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Mensagem
por gjvialta » Ter Fev 07, 2017 10:27 am
Olá, leofbm!
Sua interpretação é a mesma que a minha. Não sou dono da verdade, mas tenho opinião formada sobre este assunto. Na minha opinião o óleo que deve ser aplicado ao motor, é o recomendado pelo fabricante. Detalhe que devemos estar atentos é com relação a motores que são importados para o brasil e que não vem com a modificações climáticas, quando necessárias.
Em linhas gerais quando buscamos especificação de óleo lubrificante para um motor, vamos direto na especificação SAE, que é a mais comum pra nós "escravos" dos "norte américa". Existem várias. Aí acima, coloquei algumas das mais famosas e mais usadas. Dependendo da procedência do motor, temos que estar atentos para as recomendações do local onde ele foi produzido. As tabelas de referências se equivalem em pontos específicos no grafismo de cada uma delas, no quesito viscosidade, mas os motores modernos precisam mais do que viscosidade em óleos lubrificantes.
Estamos mais ambientados com a tabela SAE, ok. Os números de sua nomenclatura fazem referência a uma posição que um referido óleo lubrificante está localizado nessa tabela. Por exemplo, tomando o 15w50, o número 15w faz referência à uma dada temperatura para o frio, na direção do zero na escala de temperatura, que esse óleo lubrificante mantém suas características e especificações sem deteriorar rapidamente; o número 50 vai na outra direção, de ebulição do óleo, também mantendo sua especificação. Um óleo 0w40, portanto é menos multiviscoso do que um 15w50. Lembre-se estamos falando de viscosidade apenas. Em climas de localidades onde o clima é temperado, menor variação de temperatura, um óleo deve ser menos multiviscoso; já em países de clima tropical, o óleo deve ser mais multiviscoso. Não sei se expliquei direito. Um óleo 15w50, mantém suas características originais numa faixa de temperatura maior do que um menos multiviscoso 0w40. Lembre-se viscosidade.
Lembrando que as medições de viscosidade mais comuns e usadas são a de tensão superficial e copo ford. As demais especificações são analisadas por outros parâmetros, que não se relacionam com a viscosidade diretamente, mas com seus componentes adicionados ao óleo.
A classificação API demonstra, ou procura qualificar o óleo lubrificante com relação à outras propriedades que não são relacionadas diretamente com a viscosidade, que podem ser propriedades de lavagem das partes internas do motor, ponto de fulgor, ponto de congelamento, etc.
Basicamente é isso, mas tem muito mais. Por isso eu vou de óleo 15w50 para o meu carro, pois em são paulo, o clima pode variar muito a temperatura. Isso por mais que um entendido de lubrificante possa querer me induzir à mudança. Essa é minha opinião.