Correia Dentada

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
matteo
Habilitado
Nome: Marcos Pellegrinello
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

Mensagem por matteo » Qui Jan 14, 2016 4:14 pm

Serviço feito pessoal, correias e tensores trocados, mas não sem algumas surpresinhas. Ao desmontar, o mecânico diagnosticou rolamento do compressor do a/c danificado, o que não impede o funcionamento do mesmo, mas provoca um ruído, que inclusive eu já tinha ouvido, mas pensei que era de outro componente. E para finalizar, o coxim direito de apoio do motor, já está se deteriorando, e em breve deverá ser substituído. Poderia ter trocado para aproveitar a mão de obra, mas como o orçamento tava no limite, adiei o serviço.
Outra coisa, o tensor da correia de acessório (poly-v) é constituído de polia fixada em um suporte onde se encontra o mecanismo de tensão, e esse suporte vai fixado no bloco do motor. Então quando vc pede na loja pelo tensionador, vem o conjunto todo, o que é meio caro. Consultando o mecânico, me disse que se pode trocar somente a polia, barateando os custos. E assim, troquei somente a polia rolamento do tensor por 60,00.
Abraço!!

Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Miau
Zumbi
Respostas: 17
Nome: André M
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Mensagem por Miau » Qui Jan 14, 2016 5:09 pm

bom..

o rolamento do a/c eu recomendo trocar o quanto antes.. pois como ele está ruim.. gera atrito, o que faz barulho e também superaquece a embreagem do a/c.. o que vai estragar a bobina de acionamento dela. Ai a facada vai ser maior.

Os coxins do motor.. eu recomendo que se for trocar 1, troque todos os 3. Principalmente aquele superior do lado do motor e cuidado com marcas paralelas.. A unica que eu uso e recomendo é da Birth Italia.. outras eu não conheço.

Sobre o tensor da poli-v.. realmente.. pode-se trocar somente a polia.. porém.. o tensor como um todo também sofre desgaste.. tanto na capacidade de tensão da mola quando na integridade da peça.

Semana passada mesmo, um amigo me chamou pra ver o carro dele.. e uma das abas de suporte do tensor quebrou.. ficando apoiado somente pela outra.. o que não demorou, quebrou o parafuso de suporte que sobrou e ficou dentro do bloco do motor.. me deu um baita trabalho remover esse parafuso.. se eu não tivesse conseguido.. teria que arriar o motor pra fazer e ai a facada ia comer bonito.

E sabe o que esse cara me disse? que o barato sai caro.. ele tinha trocado meses atras a correia, a polia guia e somente a polia do tensor pra economizar.
Editado pela última vez por Miau em Qui Jan 14, 2016 5:10 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
rgdl
Zumbi
Respostas: 2
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Mensagem por rgdl » Qui Jan 14, 2016 6:02 pm

Quanto ao rolamento do ar condicionado vou acrescentar minha experiência pessoal nesse caso, desde quando comprei o carro havia um ruído que só aparecia quando dava a partida, ele aparecia e logo sumia... e era um barulho intermitente. Era um ruído de atrito.

Bom, deixei para lá até que o barulho deixou de ser intermitente, só que por azar ou coincidência ou ambos, a polia de apoio do alternador estava ruim gerando ruído e só ela foi trocada.

Claro o ruído persistiu, mas como precisava do carro não deu para parar na oficina para ver. Até que o ar parou de funcionar completamente, ai parei para ver o que era.

O ruído que eu ouvia desde o início era o bendito rolamento da polia do compressor, ela superaqueceu de tal maneira que não só destruiu a bobina da embreagem como também destemperou o metal do compressor onde ele fica fixado.

Esse metal quebrava na mão do mecânico... eu até coloquei um novo rolamento pois estava sem grana para trocar o compressor, resultado não demorou muito essa parte do compressor estourou de vez e tive que comprar um compressor novo.

Tudo por causa de um bendito rolamento que não foi trocado na hora que deveria ser.

Esses rolamentos só estouram por duas razões: ou eles estão velhos mesmo ou então porque vazou óleo PAG do compressor e esse óleo, por ser muito ácido, acaba por destruir a graxa que lubrifica o rolamento, rolando no seco o rolamento vai para o saco rapidinho.

Então matteo se seu rolamento está ferrado troque logo e peça para o mecânico olhar o compressor para ver se tem algum sinal de vazamento de óleo, se tiver compre o reparo.

Quanto ao tensor da poly-v eu já troquei só a polia três vezes, sendo que uma foi porque ela estava ruim e não por quilometragem.

Se o suporte tensor está bom não há porque troca-lo todo mas é como disse tem que estar bom, se estiver frouxo ou zuado é melhor trocar tudo.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Jan 14, 2016 6:04 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
friba.rj
Curioso
Nome: Claudio Cesar
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Mensagem por friba.rj » Qui Jan 14, 2016 8:36 pm

É fácil acessar esse rolamento do compressor do ar condicionado?
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
rgdl
Zumbi
Respostas: 2
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Mensagem por rgdl » Qui Jan 14, 2016 10:14 pm

Não, tem que tirar a correia poly-v, desmontar a embreagem do ar-condicionad e sacar a polia do compressor.

Dá um trabalho considerável.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
friba.rj
Curioso

Mensagem por friba.rj » Qui Jan 14, 2016 10:40 pm

Então dá pra aproveitar a troca da poly-v pra fazer isso. Aí já fica mais fácil então.
matteo
Habilitado

Mensagem por matteo » Qui Jan 14, 2016 11:28 pm

[quote name='André M' date='Jan 14 2016, 05:09 PM' post='32345']
bom..

o rolamento do a/c eu recomendo trocar o quanto antes.. pois como ele está ruim.. gera atrito, o que faz barulho e também superaquece a embreagem do a/c.. o que vai estragar a bobina de acionamento dela. Ai a facada vai ser maior.

Os coxins do motor.. eu recomendo que se for trocar 1, troque todos os 3. Principalmente aquele superior do lado do motor e cuidado com marcas paralelas.. A unica que eu uso e recomendo é da Birth Italia.. outras eu não conheço.

Sobre o tensor da poli-v.. realmente.. pode-se trocar somente a polia.. porém.. o tensor como um todo também sofre desgaste.. tanto na capacidade de tensão da mola quando na integridade da peça.

Semana passada mesmo, um amigo me chamou pra ver o carro dele.. e uma das abas de suporte do tensor quebrou.. ficando apoiado somente pela outra.. o que não demorou, quebrou o parafuso de suporte que sobrou e ficou dentro do bloco do motor.. me deu um baita trabalho remover esse parafuso.. se eu não tivesse conseguido.. teria que arriar o motor pra fazer e ai a facada ia comer bonito.

E sabe o que esse cara me disse? que o barato sai caro.. ele tinha trocado meses atras a correia, a polia guia e somente a polia do tensor pra economizar.
Editado pela última vez por matteo em Qui Jan 14, 2016 11:29 pm, em um total de 1 vez.
Miau
Zumbi
Contato:

Mensagem por Miau » Qui Jan 14, 2016 11:32 pm

Entao.. Acho que esse coxim hidraulico.. Vulgarmente chamado de pêra.. Custa uns 100 ou menos da birth. Monroe é confiavel com amortecedores.. Demais peças so pesquisando.. Eu uso birth nos 3 coxins do motor.. 100% aprovado.

Sou mecanico por hobby mesmo. E também pq nao deixo mecanico mexer no meu carro devido as cagadas que fazem.
matteo
Habilitado

Mensagem por matteo » Qui Jan 14, 2016 11:34 pm

André, me desculpe, acabei fazendo confusão e apaguei a sua resposta ao meu post.
Mas enfim, também pensei no fato que o tensionador sofre desgaste em seu mecanismo e pode fazer que a correia não fique tensionada o suficiente e comece a patinar, ou então pode ocorrer a quebra que vc mencionou.
Com relação ao coxin, pensei em comprar da axios/monroe, pois não encontrei na birth. Tá 150, já de outras marcas que não conheço ta na faixa de 80,00.
Vi que vc tem um certo conhecimento de mecânica em geral. Vc é mecânico de profissão ou é somente hobby?

Abraço!!
matteo
Habilitado

Mensagem por matteo » Qui Jan 14, 2016 11:45 pm

Será que para esse tipo de serviço posso ir a um mecânico geral ou é melhor pessoal especializado em a/c?
Miau
Zumbi
Contato:

Mensagem por Miau » Qui Jan 14, 2016 11:51 pm

Bom.. Tem que ver se ao trocar esse rolamento, nao corre risco de estragar o selo do compressor.

Certo seria mesmo num especializado em ac
friba.rj
Curioso

Mensagem por friba.rj » Sáb Jan 16, 2016 2:22 pm

Será que um kit de correia dentada com rolamentos VTO é tão inferior a um kit Dayco ou Gates?
Miau
Zumbi
Contato:

Mensagem por Miau » Sáb Jan 16, 2016 4:59 pm

com motor não se brinca.. é uma "economia porca" que no final pode sair mais caro.

Por exemplo.. se um rolamento agarra.. se uma correia arrebenta.. se um tensor quebra e solta a correia.. uma retifica vai sair na casa dos 5 mil
friba.rj
Curioso

Mensagem por friba.rj » Dom Jan 17, 2016 7:16 pm

Concordo com você. Não gosto de correr riscos desnecessários e não vou fazer "economia burra" (prefiro este termo, acho mais apropriado rsrs). Estou comprando tudo da Gates.

Infelizmente, não temos como testar os produtos antes de comprar e não temos um órgão responsável por atestar a sua qualidade. Além disso, não dá pra acreditar em tudo que lemos/ouvimos, pois existem muitas matérias pagas, pessoas que são contratadas para falar mal de determinada marca, e outras, ainda, que saem apenas repetindo textos sem se importar em verificar a veracidade do seu conteúdo.

É difícil saber a verdade. Daí a importância de um Fórum como este, em que podemos trocar ideias de forma honesta e imparcial, pois baseadas em experiências reais.
matteo
Habilitado

Mensagem por matteo » Qua Jan 20, 2016 10:45 am

Pessoal, boas notícias!! Não tem coisa melhor que vc se dirigir a um profissional sério e honesto, não daqueles que só pensam em ganhar dinheiro. Fui a uma oficina especializada em a/c, descrevi o barulho para ele e o mesmo disse que antes de dar o diagnóstico e o orçamento, teria que testar os vários acessórios e rolamentos com um estetoscópio automotivo e não com o tal do "ouvidômetro" como fez o mecânico que trocou as correias. Resultado: O problema está nos rolamentos do alternador e não do compressor como se pensava. Alívio imediato, para alma e para o bolso. Até entendo o outro ter se enganado, pois o compressor e alternador ficam bem próximos, o que faz com que o ruído venha da mesma direção, e nesse caso para fazer um diagnóstico preciso, tem que usar a ferramenta certa. Abraço!!! :)
Editado pela última vez por matteo em Qua Jan 20, 2016 10:46 am, em um total de 1 vez.
Responder