Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
caldas
Habilitado
Nome: Caldas

Mensagem por caldas » Seg Abr 15, 2013 9:19 am

Mestre Xaman, como você vai trocar o óleo do cambio?
A Citroen troca?

Eu acho que meu cambio esta vazando óleo ja com 16.000 só
na hora da troca do óleo que fiz aos 6000 percebi muito óleo negro sobre o cambio do C4 Picasso 2011/2012 de minha mãe 0_O

fiquei preocupado, na revisão dos 20000 vou pedir para eles verificarem isso.

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/9/wp000142m.jpg/" target="_blank">Imagem</a>

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/853/wp000145a.jpg/" target="_blank">Imagem</a>

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/339/wp000144r.jpg/" target="_blank">Imagem</a>

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/62/wp000143l.jpg/" target="_blank">Imagem</a>

Uploaded with <a href="http://imageshack.us" target="_blank">ImageShack.us</a>
Editado pela última vez por caldas em Seg Abr 15, 2013 9:56 am, em um total de 1 vez.

Munhoz
Zumbi
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Mensagem por Munhoz » Qua Abr 17, 2013 11:44 pm

Caldas,

Minha dica, vá o mais rápido possível na citroen. Cambio não é item de revisão, se está vazando e o carro esta na garantia eles tem que solucionar isso.

Pode ser que até chegar aos 20 mil km já nao tenha oleo suficiente no cambio e ai o estrago ta feito.

Abraço
Xamã
Habilitado
Nome: Xamã

Mensagem por Xamã » Qui Abr 18, 2013 3:55 am

[quote name='Caldas' date='Apr 15 2013, 09:19 AM' post='21327']
Mestre Xaman, como você vai trocar o óleo do cambio?
A Citroen troca?

Eu acho que meu cambio esta vazando óleo ja com 16.000 só
na hora da troca do óleo que fiz aos 6000 percebi muito óleo negro sobre o cambio do C4 Picasso 2011/2012 de minha mãe 0_O

fiquei preocupado, na revisão dos 20000 vou pedir para eles verificarem isso.

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/9/wp000142m.jpg/" target="_blank">Imagem</a>

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/853/wp000145a.jpg/" target="_blank">Imagem</a>

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/339/wp000144r.jpg/" target="_blank">Imagem</a>

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/62/wp000143l.jpg/" target="_blank">Imagem</a>

Uploaded with <a href="http://imageshack.us" target="_blank">ImageShack.us</a>
[/quote]

:D Prezado Caldas,

acompanho o raciocínio do Munhoz.

Leve o carro o mais rápido possível na Citroen e exija uma solução para o problema.

Até os 20.000 quilômetros, o câmbio pode não aguentar e aí... :925400:

Quanto ao meu carro, depois da troca do eixo traseiro, dos amortecedores e molas, que foi feita há pouco, vai para a revisão dos 10.000 quilômetros já com as embalagens do óleo para a substituição do fluido todo e mais um trocador de calor novo, utilizado nos Renaults, nas transmissões DP2.

Vou ver como vai ser. Afinal de contas, se os problemas na caixa AL4 são causados por problemas de refrigeração crônicos, vou esperar para ver o que os caras vão me falar quanto à adoção de uma peça melhorada e que equipa outras transmissões semelhantes, só que renomeadas para DP2.

Só falta me dizerem o seguinte: "Olha, não vou usar esta peça porque senão acaba com o problema do câmbio e o carro sai da garantia..." :465974:

Queria mesmo era instalar um radiador de óleo, mas sei que não vai dar com o carro ainda na garantia. Já o trocador de calor maior, dos Renaults, que se adequa certinho na caixa AL4, acho que vai ficar mais fácil de convencer... Quando o carro foi para a troca do eixo traseiro no concessionário, no início deste mês, já me adiantei no assunto junto ao consultor técnico e o cara ficou meio pasmo com o fato de existir um trocador de calor redesenhado, de maior tamanho. Chegou a dizer o seguinte: "Mas o senhor tem certeza que eu me livraria destes problemas dos AL4 se eu usasse esta peça?"

Sei não... Acho que vai dar para colocar na própria revisão.

Um abraço grande,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
caldas
Habilitado

Mensagem por caldas » Qui Abr 18, 2013 9:14 am

Bom vamos la...

Liguei para a concessionária e falei com a Aline, ela disse que só tem vaga para o dia 9 de maio...
Então expliquei, " Olha, vazamento de óleo no cambio automatico, ao meu ver, é algo cronico, e como o carro ainda esta na garantia pode ficar muito mal para vocês se o cambio quebrar" então ela pediu uns minutos e agendou para dia 29, final do mes....

Ok liguei para a Citroen Brasil e expliquei o caso, peguei o numero do protocolo e vou continuar a usar o carro normalmente se der pau no cambio eles que se virem, eu expliquei a situação. Nem para levar o carro para eles verificarem eles se proporam... ok :827520:

Bom tenho as fotos, que por sinal disse ter e ofereci enviar e tambem não acharam necessário :457877:

Citroen toda a atenção pra você :465974:
marcelo_v8
Habilitado
Nome: Marcelo Castro

Mensagem por marcelo_v8 » Ter Abr 23, 2013 2:20 pm

Amigos,

Depois de um tempo meio distante passei por aqui adivinhem por que??? Claro, o AL4 começou a apresentar o maldito defeito do - acende o SERVICE, acusa "defeito no câmbio" no painel e fica fixo na terceira marcha". Não vou dizer que me pegou de surpresa pq eu já sabia que isso ocorreria antes mesmo de comprar minha nave.

Bom, depois de ler esse excelente tópico do amigo Xamã, digo que fiquei até mais tranquilo em relação ao serviço. Moro em SP e ainda não sei onde vou fazer mas é certo que farei a troca do fuildo com as 2 lavagens (gostei desse Z - Lub MTF) e tb a troca das eletroválvulas. O mecânico onde levei o carro, meu de confiança, falou também em um sensor de pressão que precisa ser trocado. Procede??

A questão é que esse meu mecânico falou em 1800 a 2000 reais para fazer o serviço. Ainda não sei se ele está considerando as lavagens ou apenas a troca "incompleta".

A turma aqui de SP indica algum outro lugar para fazer o trampo?

Abraços automáticos !
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Marcelo Castro<!--sizec--></span><!--/sizec-->
C4 Pallas 07/08 Exclusive BVA TP
helder mercedes
Sem Habilitação
Nome: helder1000

Mensagem por helder mercedes » Ter Abr 23, 2013 4:59 pm

Boa tarde!
Como postei aqui anteriormente sobre as experiencias com o lubrificante Z-LUB como dica de lubrificantes

Aos amigos que tem dificuldade de achar o produto segue o link.

<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... matica-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ica-_JM</a>

Abraço a todos
madson.carneiro
Sem Habilitação
Nome: Madson CArneiro

Mensagem por madson.carneiro » Qua Abr 24, 2013 2:27 pm

[quote name='helder1000' date='Apr 23 2013, 04:59 PM' post='21438']
Boa tarde!
Como postei aqui anteriormente sobre as experiencias com o lubrificante Z-LUB como dica de lubrificantes

Aos amigos que tem dificuldade de achar o produto segue o link.

<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... matica-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ica-_JM</a>

Abraço a todos
[/quote]

Como tá o carro helder ? Qtos km desde a troca ?

Valeu
caldas
Habilitado

Mensagem por caldas » Qui Abr 25, 2013 9:23 am

Ok só para relatar na concecessionária SAINT-TROPEZ - NITERÓI deixei o carro com a Consultora técnica Erika.

E que quando comento que gostaria de verificar o software do cambio para atualização ela me vem com essa " Nem sabia que existia isso" :65322:

Como que uma " Consultora técnica" não sabe que um cambio automático é controlado por uma central eletrônica e que essa roda um software cabível de ser atualizado?

Mas ok...

Voltando para relatar o caso do vazamento.

Para minha surpresa, ou não, a pós deixar o carro na terça me ligam na quarta dizendo que o carro já estava pronto e sem nenhum vazamento no cambio :huh:

Pedi para recolocar o carro no elevador e remover o "peito de aço" para analisarmos o cambio, e não é que ele tava " limpinho" :28720: Pera ai eles LIMPARAM o cambio e me disseram que não tinha vazamento. :978798:

PQP é assim né, quando o carro esta na garantia não acham nada mas quando acaba a garantia até condenam o motor.

Quando perguntei para o chefe da oficina se tinham atializado o software ele disse que normalmente não fazem isso mas que tinha feito no meu caso.
Quando perguntei que versão estava e para qual foi, ele não soube dizer :icon_smile_dead:

Será que foi mesmo atualizado?

Bom, tenho as fotos, tenho a nota da oficina que não foi achado " nada" e tenho o chamado no SAC da Citroen Brasil, se meu cambio der problema, alem deles terem que concertar vão levar um processo junto.

E Outra, perdebi que eles tem um pouco de " medo" em mexer nesse cambio, quando falei sobre o software e até na troca do óleo o gerente da oficina me vem com essa; " não se mexe no time que esta ganhando" Ou seja se não tem problema não tem porque mexer....
Então não existe manutenção preventiva né? Só corretiva? :angry2: Então comentei sobre as eletro-válvulas que costuman pifar pro causa do óleo contaminado, altas temperaturas, sistema ineficiente de refrigeração, etc e então ele me disse que as eletro-válvulas eram externa e não internas ao cambio :blink:

Ok parei por ali, Mais uma vez saio de la desiludido e chateado com o atendimento que eles dão aos consumidores que " tentam" cuidar de seus carros, os carros da Citroen já não são baratos, o C4 DS que tava la, esta por R$124,000 :966283:
E na hora de vender eles mesmos não valorizam seus próprios carros, e ainda cuidam mal :827520:

Trágico.
Editado pela última vez por caldas em Qui Abr 25, 2013 9:28 am, em um total de 1 vez.
caldas
Habilitado

Mensagem por caldas » Qui Abr 25, 2013 12:35 pm

Será que não fica mais barato do que mandar reparar?

<a href="http://transporte-veiculo.mercadolivre. ... eugeot-_JM" target="_blank">http://transporte-veiculo.mercadolivre.com...ult-peugeot-_JM</a>
crismat2001
Sem Habilitação
Nome: Crismat2001

Mensagem por crismat2001 » Qui Abr 25, 2013 10:11 pm

:D Prezado Crismat2001,

o kit completo, vendido no site Aliexpress, apesar do preço e da qualidade tentadores, não é compatível com as nossas transmissões AL4... :icon_smile_8ball:

Uma pena.

[/quote]

Obrigado pela resposta.

Vc saberia me dizer as dimensões do radiador original? Perguntei sobre a compatibilidade desse kit nos AL4
mas o vendedor nao soube dizer e me pediu as dimensões para verificação .

Eu ja pesquisei ( e quase comprei) esse radiador dos DP2 ... mas quero mesmo é colocar o radiador!! :D
Oque me mas me doi é que para mudar para oleo 100% sintetico tenho que fazer 3 trocas de uma vez :icon_smile_8ball: . E utilizando o radiador eu poderia usar o mesmo que vem na caixa, fazendo a troca parcial :lol:

Acho que o grande "vilão" para o AL4 é mesmo a temperatura, pois qdo eu ando tranquilamente o mesmo NUNCA da tranco, nem mesmo na reduçao da 1 para 2 marcha. Agora se eu fizer arrancadas mais fortes e deixar o giro do motor subir, os trancos aparecem... ou seja oleo "frio" cambio suave , oleo quente cambio "brabo" .
marcelo_v8
Habilitado
Nome: Marcelo Castro

Mensagem por marcelo_v8 » Sex Abr 26, 2013 7:39 am

Fala pessoal,

Deixei hoje o carro na oficina para fazer o trampo. Confirmando, é a troca do fluido com lavagem, troca das eletroválvulas e do tal sensor de pressão. Esse mecânico que falei, de minha confiança 100%, me disse o seguinte. Se quando eu descer o fluido e ele não estiver opaco (pode estar escuro, mas não opaco) é tranquilo. Basta substituir as peças e trocar o fluido. Ele está usando um da SHELL, de é DEX 3 100% sintético. 50 paus o litro.

Agora, se o fluido estiver opaco é porque tem desgaste de peças, aí tem que abrir pra ver.
Ele já fez mais de 50 câmbios AL4 e disse a mesma coisa. O problema é a falta de troca do fluido regularmente pois o câmbio parece que não foi corretamente "tropicalizado". Além do fluido adotado pela fábrica ser adequado porém não para a vida toda. Quando falei que o manual não fala em troca ele disse que isso é normal em carros europeus. Lifetime warranty, ou seja, garantia para a vida útil. Quebrou, troca. Na europa isso pode ser uma realidade mas aqui sabemos que é BEM DIFERENTE. Em fim, vamos ver mais tarde o resultado.

Abraços garantidos !
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Marcelo Castro<!--sizec--></span><!--/sizec-->
C4 Pallas 07/08 Exclusive BVA TP
caldas
Habilitado

Mensagem por caldas » Sex Abr 26, 2013 8:49 am

caldas
Habilitado

Mensagem por caldas » Sex Abr 26, 2013 1:59 pm

[quote name='Marcelo Castro' date='Apr 26 2013, 07:39 AM' post='21459']
Fala pessoal,

Deixei hoje o carro na oficina para fazer o trampo. Confirmando, é a troca do fluido com lavagem, troca das eletroválvulas e do tal sensor de pressão. Esse mecânico que falei, de minha confiança 100%, me disse o seguinte. Se quando eu descer o fluido e ele não estiver opaco (pode estar escuro, mas não opaco) é tranquilo. Basta substituir as peças e trocar o fluido. Ele está usando um da SHELL, de é DEX 3 100% sintético. 50 paus o litro.

Agora, se o fluido estiver opaco é porque tem desgaste de peças, aí tem que abrir pra ver.
Ele já fez mais de 50 câmbios AL4 e disse a mesma coisa. O problema é a falta de troca do fluido regularmente pois o câmbio parece que não foi corretamente "tropicalizado". Além do fluido adotado pela fábrica ser adequado porém não para a vida toda. Quando falei que o manual não fala em troca ele disse que isso é normal em carros europeus. Lifetime warranty, ou seja, garantia para a vida útil. Quebrou, troca. Na europa isso pode ser uma realidade mas aqui sabemos que é BEM DIFERENTE. Em fim, vamos ver mais tarde o resultado.

Abraços garantidos !
[/quote]

Boa tarde Marcelo Castro, onde fica esse mecanico?
Xamã
Habilitado
Nome: Xamã

Mensagem por Xamã » Sáb Abr 27, 2013 5:00 pm

[quote name='Crismat2001' date='Apr 25 2013, 10:11 PM' post='21456']

o kit completo, vendido no site Aliexpress, apesar do preço e da qualidade tentadores, não é compatível com as nossas transmissões AL4... :icon_smile_8ball:

Uma pena.

[/quote]

Obrigado pela resposta.

Vc saberia me dizer as dimensões do radiador original? Perguntei sobre a compatibilidade desse kit nos AL4
mas o vendedor nao soube dizer e me pediu as dimensões para verificação .

Eu ja pesquisei ( e quase comprei) esse radiador dos DP2 ... mas quero mesmo é colocar o radiador!! :D
Oque me mas me doi é que para mudar para oleo 100% sintetico tenho que fazer 3 trocas de uma vez :icon_smile_8ball: . E utilizando o radiador eu poderia usar o mesmo que vem na caixa, fazendo a troca parcial :lol:

Acho que o grande "vilão" para o AL4 é mesmo a temperatura, pois qdo eu ando tranquilamente o mesmo NUNCA da tranco, nem mesmo na reduçao da 1 para 2 marcha. Agora se eu fizer arrancadas mais fortes e deixar o giro do motor subir, os trancos aparecem... ou seja oleo "frio" cambio suave , oleo quente cambio "brabo" .
[/quote]

o uso do trocador de calor dos DP2 será o ideal para mim pelo fato de eu ter mais 02 (dois) anos e meio de garantia ainda pela frente... Se eu partir para a adaptação de um radiador de óleo do câmbio, já sei para onde irá minha proteção legal... :65322:

Mas pesquisei e acho que encontrei a solução do problema para o amigo.

Olha este anúncio aqui do Aliexpress: <a href="http://www.aliexpress.com/item/Universa ... 14572.html" target="_blank">Flange para adaptação do radiador de óleo independente no câmbio (provável adaptação possível no AL4)</a>

Repare na peça que possui duplo anel de borracha. Se o parafuso central que está na parte metade da peça do anúncio tiver o diâmetro e o perfil da rosca iguais aos do parafuso de refrigeração ("banjo bolt") que prende o trocador de calor à parede do câmbio AL4, você estará feito! Basta comprar esta flange barata e, depois, partir para a colocação das mangueiras e do radiador de óleo independente.

Será que fui claro? As únicas dúvidas que ficaram foram com relação ao diâmetro da peça (se ela vai conseguir se adaptar perfeitamente ao local em que fica o trocador de calor original) e à questão do diâmtro e perfil da rosca que virá na peça. Se as medidas da flange forem semelhantes às medidas do trocador de calor dos DP0/AL4, a questão toda será conseguir um parafuso com diâmetro e perfil de rosca iguais aos do parafuso que prende o trocador de calor ao câmbio AL4.

Passa em um concessionário Citroen e consiga, se possível, as medidas de diâmetro do anel externo do trocador de calor e, também, as medidas do diâmetro do anel de borracha da peça, para comparar com as medidas da flange comercializada no site chinês. Se bater, é bola dentro!!! :465974:

Acho que estamos chegando perto de uma solução barata e eficiente. Se esta flange for adaptada, a lavagem do câmbio completa poderá ser feita na máquina de diálise, que lava as transmissões que possuem sistema externo e independente de refrigeração.

Um abraço grande e vamos levar a ideia à frente,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
crismat2001
Sem Habilitação
Nome: Crismat2001

Mensagem por crismat2001 » Dom Abr 28, 2013 5:48 pm

Muito claro como sempre Xamã !!

A questão da compatibilidade das roscas, eu perguntei para o vendedor se é compativel com AL4. Para eu ir na concessionaria está complicado essa semana (semana de provas da facul).

Mas porque vc acredita que esta flange irá funcionar ? apenas pela dupla vedação?

Eu estava pensando em comprar esta( é + barata):

<a href="http://www.aliexpress.com/item/Universa ... 34226.html" target="_blank">http://www.aliexpress.com/item/Universa ... 26.html</a>

Pq além de tudo, ela permite o uso de filtro. Ou estou enganado e a que vc sugeriu tbm tem esse recurso? :blink:
Editado pela última vez por crismat2001 em Dom Abr 28, 2013 6:00 pm, em um total de 1 vez.
Responder