Correia Dentada

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
rgdl
Zumbi
Respostas: 2
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Mensagem por rgdl » Sex Ago 19, 2011 2:22 pm

Tem sim como saber através de uma inspeção visual se a correia está ou não cansada. O segredo é ver se a marca dos dentes aparecem no verso da correia.

Observem na figura a baixo a correia do Tucson com 79.000km rodados como já mostra a marca dos dentes nas costas da correia (correia mas para o centro da mão do técnico), já a nova (nas pontas dos dedos) é lisinha.

Imagem

Dica do consultor técnico da Dayco para uma reportagem de site O Mecanico sobre troca de correia do Tucson mas que vale para qualquer carro.

<a href="http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... 40&edid=53" target="_blank">Vejam aqui a reportagem original</a>

inté+
Editado pela última vez por rgdl em Sex Ago 19, 2011 2:25 pm, em um total de 1 vez.

Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
vgmarques
Curioso
Nome: Vinicius M

Mensagem por vgmarques » Seg Ago 22, 2011 9:31 pm

[quote name='rgdl' post='14425' date='Aug 19 2011, 02:22 PM']
Tem sim como saber através de uma inspeção visual se a correia está ou não cansada. O segredo é ver se a marca dos dentes aparecem no verso da correia.

Observem na figura a baixo a correia do Tucson com 79.000km rodados como já mostra a marca dos dentes nas costas da correia (correia mas para o centro da mão do técnico), já a nova (nas pontas dos dedos) é lisinha.

Imagem

Dica do consultor técnico da Dayco para uma reportagem de site O Mecanico sobre troca de correia do Tucson mas que vale para qualquer carro.

<a href="http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... 40&edid=53" target="_blank">Vejam aqui a reportagem original</a>

inté+
[/quote]

Na boa, depois que vi o kit da dentada por 480,00 e o kit de acessórios por 460,00 na Citroen, estou pensando em comprar o kit original para a correia dentada e trocar apenas o rolamento e tensor da correia de acessórios SE for preciso.

A propósito, as concessionárias aqui no RIo estão cobrando na casa de 1800,00 para trocar a polyV e a dentada!!!
Cirdan
Interessado
Nome: Cirdan

Mensagem por Cirdan » Ter Ago 23, 2011 11:46 pm

A troca de tudo num Picasso vc vai gastar 1 mil reais... isso deixando 0km.

Porem, como falei é 4 mil reais pra arrumar o problema e sem falar q o motor é aberto e isso pode prejudicar a venda futura.

Abraços
vgmarques
Curioso

Mensagem por vgmarques » Qua Ago 24, 2011 10:09 am

[quote name='Cirdan' post='14482' date='Aug 23 2011, 11:46 PM']
A troca de tudo num Picasso vc vai gastar 1 mil reais... isso deixando 0km.

Porem, como falei é 4 mil reais pra arrumar o problema e sem falar q o motor é aberto e isso pode prejudicar a venda futura.

Abraços
[/quote]

Sinceramente, acho a qualidade de correias como Dayco e seu kit (ou até com rolamentos SKF) muito boa. Se a recomendação é trocar a original a cada 60 mil Km (conforme as concessionárias estão informando), pode-se usar a Dayco por uns 45 mil quiçá os 60 mil da original.

De qq forma, o kit Dayco sai "quase" o preço da original.......

Minha grande dúvida era trocar a bomba d´água (ainda original) para aproveitar a troca da correia dentada. Se eu trocar apenas a parte que não é a carcaça da bomba, sai uns 140,00. Nesse ponto, vale a pena trocar logo a bomba.

Como quero colocar algo com qualidade, procurei a bomba completa da SKF e Valeo. Valeo nem poeira aqui no Brazil. SKF ainda se encontra (mas não achei :S).

A bomba completa (com carcaça) na Citroen custa exorbitantes 380,00!!! Pagar isso sem ter problema na bomba, apenas por questão de prevenção, é meio chato... :S

No final, peguei o código da bomba (1201.L2) e fui na Peugeot. Grata surpresa!!! A bomba original custa R$ 283,00. :)

Agora devo trocar logo a bomba também!!!

[]´s
vgmarques
Curioso

Mensagem por vgmarques » Seg Set 05, 2011 9:14 am

Bem.. vou falar o resultado da troca.

Comprei tudo original, correias (dentada e polyV), roletes e tensionadores. Aproveitei a mão-de-obra cobrada para a troca da correia para trocar a bomba d´água.

A bomba original é toda de plástico e costuma vazar com o tempo. Como o carro já tem 120 mil rodados, coloquei a bomba original, toda de metal. Com a usada na mão, vi que a polia já não gira com facilidade. Acho que não iria durar muito.

Preços (tudo comprado na concessionária):

Correia polyV - R$ 83,00
Rolete - R$ 107,00
Rolete tensionador - R$ 251,00

Correia dentada - R$ 146,00
Rolete - R$ 130,00
Rolete tensionador - R$ 130,00

Bomba d´ água - R$ 281,00

Próximo gasto, daqui a 60.000 Km.

Abraços!
Vinícius
fabiorochatc
Sem Habilitação
Nome: FRTC-SP

Mensagem por fabiorochatc » Qui Set 22, 2011 10:39 am

Eu também troquei a correia dentada. Ela estava fazendo um barulho (check-chek) toda vez que eu ligava o carro de manhã.

Troquei a correia dentada, o rolamento esticador e o rolamento de apoio da correia dentada. O mecânico disse que não precisou trocar a correia PolyV.

Saiu por R$ 440,00 + R$ 200,00 de mão de obra.

Fiz o serviço em um mecânico especializado Citroen. Ele trabalhou na Citroen por 10 anos e há um ano tem sua própria oficina. Para quem tiver interessado:

OFICINA ESPECIALIZADA EM CITROEN E PEUGEOT
CRISTIANO IMPORTS
www.cristianoimports.com.br
Rua Dr. Gabriel Nicolau, 455 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo/SP

:)
Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V Automático
2008/2008 - 30.000Km
Cor: Prata
Diogo Figueira
Habilitado
Nome: Diogo Figueira
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2006

Mensagem por Diogo Figueira » Dom Nov 16, 2014 9:02 pm

Olá pessoal estou com uma grande dúvida sobre as correias dentadas e poly v.....

Comprei uma Xsara Picasso em Abril desse ano com 74.000 KM, o dono anterior me informou que havia trocado

o kit da correia dentada recentemente, porém como vi aqui nesse tópico não tem como garantir se realmente foi

trocado, hoje o carro está com 89.000 km e vim dar uma olhada no manual para fazer a revisão dos 90 000, e

vi que a correia deve ser trocada, ontem ao sair com o carro escutei pela primeira uma barulhinho no motor

parecido com o de uma correia gasta, comecei a andar e o barulho sumiu, assim que parei o carro em casa

liguei novamente o motor e voltei a ouvir o barulho, dai abri o capo e fui procurar a origem do barulho, e não é

na correia dentada e sim numa correia que fica mais abaixo no motor, como é meu 1 carro sou leigo em quase

tudo, dai vem minha dúvida.... aquela correia menor é a Poly V ? Preciso trocar só a correia ou o kit?

vou viajar nesse feriado pra rodar uns 1000 km e fiquei com medo diante desse problema.
Diogo Figueira

XSARA PICASSO EXCLUSIVE 2006
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Seg Nov 17, 2014 12:22 pm

Cara, o Picasso só tem duas correias, a Dentada e a Poly-v. A correia dentada fica protegida e não dá para ser vista, já a correia Poly-v fica visível. Então essa correia é a Poly-v.

A correia Poly-v precisa ser trocada em tempo menor do que a dentada, salvo engano aos 70.000km.

Se ela está cantando é bom trocar, não é barato, mas também não é nenhum absurdo, quando troquei a a minha me custou R$ 180,00 o kit completo.

Mas seria muito melhor, já que vc vai viajar para longe, dar um pulo em um mecânico de confiança e pede para ele olhar a correia dentada também.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Diogo Figueira
Habilitado
Nome: Diogo Figueira
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2006

Mensagem por Diogo Figueira » Qua Nov 19, 2014 12:12 pm

[quote name='rgdl' date='Nov 17 2014, 12:22 PM' post='26607']
Cara, o Picasso só tem duas correias, a Dentada e a Poly-v. A correia dentada fica protegida e não dá para ser vista, já a correia Poly-v fica visível. Então essa correia é a Poly-v.

A correia Poly-v precisa ser trocada em tempo menor do que a dentada, salvo engano aos 70.000km.

Se ela está cantando é bom trocar, não é barato, mas também não é nenhum absurdo, quando troquei a a minha me custou R$ 180,00 o kit completo.

Mas seria muito melhor, já que vc vai viajar para longe, dar um pulo em um mecânico de confiança e pede para ele olhar a correia dentada também.

RGDL,

Levei ontem mesmo no mecânico e peguei hoje a nave de volta, o problema era o tensor e rolamentos que acabaram danificando a correia também, gastei R$ 489,00 peças + mão de obra, a correia dentada foi trocada a 20 mil km atrás e não está com problema, realmente é melhor gastar 500 conto pra arrumar isso do que correr o risco de gastar 5 mil de retifica depois
Diogo Figueira

XSARA PICASSO EXCLUSIVE 2006
friba.rj
Curioso
Nome: Claudio Cesar
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Mensagem por friba.rj » Sex Jan 08, 2016 5:52 pm

Código: Selecionar todos

[quote name='Vinicius M' date='Sep 5 2011, 09:14 AM' post='14594']
Bem.. vou falar o resultado da troca.

Comprei tudo original, correias (dentada e polyV), roletes e tensionadores. Aproveitei a mão-de-obra cobrada para a troca da correia para trocar a bomba d´água. 

A bomba original é toda de plástico e costuma vazar com o tempo. Como o carro já tem 120 mil rodados, coloquei a bomba original, toda de metal. Com a usada na mão, vi que a polia já não gira com facilidade. Acho que não iria durar muito.

Preços (tudo comprado na concessionária):

Correia polyV - R$ 83,00
      Rolete - R$ 107,00
      Rolete tensionador - R$ 251,00

Correia dentada - R$ 146,00
      Rolete - R$ 130,00
      Rolete tensionador - R$ 130,00

Bomba d´ água - R$ 281,00

Próximo gasto, daqui a 60.000 Km.

Abraços!
Vinícius
[/quote]
[/code]

Sei que já se foram mais de quatro anos desde sua postagem, mas... você teria os códigos dessas peças?

Se for comprar fora da Citroen, que marcas são indicadas?

Obrigado.
Editado pela última vez por friba.rj em Sáb Jan 09, 2016 10:24 am, em um total de 1 vez.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Sex Jan 08, 2016 11:22 pm

Cara os códigos de fábrica para motor 2.0 da correia dentada são esses:

Correia dentada : 0816F4
Polia tensora da dentada : 082996
Polia de apoio da dentada : 083042

Correia Poly-v : 5550VG
Polia de apoio : 5751E4
Polia tensora : 575161 -> a PSA não vende só a polia, ela vende somente a polia com o suporte, mas se o suporte, que é quem realmente faz o tensionamento da correia, ainda está bom não há necessidade de trocá-lo.

Bom, quanto peças alternativas ai é cada caso um caso, embora tenha marcas de qualidade.

Tem três marcas que vc pode comprar sem medo, tanto correias quanto polias, essas marcas são a Gates (fornecedor genuíno), a Dayco (embora dizem que tem caído de qualidade) e a Contitech.

Mas se o rolamento for SKF ou NTN todas as polias da poly-v como a polia de apoio da dentada podem ser de marca diferente das que citei acima, porque nessas peças o que importa mesmo é o rolamento.

Só não aconselho a comprar a polia tensora da correia dentada de marca diferente das três indicadas, mesmo se o rolamento for bom, por causa do mecanismo tensor. Se ele falhar pouco importa se o rolamento for SKF ou NTN, vai dar chabu do mesmo jeito.

Vc pode misturar também, pode ser correia Contitech, tensor Dayco, polia Gates e por ai vai.

No meu carro é tudo junto e misturado kkkkkk, as correias são da Contitech, a polia tensora dA dentada é original PSA e a polia de apoio da dentada tem rolamento NTN. A poly-v é da Contitech também, já as polias de apoio e tensora da poly-v tem rolamento SKF.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Jan 08, 2016 11:28 pm, em um total de 1 vez.
friba.rj
Curioso

Mensagem por friba.rj » Sáb Jan 09, 2016 10:40 am

[quote name='rgdl' date='Jan 8 2016, 10:22 PM' post='32201']
Cara os códigos de fábrica para motor 2.0 da correia dentada são esses:
(...)
[/quote]
[code] 

rgdl, obrigado mais uma vez. Você tem me ajudado muito.

Pesquisando na PSA, sai a R$ 1.220,00 os dois kits (dentada e poly V). É possível encontrar pela metade do preço no ML.
Tem alguma maneira de saber se a peça é falsificada? Esse é o meu maior receio. Se comprar na autorizada e ocorrer algum problema com a peça, eles são os responsáveis. E no ML, é o Zé Ladrão.

Conhece os rolamentos vto e authomix?

[quote name='rgdl' date='Jan 8 2016, 10:22 PM' post='32201']
(...)
No meu carro é tudo junto e misturado kkkkkk
(...)
[/quote]
[code] 
Boa! Sem discriminação. kkkk
Editado pela última vez por friba.rj em Sáb Jan 09, 2016 10:58 am, em um total de 1 vez.
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Sáb Jan 09, 2016 11:30 pm

Rapaz, peça falsificada até onde sei só a Contitech tem um método de vc ficar sabendo, parece que eles tem um aplicativo de celular onde vc pode scanear o QR code da peça e com isso verificar a autenticidade da mesma. Já a Dayco não tem e a Gates eu desconheço.

Bom, no ML tem de tudo desde o Zé Ladrão até vendedores de respeito que vão te dar todo suporte, a questão é a seguinte tire sempre todas as dúvidas e olhe bem as qualificações do cara e sempre pague pelo mercado pago. Fazendo isso vc não vai ter dor de cabeça. Eu nunca tive.

Poxa, na concessionária sai caro mesmo, mas indo nas lojas de reposição e seguindo os parâmetros que te dei dá para fazer uma troca com equipamento de qualidade gastando menos da metade do valor que a PSA quer no kit.
friba.rj
Curioso

Mensagem por friba.rj » Qua Jan 13, 2016 3:55 pm

[quote name='rgdl' date='Jan 9 2016, 11:30 PM' post='32209']
(...)
Poxa, na concessionária sai caro mesmo, mas indo nas lojas de reposição e seguindo os parâmetros que te dei dá para fazer uma troca com equipamento de qualidade gastando menos da metade do valor que a PSA quer no kit.
[/quote][code]

rgdl, você poderia me indicar algumas lojas com bons preços para compra de peças? Meu sogro trabalha na região de Niterói e pode comprar pra mim.
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Qua Jan 13, 2016 4:06 pm

Cara, eu sempre compro nas lojas de auto peças que tem no Coelho em São Gonçalo e no ponto 100 réis em Niterói, não tenho uma loja específica não, o que eu faço é procurar preço de loja em loja até encontrar a peça que procuro de um fornecedor de qualidade por um bom preço.

Muitas vezes eu recorro ao Mercado Livre também, especialmente quando quero peças da Birth, que no ninguém tem por essas bandas, ou da Axios que também é bem difícil de se ter por aqui.
Responder