bom, vamos lá..
sobre uso de tampão forçar bomba, no meu ver, não ocorre. As duas mangueiras que vão para o sistema de ar quente saem do mesmo tubo de aço que é aquele que vai na bomba. A diferença é o angulo de cada saída. Uma delas está a favor do fluxo e a outra, está, digamos, contra o fluxo. Assim, cria-se uma facilidade para o escoamento por uma das saídas, e favorece o retorno pela outra. Mas em nada influencia na bomba.
O único porém de se usar tampão, é somente de confiar que o mesmo suporta a pressão e temperatura geradas no sistema.
Eu mesmo não confio muito.
Mas estava pensando, melhor do que comprar mangueira + niples pra fazer o retorno,seria arruma um cano de aço em perfil U da medida que sirva pra usar com abraçadeiras.
tipo isso:
Em tempo.. rgdl, caso vá manter por muito tempo essa mangueira ai, recomendo que dê um jeito dela não ficar roçando em nada.. só a vibração do motor, com ela tocando alguma parte, vai rapidamente desbastando a mangueira.
O meu duto do sistema de ar quente quebrou igualzinho o seu. o superior apodreceu e quebrou.
Outra dica.. antes de desmontar o radiador do duto, tente conseguir um compressor de ar pra expulsar a resíduo que fica no radiador.. senão faz maior lambança no carpete.