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#31

Mensagem por Miau » Qua Dez 16, 2015 11:11 am

não cara.. tá errado..

vou te explicar.. essa mangueirinha de retorno não tem nada a ver com a valvula termostática..

a função dela é devolver os vapores pra caixa de expansão(vulgo reseratório).. tendeu? ela nao faz parte da circulação do fluido e sim pra retornar fluido fervente ou vaporizado.. por isso que ela fica no topo do radiador..

você tem que fazer o fluido sair por ela com o motor desligado.. tendeu.. como o reservatorio fica mais alto que todo restante do sistema, a propria gravidade vai encher o radiador até o topo e então sair fluido pela saida da mangueirinha..

então primeiro passo é encher o reservatodio até sair fluido pela saida da mangueirinha.. com o motor desligado.. isso garante que o radiador tá cheio até a boca.

então voce pluga a mangueirinha e esquece dela..

ai sim voce liga o motor e parte pra purga pelo parafuso do cavalo dagua.

e jamais deixei o carro aquecer o chegar na temperatura de 90º sem que o sistema esteja todo fechado..

outra: JAMAIS abra a tampa do reservatorio com o motor quente.. pois no que voce abre.. o sistema despressuriza imediatamente e ocorre mudanças de temperatura bruscas devido a despressurização no bloco do motor.. podendo até trincar o bloco. sempre espere esfriar bem.


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#32

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Dez 16, 2015 11:32 am

Ciente sobre não abrir a tampa do reservatorio com motor quente!!

ENTÃO tem algo obstruindo nas mangueiras de outra via de acesso ao radiador, pois com motor frio a valvula veda a mangueira superior de passagem de liquido para o radiador !!!!!!

Antes de ligar o motor fui repondo novo líquido...e este começou a sair pelo dreno do cavalo dágua ...e fiquei aguardando sair pela mangueirinha de retorno do radiador (era assim mesmo antes de trocar a válvula termostática).....mas depois de trocada, não saiu mais liquido pela mangueirinha de retorno...deduzi então que seria por causa da valvula nova...já que antes não existia valvula (vcs podem ver no vídeo) e o liquido saia pela mangueirinha de retorno mesmo com o motor desligado e frio.

Já que na verdade com a válvula normalizada, motor frio, ao repor o liquido, este deveria sair normalmente pela mangueirinha de retorno...então esse carro esta com alguma obstrução nas outras vias, pois se a única entrada de liquido para o radiador for pela mangueira após a valvula termostática, só sairia liquido pela mangueirinha de retorno após a abertura da valvula termostática motor ligado na faixa dos 85ºC!!!

Ou seja: como citei antes. Com a valvula normalizada, quando liguei o motor, não teve circulação nenhuma pelo radiador....ficou circulando liquido só da parte da valuvula fechada pra lá. Da parte do radiador pra cá da valvula não circulou nada, por isso não saiu água pela mangueirinha de retorno.
Editado pela última vez por Timoteo BATALHA em Qua Dez 16, 2015 11:40 am, em um total de 1 vez.
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#33

Mensagem por rgdl » Qua Dez 16, 2015 12:15 pm

Batalha, vamos entender como funciona esse sistema. Eu demorei para entender mas entendi, espero conseguir te explicar.

Observe a imagem abaixo:

Imagem

Primeiro vc tem que entender que a bomba d'água joga água para dentro do motor e essa agua sai na caixa de passagem de água e volta para a bomba pelo cano metálico (item 12) que fica atrás do motor fazendo uma circulação em anel.

Observe a caixa de passagem de água, vc vai ver que nela tem dois conectores para mangueiras largas, um conector é a própria válvula termostática e nele liga a mangueira que vai direto ao topo do radiador (item 1). O normal, quando o liquido está frio, é a válvula ficar fechada e não passar uma gota d'água fria por ali.

O segundo conector que fica abaixo da válvula termostática é para uma mangueira grossa da qual saem duas mangueiras mais finas (item 2). Essa mangueira grossa fica conectada na base do radiador e uma das mangueiras finas vai para o reservatório de expansão e outra vai para o radiador de óleo.

É por essa mangueira que a água enche o radiador, e enche de baixo para cima. O liquido de arrefecimento vem pela mangueira fina ligada ao reservatório de expansão desce pela mangueira grossa até a base do radiador e vai enchendo ele até sair pelo conector da mangueira de retorno (eu prefiro desplugar a mangueira de retorno do radiador).

É por isso que a válvula termostática não interfere nesse processo, ela pode estar fechada que isso não importa, sairá liquido de arrefecimento pelo conector de qualquer maneira.

As vezes acontece de e estar muito seco e demora para sair liquido por ali mas insista que vai sair.

Só terá algo errado se o nível do reservatório parar de descer e não sair nada. Nesse caso o mais provável é que seu radiador esteja entupido.
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#34

Mensagem por Miau » Qua Dez 16, 2015 12:19 pm

então cara.. presta atenção que você vai entender..

quando você enche o reservatorio.. o fluido desce por uma mangueira que se conecta a mangueira inferior do radiador + mangueira inferior do cavalo dagua + mangueira do trocador de calor do filtro de oleo e tambem vai para o motor pela conexao inferior do cavalo dagua, se não me engano..

ai o bloco do motor, incluindo bomba, vai se enchendo.. quando o fluido chega na altura do cavalo dagua.. ele começa a encher o radiador pela mangueira grande inferior..

se você observar, tem 2 conexões de mangueira que saem do motor e vão pro radiador..

a de cima, é a que sai da válvula termostática.. essa obviamente fica fechada quando o motor ta frio..

abaixo da saida da valvula.. voce vai ver outra saida.. essa pega lá no pé do radiador e vai enchendo ele de baixo pra cima.. essa fica aberta direto..

logo, mesmo com o motor desligado, com a valvula fechada.. o fluido enche o radiador pela mangueira de baixo.. sacou? e quando ele enche todo ele vai vai vazar justamente pela mangueirinha de retorno.

como funciona o radiador e a valvula?

quando a válvula ta fechada.. o fluido fica circulando somente dentro do bloco, pelo trocador de calor do filtro de óleo, e pelo trocador de calor do cambio automático.

O fluido dentro do radiador fica estático mas também aquece, logicamente.

Isso faz com que a temperatura do motor suba rápido.. pra que as peças cheguem rapidamente a temperatura de serviço que é de 89º C que é o que se deseja..

quando a valvula abre.. o fluido começa a circular dentro do radiador também.. no sentido que o fluido entra no radiador por cima.. pela mangueira da valvula, e volta pela mangueira de baixo para o motor. Nisso a ventoinha arma e resfria o fluido dentro do radiador, fazendo a troca térmica e baixando a temperatura novamente para 89º.. que é quando a valvula fecha.. percebeu a sacada?

Vale tambem lembrar que a valvula nao abre e fecha abruptamenete.. e sim suavemente.. então ela vai liberando a passagem gradualmente.. o que é otimo pra se regular a temperatura..

nesse processo.. quando o fluido tá muito quente e atinge o radiador na parte de cima.. os gases de vapor e o fluido que tá em ebulição fica aprisionado na parte de cima do radiador.. e a pressão que é gerada pela expansão dos gases propele esses gases pela mangueirinha até a caixa de expansão(reservatório).. onde a mesma condensa e devolve o fluido em forma liquida para o sistema..

a função da caixa de expansão é justamente o que o nome diz.. ela é a peça do conjunto mais elastica que tem.. então ela absorve toda pressão do sistema e se expande, preservando o restante contra a pressão.

então, volto a repetir.. tende encher o reservatorio, com o motor frio.. com a purga do cavalo dagua fechada.. até que o fluido saia pela conexão da mangueira no radiador.. se nao sair e transbordar pela boca do reservatorio.. então seu radiador ta entupido.. voce pode soltar a mangueira inferior do radiador e deixar sair tudo que tem la.. provavelmente vai sair um barro marrom de ferrugem.

então voce solta a mangueira de cima do radiador e mete uma mangueira de agua de preferencia com uma bomba dando pressão, e lava bem o radiador..
Editado pela última vez por Miau em Qua Dez 16, 2015 12:23 pm, em um total de 1 vez.
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#35

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Dez 16, 2015 12:45 pm

Muito importante este Fórum e seus Moderadores! MUito conhecimento mesmo...

1. Lembrar que antes o carro estava sem valvula termostática

2. com motor ligado, por que a água do reservatório parou de baixar quando eu fechei o dreno do cavalo dágua?
3. Por que com o motor ligado, não saiu liquido algum pela mangueira de retorno?
4. Por que após sobreaquecer (5º traço do indicador do painel e ventoinha disparando direto em alta) o radiador e a mangueira que sai da válvula estavam frias e o cabeçote e cavalo dágua INTOCÁVEIS de tão quente???

5. Por que, antes, sem a válvula termostática, saia liquido normalmente ao repor, tanto pelo dreno do cavalo dágua quanto pela mangueira de retorno??? ...e com a valvula recolocada isso não acontece mais??

Acho que estas perguntas levaram o dono anterior deste XP a retirar a válvula termostática!!!!
Talvez seja o mesmo problema de outros que tiveram a valvula termostatica retirada.
Editado pela última vez por Timoteo BATALHA em Qua Dez 16, 2015 12:54 pm, em um total de 1 vez.
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#36

Mensagem por Miau » Qua Dez 16, 2015 1:22 pm

2. pq se voc fechou o dreno.. vai sair por onde? (imaginando que o resto está fechado)

3. vou falar novamente.. a mangueira de retorno nao faz parte da circulação do fluido.. é somente para gases e fluido ebulindo.. nao é a toa que é fininha.. o que faz a agua circular é a bomba dagua.. ela nao empurra fluido radiador a cima.. e sim no sentido de cima pra baixo.. então nao vai ter corrente de fluido pela mangueirinha.

4. pq certamente o ar que está no radiador ou em alguma outra parte do sistema se alojou na parte superior do cavalo dagua.. então imagino que ficou apenas ar na valvula.. e como nao é fluido.. a valvula nao abre. ou.. a valvula ta ruim.

5. pq o radiador deve estar entupido na parte de baixo.. o que é até logico pois a sujeira decanta em sentido a gravidade.. uma vez entupido.. a agua nao desce.. nao circula de volta e o ponto de escape que sobra acaba sendo a mangueirinha.

as perguntas levam a mostrar que quem mexeu nesse carro foi mais um bossal de um mexanico zé ruela que só faz gambiarra.

cara.. solte ambas as mangueiras do radiador.. a superior e a inferior..encha ele por cima com uma mangueira jorrando agua e observe o que sai por baixo.. ahh sim.. desconecte a mangueirinha pra nao ir sujeira pro reservatorio.

outra coisa.. li vc comentar que cortaram a mangueira do sistema de ar quente do climatizador..

outra bossalidade de mexanico.. sabe pq? eles dizem assim: ahh aqui no brasil nao faz frio, ninguem usa o aquecedor.. então corta!

bossalidade pois pra quem não sabe.. pelo menos o ar digital tem um sistema anti fungo que de tempos em tempos, ao acionar o ar condicionado, ele primeiro bafeja ar quente na tubulação por alguns segundos e depois joga ar frio pra causar choque termico na tubulação e matar fungos.. eu ja reparei diversas vezes isso no meu ocorrer..
Editado pela última vez por Miau em Qua Dez 16, 2015 1:23 pm, em um total de 1 vez.
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#37

Mensagem por Miau » Qua Dez 16, 2015 1:36 pm

ahh sim..

todos que tem a valvula retirada.. são resultado de 2 fatores:

donos relapsos que não fazem manutenção preventiva.. enchem o sistema com agua da torneira.. que contem minerais, ions e impurezas.. ou com adtivos vagabundos conhecidos como sintéticos a base de polimeros baratinhos(ao invés do correto que é mistura adtivo organico + agua desmineralizada/deionizada).. que causa oxidação interna e ferrugem no sistema.. que se transforma numa borra parecida com barro.. que entope tudo, fura radiador, cavita a bomba.. e que finalmente culmina no sobre aquecimento..

e ai, como se não bastasse tamanha covardia com o carro.. leva numa oficina pé de chinelo pra não gastar muito, e a solução super inteligente do mexanico é remover a válvula termostática pra dar uma falsa ilusão que isso vai melhorar.. sob o argumento que a válvula não é necessária aqui no brasil por ser muito quente.

e por fim forma esse quadro ai que você vê..

eu posso afirmar uma coisa com TOTAL CERTEZA.. se não precisasse de alguma peça no carro.. pode apostar sua alma que a montadora não ia gastar com essa peça a toa.. se está lá.. é porque realmente tem um propósito.
Editado pela última vez por Miau em Qua Dez 16, 2015 1:40 pm, em um total de 1 vez.
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#38

Mensagem por rgdl » Qua Dez 16, 2015 2:16 pm

2. Se tiver ar no sistema ele sairá e será levado para o reservatório de expansão, mas esse processo não ocorre de imediato, e dependendo da quantidade de ar nem vai ocorrer porque o ar bloqueará o fluxo do liquido. É por isso que o nível não desce com o motor ligado.

3. Até 89°C não é para sair nada mesmo, pois o sistema estará trabalhando em circuito fechado, mas a partir dessa temperatura tem que sair a não ser que tenha do ar no sistema impedindo a circulação do liquido de arrefecimento ou um entupimento ou até mesmo válvula ruim.

4. Alguma coisa está impedindo o fluxo do líquido para o radiador, pode ser a válvula ou o próprio radiador. Faça o teste da panela com sua válvula nova, o ideal seria se vc tivesse como acompanhar a temperatura da água. Ela tem que começar a abrir aos 89°C. Com isso vc saberá se o problema é a válvula ou o radiador.

5. já expliquei no item 3.

Olha o que o dono anterior fez foi péssimo e pelo que vc relatou até agora eu tenho para mim que foi o seguinte:

1 - Mangueiras do aquecedor do ar condicionado. Provavelmente estouraram e como as originais são caríssimas (R$ 180,00 a com o dreno e R$ 570,00 a sem o dreno, são quase R$ 800,00 só de peças) ele optou pelo mais barato cortou e fez a união das benditas. Duvido que o radiador de ar quente esteja ruim ou vazando. Digo isso porque foi o que meu irmão me sugeriu fazer quando as minhas estouraram. Por sorte essas mangueiras no mercado livre custam 90,00.

<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 6464zj-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 4zj-_JM</a>

<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 6464zk-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 4zk-_JM</a>

2 - Ele retirou o miolo da válvula termostática por que o fluxo de liquido pelo radiador estava comprometido, mas não o suficiente para comprometer o funcionamento do motor. Provavelmente isso também deve ter sido sugerido pelos mexânicos de plantão que cismam de achar que são mais inteligentes e espertos do que os engenheiros que projetaram o motor e é isso que mata nesses mexanicos, eles dificilmente querem ir a fundo para achar o real problema.

Isso também aconteceu comigo, quando troquei a junta do cabeçote o meu irmão falou que meu carro estava sem válvula termostática. Comprei uma e coloquei, mesmo assim tive vários problemas de superaquecimento que queimaram a junta novamente, só ai que vi que o real problema do superaquecimento era o radiador entupido. Olha ai o estado geral do radiador.

<a href="http://i.imgur.com/nd65ymX.jpg" target="_blank">Imagem</a>

Batalha, faz assim: faça uma revisão em todo seu sistema de arrefecimento, mande varetar o radiador ou compre um novo e troque todas as mangueiras que vc julgar comprometidas (eu troquei todas as que estavam contaminadas com óleo). As mangueiras e o radiador (se vc comprar um novo) dá para trocar em casa. O que complica é o tubo de metal, mas ele dificilmente dá problema mas é bom trocar os o'rings de vedação.

Vc comentou também de um erro gravado e que era relacionado a ventoinha, veja isso também.
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#39

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Dez 17, 2015 3:03 am

problema resolvido...
Havia um pedaço de silicone dentro do radiador
O sensor de temperatura não prestava mais...sensor novo
A válvula nova está ótima e instalada
Vou relatar tudo quando amanhecer...já eh madrugada aqui

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Havia um pedaço de silicone dentro do radiador
O sensor de temperatura não prestava mais...sensor novo
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#40

Mensagem por rgdl » Qui Dez 17, 2015 9:14 am

Que bom que resolveu Batalha, realmente só restava duas coisas ou a válvula ou ao radiador.

Agora esse problema do sensor é novidade, mas se ele está ruim aparece no scanner porque acaba dando erro de defeito motor, já que a central de injeção usa os parâmetros de temperatura do sensor para determinar o ponto de injeção.

Assim que tiver tempo posta detalhe e, se possível, com imagens.
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#41

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Dez 17, 2015 4:19 pm

Prezados,
A meses nosso XP sempre quando desligava o motor, mesmo em curto trajeto, ficava cerca de 5 minutos com a ventoinha ligada em baixa...e quando ligava o ar condicionado primeiro acionava a ventoinha em baixa e depois de uns 10 minuto é que acionava em alta.

Na estrada por duas vezes acendeu o 4º traço do indicador de temperatura retornando ao normal logo em seguida...isso a meses atrás.
Porém no dia em que iniciei este tópico aconteceu de em alta velocidade esquentar...esfriar em baixa velocidade...e tornar a esquentar se voltasse a correr novamente acima dos 100 por hora. (sem alarmar Defeito Motor no CB).

Já havia trocado o líquido refrigerante e limpado o radiador com produto, por fora. Troquei novamente o liquido do sistema por completo e voltei pra estrada pra testar...deu o mesmo problema. Ou a Bomba dágua ou a válvula termostática pensei, e decidi começar pela mais barata!

Comprei a válvula e ao abrir para trocar, a surpresa que na mesma hora fiz o vídeo...tinha só o esqueleto de uma ex-válvula. ..Instalei a nova repuz novo liquido tirei o ar pelo dreno do cavalo mas não saiu liquido pela mangueira de retorno...achei estranho mas mesmo assim liguei o motor. depois de uns 5 minutos, indicou a temperatura no 4º traço do indicador...logo em seguida no 5º...desliguei de imediato...

Seguindo a orientação do RGDL testei a válvula em uma panela com água no fogão e vi a abertura e fechamento acontecendo normalmente, sendo a abertura lentamente quando a água estava quase iniciando a fervura...e totalmente aberta já quando em plena fervura....retirando da água fervente, de imediato ela começava a fechar...tudo normal, instalei a válvula novamente e fui verificar o radiador.

Com a carcaça da "válvula" velha e um pedaço de plástico, vedei a saída de liquido refrigerante pela abertura aonde se instala a valvula termostática...simulando assim uma válvula fechada....comecei a colocar água no reservatório e deu pra ouvir que estava enchendo o radiador de baixo pra cima....então transbordou pela entrada superior do radiador...encheu por baixo ....foi quando vi saindo um pedaço de silicone de vedação...com 3 cm de comprimento por 4 mm de diametro....parei de injetar liquido no reservatório...

Em nenhum momento saiu sujeira barro ou ferrugem do sistema...olhando as mangueiras que desconectei, todas sem sujeira...lembrei que o dono anterior falou de ter mandado limpar tudo em fevereiro de 2015 se bem me lembro...

Sabendo que o radiador estava cheio, instalei a válvula nova, repuz a mangueira, reconectei ao radiador, abri o dreno do cavalo dágua, desconectei a mangueira de retorno no reservatório...e completei liquido de arrefecimento até parar de sair ar pelo dreno. NOVAMENTE, não saiu nada pela mangueirinha de retorno...fiquei preocupado mas fechei tudo e liguei o motor...

Aí tive que ter coragem quando vi novamente a temperatura subindo...pensei: " se a valvula abriu com a água no fogão quase fervendo, vai ter que abrir aqui...e se abrir a água vai entrar no radiador e a temperatura vai baixar".....esperei e derrepente alarmou no CB TEMPERATURA ALTA - DESLIGUE MOTOR...nem li direito...pensei rápido: " é agora"...e aconteceu....de súbito caiu para tres traços no indicador...corri e coloquei a mão na mangueira que segue da valvula para a parte superior do radiador...e FINALMENTE...estava quente...o radiador também!!!

Desconectei a mangueira de retorno e BINGO...estava jorrando liquido!!! dei um tempo até parar de espumar e reconectei ao reservatório...abri o portão e fui pra rua...

Ao acelarar forte o indicador de temperatura subiu a 5 traços...e logo em seguida baixou pra tres....parei o carro...subiu pra 4. Andei novamente e voltou a subir e em seguida baixar 5 e 3... depois de 10 minutos (+ ou -) estabilizou em 4...então saquei: ESTE SENSOR DE TEMPERATURA NÃO É DESTE CARRO ou ESTÁ COM PARAMETRO ERRADO (range de temperatura elevado mandando informação de 110ºC quando na verdade a temperatura real é de 89ºC)...ou simplesmente não presta.

Como estava (e estou) sem grana para passar scanner, fui direto comprar um sensor novo. (30 dilmas)
Lá na loja mesmo peguei uma 19mm emprestada e troquei o sensor. acionei a chave e dei um tempo...em seguida liguei o motor...
MEUS AMIGOS...entrei no paraíso. O carro ficou refinadíssimo...a ventoinha parou de ficar ligada direto...o motor ficou muito...mais muito mesmo...mais macio do que já era antes....eu nem imaginava que poderia ficar tão suave assim....é como se antes...sem válvula termostática e sensor PIRATA para disfarçar a ausencia da válvula...o carro andava sofrendo...andava super bem e economico...mas agora está evidente que ele realmente está na maciez do projeto original.
Não sei descrever a maciez de motor que está agora, pois nunca dirigi outro Xsara Picasso 2.0 16V...

Desculpem a ausencia de vídeos e fotos...tenho dificuldade com fotos no fórum por falta de tempo para ler as instruções de como postar fotos...farei isso em breve!
Não fiz um video de tudo por causa da urgencia...tinha que atender a esposa, filhos, um cachorro um gato e o Trabalho tudo ao mesmo tempo...

Muito obrigado pela transferencia de conhecimento e apoio moral neste momento de crise.
Muito obrigado a todos, RGDL, André M, especialmente.
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#42

Mensagem por Miau » Qui Dez 17, 2015 7:50 pm

Po.. Que beleza..

Mas e a sensação de saber com certeza que tá tudo certo agora heim? Kkk

O negócio agora é manter tudo em dia.

Pra você ter ideia.. Sou tao chato que até o reservatorio troquei.. Pois o velho tava todo queimado de ferrugem
Editado pela última vez por Miau em Qui Dez 17, 2015 7:53 pm, em um total de 1 vez.
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#43

Mensagem por rgdl » Qui Dez 17, 2015 8:29 pm

Batalha, estamos aqui para isso mesmo para ajudar. Agora a pergunta que não quer calar: Como essa silicone foi para ali?

Quanto ao sensor, ele é frágil mesmo e quando queima mostra temperaturas doidas. Agora 30 dilmas foi baratinho, eu paguei 65 dilmas em um novo quando o meu queimou na viagem para São Paulo. E esse sensor que queimou eu tinha instalado 9 meses antes.

Agora que as coisas acalmaram veja melhor esse radiador, pelo sim pelo não é melhor prevenir.
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#44

Mensagem por Munhoz » Sex Dez 18, 2015 11:39 am

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#45

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Dez 18, 2015 3:23 pm

[quote name='rgdl' date='Dec 17 2015, 08:29 PM' post='31920']
Batalha, estamos aqui para isso mesmo para ajudar. Agora a pergunta que não quer calar: Como essa silicone foi para ali?

Quanto ao sensor, ele é frágil mesmo e quando queima mostra temperaturas doidas. Agora 30 dilmas foi baratinho, eu paguei 65 dilmas em um novo quando o meu queimou na viagem para São Paulo. E esse sensor que queimou eu tinha instalado 9 meses antes.

Agora que as coisas acalmaram veja melhor esse radiador, pelo sim pelo não é melhor prevenir.
[/quote]


Minha teoria para esse silicone...pela aparência de velho...foi parar lá quando colocaram aquele esqueleto zumbi de válvula termostática....com certeza!!!
Mais uma vez, meu sincero agradecimento!!!

[quote name='rgdl' date='Dec 17 2015, 08:29 PM' post='31920']
Batalha, estamos aqui para isso mesmo para ajudar. Agora a pergunta que não quer calar: Como essa silicone foi para ali?

Quanto ao sensor, ele é frágil mesmo e quando queima mostra temperaturas doidas. Agora 30 dilmas foi baratinho, eu paguei 65 dilmas em um novo quando o meu queimou na viagem para São Paulo. E esse sensor que queimou eu tinha instalado 9 meses antes.

Agora que as coisas acalmaram veja melhor esse radiador, pelo sim pelo não é melhor prevenir.
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Vou ficar de olho...e em janeiro que vem, quando for trocar a correia dentada...vou revisar o radiador!!!
Mais uma vez, muito obrigado!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
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