Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Leonardo nf
Sem Habilitação
Modelos Citroën: tô a pé!

Mensagem por Leonardo nf » Sáb Mai 07, 2016 12:02 am

Xama suas colocações foram boas. Alguem poderia dizer na atualidade qual seria a marcar de óleo mais em conta ?

cesarjc
Sem Habilitação
Nome: Black Sunshine

Mensagem por cesarjc » Ter Jun 07, 2016 11:30 am

Prezados, bom dia.

Adquiri uma Peugeot 406 2.0 16v Familiale automática (AL4).

Comecei a pesquisar sobre a transmissão antes de adquirí-la, pois foi um negócio de oportunidade, o carro está muito inteiro e eu sabia que teria que realizar a manutenção da caixa. Deixa eu dar um breve relato do que acontece.

Quando peguei o carro, ele não andava todos os dias. Comigo anda. Então notei que quando chegava em casa ou parava o carro para desligar, colocando a alavanca em P, acendiam as luzes de uso em pisos escorregadios e sport, ao mesmo tempo exibia no CB a mensagem de anomalia na caixa de mudanças.Também sinto trancos entre as mudanças e reduções de 1ª e 2ª. 3ª e 4ª ficam de boa. Todas as marchas passam. o câmbio não está em modo de segurança. Uma vez apareceu a mensagem em D e outra em N. Só isso. Agora a mensagem sumiu. Nunca mais apareceu. Já tem umas duas semanas. Os trancos permanecem e às vezes sinto umas chacoalhadas como se fossem engasgos de motor. Mas aprentemente são do câmbio ou de algum coxim. Outro defeito que noto é que às vezes, quando paro o carro e coloco em N, o giro do motor oscila bastante entre 2K e 1K RPM. Não é sempre, mas é comum. Sensor de marcha lenta é novo. Como também sou cadastrado no Peugeot Clube, lá tem muita informação sobre os AL4, mas eu gosto de buscar sempre mais opiniões e relatos, então eu gostaria, se possível, de saber:

1- Consigo trocar o kit de solenóides e óleo em casa. Tenho cavaletes e posso apoiar o carro. Minha dúvida e se posso usar o Dexron VI para substituir o 71141 original da AL4. Também não tenho a ferramenta de ponta quadrada para tirar o bujão da caixa. Ela será necessária, correto? Qual a ferramenta devo adquirir?

2- Como só posso fazer troca parcial, será que existe problemas em misturar os dois?

3- Fui a uma oficina perto de casa que faz reparos em caixas automáticas. O mecânico disse que não trocava mais solenóides, mas sim realizava uma "técnica nova" chamada Oversizing de corpo de válvulas. Não me explicou o que era, mas disse que a durabilidade era maior. Também disse que não podia usar Dexron VI, apenas 71141. Desconfiei, visto que nunca li nem ouvi falar dessa técnica. Alguém aqui ouviu?

Enfim, se tiverem mais algum conselho ou informação, será de grande valia e ficarei agradecido. Obrigado a quem teve o saco de ler esse textão.
Munhoz
Zumbi
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Mensagem por Munhoz » Ter Jun 07, 2016 12:55 pm

Da pra fazer em casa sim, com cavaletes é metade do caminho. Sem falar no capricho que só o dono dá quando meche em alguma coisa.
Tem gente usando o Dexron VI aqui. Eu vou usar no meu mas a caixa está sendo feita toda.
xandekamura
Sem Habilitação
Nome: Naka

Mensagem por xandekamura » Sex Jun 10, 2016 11:18 am

Ola pessoal,

Já tinha postado em outro fórum ( Tranco cambio Automatico C3) e ainda não resolvi o problema.
Estou com um problema quando o carro aquecido (3 barras) toda vez que passa da primeira para a segunda, da um tranco forte, sobe o conta giro, da uma patinada e engata a segunda com um tranco. Ultimamente também tem ocorrido com o carro frio entrar em modo emergência.

Lendo os últimos post, vi que recomendaram trocar todo o óleo da caixa de cambio pelo DEXRON 6 . Desculpa a ignorância, mas se puderem me ajudar:

1-) Essa troca seria bom em oficinas ou poderia ser feito naqueles locais de troca de óleo?
2-) Infelizmente não conheço nenhuma oficina em (SP Capital) onde se faca esse tipo de serviço , se puderem me indicar algum.
3-) Essa solução seria algo paliativo ou definitivo para meu caso?

Obrigado galera pela ajuda...
Abracos,
Miau
Zumbi
Respostas: 17
Nome: André M
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Mensagem por Miau » Sex Jun 10, 2016 12:47 pm

Trocar o atf só vai acentuar mais o problema.. Sugiro revisar o cambio e o conversor
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
phophollety
Sem Habilitação
Modelos Citroën: 307 Feline

Mensagem por phophollety » Sáb Jun 11, 2016 4:41 pm

Munhoz escreveu:Da pra fazer em casa sim, com cavaletes é metade do caminho. Sem falar no capricho que só o dono dá quando meche em alguma coisa.
Tem gente usando o Dexron VI aqui. Eu vou usar no meu mas a caixa está sendo feita toda.

Troquei meu ATF em casa, tranquilamente. Apenas precisei gastar R$12 em uma chave com quadrado de 10mm para tirar os bujões de dreno e abastecimento de óleo, fora isso, tudo fácil!

Antes de trocar, tenha em mãos: Jornal, galões de 5 litros (Aqueles de água servem, procure os mais baixos) e uma bandeja (aquelas brancas, de areia para gatos), a chave quadrada de 10mm e um jogo de chave allen, bujão interno é 8mm se não me engano...
MarcoES9A
Sem Habilitação
Modelos Citroën: 407 3.0 V6 24V

Mensagem por MarcoES9A » Qui Jul 07, 2016 1:03 pm

Galera uma dúvida, para a caixa do citroen c5 v6 ano 2006, é uma aisin AM6, posso também utilizar o fluido dexron vi? Poderia ser o da Mobil?
rgdl
Zumbi
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Mensagem por rgdl » Qui Jul 07, 2016 9:17 pm

Nem todo cambio usa óleo com certificação GM Dexron e essa caixa é uma delas.

Se não me engano o óleo dessa caixa é o ATF 3309 e tem esse nome justamente porque a certificação dele é a JWS 3309 que é uma certificação própria da Aisin.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
MarcoES9A
Sem Habilitação
Modelos Citroën: 407 3.0 V6 24V

Mensagem por MarcoES9A » Seg Jul 25, 2016 9:26 pm

Obtive uma resposta no blog do xamã a respeito se podia usar Dexron VI na especificação JWS3309, e a resposta dele foi positiva. A norma JWS3309 não passa de um dexron III H. Então fica a dica pra donos dos C5 V6 e afins.
MIVA
Habilitado
Modelos Citroën: c4 hatch exclusive AT

Mensagem por MIVA » Seg Jul 25, 2016 10:40 pm

de uns dias pra cá meu c4 hatch 2010 exclusive at quando frio apos rodar uns 5 minutos ou nem isto aparece a mensagem defeito caixa cambio e aparece o alerta vermelho a direita d painel principal, o carro fica em 3, desligo e ligo e volta ao normal e rodo tranquilo, isto sempre acontece ao final do dia ao voltar para casa ou seja o carro fica parado o dia inteiro, a distancia entre casa trabalho é 30 km ou seja de manha rodo 30 km e quando volto acontece isto em questao de minutos pos sair do estacionamento, o que noto que apos dar esta mensagem sente o desconforto ao engatar a segunda, mas passados alguns minutos fica normal
Miau
Zumbi
Contato:

Mensagem por Miau » Seg Jul 25, 2016 10:46 pm

o meu começou exatamente assim.. com 70 mil km..

hoje com 97 mil km, da trancos e mais trancos.. o conversor faz uma barulhada de nhenhenhe.. e quando frio, onde o cambio adota um regime diferente de acionamento do lockup, da umas patinadas na primeira marcha.. tipo vc pisa no acelerador de manso e o carro nao responde.

na epoca, troquei as solenoides e o fluido, a mensagem desapareceu.. e nunca mais entrou em modo emergencia.. mas ai começaram os trancos.. e foram sempre ficando mais e mais evidentes.

então o conselho que te dou é.. se for desmontar o cambio do carro, mande revisar o conversor de toque num local de confiança.. pois 80% dos problemas advêm dele.
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Ter Jul 26, 2016 11:51 am

MIVA, quando dá essa mensagem o carro entra em modo de segurança fica direto em 3ª marcha, não engata mais nenhuma.

Não ande com seu carro nesse estado porque a tendência é piorar, ai o que só uma troca de solenoide resolveria passa a ser necessário a reforma geral do cambio.

E vou até dizer o que vai acontecer se vc não levar seu cambio para o concerto imediatamente.

Quando esse tipo de mensagem aparece, normalmente é porque há um erro na pressão do óleo, que pode ser provocado por uma solenoide com defeito (nesse caso as vilãs principais são a solenoide de controle de pressão e a solenoide do lockup) ou um vazamento de óleo provocado por mancais gastos.

Com pressão abaixo do normal as cintas de freio F não fecham direito fazendo com que o tambor que elas tem que travar fique patinando, o resultado é que o compósito das cintas se desgasta prematuramente até chegar no arrebite que prende o compósito na cinta, ai o arrebite da cinta vai começar a comer o tambor... quando chega a esse ponto já era, tem que abrir o cambio para trocar tudo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Miau
Zumbi
Contato:

Mensagem por Miau » Ter Jul 26, 2016 1:41 pm

dependendo do tambor.. se for o epicicloidal.. custa pra mais de 1000 temers..

o outro custa uns 500 temers..

as cintas custam em torno de 350 temers cada..

se tiver comido as buchas do eixo de entrada, o correto é trocar o eixo.. negocio de embuchar só vejo relato de problema.. só o eixo.. mais 1000 temers..

e por ai vai..

e vou mais longe.. cuidado se for comprar kits de reparo de cambio.. pois os kits por ai saem mais caro do que comprar na CC.. ví varios kits ai, e fui comparar o preço das peças na citroen.. tem um ai que deu diferença de 300 temers mais caro do que na citroen.

Então é sempre bom comparar preços e JAMAIS usar peças paralelas
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Ter Jul 26, 2016 2:28 pm

Miau, sei que trocar bucha pode dar errado mas no meu caso o que foi feito, entre outras coisas, foi justamente a troca das buchas e até agora, quase 40.000 km rodados, não tem nenhum problema.

Acho que depende de como a troca da bucha é feita, o Paulo Marinho fez um trabalho de 1ª no meu cambio.
Miau
Zumbi
Contato:

Mensagem por Miau » Ter Jul 26, 2016 2:33 pm

pois é.. devo desmontar o meu agora semana que vem.. já to acertando com a oficina lá.. e encomendando as peças que são certas de trocar..

só o conversor foi 700 conto o tapa.. hehe isso recondicionado.

to rezando pras buchas estarem ok.. e pras cintas não terem comido nenhum tambor..

problema de pressão a minha caixa não tem.. então acho que nessa parte talvez eu esteja safo.. se tivesse vazando pressão pelos anéis ou buchas, ia mostrar na leitura né?
Responder