O imobilizador é o sistema que garante que seu carro não será furtado através do uso de uma chave mixa (aquele tipo de chave que abre qualquer fechadura).
Em toda chave do Picasso existe um chip de identificação (transponder) que é lido toda vez que a chave é girada, se o valor lido bate com o que está armazenado na central de injeção o carro liga, se não o carro não liga e dá o erro do imobilizador.
Os problemas mais comuns são queima do transponder e defeito na bobina que faz a leitura do mesmo. Outro problema que pode ocorrer é a perda das informações por parte da central de injeção, mas esse é mais raro de acontecer.
No caso de problema no transponder (foto abaixo) vc vai ter que substituir o chip (no Mercado livre tem) e reparear todas as sua chaves.
Se o problema é da bobina (foto abaixo) vc vai ter que trocá-la, óbvio.
Se o problema for na central de injeção, refazer o aprendizado das chaves costuma resolver.
Tanto no caso da substituição do transponder quando no caso de refazer o aprendizado das chaves será necessário o uso de um scanner automotivo (Lexia de preferência) e obter junto a rede autorizada o código de 4 dígitos necessário.
É importante frisar que vc tem que parear TODAS as suas chaves, mesmo no caso de troca do transponder, caso contrário a chave não pareada nunca mais poderá ser usada.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.