Consumo Alto - Veiculo Revisado
- tilex
- Curioso
- Nome: Tilex
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT
Outra bandeira sim BR, acho que é gas. ruim, vou saber quando colocar gas. de novo no Ipiranga.
André teu consumo ta melhor que o meu, com o rendimento caindo até os trancos no cambio ficaram mais frequentes.
Como faço pra testar a bobina, tem alguma ideia ? Preciso saber se todos os braços estão gerando centelha.
Vou começar uma revisão geral.
André teu consumo ta melhor que o meu, com o rendimento caindo até os trancos no cambio ficaram mais frequentes.
Como faço pra testar a bobina, tem alguma ideia ? Preciso saber se todos os braços estão gerando centelha.
Vou começar uma revisão geral.
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Att; Alex andro (Tilex)
- Miau
- Zumbi
- Nome: André M
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
cara.. mas ta dando esse consumo pq n to pegando transito hehe.. o tal do acelera.. para bebe demais.
seria interessante o pessoal que posta sua media de consumo, dizer tb qual gasolina exatamente usa.
eu uso a tal da GRID.. mas ainda não abasteci com os 27% de etanol que tem hj..
olha.. testar a bobina.. eu aqui testei com o lexia.. tipo ele manda centelha de teste.. mas tem que tomar cuidado.. o bom é fazer com a bobina fora pois vai dar centelha com admissão aberta.. e ai pode ter explosão dentro do coletor de admissão.
mas eu acho q nao seja bobina nao.. quando da problema acusa logo na central.
seria interessante o pessoal que posta sua media de consumo, dizer tb qual gasolina exatamente usa.
eu uso a tal da GRID.. mas ainda não abasteci com os 27% de etanol que tem hj..
olha.. testar a bobina.. eu aqui testei com o lexia.. tipo ele manda centelha de teste.. mas tem que tomar cuidado.. o bom é fazer com a bobina fora pois vai dar centelha com admissão aberta.. e ai pode ter explosão dentro do coletor de admissão.
mas eu acho q nao seja bobina nao.. quando da problema acusa logo na central.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.

- Miau
- Zumbi
- Contato:
fala tilex.. as ferramentas chegaram.. e ai tava lendo o manual dela.. e veio uma coisa bem suspeita..
lá diz que no caso de motor equipado com cambio automatico, tem que se usar uma ferramenta extra que vai no lugar do motor de arranque que serve pra travar a cremalheira..
essa aqui:

segundo esse manual.. o conversor de torque não deixa a ferramenta normal que trava a cremalheira por baixo, entrar toda.. e ai fica meio em falso podendo sair do ponto na hora do aperto da polia..
eu nao vi essa ferramenta que vai no lugar do arranque ser usada.. então as chances de realmente estar fora do ponto aumentaram..
esse fim de semana vou checar.. tomara que seja isso.. se for, não vou nem tentar colocar no ponto.. vou na oficina mandar acertar hehe.. passar trabalha a toa.. eu não.
depois vou scannear o manual pra galera =) informação nunca é demais né
lá diz que no caso de motor equipado com cambio automatico, tem que se usar uma ferramenta extra que vai no lugar do motor de arranque que serve pra travar a cremalheira..
essa aqui:

segundo esse manual.. o conversor de torque não deixa a ferramenta normal que trava a cremalheira por baixo, entrar toda.. e ai fica meio em falso podendo sair do ponto na hora do aperto da polia..
eu nao vi essa ferramenta que vai no lugar do arranque ser usada.. então as chances de realmente estar fora do ponto aumentaram..
esse fim de semana vou checar.. tomara que seja isso.. se for, não vou nem tentar colocar no ponto.. vou na oficina mandar acertar hehe.. passar trabalha a toa.. eu não.
depois vou scannear o manual pra galera =) informação nunca é demais né
Editado pela última vez por Miau em Qui Mar 26, 2015 12:10 am, em um total de 1 vez.

- tilex
- Curioso
André, como voce disse "tomara que seja isso"
To torcendo que seja isso, mas se não for vou começar a rever bomba, velas, bobina e sei la mais oque! Porque nao ta certo isso, tem algo errado e pretendo nós juntos descobrir.
To torcendo que seja isso, mas se não for vou começar a rever bomba, velas, bobina e sei la mais oque! Porque nao ta certo isso, tem algo errado e pretendo nós juntos descobrir.
-----
Att; Alex andro (Tilex)
Att; Alex andro (Tilex)
- tilex
- Curioso
André veja esse video, o cara nem usa a ferramenta...rs
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=rq7PQeQzCk8" target="_blank">Video</a>
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=rq7PQeQzCk8" target="_blank">Video</a>
-----
Att; Alex andro (Tilex)
Att; Alex andro (Tilex)
- rgdl
- Zumbi
- Nome: rgdl
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Cara seguinte, esse motor é um pouco diferente do nosso, esse motor possui variador de fase no comando de admissão já o nosso não possui, por isso as marcas na polia e o mecanismo na polia da admissão. É por isso que a chave que o cara comprou não coube.
Realmente esse motor, para achar o ponto, trabalha com os pistões alinhados mas não usar a chave do virabrequim pode acarretar problemas.
É que não basta achar o correto alinahmento dos pistões, vc tem que travar o verabrequim pelo simples motivo da polia da dentada ser do tipo polia louca, ou seja, não tem trava para evitar que ela rode em falso no eixo do virabrequim.
Essa polia é fixada na pressão pela polia da poly-v, porém o parafuso que prente a polia da poly-v é fixada no eixo do virabrequim, então, ao se apertar esse parafuso e o eixo do virabrequim não estiver travado, pode ocorrer do eixo rodar em falso. Se o eixo rodar os pistões vão sair do lugar mas, como a polia é louca, os comando de admissão e escapamento vão permanecer no mesmo lugar tirando o motor do ponto.
Com as varetas o mecânico vai notar isso, mas vai ter que desfazer o trabalho e fazer novamente até acertar, isso se seu mecanico não for meio nescio, e achar que as varetas estão certas quando não estão. Com a ferramenta se acerta de primeira, sem erro.
Realmente esse motor, para achar o ponto, trabalha com os pistões alinhados mas não usar a chave do virabrequim pode acarretar problemas.
É que não basta achar o correto alinahmento dos pistões, vc tem que travar o verabrequim pelo simples motivo da polia da dentada ser do tipo polia louca, ou seja, não tem trava para evitar que ela rode em falso no eixo do virabrequim.
Essa polia é fixada na pressão pela polia da poly-v, porém o parafuso que prente a polia da poly-v é fixada no eixo do virabrequim, então, ao se apertar esse parafuso e o eixo do virabrequim não estiver travado, pode ocorrer do eixo rodar em falso. Se o eixo rodar os pistões vão sair do lugar mas, como a polia é louca, os comando de admissão e escapamento vão permanecer no mesmo lugar tirando o motor do ponto.
Com as varetas o mecânico vai notar isso, mas vai ter que desfazer o trabalho e fazer novamente até acertar, isso se seu mecanico não for meio nescio, e achar que as varetas estão certas quando não estão. Com a ferramenta se acerta de primeira, sem erro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- Miau
- Zumbi
- Contato:
pois é.. tem meu comentário lá justamente falando isso haha
apesar da polia ser louca.. tem uma chaveta la nela que impede que a merd@ maior aconteça caso, vamos dizer.. que afrouxe a polia do virabrequim.
bom.. amanha vou conferir o ponto do motor.. agora com as ferramentas em mãos..
vou fazer de forma simples.. soltar a capa superior da correia.. soltar o peito de aço.. achar o ponto do virabrequim.. encaixar a ferramenta.. e conferir nas polias dos comandos se ta batendo.. eu tenho quase certeza que vai estar um pouco fora.
amanha é o dia.
já pra ver o sensor de detonação.. vou deixar pra semana pra juntar com o alternador que ainda não troquei a placa de diodo. Pois tirando a admissão, fica mais fácil de mexer no alternador
apesar da polia ser louca.. tem uma chaveta la nela que impede que a merd@ maior aconteça caso, vamos dizer.. que afrouxe a polia do virabrequim.
bom.. amanha vou conferir o ponto do motor.. agora com as ferramentas em mãos..
vou fazer de forma simples.. soltar a capa superior da correia.. soltar o peito de aço.. achar o ponto do virabrequim.. encaixar a ferramenta.. e conferir nas polias dos comandos se ta batendo.. eu tenho quase certeza que vai estar um pouco fora.
amanha é o dia.
já pra ver o sensor de detonação.. vou deixar pra semana pra juntar com o alternador que ainda não troquei a placa de diodo. Pois tirando a admissão, fica mais fácil de mexer no alternador
Editado pela última vez por Miau em Sex Mar 27, 2015 8:35 pm, em um total de 1 vez.

- tilex
- Curioso
Outra coisa, tava procurando mais info sobre esses motores e achei esse documento feito em Portugal.
Repare que eles batem sempre na mesma tecla "VALVULA EGR" que está totalmente ligada ao consumo de combustivel !
Cara, será que a minha ta com defeito ? Mas perecia tao limpinha.. será que nao ta funfando, preciso saber como testa-la.
<a href="http://imgur.com/delete/dgk896vqnqDu45Q" target="_blank">Doc PDF</a>
Repare que eles batem sempre na mesma tecla "VALVULA EGR" que está totalmente ligada ao consumo de combustivel !
Cara, será que a minha ta com defeito ? Mas perecia tao limpinha.. será que nao ta funfando, preciso saber como testa-la.
<a href="http://imgur.com/delete/dgk896vqnqDu45Q" target="_blank">Doc PDF</a>
-----
Att; Alex andro (Tilex)
Att; Alex andro (Tilex)
- Miau
- Zumbi
- Contato:
Cara.. a valvula egr é o seguinte..
Na injeção.. tudo no ar admitido influencia no cálculo.. massa de ar.. pressão.. e temperatura.
quando o carro ta frio, a válvula egr pega gases da queima e joga no coletor de admissao pra aquecer o ar.
depois ela serve pra manter uma certa temperatura do ar na admissão
A função dela é abrir e fechar a passagem. A maneira de testar é facil. Soprando contra ela com a válvula fechada pra ver se ta vedando. Só isso.
Na injeção.. tudo no ar admitido influencia no cálculo.. massa de ar.. pressão.. e temperatura.
quando o carro ta frio, a válvula egr pega gases da queima e joga no coletor de admissao pra aquecer o ar.
depois ela serve pra manter uma certa temperatura do ar na admissão
A função dela é abrir e fechar a passagem. A maneira de testar é facil. Soprando contra ela com a válvula fechada pra ver se ta vedando. Só isso.

- Miau
- Zumbi
- Contato:
Bom.. hj verifiquei o ponto..
deu um certo traballho pois tem que soltar o suporte superior do motor e antes calçar ele por baixo pra nao detonar o coxim inferior..
alias os coxins tao muito bons.. essa marca birth italia realmente é primeira linha.
trabalho foi é tirar o parafuso la de baixo da capa da correia.. to com a mao toda lanhada haha
entao.. alinhei os comandos em cima.. depois fui em baixo ver.. ta no ponto certinho.
a ferramenta entrou certinho.. depois ate tirei da marca pra ver como a ferramenta faz.. ela nem entra.
entao ficou faltando ver.
sensor de detonacao
arriar o tanque pra inspecionar
testar vazamento no coletor de admissao.
e.. o cambio
deu um certo traballho pois tem que soltar o suporte superior do motor e antes calçar ele por baixo pra nao detonar o coxim inferior..
alias os coxins tao muito bons.. essa marca birth italia realmente é primeira linha.
trabalho foi é tirar o parafuso la de baixo da capa da correia.. to com a mao toda lanhada haha
entao.. alinhei os comandos em cima.. depois fui em baixo ver.. ta no ponto certinho.
a ferramenta entrou certinho.. depois ate tirei da marca pra ver como a ferramenta faz.. ela nem entra.
entao ficou faltando ver.
sensor de detonacao
arriar o tanque pra inspecionar
testar vazamento no coletor de admissao.
e.. o cambio
Editado pela última vez por Miau em Sáb Mar 28, 2015 1:01 pm, em um total de 1 vez.

- Miau
- Zumbi
- Contato:
ahh.. esqueci de falar..
o tensor da correia dentada do meu motor ta desregulado.. ta com um pouco de folga.
amanha vou tentar fazer o ajuste dele..
pelo que eu vi..
- tem que se travar tudo com as ferramentas..
- folgar o parafuso do tensor, e ajustar ele com uma chave sextavada na posição de sobre tensão
- apertar o parafuso do tensor
- tirar as ferramentas e dar 10 voltas no virabrequim
- recolocar as ferramentas de ponto
- folgar novamente o parafuso do tensor e ajustar ele na posição correta
- tirar as ferramentas de ponto
- dar 2 voltas no virabrequim
- reconferir ponto e posição do tensor
fechar tudo.
o tensor da correia dentada do meu motor ta desregulado.. ta com um pouco de folga.
amanha vou tentar fazer o ajuste dele..
pelo que eu vi..
- tem que se travar tudo com as ferramentas..
- folgar o parafuso do tensor, e ajustar ele com uma chave sextavada na posição de sobre tensão
- tirar as ferramentas e dar 10 voltas no virabrequim
- recolocar as ferramentas de ponto
- folgar novamente o parafuso do tensor e ajustar ele na posição correta
- tirar as ferramentas de ponto
- dar 2 voltas no virabrequim
- reconferir ponto e posição do tensor
fechar tudo.

- tilex
- Curioso
André fiz uma besteira, fui mexer na EGR e esqueci de conectar o plug e liguei o carro, na apontou defeito no motor, agora nao some mais o alerta...ha agora como é que eu vou apagar isso da memoria, ja tentei desligar a bateria, deixei varias horas desligado e continua o alerta. Nao comprei o Lexia ainda por causa do Dolar muito alto ainda.
Alguem sabe se manualmente é possivel apagar esses alertas ?
Alguem sabe se manualmente é possivel apagar esses alertas ?
-----
Att; Alex andro (Tilex)
Att; Alex andro (Tilex)
- Miau
- Zumbi
- Contato:
relaxa.. use o carro assim mesmo que ele some..
uma vez tambem esqueci de plugar um dos conectores da TBI.. e ai ficou um tempo aparecendo defeito motor.. repluguei o cabo e persistiu..
como eu tava longe de casa.. rodei assim mesmo.. depois de um tempo, sumiu.. só ficou mesmo na memoria e depois apaguei semanas depois quando cheguei em casa
falando nisso.. a válvula ta vedando legal?
tava pensando aqui agora tambem e fiquei meio em duvida de uma coisa..
a ferramenta do virabrequim nao entra até facear toda com o bloco.. mas tudo bem, sabemos que no automatico ela nao vai toda..
na verdade ela so entra até facear com o chanfro.. mas nas figuras não é muito claro até onde tem que entrar..
alias o chanfro nao faz função alguma com nada.. mais parece um indice mesmo.. mas fiquei na duvida se nao teria que entrar mais vou mostrar fotos
EDIT.. aqui as imagens..
Corte na cremalheira onde encaixa a ferramenta de ponto do virabrequim

Agora com a ferramenta inserida.. repare que ela só entra até o chanfro em meia lua facear com o bloco.. acho que esse chanfro é o índice referente aos automáticos.. nos mecanicos, ela facea totalmente com o bloco ficando só o pino de fora

Aqui veja como o furo do comando de admissão casa perfeitamente com a polia, já com a ferramenta de ponto do virabrequim instalada

Aqui o tensor da correira com o indicador fora do ponto de afinação. acho que tem que reajustar.

uma vez tambem esqueci de plugar um dos conectores da TBI.. e ai ficou um tempo aparecendo defeito motor.. repluguei o cabo e persistiu..
como eu tava longe de casa.. rodei assim mesmo.. depois de um tempo, sumiu.. só ficou mesmo na memoria e depois apaguei semanas depois quando cheguei em casa
falando nisso.. a válvula ta vedando legal?
tava pensando aqui agora tambem e fiquei meio em duvida de uma coisa..
a ferramenta do virabrequim nao entra até facear toda com o bloco.. mas tudo bem, sabemos que no automatico ela nao vai toda..
na verdade ela so entra até facear com o chanfro.. mas nas figuras não é muito claro até onde tem que entrar..
alias o chanfro nao faz função alguma com nada.. mais parece um indice mesmo.. mas fiquei na duvida se nao teria que entrar mais vou mostrar fotos
EDIT.. aqui as imagens..
Corte na cremalheira onde encaixa a ferramenta de ponto do virabrequim

Agora com a ferramenta inserida.. repare que ela só entra até o chanfro em meia lua facear com o bloco.. acho que esse chanfro é o índice referente aos automáticos.. nos mecanicos, ela facea totalmente com o bloco ficando só o pino de fora

Aqui veja como o furo do comando de admissão casa perfeitamente com a polia, já com a ferramenta de ponto do virabrequim instalada

Aqui o tensor da correira com o indicador fora do ponto de afinação. acho que tem que reajustar.

Editado pela última vez por Miau em Sáb Mar 28, 2015 10:54 pm, em um total de 1 vez.

- tilex
- Curioso
Tem razão sumiu o alarme.
A valvula, acho que sim, senão haveria gases e barulho no cofre do motor. Agora se ela ta funcionando ou não ai é outra historia, será que ela entope la embaixo na admissão? Vc ja abriu aquele tubo de metal ?
Mas enfim a ferramenta entra certinho e trava bem o virabrequin ?
Tem razão o tensor ta fora da marca do indicador, mas ali depois de aberto é facil. Como vc apoiou o motor depois q tirou o coxin ?
A valvula, acho que sim, senão haveria gases e barulho no cofre do motor. Agora se ela ta funcionando ou não ai é outra historia, será que ela entope la embaixo na admissão? Vc ja abriu aquele tubo de metal ?
Mas enfim a ferramenta entra certinho e trava bem o virabrequin ?
Tem razão o tensor ta fora da marca do indicador, mas ali depois de aberto é facil. Como vc apoiou o motor depois q tirou o coxin ?
-----
Att; Alex andro (Tilex)
Att; Alex andro (Tilex)