Aditivo do sistema de arrefecimento
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é aquela historia.. algo que tem normatização passou por vários testes de engenharia até ser consolidado numa norma justamente pra evitar esse tipo de abordagem de marketing dizendo que A faz melhor que B
E é logico que a própria fabricante é suspeita demais pra querer dizer que seu produto é bom. O correto é a empresa procurar uma laboratório de testes neutro respeitável pra, digamos, certificar seu produto em varios aspectos.. como eficiencia, durabilidade, efeitos colaterais
E é logico que a própria fabricante é suspeita demais pra querer dizer que seu produto é bom. O correto é a empresa procurar uma laboratório de testes neutro respeitável pra, digamos, certificar seu produto em varios aspectos.. como eficiencia, durabilidade, efeitos colaterais
Editado pela última vez por Miau em Seg Fev 09, 2015 12:01 pm, em um total de 1 vez.
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Isso Munhoz, no item 6.3 do teste do INMETRO deixa claro que o produto foi diluído a 50/50 e os normatizados obtiveram rendimento mínimo de 163°C de aumento no ponto de ebulição.
Lembro que em certo ponto do vídeo o ADG, induzido pelo "cientista" diz que monoetilenoglicol só atinge essa marca concentrado, que diluído no máximo chega a 120°C.
Eu parei de acompanhar essa série ai.
Lembro que em certo ponto do vídeo o ADG, induzido pelo "cientista" diz que monoetilenoglicol só atinge essa marca concentrado, que diluído no máximo chega a 120°C.
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Esse fds troquei o reservatório (caixa de expansão) e a tampa.. pra ficar tudo novinho pois a antiga já quase nao dava pra ver o nivel.. porém vou dar uma limpeza na antiga o maximo que der e colocar a venda pois custa caro.. foi 210 dilmas a caixa + tampa nova.. e só tem original.
após muito estudo, acabei optando por usar o Petronas Paraflu Collant Up (fluido amarelo) por ser o mais recomendado, atende as normas e é organico.. custou 36 o litro, usei 2..
como é concentrado, misturei com 3 litros de água desmineralizada radiex, custa 5 reais o litro. acho que seria burrice usar água da torneira.
antes fiz uma boa limpeza do sistema.. soltei varias mangueiras pra jorrar fluxo de agua limpa por todo sistema.. até a valvula termostática tirei pra circular agua por ali tambem..
fica a dica pra quem quiser fazer.. sao 3 procedimentos pra tirar o ar..
1 - desconecte a mangueira de retorno que vai do topo do raiador até a caixa de expansão e fique monitorando enquanto coloca fluido na caixa de expansão.. se sair fluido.. recoloque sem clicar.
2 - encha a caixa e desrosqueie a purga de ar da mangueira do ar quente.. e deixa o ar sair todo até começar a sair fluido.. depois feche.
3 - depois faz o mesmo com a saida de purga ali do cavalo dagua.. logo atrás da valvula termostática.. quando começar a sair fluido sem ar.. feche.
4 - vá completando até sair fluido pela mangueira de retorno.. quando sair feche e clique.
5 - ligue o carro.. ligue o ar e ponha no máximo de temperatura pra sair ar quente.. reabra a purga do ar quente e veja se ainda tem ar.. completado, feche definitivo.
6 - faça o mesmo com a purga do cavalo dagua.. quando n tiver mais ar.. feche definitivo..
7 - agora é só nivelar na caixa de expansão e fechar a tampa.. e aguardar aquecer tudo até armar a ventoinha..
8 - jamais abra a tampa com o motor quente.. risco alto de se queimar pois a caixa ta pressurizada de vapor
após muito estudo, acabei optando por usar o Petronas Paraflu Collant Up (fluido amarelo) por ser o mais recomendado, atende as normas e é organico.. custou 36 o litro, usei 2..
como é concentrado, misturei com 3 litros de água desmineralizada radiex, custa 5 reais o litro. acho que seria burrice usar água da torneira.
antes fiz uma boa limpeza do sistema.. soltei varias mangueiras pra jorrar fluxo de agua limpa por todo sistema.. até a valvula termostática tirei pra circular agua por ali tambem..
fica a dica pra quem quiser fazer.. sao 3 procedimentos pra tirar o ar..
1 - desconecte a mangueira de retorno que vai do topo do raiador até a caixa de expansão e fique monitorando enquanto coloca fluido na caixa de expansão.. se sair fluido.. recoloque sem clicar.
2 - encha a caixa e desrosqueie a purga de ar da mangueira do ar quente.. e deixa o ar sair todo até começar a sair fluido.. depois feche.
3 - depois faz o mesmo com a saida de purga ali do cavalo dagua.. logo atrás da valvula termostática.. quando começar a sair fluido sem ar.. feche.
4 - vá completando até sair fluido pela mangueira de retorno.. quando sair feche e clique.
5 - ligue o carro.. ligue o ar e ponha no máximo de temperatura pra sair ar quente.. reabra a purga do ar quente e veja se ainda tem ar.. completado, feche definitivo.
6 - faça o mesmo com a purga do cavalo dagua.. quando n tiver mais ar.. feche definitivo..
7 - agora é só nivelar na caixa de expansão e fechar a tampa.. e aguardar aquecer tudo até armar a ventoinha..
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Editado pela última vez por Miau em Seg Mar 16, 2015 7:58 am, em um total de 1 vez.
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Vinicius, sim. Aditivo já pronto para uso é só colocar sem precisar adicionar água. Mas observe que no nosso motor só aditivo orgânico, nem pense em colocar aditivo sintético nele, ok?.
Até onde sei o Total Azul Clássico é sintético, se misturar com o orgânico dá uma gororoba danada dentro que só sai limpando com limpa radiadores, isso se não tiver que varetar o radiador.
Eu uso o Coolant UP da Petronas (antigo Paraflu) do rótulo prateado. É concentrado, mas é fácil misturar, é só colocar um litro de aditivo em um litro de água desmineralizada e pronto.
Até onde sei o Total Azul Clássico é sintético, se misturar com o orgânico dá uma gororoba danada dentro que só sai limpando com limpa radiadores, isso se não tiver que varetar o radiador.
Eu uso o Coolant UP da Petronas (antigo Paraflu) do rótulo prateado. É concentrado, mas é fácil misturar, é só colocar um litro de aditivo em um litro de água desmineralizada e pronto.
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Aditivo do sistema de arrefecimento
Olá, pessoal.
Comecei a fazer a limpeza do sistema de arrefecimento e a troca do líquido, mas deixei pra terminar outro dia porque surgiram algumas dúvidas.
1ª) Qual a capacidade, em litros, do sistema de arrefecimento do Xsara Picasso 2.0 16V?
O "Livro de Bolso" da Citroën traz o seguinte: 5,8 litros para o Xsara Picasso 1.6i e 6,5 litros para o Xsara Picasso 1.8i 16V. Não há informação para o Xsara Picasso 2.0 16V.
2ª) Existe alguma maneira de retirar TODO o líquido do sistema?
Quando se faz a drenagem do líquido antigo, ele não sai por completo. Fica muito líquido ainda no sistema.
Comecei a fazer a limpeza do sistema de arrefecimento e a troca do líquido, mas deixei pra terminar outro dia porque surgiram algumas dúvidas.
1ª) Qual a capacidade, em litros, do sistema de arrefecimento do Xsara Picasso 2.0 16V?
O "Livro de Bolso" da Citroën traz o seguinte: 5,8 litros para o Xsara Picasso 1.6i e 6,5 litros para o Xsara Picasso 1.8i 16V. Não há informação para o Xsara Picasso 2.0 16V.
2ª) Existe alguma maneira de retirar TODO o líquido do sistema?
Quando se faz a drenagem do líquido antigo, ele não sai por completo. Fica muito líquido ainda no sistema.
Editado pela última vez por friba.rj em Ter Mai 02, 2017 9:44 pm, em um total de 2 vezes.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
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Aditivo do sistema de arrefecimento
A capacidade do do 2.0 é parecida com a capacidade do 1.8, em torno de 6 litros.
Existe um bujão no bloco cujo acesso é pela parte de traz que vaza todo liquido do sistema de arrefecimento.
Olhe esse site é muito instrutivo
http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%8 ... gi0mka.htm
Existe um bujão no bloco cujo acesso é pela parte de traz que vaza todo liquido do sistema de arrefecimento.
Olhe esse site é muito instrutivo
http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%8 ... gi0mka.htm
Editado pela última vez por rgdl em Ter Jan 24, 2017 1:38 pm, em um total de 3 vezes.
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rgdl, como é que você encontra essas coisas? rsrs
Quanto aos parafusos de purga, o da direita é aquele que você indicou no tópico <a href="index.php?act=ST&f=29&t=5878" target="_blank">index.php?act=ST&f=29&t=5878</a> , certo?
O da esquerda é aquele da tubulação de ar quente que vai em direção à cabine?
Quanto aos parafusos de purga, o da direita é aquele que você indicou no tópico <a href="index.php?act=ST&f=29&t=5878" target="_blank">index.php?act=ST&f=29&t=5878</a> , certo?
O da esquerda é aquele da tubulação de ar quente que vai em direção à cabine?
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
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Pois é, deixou na mão mesmo. Felizmente, como todo homem que gosta de consertar as coisas, eu tenho um monte de tralha de parafuso e um deles coube, foi o que me salvou.
Cara eu acho complicado fazer isso sem levantar o carro, nem que seja para levantar como o macaco e apoiar num cavalete, pois certamente vc vai ter que tirar o protetor de cárter.
Cara eu acho complicado fazer isso sem levantar o carro, nem que seja para levantar como o macaco e apoiar num cavalete, pois certamente vc vai ter que tirar o protetor de cárter.
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Não tenho elevador, cavalete, enfim, nada pra levantar o carro, mas o coloquei numa pequena rampa da garagem (cerca de um degrau de altura), o suficiente pra ter acesso por baixo (sou magro) e poder retirar o protetor de cárter.
Procurei onde a vista alcançava, mas não encontrei o malfadado bujão. Talvez seja necessário retirar alguma coisa pra ter acesso.
Como eu sou completamente leigo no assunto, achei melhor parar por aí mesmo e terminei a troca do líquido de arrefecimento da forma habitual, ou seja, drenando o sistema por meio das mangueiras.
ONTEM: com o motor desligado, retirei tudo o que consegui do líquido antigo e completei com água. Liguei o motor e deixei circular água por alguns minutos. Repeti todo o procedimento duas vezes. Na última, adicionei um aditivo de limpeza do sistema e dei umas voltas curtas com o veículo.
HOJE: retirei o líquido com o aditivo de limpeza. Completei o sistema com 2,8 litros de aditivo concentrado e exatamente 2 litros de água desmineralizada (total de 4,8 litros). Também fiz a purga de ar do sistema por meio dos parafusos indicados no esquema que o rgdl passou, aproveitando para ligar o ar quente da cabine no máximo, com o objetivo de realizar a sua troca.
Obs. 1 Ao completar o sistema, comecei com o aditivo concentrado, coloquei 2,8 litros. Depois, dois litros de água desmineralizada. Procedi dessa forma para garantir que o líquido total presente no sistema tenha a proporção de 40% a 60% de aditivo, conforme determina o manual, uma vez que não sei com certeza a capacidade total do sistema.
Tendo colocado 2,8 litros de aditivo concentrado, fico tranquilo, pois a mistura estará correta se a capacidade total do sistema for de 4,7 litros (40%) até 7 litros (60%).
Obs. 2: talvez fosse desnecessário dizer, mas é importante lembrar que a quantidade que se retira do sistema não é a totalidade, uma vez que sempre fica líquido nos dutos do motor. Talvez seja possível fazer uma troca completa, retirando todo o líquido, por meio do bujão que o rgdl indicou, mas eu não consegui encontrá-lo e tive que fazer da forma habitual.
Procurei onde a vista alcançava, mas não encontrei o malfadado bujão. Talvez seja necessário retirar alguma coisa pra ter acesso.
Como eu sou completamente leigo no assunto, achei melhor parar por aí mesmo e terminei a troca do líquido de arrefecimento da forma habitual, ou seja, drenando o sistema por meio das mangueiras.
ONTEM: com o motor desligado, retirei tudo o que consegui do líquido antigo e completei com água. Liguei o motor e deixei circular água por alguns minutos. Repeti todo o procedimento duas vezes. Na última, adicionei um aditivo de limpeza do sistema e dei umas voltas curtas com o veículo.
HOJE: retirei o líquido com o aditivo de limpeza. Completei o sistema com 2,8 litros de aditivo concentrado e exatamente 2 litros de água desmineralizada (total de 4,8 litros). Também fiz a purga de ar do sistema por meio dos parafusos indicados no esquema que o rgdl passou, aproveitando para ligar o ar quente da cabine no máximo, com o objetivo de realizar a sua troca.
Obs. 1 Ao completar o sistema, comecei com o aditivo concentrado, coloquei 2,8 litros. Depois, dois litros de água desmineralizada. Procedi dessa forma para garantir que o líquido total presente no sistema tenha a proporção de 40% a 60% de aditivo, conforme determina o manual, uma vez que não sei com certeza a capacidade total do sistema.
Tendo colocado 2,8 litros de aditivo concentrado, fico tranquilo, pois a mistura estará correta se a capacidade total do sistema for de 4,7 litros (40%) até 7 litros (60%).
Obs. 2: talvez fosse desnecessário dizer, mas é importante lembrar que a quantidade que se retira do sistema não é a totalidade, uma vez que sempre fica líquido nos dutos do motor. Talvez seja possível fazer uma troca completa, retirando todo o líquido, por meio do bujão que o rgdl indicou, mas eu não consegui encontrá-lo e tive que fazer da forma habitual.
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