Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Xamã
Habilitado
Nome: Xamã

Mensagem por Xamã » Dom Jan 26, 2014 4:34 pm

[quote name='Munhoz' date='Jan 22 2014, 08:59 AM' post='23735']
Parabéns Xamã!! Posso divulgar seu tópico em outros fórums?
[/quote]

:D Prezado Munhoz,

pode sim!

Fique à vontade!

E "levisc", peço que não utilize este óleo e opte logo pelo DEXRON VI, haja vista a diferença pequena de preço e o problema da pouca durabilidade dos DEXRON III nas altas temperaturas do câmbio AL4.

Outra coisa que observei na minha caixa de marchas. Antes de "lavar" a AL4 pela flange que bolei, percebi que da caixa só saem 3 (três) litros quando se abre o dreno, quando pelos manuais técnicos deveriam sair cerca de 4.5 litros.

Achei estranho... Mas medi pelo recipiente que usei e só sairam mesmo cerca de 3 litros.

Minha caixa está usando o DEXRON VI e já andei um pouco mais "forte" com o Pallas, em modo Tipronic, para ver se apresentava alguma anomalia, mas, até agora, nada. Nada!

Tô satisfeito! Mas friso que nas caixas que já apresentam perda de pressão, pela tampa traseira, ou falha nas solenóides de conversor pilotado ou de controle de pressão, a substituição do fluido pode não gerar o resultado esperado. Já tive informações de uma caixa AL4 que estava com problemas de pressão e, ao substituir o fluido, ficou ainda mais deficiente, por conta da menor viscosidade do fluido novo utilizado.

Então fica a dica: substiuir o fluido antes da caixa apresentar problemas mais sérios!

Um abraço a todos,
Xamã :lol:

C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Hugo123
Sem Habilitação
Nome: Hugo123

Mensagem por Hugo123 » Dom Jan 26, 2014 6:09 pm

Xamã , e o seu projeto de uma ferramenta para fazer o Flushing pra troca de oleo mais eficiente e com menor gasto ? .
ninguem_rj
Sem Habilitação
Nome: Ricardo Jr

Mensagem por ninguem_rj » Dom Jan 26, 2014 8:40 pm

fala xamã.

esse foi o meu problema... ao colocar um fluido novo na caixa com já alguns problemas, os problemas ficaram mais evidentes.

minha al4 esta toda desmontada. seguem fotos.

<a href="https://docs.google.com/file/d/0Bz4s6pG ... cslist_api" target="_blank">https://docs.google.com/file/d/0Bz4s6pG ... ist_api</a>

<a href="https://docs.google.com/file/d/0Bz4s6pG ... cslist_api" target="_blank">https://docs.google.com/file/d/0Bz4s6pG ... ist_api</a>

segue detalhe de uma das buchas do eixo que estava desgastando ... ela é a causa do aquecimento (atrito metal x metal) e esta folga causava o barulho de trepidação em baixa rotação...

o lance é que a cor desta bucha denuncia que a caixa já foi feita... pois na original as buchas são prateadas, igual bronzinas... esta bucha amarela foi feita em torneiro em bronze (mais macio... não aguenta atrito...)
o conversor de torque também já foi remanufaturado... o original também é prateado e o meu é pintado de dourado.... espero que o problema de lockup não seja o conversor...

minha caixa também estava com o pistão d acionador do freio da 1a e 2a estava gasto, e vazamento faz ele não freiar um tambor lá dentro e o efeito era tranco nas reduções de 3a para 2a.

vou trocar também alguns anéis de vedação do acionamento do lockup, as duas eletroválvulas e o filtro de óleo.

aproveitando que ela estava aberta, verifiquei que o diferencial dela era de 20/73 dentes,a mais curta dos diferenciais da al4. o mecânico tem algumas caixas para doar peças e vai tentar achar alguma com 21ou 23/73 dentes, sendo a última a versão mais longa das al4s. para referência, segue minhas pesquisas sobre a relação dos diferenciais das al4s.

C5 2001-2004 América do sul = 20/73
C5 2001-2004 resto do mundo = 23/73
C5 2004-2008 = 21/73
C5 2009-2013 = 20/73
Xantia com AL4 América do sul = 20/73
Xantia com AL4 resto do mundo = 23/73
Xsara todos = 23/73
Xsara picasso todos = 21/73
C4 2.0 16v todos = 21/73

como a 4a em velocidade exige uma rotação alta do motor, quero ver se deixo ela mais longa... consequentemente mais econômico na estrada.

sobre óleo, comprei o dexron vi na concessionária da chevrolet (AC Delco dexron vi)

como só tinha sobrado 3lts do zlub não vou poder utiliza-lo... e como estou com tudo desmontado, vou esvaziar o óleo antigo do conversor de torque e colocar 100%de óleo dexron vi.

infelizmente a flange e o radiador de óleo não vai chegar a tempo... mas instalarei assim que chegar.

depois mando mais informações.

uma pergunta.... considerando o dexron vi, depois de quanto tempo faria a próxima troca?

Ricardo júnior.
madson.carneiro
Sem Habilitação
Nome: Madson CArneiro

Mensagem por madson.carneiro » Ter Jan 28, 2014 3:41 pm

Pessoal,

Sei que parece uma pergunta meio boba, mas alguém já pensou em colocar um cooler (parecido com os de PC), na carcaça do trocador de calor ?
Será que ele conseguiria baixar em uns 5 graus a temperatura de trabalho do fluído ?

[]'s
Hugo123
Sem Habilitação

Mensagem por Hugo123 » Qua Jan 29, 2014 11:07 am

Não deixa de ser uma maneira , agora prescisa ver se funciona. :154740:
Xamã
Habilitado

Mensagem por Xamã » Sáb Fev 01, 2014 12:48 am

[quote name='Hugo123' date='Jan 26 2014, 06:09 PM' post='23771']
Xamã , e o seu projeto de uma ferramenta para fazer o Flushing pra troca de oleo mais eficiente e com menor gasto ? .
[/quote]

:D Prezado Hugo,

devo estar fazendo o "flushing" nas duas outras caixas AL4 na semana que vem, ou seja, vai ser o tempo que precisarei para postar o "how to".

Olha, gastei, ao todo, coisa de 12 litros para lavar completamente a AL4, mas tenho de reconhecer que com 8 litros gastos, já estava saindo óleo limpíssimo pela flange, do lado da mangueira de drenagem, de modo que gastei mais por puro capricho e para não ter de repetir o serviço tão cedo.

Espero repetir a lavagem depois de rodar, pelo menos, uns 60.000 kms... Tão cedo não mexo de novo na minha AL4! E algo aconteceu com o uso do DEXRON VI na caixa: aquela espera de 1 minuto, com o carro parado de manhã cedo, para a caixa adotar comportamento de "lock up" normal, desapareceu. Ligou e engatou o drive e... Pronto! A caixa atua como se já estivesse quente! Não sinto mais aquela diferença entre a caixa fria, de manhã cedo, e a caixa quente, depois de alguns minutos rodando.

Ou seja, valeu à pena!

Agora, vou ficar de olho no comportamento geral do carro e nas estratégias adotadas pela AL4 daqui em diante. Tudo parece OK, mas não posso deixar de dizer que meu "pé atrás" foi embora completamente. Sempre que saio com o carro, fico observando se não vai acontecer algo ou se o comportamento da caixa não se alterará de uma hora para outra...

Acho que com o tempo isso passa. :925400:

E Madson, fica ligado! A AL4 não admite troca do fluido com o bujão aberto por conta da questão da pressão de funcionamento do sistema de lubrificação da caixa. Se a pressão cair, componentes internos do câmbio podem ser irremediavelmente prejudicados, entendeu? A troca do fluido tem de garantir que a pressão no sistema se manterá.

Um abraço a todos,
madson.carneiro
Sem Habilitação
Nome: Madson CArneiro

Mensagem por madson.carneiro » Seg Fev 03, 2014 4:23 pm

[quote name='Xamã' date='Jan 31 2014, 11:48 PM' post='23806']
[quote name='Hugo123' date='Jan 26 2014, 06:09 PM' post='23771']
[/quote]

:D Prezado Hugo,

devo estar fazendo o "flushing" nas duas outras caixas AL4 na semana que vem, ou seja, vai ser o tempo que precisarei para postar o "how to".

Olha, gastei, ao todo, coisa de 12 litros para lavar completamente a AL4, mas tenho de reconhecer que com 8 litros gastos, já estava saindo óleo limpíssimo pela flange, do lado da mangueira de drenagem, de modo que gastei mais por puro capricho e para não ter de repetir o serviço tão cedo.

Espero repetir a lavagem depois de rodar, pelo menos, uns 60.000 kms... Tão cedo não mexo de novo na minha AL4! E algo aconteceu com o uso do DEXRON VI na caixa: aquela espera de 1 minuto, com o carro parado de manhã cedo, para a caixa adotar comportamento de "lock up" normal, desapareceu. Ligou e engatou o drive e... Pronto! A caixa atua como se já estivesse quente! Não sinto mais aquela diferença entre a caixa fria, de manhã cedo, e a caixa quente, depois de alguns minutos rodando.

Ou seja, valeu à pena!

Agora, vou ficar de olho no comportamento geral do carro e nas estratégias adotadas pela AL4 daqui em diante. Tudo parece OK, mas não posso deixar de dizer que meu "pé atrás" foi embora completamente. Sempre que saio com o carro, fico observando se não vai acontecer algo ou se o comportamento da caixa não se alterará de uma hora para outra...

Acho que com o tempo isso passa. :925400:

E Madson, fica ligado! A AL4 não admite troca do fluido com o bujão aberto por conta da questão da pressão de funcionamento do sistema de lubrificação da caixa. Se a pressão cair, componentes internos do câmbio podem ser irremediavelmente prejudicados, entendeu? A troca do fluido tem de garantir que a pressão no sistema se manterá.

Um abraço a todos,
[/quote]

Ok Xamã,

Já imaginava que a pressão (ou falta dela) podia dar zica. Só perguntei pra ter certeza.

Mais uma vez obrigado.
Hugo123
Sem Habilitação

Mensagem por Hugo123 » Seg Fev 03, 2014 5:12 pm

Meu carro foi hoje cedo pro mecanico e vou pega-lo amanha a tarde pra troca das eletrovalvulas , e troca dos vedadores da tampa taseira + ajuste de pressão .
Em seguida posto minhas impressões por aqui .
caldas
Habilitado
Nome: Caldas

Mensagem por caldas » Qua Fev 05, 2014 9:55 am

Nobre XamãKing
Você trocou o óleo sozinho ou fez em alguma oficina?

Poxa, se seu cambio com 17000km já estava com o óleo contaminado... imagine quem roda até 50.000 sem trocar :(
Realmente se a Citroen troca-se o óleo da caixa na revisão dos 40.000 por exemplo. Acredito que 90% dos problemas se resolveriam.
Hugo123
Sem Habilitação

Mensagem por Hugo123 » Dom Fev 09, 2014 5:15 pm

Pessoal , peguei meu carro no mecanico e o problema parece mesmo ter sido resolvido .
Sobre a troca do oleo foi trocado apenas 4 litros , o mecanico disse para eu rodar uns 15 mil KM e fazer a troca novamente .
Hugo123
Sem Habilitação

Mensagem por Hugo123 » Seg Fev 10, 2014 2:16 am

O oleo do cambio pode ter sim contribuido para estes problemas de trancos e travamento do mesmo em terceira marcha .
Porem eu continuo acreditando mais ainda na fuga de pressão da tampa traseira da caixa de cambio , como um fator principal para que estes problemas apareçam . E as eletrovalvulas creio que venham a se danificarem devido a esta fuga de pressão caso a mesma não seja resolvida o quanto antes .
Fiz o mesmo reparo que alguns colegas que possuem C4 fizeram em relação ao defeito desaparecer por completo .
O que resta agora é rodar bastante com o carro pra que conclua esta situação como resolvida por completo .
Torço pra que tudo de certo .
Caso eu esteja realmente certo , fica a dica ai pro pessoal .
bruno laport
Sem Habilitação
Nome: bruno laport

Mensagem por bruno laport » Seg Fev 10, 2014 3:46 pm

[quote name='Hugo123' date='Feb 10 2014, 02:16 AM' post='23885']
O oleo do cambio pode ter sim contribuido para estes problemas de trancos e travamento do mesmo em terceira marcha .
Porem eu continuo acreditando mais ainda na fuga de pressão da tampa traseira da caixa de cambio , como um fator principal para que estes problemas apareçam . E as eletrovalvulas creio que venham a se danificarem devido a esta fuga de pressão caso a mesma não seja resolvida o quanto antes .
Fiz o mesmo reparo que alguns colegas que possuem C4 fizeram em relação ao defeito desaparecer por completo .
O que resta agora é rodar bastante com o carro pra que conclua esta situação como resolvida por completo .
Torço pra que tudo de certo .
Caso eu esteja realmente certo , fica a dica ai pro pessoal .
[/quote]

olá,

aonde fica essa tampa traseira da caixa de cambio??

fiz a troca do óleo de meu c4 e usei o dexron VI e esta andando muito mais macio do que antes...
Hugo123
Sem Habilitação

Mensagem por Hugo123 » Seg Fev 10, 2014 7:35 pm

Bruno , se não me engano eu respondi aqui neste topico com o link do desenho indicando onde fica .
da uma pesquisada nas paginas anteriores .
dksBR
Sem Habilitação
Nome: dksBR

Mensagem por dksBR » Seg Fev 10, 2014 8:20 pm

[quote name='bruno laport' date='Feb 10 2014, 03:46 PM' post='23889']olá,

aonde fica essa tampa traseira da caixa de cambio??

fiz a troca do óleo de meu c4 e usei o dexron VI e esta andando muito mais macio do que antes...
[/quote]

Bruno, você fez a troca completa ou parcial? Antes era o que, III ou VI?

Abraços.
Xamã
Habilitado

Mensagem por Xamã » Sáb Fev 15, 2014 6:54 pm

Meus queridos companheiros de fórum,

estou nos EUA por conta do trabalho e mês que vem estou de volta ao Brasil. Por enquanto estou rodando com um Jetta GL turbo DSG alugado... Carro é equivalente ao nosso Highline Turbo brasileiro, mas com a gasolina daqui anda um absurdo.

É tratado como carro popular pelos americanos.

Por isso sumi do fórum.

Me senti na obrigação de dar uma satisfação a todos vocês.

Um abraço a todos e achei alguns lugares em que o DEXRON VI está bem barato. Um dos vendedores, quando são comprados mais de 5 litros, dá o frete. Seguem os links:
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nha-gm-_JM" target="_blank">DEXRON VI por R$ 47,00</a>;
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vi-atf-_JM" target="_blank">DEXRON VI por R$ 48,00</a>.

Em pouco tempo estou de volta e posto logo este "how - to" da troca de óleo do câmbio... :925400:
Responder