbi
- Nome: André M
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
será que é isso que deu no meu? pois tá com o mesmo sintoma.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.

- rgdl
- Zumbi
Miau, segundo meu irmão o que provoca esse problema na válvula é ficar muito tempo sem usar o ar condicionado, ai a válvula resseca e deixa escapar o fluido refrigerante. Também há situações em que ela está boa mas fica frouxa deixando o fluido vazar também. Segundo ele esse é o problema mais comum de vazamento.
A manutenção é simples, basta o miolo da válvula, mas ai tem que fazer uma carga completa de fluido refrigerante, salvo se a oficina tiver daquelas maquinas que recuperam fluido, ai não precisa ser carga completa só o peso que faltar.
Eu tive esse problema, mas não lembro se ele trocou a válvula ou apenas deu um aperto, mas o meu ar só ficou bom mesmo depois que troquei o compressor, mas isto é outra história.
A manutenção é simples, basta o miolo da válvula, mas ai tem que fazer uma carga completa de fluido refrigerante, salvo se a oficina tiver daquelas maquinas que recuperam fluido, ai não precisa ser carga completa só o peso que faltar.
Eu tive esse problema, mas não lembro se ele trocou a válvula ou apenas deu um aperto, mas o meu ar só ficou bom mesmo depois que troquei o compressor, mas isto é outra história.
- Miau
- Zumbi
- Nome: André M
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
então.. mas é só um compressor para o frontal e traseiro..
o traseiro gela que nem o Alasca.. mas o frontal fica meia boca.. se o traseiro gela, acredito que o compressor esteja ok.
o traseiro gela que nem o Alasca.. mas o frontal fica meia boca.. se o traseiro gela, acredito que o compressor esteja ok.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.

- rgdl
- Zumbi
Sim, como disse, se não tiver outro vazamento, trocando a válvula resolve e vc vai ter seu ar gelando novamente.
O meu problema com compressor foi outra história que nada tem haver com vazamento da válvula. É que mesmo resolvendo o vazamento da válvula meu ar não ficou 100%, meu irmão não sabia o porque ele demorava para gelar e em dias muito quentes ele não dava conta.
Isso ficou assim até que o suporte do rolamento da polia quebrou, foi sorte não ter travado e rompido a correia poly-v. Esse suporte faz parte da carcaça do compressor e sua quebra inutiliza o mesmo, então tive que trocar o compressor. A partir dai todos os meus problemas acabaram e meu ar nunca mais deu problema e gela amigo, gela de doer.
A razão da quebra do suporte do rolamento foi que o um rolamento anterior estourou, como não vi a tempo fui usando o carro e o bendito superaqueceu de uma tal maneira destruiu a bobina de acionamento da embreagem. Na época achamos que foi só isso, tanto que troquei só o rolamento e a bobina mas depois que o suporte do rolamento quebrou concluímos que o calor também tinha destemperado a carcaça do compressor.
Então um aviso para todos se ouvir barulho anormal vindo das correias revisem tudo inclusive o rolamento do compressor, confesso que eu ouvia um barulho que só aparecia quando ligava o carro mas não me preocupei em descobrir de onde vinha, era justamente o rolamento que já dava sinais de que precisava ser substituído.
ah! sim, quando tiver problema com rolamento de compressor é máxima importância ver se o compressor não está vazando óleo pelo retentor, pois esse óleo é muito alcalino e destrói a lubrificação do rolamento fazendo com que a vida dele diminua consideravelmente. Se tive tem que fazer o reparo do vazamento antes de trocar o rolamento, pois se não vai ter problema com rolamento novamente e em pouco tempo.
O meu problema com compressor foi outra história que nada tem haver com vazamento da válvula. É que mesmo resolvendo o vazamento da válvula meu ar não ficou 100%, meu irmão não sabia o porque ele demorava para gelar e em dias muito quentes ele não dava conta.
Isso ficou assim até que o suporte do rolamento da polia quebrou, foi sorte não ter travado e rompido a correia poly-v. Esse suporte faz parte da carcaça do compressor e sua quebra inutiliza o mesmo, então tive que trocar o compressor. A partir dai todos os meus problemas acabaram e meu ar nunca mais deu problema e gela amigo, gela de doer.
A razão da quebra do suporte do rolamento foi que o um rolamento anterior estourou, como não vi a tempo fui usando o carro e o bendito superaqueceu de uma tal maneira destruiu a bobina de acionamento da embreagem. Na época achamos que foi só isso, tanto que troquei só o rolamento e a bobina mas depois que o suporte do rolamento quebrou concluímos que o calor também tinha destemperado a carcaça do compressor.
Então um aviso para todos se ouvir barulho anormal vindo das correias revisem tudo inclusive o rolamento do compressor, confesso que eu ouvia um barulho que só aparecia quando ligava o carro mas não me preocupei em descobrir de onde vinha, era justamente o rolamento que já dava sinais de que precisava ser substituído.
ah! sim, quando tiver problema com rolamento de compressor é máxima importância ver se o compressor não está vazando óleo pelo retentor, pois esse óleo é muito alcalino e destrói a lubrificação do rolamento fazendo com que a vida dele diminua consideravelmente. Se tive tem que fazer o reparo do vazamento antes de trocar o rolamento, pois se não vai ter problema com rolamento novamente e em pouco tempo.
-
- Sem Habilitação
- Nome: Tarcisio TI
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v 2002 - Cinza
Galera, tenho uma xpc 2002 , comprei ela com a css dizendo que faltava gas no AC, porem o meu ele funciona quando quer, normalmente tenho que ligar e desligar umas 20x , para ele funcionar por uns 2min , ele aciona toda as vezes, e quando funciona gela normal, ou seja tem gas, ai vem a duvida, a minha nao possui o sensor de temperatura externa no retrovisor, marca -- no painel, me disseram, e eu vi em outros carros (fusiona,marea,focus) relatos que sem esse sensor, o AC, fica desregulado, por isso ele nao funciona na maior parte do tempo, POSSIVEL SOLUÇÃO, disseram que se ligar(unir) os 2 fios do sensor, ele engana a central e o AC volta ao normal,porem obviamente marcara -- no painel, o que pode acontecer se eu unir os dois fios que fica no retrovisor? pois estao isolados, no maximo ira queimar algum fusivel só, ou posso matar a nave ? obrigado , to querendo fazer isso mas e o medo, nosso carro é top porem sensivel .
- Timoteo BATALHA
- Curioso
- Nome: BATALHA
- Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004
Em meio a tanto calor.....
em meio a diversos problemas de ar condicionado relatado por colegas do fórum...
...eis que o XP aqui resolve pegar o bonde dos ar cond bixados!!!
Ar cond gelando super bem....de repente o compressor começou a armar e desarmar continuamente...tipo a cada 3 segundos.
Vez ou outra segura por uns 15 segundos e começa a gelar...aí desarma novamente e de imediato arma novamente...e então a cada 3 segundos continua a #zica....sem parar.
Levei no gurú dos ar cond de carros aqui na cidade....e o gurú fez reza, fez cirurgia, fez macumba e não resolveu!!!
E agora???
Taca fogo ou joga fora???
em meio a diversos problemas de ar condicionado relatado por colegas do fórum...
...eis que o XP aqui resolve pegar o bonde dos ar cond bixados!!!
Ar cond gelando super bem....de repente o compressor começou a armar e desarmar continuamente...tipo a cada 3 segundos.
Vez ou outra segura por uns 15 segundos e começa a gelar...aí desarma novamente e de imediato arma novamente...e então a cada 3 segundos continua a #zica....sem parar.
Levei no gurú dos ar cond de carros aqui na cidade....e o gurú fez reza, fez cirurgia, fez macumba e não resolveu!!!
E agora???
Taca fogo ou joga fora???
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
2.0i 16V
2004
frente 2009
- rgdl
- Zumbi
Tarcisioti, o sensor que fica no retrovisor direito é na verdade um termistor, normalmente um do tipo NTC. O termistor é um tipo de resistor que sofre influência da temperatura ambiente, os do tipo NTC diminuem a resistência com o aumento da temperatura.tarcisioti escreveu:Galera, tenho uma xpc 2002 , comprei ela com a css dizendo que faltava gas no AC, porem o meu ele funciona quando quer, normalmente tenho que ligar e desligar umas 20x , para ele funcionar por uns 2min , ele aciona toda as vezes, e quando funciona gela normal, ou seja tem gas, ai vem a duvida, a minha nao possui o sensor de temperatura externa no retrovisor, marca -- no painel, me disseram, e eu vi em outros carros (fusiona,marea,focus) relatos que sem esse sensor, o AC, fica desregulado, por isso ele nao funciona na maior parte do tempo, POSSIVEL SOLUÇÃO, disseram que se ligar(unir) os 2 fios do sensor, ele engana a central e o AC volta ao normal,porem obviamente marcara -- no painel, o que pode acontecer se eu unir os dois fios que fica no retrovisor? pois estao isolados, no maximo ira queimar algum fusivel só, ou posso matar a nave ? obrigado , to querendo fazer isso mas e o medo, nosso carro é top porem sensivel .
Então se vc ligar os dois fios a central de injeção, pois é ela que controla o funcionamento do ar condicionado, vai entender que a resistência é igual a zero e vai marcar no painel 99°C e não ficar com dois traços como agora.
Eu te aconselho a dar um pulo em uma loja de peças de eletrônica e comprar um resistor NTC, acho que um de 10kOhms já resolveria.
Batalha, veja o início desse tópico acho que vai te ajudar a resolver o problema.
- friba.rj
- Curioso
- Nome: Claudio Cesar
- Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]
rgdl, seu XP marca a temperatura correta (medida por esse termistor do retrovisor)?rgdl escreveu:(...)
Eu te aconselho a dar um pulo em uma loja de peças de eletrônica e comprar um resistor NTC, acho que um de 10kOhms já resolveria.
(...)
Eu nunca comparei com um termômetro preciso, mas tenho convicção de que a temperatura apresentada no painel do meu XP está errada.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
- Timoteo BATALHA
- Curioso
- Nome: BATALHA
- Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004
Para o problema de armar e desarmar a embreagem do compressor de ar cond no XP...
Passando scanner profissional, Erro não permanente no atuador da ventoinha, ...Após apagar os erros, estes não retornaram...então o mecânico de geladeira sugeriu que o problema seria de óleo e gás de 2ª...
Abriu a torneira pra sair o gáz e eis que em seguida saiu toda a lama do Alasca de dentro da alma do carango...
Desmontou tudo...limpou o condensador e o compressor com um liquido mágico que eu não sei o nome...limpou parte das mangueiras...montou tudo de novo...fez vácuo...passou o produto mágico.....fez vácuo...injetou óleo e gás de Grife...uma tal de Dupont.....cobrou R$ 350,00!!!
CONCLUSÃO: O XP manifestou o demônho das profundezas de novo....
Aí eu entrei em cena: Si essa p@$$a não engata quando a bobina recebe o comando...e o motor vibra...é injeção!!! No mínimo um pistão deve estar andando meio que apagado....mesmo com velas novas Bosch
PAssei em uma loja material de construção comprei dois litros de querosene e derramei dentro do tanque...estando este com 75%, ou seja, com 41,25 litros de gasolina comum...derramei dentro o equivalente a 1,700ml de querosene.
Hoje de manhã liguei o motor e deixei funcionando até hora de sair....liguei o ar e nada do compressor segurar a embreagem fechada....passei o carro pra mulher e fui trabalhar...
MAis tarde ela ligou e disse que o bicho estava gelando modo frezzer....Funciionando normalmente.
Na hora do almoço o carango gelando bem, mesmo com temperatura externa no verão roraimense em torno dos 70ºC !!
Então anota aí: Ar cond não segura a embreagem?? Motor vibra quando o compressor fecha a embreagem?? É BICOS, CAMARA DE COMBUSTÃO, ELETRODO DE VELAS SUJOS.....SOLUÇÃO?? QUEROSENE NO TANQUE!! Pode crer !!! Sem medo !!! Sem mi mi mi!!!
Passando scanner profissional, Erro não permanente no atuador da ventoinha, ...Após apagar os erros, estes não retornaram...então o mecânico de geladeira sugeriu que o problema seria de óleo e gás de 2ª...
Abriu a torneira pra sair o gáz e eis que em seguida saiu toda a lama do Alasca de dentro da alma do carango...
Desmontou tudo...limpou o condensador e o compressor com um liquido mágico que eu não sei o nome...limpou parte das mangueiras...montou tudo de novo...fez vácuo...passou o produto mágico.....fez vácuo...injetou óleo e gás de Grife...uma tal de Dupont.....cobrou R$ 350,00!!!
CONCLUSÃO: O XP manifestou o demônho das profundezas de novo....
Aí eu entrei em cena: Si essa p@$$a não engata quando a bobina recebe o comando...e o motor vibra...é injeção!!! No mínimo um pistão deve estar andando meio que apagado....mesmo com velas novas Bosch
PAssei em uma loja material de construção comprei dois litros de querosene e derramei dentro do tanque...estando este com 75%, ou seja, com 41,25 litros de gasolina comum...derramei dentro o equivalente a 1,700ml de querosene.
Hoje de manhã liguei o motor e deixei funcionando até hora de sair....liguei o ar e nada do compressor segurar a embreagem fechada....passei o carro pra mulher e fui trabalhar...
MAis tarde ela ligou e disse que o bicho estava gelando modo frezzer....Funciionando normalmente.
Na hora do almoço o carango gelando bem, mesmo com temperatura externa no verão roraimense em torno dos 70ºC !!
Então anota aí: Ar cond não segura a embreagem?? Motor vibra quando o compressor fecha a embreagem?? É BICOS, CAMARA DE COMBUSTÃO, ELETRODO DE VELAS SUJOS.....SOLUÇÃO?? QUEROSENE NO TANQUE!! Pode crer !!! Sem medo !!! Sem mi mi mi!!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
2.0i 16V
2004
frente 2009