#7
Mensagem
por ilima » Ter Mar 31, 2009 2:36 pm
Prezados,
Aqui no RJ, já há algum tempo existe esta vistoria anual, feita pelo DETRAN.
São especialistas em não saber nada... As pessoas que trabalham nas vistorias são terceirizados, e a grande maioria estudantes. :icon_smile_8ball:
O resultado: Completo despreparo para verificação dos automóveis, conforme exponho em três exemplos abaixo.
1) Já tem 3 anos que não fazem teste de gases em meus carros. Inicialmente, tinha um Marea, e depois na Picasso, jamais fizeram o tal teste. Por um motivo muito simples: Leva tempo, e com vistorias agendadas de 5 em 5 minutos aliadas a um sistema de informática que vive caindo, quando o carro é mais novo e com injeção eletrônica eles simplesmente dispensam do teste, dizendo que "não desregula", "é novo, não tem problema". Já preenchem o formulário próprio com a expressão "gases apto" direto. Tudo bem, se o custo do teste não fosse incluído no valor da vistoria anual. Ou seja: Pagamos por um serviço que não é prestado.
2) Uma das últimas vezes que fiz o teste, tinha na minha frente um Chevelho (Chevette mais que velho), que parecia o carro do 007: quando ligava, vinha um cortina de fumaça azul que ninguém conseguia ultrapssar... Acho que queimava mais óleo do que gasolina. Popis bem, colocaram o aparelho para medição dos gases neste carro, e depois de 01 minuto passaram para o meu, sem qualquer tempo para "limpar" o aparelho. Moral da história: meu carro foi reprovado no exame de gases. Argumentei com o vistoriador, e este se negava a fazer novo teste. Pois bem, apelei para a ignorância - simplesmente tranquei o carro na linha de vistoria e me neguei a sair até que um novo teste fosse feito. Levou uns 30 minutos de discussão, mas no final fizeram um novo teste, e o carro estava mais do que apto, com todos os índices muito abaixo do limite. O Chevelho? Deve estar rodando até hoje, se não se desmanchou por aí.
3) Enquanto passava pelo problema do item 2 acima, na linha de vistoria do meu lado, estava um senhor, com seus 50 anos, em um Maverick GT maravilhoso. O carro absolutamente original e completamente conservado, parecia que tinha acabado de sair da fábrica. Porém, o que me chamou a atenção é que ele estava muito mais irritado do que eu. Procurei saber o que era e, pasmem, o carro, embora apto em todas as verificações, estava em exigência perante o DETRAN porque tinha "farol de milha" instalado sobre o parachoque dianteiro. Só que o dito farol era original de fábrica, conforme todas as especificações do carro. O "vistoriador" em questão (um moleque que devia ter 19 anos, se muito), dizia que o dono teria que tirar os faróis do carro, pois estavam irregulares. O mínimo que o proprietário se referia a este cara era "burro" (os demais adjetivos seriam censurados se fossem colocados). Depois de muita discussão, veio um supervisor - funcionário do DETRAN - e vendo o equipamento liberou o carro do cara. Foi o mesmo que também autorizou a minha nova vistoria. :icon_smile_dead:
Neste ponto, aqui no RJ, a exigência quanto às luzes de todo tipo é severa. Eles enchem teu saco de todas as formas, pedindo para ligar tudo.
Estes são somente 3 exemplos do que acontece aqui no RJ, e somente o que aconteceu comigo, sem ter aqueas histórias tipo "um amigo meu me contou que...". Vocês então imaginem o que não deve ocorrer no dia-a-dia.
O resultado disto é muito simples: Até o ano de 2007, estimavam que havia 44% (quarenta e quatro por cento) da frota do RJ sem passar pela vistoria. O sujeito paga o IPVA (quando muito) e andava com o documento verde de ano anterior e os comprvantes de pagamento do IPVA, e dava um jeitinho com o guarda quando era parado.
O número de acidentes não reduziu; o número de "carroças" nas ruas também não. Mas arrumaram um jeito de arrecadar ainda mais dos motoristas, já que o custo da vistoria vem no boleto do IPVA todo ano, para todos. Até os veículos mais antigos, isentos de IPVA, pagam a mesma quantia para fazer vistoria.
Comércios surgiram pelos subúrdios aproveitando a vistoria, sendo o principal deles o "aluguel" de pneus para vistoria: seu pneu está careca? Não se preocupe, alugue um, faça a vistoria, e volte a rodar com seu pneu "slick" tranquilamente - até na Fórmula 1 eles estão de volta... :P
P?oisé, se ai em SP for como é aqui no RJ... a coisa vai feder.
Abraços a todos
Ivan
P.S.: E o filho da p%#%uta do Presidente do DETRAN que intituiu a vistoria aqui no RJ antes de todos os ourtos estados hoje ainda é Deputado Federal... :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball:
Editado pela última vez por
ilima em Ter Mar 31, 2009 2:37 pm, em um total de 1 vez.