Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

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alcimar
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#301

Mensagem por alcimar » Dom Nov 23, 2014 7:55 pm

Tópico fantástico.....acompanhando....

abraços.


LucasH
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#302

Mensagem por LucasH » Dom Nov 23, 2014 11:39 pm

Ricardo, vc disse que tirou foto das bronzinas que foram trocadas no seu carro, poderia postar as fotos e se possível os códigos delas? Tá foda de achar na net uma tabela com os códigos das peças Citroen.


[quote name='Ricardo Jr' date='Aug 12 2014, 02:34 PM' post='25508']
Bem... vc não relatou mais problemas além de uma mensagem de erro genérica, fica complicado dizer se só as eletro-válvulas e o óleo será suficiente.

Este cambio tem sensores de rotação de entrada e saída, de temperatura, pressão.... fora as demais eletro-válvulas para acionamento dos pistões das embreagens e freios internos...

O ideal seria passar o carro num computador com Lexia para verificar a mensagem correta e detalhada do erro, para fazer um tratamento adequado.

No meu cambio eu estava com mensagem de baixa pressão de óleo. O mecanico especializado (mesmo!, professor do senai para cambios auto), abriu o cambio, fez uma revisão geral e detectou que o problema do meu eram as bronzinas dos eixos... com o desgaste das bronzinas, o óleo passava mais fácil que deveria e perdia pressão no sistema como um todo...

Ou seja, se trocassse apenas as solenóides e o óleo do cambio, o problema continuaria da mesma forma...

Claro que com cambio aberto aproveitei para trocar filtro de óleo, revisar a bomba (outro ponto que pode ser culpado na perda de pressão), troquei os pistões dos freios internos (50 e 32 reais, eles tem uma membrana de borracha que pode gastar e causar redução de pressão de óleo tmb), junta da caixa, o-rings....., já que estava aberta, troquei também os selenóides, mas ele me deixou clarro que não eram a causa do problema, mas que já que estava colocando tudo novinho, a troca deles gaantiria que duraria mais sem manutenção.

Ou seja, dei uma senhora revisada. Foi 1500 pelo serviço de abrir a caixa e 1000...1200 de peças.
Ah... mais o óleo Dextron 6 na GM (como abriu a caixa, drenou 100% do óleo anterior, que estava com aquele cheiro horroroso de óleo queimado...).

No total foi uns 3000 e 100% de satisfação. (acompanhei todo o processo e fiz algumas fotos das bronzinas e outras partes).

Resumindo:
1) tente usar o lexia no seu carro para verificar a mensagem correta. Procure um mecânico que tenha e entenda da ferramenta, ele poderá fazer testes andando com o carro ligado no lexia e isso é essencial para um diagnóstico apurado e não invasivo.

2) se decidir tentar trocar só as selenóides (tomara que funcione), eu recomendaria não trocar o óleo logo depois. Pois se for algo mais, terá gasto um dinheiro com óleo para ainda ter óleo parcialmente misturado na caixa. Tomara que vc não precise, mas se a caixa tiver que ser aberta, vc precisará de menos óleo do que para "lavá-la".

[quote name='rsampaiio' date='Aug 12 2014, 12:17 PM' post='25503']
Boa tarde a todos!

Meu nome é Rafael, sou do C4 Clube!
Sou de Niterói e atualmente moro em São Gonçalo.

Primeiramente queria agradecer a todos vocês pelo compartilhamento de experiências e que me deram uma luz, pois estava a ponto de vender minha "nave".

Como disee um Xamã tem um conhecimento absurdo e ou rgdll também, desculpem não lembro nickname de todos.

Estou aqui para relatar meu problema e tentativas, pode ser que ajude!
Minha "nave" é um C4 Pallas 09/10 com 115K rodados, sou o segundo dono, o carro estava perfeito ate os 105K depois veio a temida mensagem que ate então era, pelo menos para mim, desconhecida: "Defeito no Câmbio Automático", levei na Citroen e o "Especialista" téc. me disse que um câmbio novo era R$ 25k e o conserto não sairia menos de 9k, sai de lá furioso :978798:
Como não conhecia nenhum mecânico bom em câmbio auto, pesquisei no c4clube, achei uns meXânicos e rasguei dinheiro com 1 deles, no primeiro troquei 5L de óleo e o sensor de pressão R$ 380,00 e só tinha na autorizada da Barra da Tijuca, com ele gastei R$ 1000 e não resolveu meu problema, depois lembrei que quando tinha um PUG 206 tinha um mecânico que cuidava dele para mim e o mesmo tinha trabalhado na Peugeot ai pensei, "ele já deve ter visto esse erro", :925400: Minha sorte que sim!

Então hoje estou comprando mais óleo 10L e 2 (duas) eletro-válvulas vulgas (Solenoides).
Vou pedir para ele lavar o câmbio com o óleo novo e trocar as eletro-válvulas.

Alguém ai pode me da alguma ajuda? :925400:

Tenho que trocar algo a mais, algum O'ring algum retentor?

Xamã, queria muito conversar com você, já que moramos próximos para esclarecer alguma coisa e aprender sobre e quem sabe você não me da o caminho para resolver meu problema.

Ate então muito obrigado a todos vocês.
[/quote]
[/quote]
madson.carneiro
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#303

Mensagem por madson.carneiro » Seg Nov 24, 2014 10:14 am

[quote name='rsampaiio' date='Aug 13 2014, 02:39 PM' post='25559']
[quote name='Ricardo Jr' date='Aug 13 2014, 02:11 PM' post='25557']
[quote name='rsampaiio' date='Aug 13 2014, 01:57 PM' post='25556']
Nobre Ricardo Jr.

Só não te pago um almoço, pois não sei se você mora no RJ. :465974:

Muitíssimo obrigado, eu já ate tinha imaginado algo sobre isso ( problema em alguma parte do câmbio que é responsável pela 4º marcha) :icon_smile_8ball:

Eu acabei de ligar para a Citroen e pedi o Orçamento das peças que você informou pela imagem da tampa da caixa

Esses são os itens que vou trocar:

257416 Eletroválvula 184,62
Mobil Dexron VI ATF 10 Lts à vista 450,00
221514 Segmento Pistão 17,92
2207A7 Tampa da caixa 318,96
256503 Segmento de pistão 10,02
220941 Tampa do Câmbio 48,99
256502 Pistão Plástico 9,96
256504 Segmento de pistão 11,23
221916 Junta Carter Caixa de Marchas 2,34
220940 Junta tampa CV 22,21

a tampa da caixa acho que não é necessário vou verificar com ele!

Você pode me informar se essas peças tem códigos: retentores, anéis e bronzinas?

Uma pergunta Super Importante: eu achei o Óleo Mobil Dexron VI na Chevrolet a R$ 50 DIlmas e a vista R$ 45 Dilmas, é o mesmo, eu acho, posso comprar????
Geralmente compro a maioria das peças na Citroen.
[/quote]

heheh Fica frio ;-) Mas sou de Salvador/BA hehehe

É.. tampa da caixa deixa para ver após observação... mas as demais peças vc viu que é baratinho.. nada que assuste... Pessoal só paga caro na manutenção da AL4 se cair em mexanico ou assaltante ;-D

Se você for abrir essa tampa da caixa, não vai precisar de 10litros de óleo... se bem me lembro ela pega no máximo uns 4,5 litros... não lembro de cabeça. Ao abrir, muito do óleo vai sair... não precisará da técnica de "lavar" a caixa para diluir o óleo antigo.

Lembre que algumas peças precisa de mais de uma unidade... a eletro-válvula e as peças 9 e 12 vc precisará de duas.
[/quote]


BLZ, acabei de verificar mas acho que a 12 já vem 2 pela seta indicando, caso não eu compro na hora e eletroválvula o valor já é com 2! só que você respondeu antes que eu atualizasse o post ehehehe!

Um pergunta, você não respondeu o que perguntei:
Você pode me informar se essas peças tem códigos: retentores, anéis e bronzinas? :28720:

Outra informação importante, pessoal, acabei de ligar para o 0800 da <a href="http://mobil.cosan.com/pt-br/fale-conosco" target="_blank">COSAN</a> falei com eles pelo 0800 644 1562 e o técnico não demonstrou muito domínio pelo assunto de óleo de câmbio Automático, o mesmo me informou que não recomenda a realizar a troca do Mobil MT71141 pelo Mobil Dexron VI. Preciso saber de quem trocou, sei que o Xamã fez, mas queria um feedback atualizado sobre o comportamento da caixa.


Mobil ATF LT 71141

cSt @ 40º C 37.2
cSt @ 100ºC 7.4
Viscosity Index, ASTM D 2270 168
Density @15º C g/ml, ASTM D 4052 0.855

Mobil DEXRON-VI ATF
Viscosity
cSt @ 40ºC 29.5
cSt @ 100ºC 5.83
cP @ -40ºC 11,500
Viscosity Index 145
Flash Point, ºC (ºF) 220 (428)
Gravity, API 35.76
Color Red


Como todos veem tem uma diferença, ela é significativa? fiquei com dúvidas agora!
Reparem tb no indice de viscosidade que é menor no Mobil DEXRON VI
[/quote]

Amigão,

Eu fiz a troca do meu. Primeiro fiz 3 litros de Renaulmatic e depois de uns 500 km, fiz mais 7 (duas trocas de 3.5l) litros de DEXRON VI. Sinceramente não reparei muitas mudanças. Minhca caixa agora as vezes faz um barulho em primeira marcha, coisa que só reparei após a primeira troca com DEXRON VI. Meu kick-down de terceira pra segunda, acima de 50 km/h tava dando um tranco e continua do mesmo jeito, porém nada de alarme. O funcionamento dele quente (com óleo acima de 95 C) está ótimo, com a única resalva pro lance do kick-down, que dá pra regular na pisada do pedal, pra não dar o tranco. Zerei o contador e resetei os adaptativos pelo Lexia.

Também fiquei com o pé atrás de fazer a troca, por conta da viscosidade diferente (o óleo DEXRON VI é mais grosso). Mas pelas orientações dadas pela própria GM, este óleo pode ser usado sem prejuízo onde se usa atualmente o DEXRON III ( o nosso é um DEXRON III-G). Não acredito que terei problemas.

Porém esse lance desse barulho em primeira marcha me deixou com a pulga atrás da orelha. Se eu comprar outro carro desse (o 408 com AL4 tá a preço de banana hehehehe) dentro do próximo ano, usarei o petronas tutela GI-MV pra fazer a lavagem, apenas pra tirar a dúvida. Nesse câmbio deste carro, provavelmente não mecho mais. Ele está atualmente com 61.000 km.
Sandronst
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#304

Mensagem por Sandronst » Ter Dez 02, 2014 11:08 pm

Tem um vídeo do ADG trocando o óleo do cambio de um Grand C4 Picasso.
Sandro
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#305

Mensagem por RodolfoBertolucci » Qua Dez 03, 2014 11:38 pm

Sandro, pode passar o link
Rodolfo C4 Grand
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#306

Mensagem por Sandronst » Qui Dez 04, 2014 12:49 pm

Segue o link Rodolfo

Por Dentro da Oficina 28 de Nov 2014
[bbvideo=560,315]http://youtu.be/v6nB5KRiOxI[/bbvideo]
Rodolfo boa tarde, você que comprou a seu grand C4 no nordeste? Como está a sua Nave? Estou adquirindo uma também.

Abraço
Sandro
RodolfoBertolucci
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#307

Mensagem por RodolfoBertolucci » Sex Dez 19, 2014 2:50 pm

Sandro, desculpa a demora para responder, moro (na verdade tenho casa rsrsrs) e estudo em SP e trabalho no Rio tempo para mim nesse segundo semestre é coisa rara.
O carro que peguei com de 105KKM, comprei ciente de todos os detalhes tinha que fazer mas o preço compensou, as revisões deles até a de 80.000 foi realizada em CSS de Aracaju coisa que para mim não vale muito, vim com ela rodando de lá pra cá.
tenho mais pró do que contra por enquanto.
O que troquei nela foram os pneus dianteiros por ser remoldados deformaram, o carro fica com minha esposa e óleo de motor, amortecedor da tampa traseira.
A quinze dias troquei as pastilhas e discos das 4 rodas, minha esposa andou com a pastilha no final e marcou o disco traseiro. na CSS ficava as peças quase 2.000 reais, em autopeças em São bernardo em SP, disco traseiro (FRAS LE) 360 reais o par, disco dianteiro (HIPER FREIO) 160 o par, pastilha SYL dianteira 110,00 e traseira SYL 80,00, porém o disco dianteiro aparentemente esta empenado, acima de 100KM/h trepida quando acionado mais forte o freio, amanhã irei trocar em garantia o autopeça fornecerá FREMAX para ver como se comporta, detalhe faz um barulho chato pra KCT, assovia, faz nhec nhec.
Troquei o líquido de arrefecimento e do freio preventivamente ja que ia fazer o freio, ja estava incluso na mão de obra do mecânico em que tenho confiança, perguntei a ele sobre o óleo de cambio, ele tirou uma amostra, não estava tão escura, na opinião dele acha melhor não "mexer" agora e foi sincero comigo, segundo ele o ideal para esse carro é trocar a entre 30 a 40.000KM, pois ai garante as boas propriedades do óleo e cambio, ele conversou com uma amigo dele que é consultor na CSS Citroen e aos fds trabalha em casa, ele "acha" melhor no meu caso não trocar o óleo, me planejar para fazer uma preventiva mais pra frente (ir comprando as peças quando encontrar em promoção)
O carro nunca apresentou comigo indicação de anomalia no cambio e segundo o proprietário anterior com ele tb não.
Meu próximo passo agora é trocar a conjunto da correia dentada, pois quando dá tempo gosto de viajar pois em 6 meses já rodei 14.000KM (contando a viagem de volta do nordeste que vim parando pelas praias até chegar em SP).

Os contras, dificuldade de achar peça e o preço (preço por enquanto não me assustou tanto, pois em autopeças o preço não fica tão diferente do meu VW POLO HATCH, paguei 450 no cubo traseiro por vim com o rolamento embutido).
Agora uma coisa que tem que tomar cuidado como todo mundo diz aqui é com "mexanico", as manutenções que fiz eu acompanhei o mecânico e vi o que ele fez. por exemplo para trocar os freios traseiros ele pegou lexia desse amigo dele para destravar as piças e me explicou que "perdi" o disco traseiro pq quem trocou por ultimo que achoque foi na cSS com ex-dono forçou e deslocou o conjunto externo do cilindro fazendo que só a pastilha interna atuasse, com isso teve um desgaste prematuro.
Outro ponto que conversei com meu professor e tem uma também a mais tempo sobre os freios me recomendou a conviver como ruido das pastilhas não original, porque todas as marcas que ele colocou apresentou ruídos uma mais forte outras nem tanto, mas tem barulho quando freia.
Editado pela última vez por RodolfoBertolucci em Sex Dez 19, 2014 2:51 pm, em um total de 1 vez.
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#308

Mensagem por dksBR » Seg Dez 22, 2014 4:40 pm

[quote name='Xamã' date='Oct 31 2014, 09:54 AM' post='26490']
:D Fala galera!

Nossa! Quanto tempo se passou...
Bem, pessoal, meu sumiço se deu por uma única razão: ainda estou nos EUA... :blink:
Voltei ao Brasil só uma vez, desde maio, e só fiquei por 15 dias, o que me fez morrer ainda mais de saudades da "terrinha".
Depois do resultado das eleições e do que tenho visto e ouvido por aqui, decidi ficar mais um tempo. Talvez possa ficar definitivamente...
Meu C4 continua na garagem, sob tripés, com a quilometragem parada desde o mês de maio, já que trouxe minha mulher para cá também. Tive de imobilizar o carro, sem ter certeza de quando o ligarei de novo. Está sem bateria, com os cilindros lubrificados por óleo novo... Enfim, aquelas coisas... :230430:
Tive, nos 7 dias que fiquei no Brasil, que sofrer para que o sistema chamado de COMM2000, que reúne setas e sinais sonoros do meu carro, fosse trocado na garantia. O carro não dava mais qualquer sinal sonoro. Para variar, o serviço prestado pelo concessionário Marseilles, de Itaipú, em Niterói, foi sofrível... Tive de discutir com o atendente, mostrar que precisava do carro e etc.
Os caras estão longe do que considero ruim... Acho que estão perto de virarem caso de polícia. :514495:
Bem, pessoal, estou sem poder ajudar vocês por conta da opção profissional que fiz.
Tá bom demais para mim, em termos financeiros, mas exige desgastes de ordem emocional.
Vi algumas mensagens particulares, hoje, na minha caixa de entrada.
Vou responder com o máximo de cuidado possível.
Vi que o tópico cresceu e fico feliz que a gente tenha iniciado algo que está ajudando.
Tô com saudades dos papos que tínhamos neste espaço democrático.
Um abraço enorme a todos.
Fui!!! :613179:

Xamã ^_^
[/quote]

Fala, Xamã! E ae, como estão as coisas nos "states"? rs

Meu camarada, te mandei MP e estou ainda no aguardo do prometido flushing kit envenenado! rs.. Se tu puder e tiver um tempo, é claro, manda pra gente o esquema. A gente vai tentando seguir rs..

Forte abraço, irmão! ;)
Sandronst
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#309

Mensagem por Sandronst » Seg Dez 22, 2014 10:24 pm

[quote name='Rodolfo bertolucci' date='Dec 19 2014, 02:50 PM' post='27061']
Sandro, desculpa a demora para responder, moro (na verdade tenho casa rsrsrs) e estudo em SP e trabalho no Rio tempo para mim nesse segundo semestre é coisa rara.
O carro que peguei com de 105KKM, comprei ciente de todos os detalhes tinha que fazer mas o preço compensou, as revisões deles até a de 80.000 foi realizada em CSS de Aracaju coisa que para mim não vale muito, vim com ela rodando de lá pra cá.
tenho mais pró do que contra por enquanto.
O que troquei nela foram os pneus dianteiros por ser remoldados deformaram, o carro fica com minha esposa e óleo de motor, amortecedor da tampa traseira.
A quinze dias troquei as pastilhas e discos das 4 rodas, minha esposa andou com a pastilha no final e marcou o disco traseiro. na CSS ficava as peças quase 2.000 reais, em autopeças em São bernardo em SP, disco traseiro (FRAS LE) 360 reais o par, disco dianteiro (HIPER FREIO) 160 o par, pastilha SYL dianteira 110,00 e traseira SYL 80,00, porém o disco dianteiro aparentemente esta empenado, acima de 100KM/h trepida quando acionado mais forte o freio, amanhã irei trocar em garantia o autopeça fornecerá FREMAX para ver como se comporta, detalhe faz um barulho chato pra KCT, assovia, faz nhec nhec.
Troquei o líquido de arrefecimento e do freio preventivamente ja que ia fazer o freio, ja estava incluso na mão de obra do mecânico em que tenho confiança, perguntei a ele sobre o óleo de cambio, ele tirou uma amostra, não estava tão escura, na opinião dele acha melhor não "mexer" agora e foi sincero comigo, segundo ele o ideal para esse carro é trocar a entre 30 a 40.000KM, pois ai garante as boas propriedades do óleo e cambio, ele conversou com uma amigo dele que é consultor na CSS Citroen e aos fds trabalha em casa, ele "acha" melhor no meu caso não trocar o óleo, me planejar para fazer uma preventiva mais pra frente (ir comprando as peças quando encontrar em promoção)
O carro nunca apresentou comigo indicação de anomalia no cambio e segundo o proprietário anterior com ele tb não.
Meu próximo passo agora é trocar a conjunto da correia dentada, pois quando dá tempo gosto de viajar pois em 6 meses já rodei 14.000KM (contando a viagem de volta do nordeste que vim parando pelas praias até chegar em SP).

Os contras, dificuldade de achar peça e o preço (preço por enquanto não me assustou tanto, pois em autopeças o preço não fica tão diferente do meu VW POLO HATCH, paguei 450 no cubo traseiro por vim com o rolamento embutido).
Agora uma coisa que tem que tomar cuidado como todo mundo diz aqui é com "mexanico", as manutenções que fiz eu acompanhei o mecânico e vi o que ele fez. por exemplo para trocar os freios traseiros ele pegou lexia desse amigo dele para destravar as piças e me explicou que "perdi" o disco traseiro pq quem trocou por ultimo que achoque foi na cSS com ex-dono forçou e deslocou o conjunto externo do cilindro fazendo que só a pastilha interna atuasse, com isso teve um desgaste prematuro.
Outro ponto que conversei com meu professor e tem uma também a mais tempo sobre os freios me recomendou a conviver como ruido das pastilhas não original, porque todas as marcas que ele colocou apresentou ruídos uma mais forte outras nem tanto, mas tem barulho quando freia.
[/quote]

Rodolfo obrigado pelo retorno, peguei o meu a 15 dias, ele está com discos e pastilhas novas que o antigo dono trocou mas faz barulho mesmo, vou pedir para olhar as condições do óleo do cambio pois está com 41k km, só tenho uma dúvida com relação a correia dentada pois no manual pede para trocar com 75.000 km sem mencionar tempo máximo mas já vi colegas aconselhando trocar com 5 anos que é o meu caso.

Qual o nome da loja que vc comprou as peças?

Seu mecânico é de SBC?

Abraço
Sandro
skownex
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#310

Mensagem por skownex » Qui Jan 22, 2015 4:52 pm

Caro Xamã,

Sou novo aqui no fórum e fiquei impressionado com o nível técnico que o tópico aberto por você conseguiu atingir, trazendo conhecimentos valiosos para nós apaixonados por nossos carangos. :613179:
Gostaria de perguntar, se for de seu conhecimento, a AL4 que equipa os C5 vendidos aqui no Brasil até 2012 é a mesma dos C4, etc, ou foi modificada/ aprimorada?
Pergunto isso, pois adquiri essa espaçonave recentemente com 31K e já estou querendo trocar o óleo da caixa com 40K.
Forte abraço!
André
madson.carneiro
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#311

Mensagem por madson.carneiro » Sex Jan 23, 2015 9:15 am

[quote name='André DF' date='Jan 22 2015, 03:52 PM' post='27377']
Caro Xamã,

Sou novo aqui no fórum e fiquei impressionado com o nível técnico que o tópico aberto por você conseguiu atingir, trazendo conhecimentos valiosos para nós apaixonados por nossos carangos. :613179:
Gostaria de perguntar, se for de seu conhecimento, a AL4 que equipa os C5 vendidos aqui no Brasil até 2012 é a mesma dos C4, etc, ou foi modificada/ aprimorada?
Pergunto isso, pois adquiri essa espaçonave recentemente com 31K e já estou querendo trocar o óleo da caixa com 40K.
Forte abraço!
André
[/quote]

André,

Me passa o chassi do teu carro que eu vejo no service pra ti.

[]'s
skownex
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#312

Mensagem por skownex » Sex Jan 23, 2015 10:25 am

[quote name='Madson CArneiro' date='Jan 23 2015, 09:15 AM' post='27387']
[quote name='André DF' date='Jan 22 2015, 03:52 PM' post='27377']
Caro Xamã,

Sou novo aqui no fórum e fiquei impressionado com o nível técnico que o tópico aberto por você conseguiu atingir, trazendo conhecimentos valiosos para nós apaixonados por nossos carangos. :613179:
Gostaria de perguntar, se for de seu conhecimento, a AL4 que equipa os C5 vendidos aqui no Brasil até 2012 é a mesma dos C4, etc, ou foi modificada/ aprimorada?
Pergunto isso, pois adquiri essa espaçonave recentemente com 31K e já estou querendo trocar o óleo da caixa com 40K.
Forte abraço!
André
[/quote]

André,

Me passa o chassi do teu carro que eu vejo no service pra ti.

[]'s
[/quote]

Obrigado, Madson! MP enviada!
madson.carneiro
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#313

Mensagem por madson.carneiro » Sex Jan 23, 2015 10:46 am

[quote name='André DF' date='Jan 23 2015, 09:25 AM' post='27390']
[quote name='Madson CArneiro' date='Jan 23 2015, 09:15 AM' post='27387']
[quote name='André DF' date='Jan 22 2015, 03:52 PM' post='27377']
Caro Xamã,

Sou novo aqui no fórum e fiquei impressionado com o nível técnico que o tópico aberto por você conseguiu atingir, trazendo conhecimentos valiosos para nós apaixonados por nossos carangos. :613179:
Gostaria de perguntar, se for de seu conhecimento, a AL4 que equipa os C5 vendidos aqui no Brasil até 2012 é a mesma dos C4, etc, ou foi modificada/ aprimorada?
Pergunto isso, pois adquiri essa espaçonave recentemente com 31K e já estou querendo trocar o óleo da caixa com 40K.
Forte abraço!
André
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André,

Me passa o chassi do teu carro que eu vejo no service pra ti.

[]'s
[/quote]

Obrigado, Madson! MP enviada!
[/quote]

André,

Te respondi em MP, mas tenho duvidas se foi.

<a href="https://drive.google.com/file/d/0B1EW5f ... sp=sharing" target="_blank">https://drive.google.com/file/d/0B1EW5f ... sharing</a>

Parece que é a mesma sim. Não vi nenhuma diferença da do meu C4.

Att.
Editado pela última vez por madson.carneiro em Sex Jan 23, 2015 10:46 am, em um total de 1 vez.
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#314

Mensagem por Route 66 » Ter Jan 27, 2015 12:49 pm

[quote name='Madson CArneiro' date='Jan 23 2015, 10:46 AM' post='27392']

André,

Te respondi em MP, mas tenho duvidas se foi.

<a href="https://drive.google.com/file/d/0B1EW5f ... sp=sharing" target="_blank">https://drive.google.com/file/d/0B1EW5f ... sharing</a>

Parece que é a mesma sim. Não vi nenhuma diferença da do meu C4.

Att.
[/quote]

Madson, teria como ver qual é a relação de diferencial de um C3 Solaris 1.6 16V automático 2012/2012? O carro foi tirado em julho, se não me engano.

Por essa tela que você mostrou, o C5 dele é o 4,70:1, composto do diferencial 20/73 e stepdown 52/67 (esse stepdown parece ser comum a todos os AL4).

Corrija-me se eu estiver errado, mas acho que entendi a relação final de diferencial do AL4: stepdown (67/52) x diferencial (73/20), dá 1,288 x 3,65 = 4,70:1. Só que, comparando conta-giros com velocidade no GPS do C3 da minha esposa, tenho certeza que o diferencial dele é mais longo que isso, pois a 70 km/h o motor está a 2000 rpm, quando, se fosse 4,70:1, deveria estar a 66 km/h. Mas só encontro informações desencontradas sobre isso, uma vez que a Citroën não tem o hábito de divulgar suas fichas técnicas.

Outra coisa: sabe se saiu alguma atualização do câmbio de 2012 para cá? Como eu poderia saber e autualizar?

Obrigado!!!
ninguem_rj
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#315

Mensagem por ninguem_rj » Ter Jan 27, 2015 12:59 pm

[quote name='Route 66' date='Jan 27 2015, 11:49 AM' post='27423']
[quote name='Madson CArneiro' date='Jan 23 2015, 10:46 AM' post='27392']

André,

Te respondi em MP, mas tenho duvidas se foi.

<a href="https://drive.google.com/file/d/0B1EW5f ... sp=sharing" target="_blank">https://drive.google.com/file/d/0B1EW5f ... sharing</a>

Parece que é a mesma sim. Não vi nenhuma diferença da do meu C4.

Att.
[/quote]

Madson, teria como ver qual é a relação de diferencial de um C3 Solaris 1.6 16V automático 2012/2012? O carro foi tirado em julho, se não me engano.

Por essa tela que você mostrou, o C5 dele é o 4,70:1, composto do diferencial 20/73 e stepdown 52/67 (esse stepdown parece ser comum a todos os AL4).

Corrija-me se eu estiver errado, mas acho que entendi a relação final de diferencial do AL4: stepdown (67/52) x diferencial (73/20), dá 1,288 x 3,65 = 4,70:1. Só que, comparando conta-giros com velocidade no GPS do C3 da minha esposa, tenho certeza que o diferencial dele é mais longo que isso, pois a 70 km/h o motor está a 2000 rpm, quando, se fosse 4,70:1, deveria estar a 66 km/h. Mas só encontro informações desencontradas sobre isso, uma vez que a Citroën não tem o hábito de divulgar suas fichas técnicas.

Outra coisa: sabe se saiu alguma atualização do câmbio de 2012 para cá? Como eu poderia saber e autualizar?

Obrigado!!!
[/quote]

Tem essa informação do diferencial nas características do carro no service box da citroen (service.citroen.com) por número de chassi. Dá para verificar os componentes exato em cada carro.

Por exemplo, do meu C5 2.0 2004:

Gearbox-Driveshafts
GEARBOX (CHARACTERISTICS) Auto gearbox AL4
FINAL DRIVE RATIO CP 20 X 73


A título de informação, verifiquei a qtd de dentes do diferencial de algumas AL4 de outros modelos de carros da citroen para comparação:

C5 2001-2004 América do sul = 20/73 (os primeiros carros tinham rolamento esférico, depois passaram a ter rolamentos cilindricos)
C5 2001-2004 resto do mundo = 23/73 (os primeiros carros tinham rolamento esférico, depois passaram a ter rolamentos cilindricos)
C5 2004-2008 = 21/73
C5 2009-2013 = 20/73
Xantia com AL4 América do sul = 20/73 (os primeiros carros tinham rolamento esférico, depois passaram a ter rolamentos conicos)
Xantia com AL4 resto do mundo = 23/73(os primeiros carros tinham rolamento esférico, depois passaram a ter rolamentos conicos)
Xsara todos = 23/73 (os primeiros carros tinham rolamento esférico, depois passaram a ter rolamentos cilindricos)
Xsara picasso todos = 21/73 (rolamento conico)
C4 2.0 16v todos = 21/73

Fiz esta pesquisa pq no serviço da minha AL4 eu pensei em alongar o cambio, mas preferi não mexer depois... heheh


Atenciosamente,
Ricardo Jr.
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