Fusível Maxi
- paulo.silva
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fusivel máxi
oi gente! pior a ventuinha do c5 ta ligada direto eu verifiquei os reles e esta ok eles estao recebendo ordens pra ligar de onde eu ainda nao sei por enquanto botei um cebolao por fora mais assim que resolver uns problemas aqui com o cambio!! dai vou partir pra arrumar essa ventuinha.. mais se alguem quiser dar opinioes fiquem a vontade que eu agradeco...
- Munhoz
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fusivel máxi
pode ser o sensor de temperatura, chute..
- renan97ar
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fusivel máxi
Seria legal passar o scanner para ver qual temperatura a central de injeção está recebendo. Se estiver correta, aí pode ser algum curto na fiação ou problema no módulo, deixando os relês ativos o tempo todo.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
- Timoteo BATALHA
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fusivel máxi
...pode ser o sensor de temperatura bixado !!!
Aquele verde ...
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Citroen XSARA PICASSO GXS
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- rgdl
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fusivel máxi
Bom o colega não informou se a ventoinha já liga assim que liga o carro ou se ela arma só quando o caro aquece e não desarma mais, esse detalhe é importantíssimo para saber se o problema é superaquecimento mesmo, falha no sensor de temperatura ou curto, já que falha nos relês ele já descartou.
Mas supondo que não seja superaquecimento ou falha no sensor de temperatura... ventoinha ligada direto, mesmo com o carro frio e sem marcar temperatura elevada no painel e não sendo relê só pode ser curto (ou no chicote que vem da central até os relês ou na própria central de injeção).
Mas supondo que não seja superaquecimento ou falha no sensor de temperatura... ventoinha ligada direto, mesmo com o carro frio e sem marcar temperatura elevada no painel e não sendo relê só pode ser curto (ou no chicote que vem da central até os relês ou na própria central de injeção).
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- Kadurj
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fusivel máxi
Boa tarde meus amigos!
Bom. Troquei o relé e encaixou perfeitamente sem esforço. Ontem ao chegar em casa aconteceu algo que nunca havia acontecido. Entrei na garagem ainda com ar ligado e ao desligar o carro, a ventoinha continuou trabalhando por uns 6 minutos.
Eu já havia perguntado neste fórum se é normal neste carro a ventoinha não continuar girando já que nos meus outros dois carros continuavam girando por um tempo.
O fato é que vou ter aguardar um dia bem quente para fazer o teste e ver se a temperatura não vai subir até os quatro pontos e por segurança o ar ser desligado. Se voltar a acontecer, vou mesmo ter que tirar o pára-choque e dar uma olhada na resistência.
Assim que fazer o teste, posto o resultado aqui. Mais uma vez agradeço a todos!!
Bom. Troquei o relé e encaixou perfeitamente sem esforço. Ontem ao chegar em casa aconteceu algo que nunca havia acontecido. Entrei na garagem ainda com ar ligado e ao desligar o carro, a ventoinha continuou trabalhando por uns 6 minutos.
Eu já havia perguntado neste fórum se é normal neste carro a ventoinha não continuar girando já que nos meus outros dois carros continuavam girando por um tempo.
O fato é que vou ter aguardar um dia bem quente para fazer o teste e ver se a temperatura não vai subir até os quatro pontos e por segurança o ar ser desligado. Se voltar a acontecer, vou mesmo ter que tirar o pára-choque e dar uma olhada na resistência.
Assim que fazer o teste, posto o resultado aqui. Mais uma vez agradeço a todos!!
- rgdl
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fusivel máxi
Vamos dizer assim, que isso pode acontecer no Xsara Picasso pode, talvez num dia particularmente quente onde até o ar que vem da rua é um bafo quente... e mesmo com vento na cara o sistema não consiga resfriar totalmente e tal ai o carro vai ficar com a ventoinha armada por uns instantes... mas a verdade é que na maioria dos casos isso não é bom sinal. Significa que seu sistema de arrefecimento não está funcionando redondo.
O meu não faz isso há muito tempo e olha que moro em SG também, na verdade depois que reformei o sistema de arrefecimento isso nunca mais aconteceu.
O ideal nessas horas é vc passar o Scanner para saber que temperatura está marcando exatamente, se tiver mais que 98°C então algo está errado.
Mas está normal o segundo estágio agora com o novo relê?
O meu não faz isso há muito tempo e olha que moro em SG também, na verdade depois que reformei o sistema de arrefecimento isso nunca mais aconteceu.
O ideal nessas horas é vc passar o Scanner para saber que temperatura está marcando exatamente, se tiver mais que 98°C então algo está errado.
Mas está normal o segundo estágio agora com o novo relê?
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- paulo.silva
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fusivel máxi
obrigado pelas opinioes!! a ventuinha ja liga assim que o motor entra em funcionamento!! sensor acho que nao e, pois ele e o mesmo que marca a temperatura dentro do carro e ta marcando certo o cebolao arma quando esta quase no meio do marcador o que significa uns 86 87 graus! no cambio tem um sensor que quando chega a 100 ele aciona aventuinha conforme eu li... pode ser o sensor do ar condicionado pois o mesmo esta sem pressao o carro veio com a conexao que vai no radiador do ar tirada, ja coloquei no lugar mais nao coloquei gas ainda, entao vou saber se o defeito eh ali so depois que colocar gas!!!
- Kadurj
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fusivel máxi
Ok RGDL... Beleza... Sua explicação faz todo o sentido. Só aconteceu na quarta feira mesmo. De lá pra cá não aconteceu mais. Graças a Deus!!
Agora.. Quanto ao 2º estágio se está ok ou não, só passando o Lexia pra saber. Ainda não percebi a ventoinha girando como uma "turbina", mas a temperatura ainda não subiu ao ponto de precisar. Abs.
Agora.. Quanto ao 2º estágio se está ok ou não, só passando o Lexia pra saber. Ainda não percebi a ventoinha girando como uma "turbina", mas a temperatura ainda não subiu ao ponto de precisar. Abs.
- rgdl
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fusivel máxi
Kadurj, a ventoinha do Picasso só arma no segundo estágio quando se liga o ar condicionado, fora isso ela não arma, salvo em situação de superaquecimento, ou seja, quando o sistema de arrefecimento está com problemas.
Então basta vc ligar o ar condicionado que ela tem que armar, as vezes demora um pouquinho mas arma.
Então basta vc ligar o ar condicionado que ela tem que armar, as vezes demora um pouquinho mas arma.
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- Timoteo BATALHA
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fusivel máxi
Este Relé DNI 0139R
http://www.dni.com.br/grupo/components/ ... 80x280.jpg
http://www.dni.com.br/grupo/components/ ... R-base.jpg
http://www.dni.com.br/grupo/index.php?p ... =1&lang=pt
aparentemente compatível com relés de 35A (VERDE) e de 25A (roxo).
Ele é 40/10A .
http://www.dni.com.br/grupo/components/ ... 80x280.jpg
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http://www.dni.com.br/grupo/index.php?p ... =1&lang=pt
aparentemente compatível com relés de 35A (VERDE) e de 25A (roxo).
Ele é 40/10A .
Citroen XSARA PICASSO GXS
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frente 2009
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- rgdl
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fusivel máxi
O problema desse relê Batalha é que o pino 87a é de 10A e não de 35A.
Posso até estar enganado mas das pesquisas que fiz eu concluí que quando um relê tem a mesma amperagem nos dois terminais eles dizem apenas que o relê é de tantos amperes. Eles só mostram a amperagem dos terminais quando ela é diferente em cada um.
Tem também um detalhe importante, o relê verde tem uma trava na lateral e sem ela o relê pode sair com a trepidação já que o bendito sai fácil do soquete, até parece que o soquete é do tipo zif (zero insertion force).
Posso até estar enganado mas das pesquisas que fiz eu concluí que quando um relê tem a mesma amperagem nos dois terminais eles dizem apenas que o relê é de tantos amperes. Eles só mostram a amperagem dos terminais quando ela é diferente em cada um.
Tem também um detalhe importante, o relê verde tem uma trava na lateral e sem ela o relê pode sair com a trepidação já que o bendito sai fácil do soquete, até parece que o soquete é do tipo zif (zero insertion force).
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- Timoteo BATALHA
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fusivel máxi
Rgdl, vejo então que ele é NF em 10A (Normalmente Fechado em 10 Amperes)...nesta condição ele não atende demandas de 35A ou 25A
Quando então ele fecha para o pino 40A??
Sendo assim, o Relé DNI 0116 atende, PORÉM, não tem o resistor.
http://www.dni.com.br/auto_pt/produtos/ ... ersal.html
Atualmente no conjunto de relés da ventoinha uso dois DNI 0116 40/30A substituindo os verdes Cartier originais de 35A ...e um roxo Cartier de 50A com resistor, substituindo o original Cartier azul de 45A sem resistor.
Está tudo bem suave e tranquilo.
Quando então ele fecha para o pino 40A??
Sendo assim, o Relé DNI 0116 atende, PORÉM, não tem o resistor.
http://www.dni.com.br/auto_pt/produtos/ ... ersal.html
Atualmente no conjunto de relés da ventoinha uso dois DNI 0116 40/30A substituindo os verdes Cartier originais de 35A ...e um roxo Cartier de 50A com resistor, substituindo o original Cartier azul de 45A sem resistor.
Está tudo bem suave e tranquilo.
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fusivel máxi
Esse DNI 0116 está melhor que o outro, por ser de 30A no NF e não apenas 10A.
Agora me fala, ele ficou firme sem a trava?
Agora me fala, ele ficou firme sem a trava?
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- Timoteo BATALHA
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fusivel máxi
Ficou firme sim...Os trÊs (1Roxo e 2DNI) entram muito justos e é difícil tirar...saem com ajuda de uma pequena chave de fenda
Analisando aqui, vi que estes DNI 0116 também substituem os de 25A que ficam junto à BSI inclusive esquentando menos pois fluirá Amperagem menor que a capacidade total de 40A quando o contato NA estiver fechado.
O único problema é na súbita abertura com carga. Não há um resistor/varistor/diodo de proteção para sobretensão oriundos da abertura súbita dos contatos NA...mas isso pode levar à queima do próprio relé só...acho pouco provável que avance além, pois tensões de curto circuito fora do relé já são bloqueadas pelos fusíveis...
Analisando aqui, vi que estes DNI 0116 também substituem os de 25A que ficam junto à BSI inclusive esquentando menos pois fluirá Amperagem menor que a capacidade total de 40A quando o contato NA estiver fechado.
O único problema é na súbita abertura com carga. Não há um resistor/varistor/diodo de proteção para sobretensão oriundos da abertura súbita dos contatos NA...mas isso pode levar à queima do próprio relé só...acho pouco provável que avance além, pois tensões de curto circuito fora do relé já são bloqueadas pelos fusíveis...
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