Essa semana trocamos o trocador de calor da Xsara Picasso do meu irmão
Sintomas: Óleo no reservatório de água porém sem mistura de água e óleo no cabeçote.
Ferramentas utilizadas:
- Catraca 1/2
- Extensão 1/2 de 5"
- Chave 27 mm
- Alicate tipo papagaio
- Chave de filtro de óleo
Procedimentos:
1- Retirar o protetor de carter / peito de aço;
2- Retirar o filtro óleo, aqui vai escorrer um pouco então deixe um pote embaixo;
3- Solte as duas mangueiras de água do trocador;
4- Solte o parafuso 27 que prende o trocador no cavalete de óleo.
Para montar é o inverso. Apenas observe a posição e o pino guia entre o cavalete e o trocador.
Compramos um trocador paralelo por 280 e na Internet tem de tudo quanto é preço, uns passam de 800 reais.
Muita atenção quando forem comprar, se puderem levar o original junto para comparar é melhor e não foi o meu caso. No furo central do trocador existe uma parede onde vai apoiada a porca do parafuso, na peça original a altura dessa parede é bem baixa e na peça paralela que comprei era bem alta.
O que acontece? Quando tudo está no lugar o filtro de óleo dá batente na porca e não dá pressão suficiente no anel de vedação e vaza óleo. Pensa numa bagunça

Aqui tem duas fotos da Internet mostrando as diferenças de altura da parte central do trocador, a diferença é coisa de 3 mm. Ambos são paralelos.
Vamos as fotos: Assim que achar coloco aqui os links de outros tópicos relacionados ao trocador de calor