Pois segunda passada troquei o ATF na Automatic aqui em Floripa, e conversando com o técnico durante um teste de percurso após a troca , ele me disse que meu carro esta com funcionamento perfeito 55.000 km rodados. Que defeito nesse câmbio da sintoma na fase quente, com o carro demorando pra sair da imobilidade, patinação e modo de emergência. E que essa troca mais agressiva de vez em quando nas marchas era características desse câmbio em modelos que a comunicação é feita via rede CAN , o câmbio foi desenvolvido pra outro tipo de central, que no Peugeot 406 antigo o comportamento do câmbio é completamente diferente. Sei lá né....
Durante esse dia, tudo beleza, liguei e desliguei o carro várias vezes pra ir em lugares diversos, td show como sempre.
Mas nós dia posteriores, pela manhã, sempre que passava pela ré pra colocar em D, sentia um tranquinho como se tivesse engatado com ele em movimento.
E ontem qdo fui sair , senti esse tranquinho no D. Daí manobrei o carro, saí e uns 300 metros, após passar por uma lombada, um bip e a mensagem"anomalia da transmissão automática" e a luz de service. Enconstei, desliguei e liguei, funcionou td de boa de novo como esperado.
Pergunta pros mais experientes:
Vai aparecer algum código de erro no scanner?
Pelos sintomas de só fazer isso qdo frio, e aparecer o defeito após a troca no ATF, será q são as solenóides?
Na troca do ATF , foi descontado o contador de desgaste do fluido, segundo o técnico e feito uma reprogramação do câmbio, antes trocava 1-2 a 25, 2-3 a 50, 3-4 a 72.
Dirigindo suave, agora é 15, 32, 50. Será q essa reprogramação pode ter afetado?
Enfim, fico assustado ou não ?