BATENTE DA SUSPENSÃO TRASEIRA DO C4 CACTUS
Olá pessoal
Hoje troquei os 2 batentes de borracha da suspensão traseira do C4 Cactus, eles se deterioram e vão trincando e se desintegrando (saindo pedaços) com o passar do tempo.
É simples a troca, uma vez adquiridas as peças novas, entra-se por baixo do carro na região do eixo traseiro e em cada apoiador das molas verá 2 tuchos de borracha que servem de batente para os movimentos de extensão e retração da suspensão, eu diria que são batentes de fim de curso das molas para evitar que as partes mecânicas se choquem em uma compressão brusca das molas.
Para retirar a velha, gira-se no sentido anti horário a parte de borracha encaixada no suporte plástico que está preso à suspensão, com isto ele irá desaparafusar e soltar o tuxo de borracha, depois se quiser soltar o suporte plástico da suspensão, basta forçar com uma chave de fenda os grampos de trava por baixo e presos ao orifício de encaixe, então a peças plástica se soltará.
Minha sugestão, é que sempre se olhe estes batentes porque eles se desintegram e perdem a ação de apoio de fim de curso dos amortecedores, observem na foto 2 que o tuxo de borracha já está saindo pedaços, já não tem efeito de amortecimento algum,.
As peças originais, na Concessíonária custam R$ 240,00 cada, mas no Mercado Livre encontra-se peças alternativas por pouco mais de R$ 100,00 o conjunto com 2 peças.
ENCAIXANDO AS PEÇAS NOVAS:
Desaparafuse os tuxos de borracha presos ao suporte plástico, limpe bem o local de fixação dos suportes na suspensão do veículo, encaixe agora sob pressão manual os suportes plásticos, feito isto encaixe os tuxos de borracha nos suportes fixos por você na suspensão e gire aparafusando o tuxo de borracha no suporte plástico até perceber um CLIK de encaixe final.
Pronto está encaixado na posição.
Obs: Não precisa bater empurrar ou forçar nada, a peça entra como um parafuso e se encaixa normalmente.
Espero ter ajudado vocês com a dica
Batente da suspensão traseira C4 Cactus
- PU4ASL
- Curioso
- Nome: PU4ASL
- Modelos Citroën: C4 Cactus Feel Pack 1.6 16V 2019 aspirado
Batente da suspensão traseira C4 Cactus
- Sou Técnico Eletrônico e Radioamador, gosto de postar informações, dicas e macetes sobre o meu veículo.
- Meu objetivo é auxiliar informar e aprender tudo sobre o C4 Cactus e o Berlingo.