giovane s escreveu: ↑Seg Jun 07, 2021 9:00 pm
O Long Fuel Trim está bem fora do normal.
Normalmente um Long Term fuel trim negativo é falta de ar e o positivo é excesso de ar. Até 10% é considerado normal, acima de 25% geralmente a luz de injeção liga.
Quando o LTFT é negativo como o seu, em um carro monocombustível normalmente é motor fora do ponto ou baixa compressão (anéis ou válvulas).
Pode ser que o calculador do motor não esteja identificando corretamente a mistura dos combustíveis.
O tempo de injeção de 5ms é próximo do normal. Do 2.0 gasolina é de 3 a 6 ms.
Giovane no caso meu carro não é monocombustivel, é flex. No video e imagem que coloquei acima percebi tempo de injeção 2.5ms frio e 1.7ms quente. Ele esta abastecido com gasolina Vou tentar fazer outro acompanhamento por scanner de forma mais objetiva para melhor entendimento. Agora estou dominando mais o uso do software PSACOM, tive medo nos primeiros dias pois quando entra no modulo injeção tem as telecodificaçoes e outras funções que deixam a gente com medo de fazer m.... nas primeiras vezes que usa.
Adicionado após 3 minutos 51 segundos:
Miau escreveu: ↑Seg Jun 07, 2021 11:12 pm
Na verdade a gente só deve considerar as leituras quando o motor estiver na temperatura de trabalho.
Motor frio, ainda vai ocorrer uma série de dilatacoes qur vão promover uma melhor vedação.. Porém, nao deve estar anormal quando frio.
Vou fazer um novo vídeo, mais fácil de entender com motor quente, os parâmetros de ajuste de longo e curto prazo não contabilizados com o carro parado (marcha lenta) no meu scanner Psacom usando ele como o Lexia. Ele marca somente circuito fechado (Loop) indicando somente que o sinal da sonda lambda esta sendo usado para definir o tempo de injeção. Mais descobri que usando ele como um simples OBD2, com o mesmo software ele contabiliza em %
Adicionado após 3 minutos 28 segundos:
rgdl escreveu: ↑Ter Jun 08, 2021 8:32 am
Já olhou o comportamento da sonda lambda? No 1.6 são duas, uma antes e outra pós catalisador. Ela também influencia no tempo de injeção.
Eu troquei a minha recentemente e o carro ficou outro, consegui 9.7/100km de consumo na estrada (antes era 10.8/100km) e todos os parâmetros de injeção dentro da normalidade.
Quando estava pesquisando sobre sonda (a minha estava travada em mistura rica) vi que a Bosch, que o fabricante das sondas usadas no Picasso, recomenda a troca da mesma a cada 50.000km.
Comprei o carro com 80.000 em 09-2020,de quem tirou zero e só judiou do carro. Uma semana depois fui na melhor especializada de Campinas (PREMIERE), lá troquei embreagem, correias dentada e acessórios. Em seguida em ordem cronológica fui trocando e fazendo as manutenções por conta para melhorar consumo: velas Magneti Marelli KH6RFMM, terminal de bobina NGK TB-P02, sensor map original Bosch, limpeza TBI, válvula termostática paralela com sensor temperatura (dica citroenclube), válvula do canister original (dica citroenclube), limpeza de bicos e troca de reparos kit DS 1203, bomba de combustível Magnet Marelli WB022, regulador de combustível DS 1128, marcador de combustível Bosch original.
O que estava realmente precisando trocar e apresentou melhorias: velas, canister, válvula termostática, reparos e limpeza dos bicos.
As sondas lambdas no teste do scanner passam conforme fotos:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/lxwMwKo e
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/FplmZdo