Mensagem
por Miau » Qui Nov 20, 2014 9:43 am
hoje fiz mais uns testes..
resolvi alimentar diretamente a bobina com a bateria pra ver se armava, mesmo com o carro desligado e tal..
nada acontece.. nem mesmo sai faísca no polo da bateria. ai pensei.. bom, com o carro funcionando a tensão é de uns 14v.. entao dei partida e alimentei diretamente a bobina.. nada.
já pressionei com a mao mesmo o mecanismo, e funciona normalmente.. da pra ver que se move legal e tal.. então nao acho que seja o mecanismo..
parece que pode ser mesmo a bobina..
pode ser o diodo que quando recebe corrente alta, fica aberto impedindo a passagem de corrente.
pode ser que tenha um termofusivel na bobina tambem..
bom, de qualquer forma.. olhando no site das peças da Citroen service.. lá consta a polia pra vender a parte, completa com embreagem e bobina.
vou amanha ver quanto custa.. e acho que vou passar numa oficina de ar condicionado pra ter uma segunda opniao.. mas 99% que é na bobina.
outra coisa que li a respeito é que tem uma regulagem certa de distancia entre o plato e o disco de embreagem.. que varia de 0,35 a 0,75 mm.. pelo que vi.. essa folga ta dentro do parametro
no mercadolivre tem um cara lá que recondiciona qualquer bobina dessas.. mas o que me deixou com pé atrás é um comentario dele dizendo que elimina o uso do diodo no circuito, e que o diodo é que causa problema..
acontece que no que eu estudei de elétrica\eletrônica.. toda bobina magnética tem que ter uso de diodo para proteção do restante do circuito envolvido.. pois existe um fenômeno que ocorre quando a alimentação da bobina é cortada subtamente.. ela gera um pico de voltagem inversa.. é ai que entra o diodo.. ele retifica e evita esse retorno de pico.. protegendo o restante do sistema.. como ECU, calculadores, chips..
então já fica o aviso pra quem quer recondicionar.
Editado pela última vez por
Miau em Qui Nov 20, 2014 10:01 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.