Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
icarotrevisan
Sem Habilitação
Nome: Icaros

Mensagem por icarotrevisan » Sáb Jan 30, 2016 10:00 pm

[quote name='Xamã' date='Jan 21 2016, 06:27 PM' post='32463']
:D Boa tarde, senhores!

Bem, cuidei primeiro da parte da patente da máquina, no Brasil.

Agora, procuro alguém que queira fabricar ou comprar a patente. Tenho umas cinco prontas, que estão sendo testadas uma a uma, para que não apresentem falhas quando forem vendidas.

Vou postar o link no Mercado Livre, quando for negociar as máquinas. Vou vender barato, pois não tenho interesse em produção e comercialização. Fiquei feliz foi de inventar. Acho que é a única do mundo.

Bom, quem gostou do blog, continua indo e indicando para os amigos. Vou atualizar ele já, já!

Tô sem tempo para postar (estudos, trabalho, tese de doutorado...), mas gosto muito de escrever.

Quem puder dar uma força, agradeço! Tá no início, mas procurei explicitar a necessidade de se optar pelo fluido DEXRON VI para as AL4 e AT8. É o que há de melhor hoje!

Um amigo, aqui do forum, me enviou e-mail sobre o assunto e acho que está bem externado lá no blog...

Um abraço a todos,
Xamã :lol:
[/quote]

Então ta aí os DEXRON VI como o rgdl e o Xamã orientaram : <a href="http://www.blogxamadobrasil.com/" target="_blank">Blog do Xamã </a>

[attachmentid=922]

Valeu Xamã e rgdl !

Agora é só trocar. Assim que efetuar os procedimentos volto para relatar !!

Abraços !!

icarotrevisan
Sem Habilitação

Mensagem por icarotrevisan » Qua Fev 10, 2016 11:43 am

Graças a Deus acabei o serviço da troca das eletroválvulas e dos anéis de pressão, ficou show. Deu um pouco de trabalho pois nunca tinha feito então tive que ir com calma e atenção.

Acredito até que seja possível efetuar a troca das eletroválvulas sem um elevador (tirando o filtro de ar e a bateria com o suporte). Mas os anéis de pressão não dá não (ohhh tampa lateral ruim de sacar).

Usei 9L do ACDELCO DEXRON IV e só percebo a troca de marchas de 1ª para 2ª quando frio. Agora vou em uma oficina parceira que tem o LEXIA 3 para zerar o contador de desgaste do óleo e espero que essa sensação da troca da marcha quando frio, suma também.

Acabaram-se os trancos, as mensagens de erros, achei que até o consumo melhorou também.

Assim que passar o LEXIA 3 volto para relatar.

Abração !
Munhoz
Zumbi
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Mensagem por Munhoz » Qui Fev 11, 2016 1:11 am

Bom trabalho Icaro! Há relatos de que o consumo melhora mesmo depois da manutenção do câmbio.
Learius
Sem Habilitação
Nome: Learius

Mensagem por Learius » Sex Fev 19, 2016 11:23 am

[quote name='Icaros' date='Feb 10 2016, 11:43 AM' post='32766']
Graças a Deus acabei o serviço da troca das eletroválvulas e dos anéis de pressão, ficou show. Deu um pouco de trabalho pois nunca tinha feito então tive que ir com calma e atenção.

Acredito até que seja possível efetuar a troca das eletroválvulas sem um elevador (tirando o filtro de ar e a bateria com o suporte). Mas os anéis de pressão não dá não (ohhh tampa lateral ruim de sacar).

Usei 9L do ACDELCO DEXRON IV e só percebo a troca de marchas de 1ª para 2ª quando frio. Agora vou em uma oficina parceira que tem o LEXIA 3 para zerar o contador de desgaste do óleo e espero que essa sensação da troca da marcha quando frio, suma também.

Acabaram-se os trancos, as mensagens de erros, achei que até o consumo melhorou também.

Assim que passar o LEXIA 3 volto para relatar.

Abração !
[/quote]

<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro-->Bom dia Icaro e pessoal do Clube,

Gostaria de saber se vc ou outro membro do C4 Clube ou do Citroen Clube conhecem ou realizaram essa troca de fluido e peças em São Paulo. Estou morando aqui e ainda não conheço quase nada.
Tenho algumas dúvidas e vou enumerá-las pra facilitar a resposta, caso alguém possa me ajudar:

1. Quais peças (e quantidades) preciso comprar para esse serviço? (apenas as do link do mercado livre?)

2. Como conseguir tirar 100% do fluido velho (se possível) ou como devo explicar para o mecânico para tirar o máximo possível? (entendi que o provável é ter que fazer aquela espécie de "lavagem" aos poucos)

3. Quantos litros de fluido dexron VI são necessários?

4. Alguém sabe se a máquina de tirar 100% de fluido do Xamã já está disponível?

ps. desculpem se algumas perguntas já tiverem sido respondidas nos posts, mas passei o dia lendo tantos posts dos 2 clubes e minha cabeça embaralhou tudo. Prometo fazer um post resumindo tudo assim que tirar minhas dúvidas.<!--colorc--></span><!--/colorc-->
rgdl
Zumbi
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Mensagem por rgdl » Sex Fev 19, 2016 12:59 pm

Mas vc quer apenas trocar o óleo ou reformar o cambio? se for reformar o cambio é melhor achar primeiro uma boa oficina, porque nem tudo é preciso trocar, vai depender da avaliação do cara.

Agora se for a simples troca do óleo, dá para fazer ela em casa sem drama, então vou te responder tendo a simples troca de óleo em perspectiva, ok?

1) Vc vai precisar comprar dois anéis de vedação do bujão do cárter do cambio, pois é peça de troca obrigatória e, numa troca convencional (sem máquina), pelo menos 12 litros de óleo Dexron VI;

2) É impossível tirar todo o óleo sem maquina de flush, só sai 3litros de um total de 6. Então o método convencional é o de tirar o óleo velho, colocar o novo, fazer funcionar o motor para o óleo circular, tirar novamente... e ficar repetindo essa operação até sair óleo limpo;

3) Na troca convencional... como disse acima, no mínimo 12Litros, mas tudo vai depender de quão sujo está seu sistema, se tiver muito sujo vai usar mais se não tiver muito sujo vai usar menos.

4) infelizmente a máquina do Xamã ainda não está a venda e não existe como fazer troca com máquina nos câmbios AL4, pelo fato do AL4 não ter radiador (radiador mesmo e não trocador de calor) de óleo, a máquina do Xamã será pioneira nisso.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Fev 19, 2016 12:59 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
misaelrt
Sem Habilitação
Nome: MisaelRT

Mensagem por misaelrt » Ter Mar 01, 2016 11:25 am

[quote name='Icaros' date='Jan 30 2016, 10:00 PM' post='32650']
[quote name='Xamã' date='Jan 21 2016, 06:27 PM' post='32463']
:D Boa tarde, senhores!

Bem, cuidei primeiro da parte da patente da máquina, no Brasil.

Agora, procuro alguém que queira fabricar ou comprar a patente. Tenho umas cinco prontas, que estão sendo testadas uma a uma, para que não apresentem falhas quando forem vendidas.

Vou postar o link no Mercado Livre, quando for negociar as máquinas. Vou vender barato, pois não tenho interesse em produção e comercialização. Fiquei feliz foi de inventar. Acho que é a única do mundo.

Bom, quem gostou do blog, continua indo e indicando para os amigos. Vou atualizar ele já, já!

Tô sem tempo para postar (estudos, trabalho, tese de doutorado...), mas gosto muito de escrever.

Quem puder dar uma força, agradeço! Tá no início, mas procurei explicitar a necessidade de se optar pelo fluido DEXRON VI para as AL4 e AT8. É o que há de melhor hoje!

Um amigo, aqui do forum, me enviou e-mail sobre o assunto e acho que está bem externado lá no blog...

Um abraço a todos,
[/quote]

Então ta aí os DEXRON VI como o rgdl e o Xamã orientaram : <a href="http://www.blogxamadobrasil.com/" target="_blank">Blog do Xamã </a>

[attachmentid=922]

Valeu Xamã e rgdl !

Agora é só trocar. Assim que efetuar os procedimentos volto para relatar !!

Abraços !!
[/quote]

Cara se for isso mesmo vou deixar de pagar 100 paus no litro para pagar R$ 33,00???? Sérião???
kkkkk...aí foi estouro heim....

Olha aí no ML - <a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -baixo-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ixo-_JM</a>

A loja fica na Vila Maria pra quem mora perto compensa buscar e ainda não paga frete...hahahahahaha

Loja Racequip  
Loja de autopeças
Endereço: R. Pref. Milton Improta, 601 - Vila Maria, São Paulo - SP, 02119-021
Telefone:(11) 3895-5897
Horas: Aberto hoje · 09:00–18:00

Valeu Galera...

*obs: ainda vou procurar o galão de 20lts pra ver se o preço cai, eu acho que cai mais ainda...kkkk

Atualização: Tava dando uma "sapiada" no fórum do "A3" (Audi) que usa o Pentosin e tá a maior discussão também a galera ta mandando Dexron 6 no câmbio e ta ficando maravilha segundo alguns membros...
Editado pela última vez por misaelrt em Ter Mar 01, 2016 4:59 pm, em um total de 1 vez.
icarotrevisan
Sem Habilitação

Mensagem por icarotrevisan » Ter Mar 01, 2016 9:05 pm

MisaelRT,

Depois que fiz os procedimentos e troquei o óleo fiquei de passar o LEXIA 3. Mas ainda não passei não.
Dei umas puxadas mais violentas com o C4 e guardei ele.
Quando fui sair com ele novamente no outro dia, acabaram todos as sensações de mudança de marcha.
Só percebo mudar pois vejo pelo painel kkkkkkkkk. Apenas a ré que dá um tranquinho básico quando engata...
Estou tentando falar com o Xamã para perguntar se ele acha indispensável passar o LEXIA 3, caso contrário não vou passar não. Ficou EXCELENTE o carro.

Abração.
misaelrt
Sem Habilitação
Nome: MisaelRT

Mensagem por misaelrt » Qua Mar 02, 2016 9:24 am

[quote name='Icaros' date='Mar 1 2016, 10:05 PM' post='33003']
MisaelRT,

Depois que fiz os procedimentos e troquei o óleo fiquei de passar o LEXIA 3. Mas ainda não passei não.
Dei umas puxadas mais violentas com o C4 e guardei ele.
Quando fui sair com ele novamente no outro dia, acabaram todos as sensações de mudança de marcha.
Só percebo mudar pois vejo pelo painel kkkkkkkkk. Apenas a ré que dá um tranquinho básico quando engata...
Estou tentando falar com o Xamã para perguntar se ele acha indispensável passar o LEXIA 3, caso contrário não vou passar não. Ficou EXCELENTE o carro.

Abração.
[/quote]

Vou levar o meu em uma oficina pra ver se há algum codigo de erro, pois qdo levei não aparecia nada e a ré dava tranco tb, isso desde que peguei ha dois anos, caso não tenha vou trocar pelo D6 também quero dar uma olhada no sensor de pressão pra ver se tem sujeira ou algo assim pois o meu tem dias que tá suave e tem dia que ta segurando muito a 1 marcha, mesmo em descidas ai eu acho que pode ser sujeira no sensor que causa essa intermitência né! Assim que fizer ja posto as novas.
Xamã
Habilitado
Nome: Xamã

Mensagem por Xamã » Seg Mar 14, 2016 5:35 pm

[quote name='rgdl' date='Feb 19 2016, 12:59 PM' post='32872']
Mas vc quer apenas trocar o óleo ou reformar o cambio? se for reformar o cambio é melhor achar primeiro uma boa oficina, porque nem tudo é preciso trocar, vai depender da avaliação do cara.

Agora se for a simples troca do óleo, dá para fazer ela em casa sem drama, então vou te responder tendo a simples troca de óleo em perspectiva, ok?

1) Vc vai precisar comprar dois anéis de vedação do bujão do cárter do cambio, pois é peça de troca obrigatória e, numa troca convencional (sem máquina), pelo menos 12 litros de óleo Dexron VI;

2) É impossível tirar todo o óleo sem maquina de flush, só sai 3litros de um total de 6. Então o método convencional é o de tirar o óleo velho, colocar o novo, fazer funcionar o motor para o óleo circular, tirar novamente... e ficar repetindo essa operação até sair óleo limpo;

3) Na troca convencional... como disse acima, no mínimo 12Litros, mas tudo vai depender de quão sujo está seu sistema, se tiver muito sujo vai usar mais se não tiver muito sujo vai usar menos.

4) infelizmente a máquina do Xamã ainda não está a venda e não existe como fazer troca com máquina nos câmbios AL4, pelo fato do AL4 não ter radiador (radiador mesmo e não trocador de calor) de óleo, a máquina do Xamã será pioneira nisso.
[/quote]

:D Prezado RGDL,

Já é possível sim trocar todo o óleo de uma só vez e só são necessários 8 litros de óleo para isso.

A máquina que bolei já é uma realidade! Funciona com perfeição!

Quanto à questão levantada pelo Ícaros, pode zerar o contador de desgaste do câmbio e reiniciar os auto-adaptativos, pois fica uma beleza. Já até deixei a resposta lá no Blog...

A todos, os meus respeitos!

Começamos neste espaço a mudar a consciência de que a manutenção das AL4 era cara e complicada.

Hoje, temos um fluido para a mesma melhor e mais barato e, agora, já há uma máquina para flushing.

Show de bola!

Acho que nós, senhores, cumprimos uma missão! Tornar a manutenção melhor e mais barata! Em breve, escreverei no blog só sobre as injustiças mercadológicas com os Citroen automáticos e falarei sobre a AL4 mais especificamente.

Tô satisfeito!

Um beijo no coração de todos!
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
rgdl
Zumbi
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Mensagem por rgdl » Seg Mar 14, 2016 5:45 pm

Mas onde tem sua máquina? Vc já colocou ela para vender?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Xamã
Habilitado
Nome: Xamã

Mensagem por Xamã » Seg Mar 14, 2016 7:22 pm

[quote name='rgdl' date='Mar 14 2016, 06:45 PM' post='33140']
Mas onde tem sua máquina? Vc já colocou ela para vender?
[/quote]

:D Prezado RGDL,

Depois que finalizei o registro da patente, fiz mais alguns testes. Só são necessários mesmo 8 litros para fazer a limpeza completa!

Não poderia suportar a ideia de criar algo que pudesse prejudicar os carros dos outros.

Vendi para um amigo uma máquina e vou ficar com uma - a primeira a ficar pronta - para mim...

Tenho mais três aqui, no RJ, sem ainda a pintura e o acabamento final, mas vou adiantar isso.

Funcionar, funciona! E bem rápido, diga-se de passagem... :65322:

Tô procurando alguém que queira produzir em larga escala, por preços menores, para venda ao público e às oficinas, em geral.

Se produzida em plástico, fica leve e pode custar bem barato.

Sei que tenho demorado a responder a respeito dela, mas o Brasil é um país difícil para quem inventa coisas... Cheguei a esta conclusão depois de muito tempo... É triste, mas a burocracia é terrível e, quando apresento a ideia, ainda escuto perguntas do tipo "A Citroen homologou isto?", "E se quebrar a caixa, vc dá garantia de tudo?" e "Tens como ceder a máquina de graça para, depois, se eu tiver lucro, poder te pagar?".

Outro problema que enfrento, hoje, é que o Lexia que eu tinha, depois de mais de uma centena de testes, deu pau! Parou tudo!

Bom, o que posso te dizer, meu amigo, é que está pronta! Foi feito!

Vou me adiantar, dentro do possível, e postar futuramente um vídeo dela funcionando.

Mas, como eu disse, tô satisfeito! A ideia inicial era baratear e provar que a AL4 não era o que diziam e acho que, juntos, todos provamos isto!

Mil desculpas pela demora em colocar no mercado, meu querido, mas tô tentando fazer a coisa andar e vender a preços que sejam justos,
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Munhoz
Zumbi
Nome: Vitor Munhoz
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Mensagem por Munhoz » Seg Mar 14, 2016 10:05 pm

Parabéns Xamã! Acredito que sua máquina possa ser usada em outros câmbios, certo? Por que não homologar também na PSA?
Cezarloureiro
Sem Habilitação
Nome: Cezar loureiro

Mensagem por Cezarloureiro » Sáb Mar 19, 2016 6:25 pm

Xamã,

Quando se troca o óleo, saem 3,5 L, correto? Mas quando se tira a tampa traseira do câmbio e a tampa do cárter, quantos litros mais saem?

Eu vi um vídeo de uma pessoa trocanco o óleo de um tiida e ele tira uns 3 litros e depois ele fecha o bujão e liga o carro de novo no P. Depois abre de novo o bujão e sai mais, será que eh possível isso no AL4?
Cezarloureiro
Sem Habilitação
Nome: Cezar loureiro

Mensagem por Cezarloureiro » Dom Mar 20, 2016 2:51 pm

Xamã,

Quando se troca o óleo, saem 3,5 L, correto? Mas quando se tira a tampa traseira do câmbio e a tampa do cárter, quantos litros mais saem?

Eu vi um vídeo de uma pessoa trocanco o óleo de um tiida e ele tira uns 3 litros e depois ele fecha o bujão e liga o carro de novo no P. Depois abre de novo o bujão e sai mais, será que eh possível isso no AL4?
ninguem_rj
Sem Habilitação
Nome: Ricardo Jr

Mensagem por ninguem_rj » Dom Mar 20, 2016 4:22 pm

[quote name='Cezar loureiro' date='Mar 20 2016, 02:51 PM' post='33208']
Xamã,

[/quote]

Sei q a pergunta foi pata o Xamã, mas vou me intrometer kkkk

Não me parece uma boa ideia forçar o câmbio a funcionar com pouco óleo. Neste período a bomba de óleo vão funcionar vazia, eixos vão girar em mancais sem lubrificação, e engrenagens e rolamentos idem.

Você acha q vale o risco de desgastar ou mesmo emgripar tudo por causa de economizar alguns litros de óleo?

Ricardo Jr
Responder