Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
crismat2001
Sem Habilitação
Nome: Crismat2001

Mensagem por crismat2001 » Qua Ago 13, 2014 9:43 am

Dica para a galera que vai trocar o fluido de arrefecimento e quer fazer DIREITO com agua destilada, Comprem agua para AUTOCLAVE, para esterilizar utensílios dentários e etc .

Comprei em uma distribuidora dental aqui na minha cidade 5L por 9,90, sendo que
nas auto elétricas e auto peças queria de 3,99 a 6,00 o LITRO!

E esse problema de dar mensagem de erro em 4 marcha eu nunca ouvi heheheh
O meu da so trancos esporádicos qdo para e arranca do semáforo, isso em dias quentes e apos uns 30min de transito.. tenho quase certeza que o problema do meu é fuga de pressão na tampa traseira , mas para resolver tenho que abrir a caixa e trocar o oleo novamente... entao vou esperar ate o final do ano

Neste video da pra ter uma boa noção dos possíveis defeitos do AL4

<a href="https://www.youtube.com/watch?v=Wam2B9jWbyg" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=Wam2B9jWbyg</a>

rsampaiio
Sem Habilitação
Nome: rsampaiio

Mensagem por rsampaiio » Qua Ago 13, 2014 10:01 am

[quote name='Crismat2001' date='Aug 13 2014, 09:43 AM' post='25546']
Dica para a galera que vai trocar o fluido de arrefecimento e quer fazer DIREITO com agua destilada, Comprem agua para AUTOCLAVE, para esterilizar utensílios dentários e etc .

O meu da so trancos esporádicos qdo para e arranca do semáforo, isso em dias quentes e apos uns 30min de transito.. tenho quase certeza que o problema do meu é fuga de pressão na tampa traseira , mas para resolver tenho que abrir a caixa e trocar o oleo novamente... entao vou esperar ate o final do ano

<a href="https://www.youtube.com/watch?v=Wam2B9jWbyg" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=Wam2B9jWbyg</a>
[/quote]

Sempre tem uma primeira vez. kkkkk

eu vi que algumas pessoas o erro ocorre em qualquer marchar mas o meu tanto em Drive ou no modo Tip Tronic só ocorre quando estou na 4ºmarcha.
Por isso fico confuso com o meu problema. :966283:

Óleo da caixa do câmbio automático Mobil Dexron Vi +/- 50Dilmas
(221916) Junta Carter Caixa de Marchas +/- 2,83
(220940) JUNTA DE COBERTURA DA CAIXA AU 26,72
Óleo de Motor shell helix ultra 5w40

Essas são algumas das peças que estava pensando em trocar também!
Mode On : C4 Pallas Exclusive 09/10 BVA

Aposentado: PUG 206 Presence 1.4 06/07

<a href="http://imageshack.com/f/id5yguicj" target="_blank">Imagem</a>
rsampaiio
Sem Habilitação

Mensagem por rsampaiio » Qua Ago 13, 2014 10:35 am

[quote name='Crismat2001' date='Aug 13 2014, 09:43 AM' post='25546']

[/quote]

Sempre tem uma primeira vez. kkkkk

eu vi que algumas pessoas o erro ocorre em qualquer marchar mas o meu tanto em Drive ou no modo Tip Tronic só ocorre quando estou na 4ºmarcha.
Por isso fico confuso com o meu problema. :966283:

Óleo da caixa do câmbio automático Mobil Dexron Vi +/- 50 Dilmas

(221916) Junta Carter Caixa de Marchas +/- 2,83 Dilmas

(220940) JUNTA DE COBERTURA DA CAIXA AU +/- 26,72 Dilmas

Óleo de Motor shell helix ultra 5w40 +/- 40 Dilmas

Filtro de Óleo +/- 35 Dilmas

Essas são algumas das peças que estava pensando em trocar também!

ninguem_rj
Sem Habilitação
Nome: Ricardo Jr

Mensagem por ninguem_rj » Qua Ago 13, 2014 11:19 am

[quote name='rsampaiio' date='Aug 13 2014, 08:16 AM' post='25538']
Prezados Ricardo e Misael!

Muitíssimo obrigado pelas orientações.

Vou seguir o que foi orientado, vou retirar a mangueira do radiador para ver quanta água sai!
Mas uma pergunta, o meu reservatório está com umas "sujeiras", não sei o que é ao certo, sei que é branco parece um lodo!

Outra coisa eu acrescentei uma informação sobre meu problema não sei se ajuda.
- Meu câmbio só aparece a mensagem de "Defeito no Câmbio Automático" em 4º marcha!

Ontem rodei com ele só a noite e o câmbio se comportou muito bem, sem trancos.

Por isso não sei bem o motivo,"temperatura do dia", "temperatura do óleo" "óleo ruim" "solenoide"

Vou levar a "nave" no mecânico e pedir para ele fazer o que vocês me orientaram, rodar com o carro e verificar a pressão da caixa.

Obs.: final do mês vou comprar meu Lexia 3 para eu mesmo realizar alguns testes.
[/quote]

O ideal é rodar com o lexia mesmo... nele será possível ver a temperatura do óleo e a pressão durante a viagem e ver se está chegando a níveis críticos ou não.
A pressão o sistema diz qual é a pressão de referência e a pressão real, sempre há uma pequena diferença, menos de 1 bar. se a diferença for maior aí começa a investigação do pq a pressão está caindo...

Como disse, pode ser só solenoide, só óleo, os dois... ou algo mais grave, como bronzinas gastas, perda de pressão nos pistões de acionamento dos freios e embreagens, seus anéis de segmento...

Como vc diz que a mensagem ocorre apenas usando a 4ª marcha, então, sem querer desanimar, acho que a culpa não será das solenoides. Elas regulam a pressão base de todo o sistema e para todas as marchas. Problema nas solenoides faz o cambio ficar todo doido e entrar em emergência. O que parece não ser seu caso.

Neste documento, (<a href="http://www.ganzeboom.net/uploads/documents/dp020al4.pdf" target="_blank">AL4 Peças</a>), você consegue ver em detalhes as peças que compõe a embreagem "E2", que é responsável pelo acionamento da 4ª marcha. Através do conjunto de peças da embreagem "E2", passa o eixo que possui a embreagem "E1" (ao lado da embreagem E2 no PDF que dei o link).

Para acionamento da 4ª marcha, o óleo vem pela tampa da caixa, entra pelo centro do eixo do E1 e é direcionado para acionar a embreagem E2. Uma perda de pressão neste caminho faz que o pistão da E2 não precione adequadamente os discos de embreagem (12 no total) e o carro apresentaria comportamento estranho na quarta marcha.

Neste caminho do óleo, pode ter vazamento nos anéis de segmentos/retentores ou mesmo na bronzina que sustenta o eixo na tampa da caixa de marcha. Veja este PDF com detalhe da bronzina que estou falando: <a href="http://www.abtomat.ru/img/cat/120002.pdf" target="_blank">bronzina da embreagem E1/E2</a>.

Este outro PDf demonstra o caminho do óleo em cada uma das 5 marchas (4 + ré): <a href="http://www.caixautomatica.xpg.com.br/ma ... oen-EN.pdf" target="_blank">Manual técnico AL4</a>.

Meu mecânico disse também que já viu problemas de desgastes na base da tampa onde vai o eixo da embreagem E1. Essa imagem (<a href="https://drive.google.com/file/d/0Bz4s6p ... sp=sharing" target="_blank">imagem esquema tampa AL4</a>) mostra a tampa (5), os anéis de segmento do eixo (12), acho que o 9 é uma trava enão anél de segmento, mas posso estar errado. Outra coisa que pode fazer perder pressão é na tubulação que passa o óleo da carcaça da caixa para a tampa da caixa (8) ou problema na junta (6). Mas se fosse a junta teria óleo saindo da caixa...

Como seu problema não ocorre sempre em quarta marcha, pode ser um desgaste tão pequeno que só quando o óleo fica fino (quente) que apresenta o comportamento estranho.

Não quero te assustar. hehehe

São apenas suposições e explicações do que há no caminho da quarta marcha. Um diagnóstico adequado só fazendo teste de rua com o lexia. E, se for verificada a perda de pressão apenas com a quarta marcha engatada, aí talvez seria bom fazer uma análise exploratória abrindo o cambio.

O bom é que para mexer nesta parte (tampa, anéis de segmento da tampa, bronzina...) não é necessário nem descer o cambio do carro. Tirando a roda esquerda é possível acessar essa área para uma verificação. Porém descerá boa parte do o óleo da caixa (um bom momento para descartar óleo velho sem misturar com óleo novo). Se for abrir esta tampa, compre logo os retentores, anéis e bronzinas que como já abriu, já deixa tudo novo. Tendo as peças na mão, reduzirá o tempo de carro parado.

Espero ter contribuido para que vc tenha mais info quando for falar com seu macânico. :icon_smile_wink:

Isso pode evitar vc ser enrolado heheh
Editado pela última vez por ninguem_rj em Qua Ago 13, 2014 11:39 am, em um total de 1 vez.
rsampaiio
Sem Habilitação

Mensagem por rsampaiio » Qua Ago 13, 2014 1:57 pm

Nobre Ricardo Jr.

Só não te pago um almoço, pois não sei se você mora no RJ. :465974:

Muitíssimo obrigado, eu já ate tinha imaginado algo sobre isso ( problema em alguma parte do câmbio que é responsável pela 4º marcha) :icon_smile_8ball:

Eu acabei de ligar para a Citroen e pedi o Orçamento das peças que você informou pela imagem da tampa da caixa

Esses são os itens que vou trocar:

257416 Eletroválvula Pressão 2 369,24
Mobil Dexron VI ATF 10 Lts à vista 450,00
221514 Segmento Pistão 17,92
2207A7 Tampa da caixa 318,96
256503 Segmento de pistão 10,02
220941 Tampa do Câmbio 48,99
256502 Pistão Plástico 9,96
256504 Segmento de pistão 11,23
221916 Junta Carter Caixa de Marchas 2,34
220940 Junta tampa CV 22,21

a tampa da caixa acho que não é necessário vou verificar com ele!

Você pode me informar se essas peças tem códigos: retentores, anéis e bronzinas?

Uma pergunta Super Importante: eu achei o Óleo Mobil Dexron VI na Chevrolet a R$ 50 DIlmas e a vista R$ 45 Dilmas, é o mesmo, eu acho, posso comprar????
Geralmente compro a maioria das peças na Citroen.
Editado pela última vez por rsampaiio em Qua Ago 13, 2014 2:07 pm, em um total de 1 vez.

ninguem_rj
Sem Habilitação

Mensagem por ninguem_rj » Qua Ago 13, 2014 2:11 pm

[quote name='rsampaiio' date='Aug 13 2014, 01:57 PM' post='25556']
Nobre Ricardo Jr.

Muitíssimo obrigado, eu já ate tinha imaginado algo sobre isso ( problema em alguma parte do câmbio que é responsável pela 4º marcha) :icon_smile_8ball:

Eu acabei de ligar para a Citroen e pedi o Orçamento das peças que você informou pela imagem da tampa da caixa

257416 Eletroválvula 184,62

Você pode me informar se essas peças tem códigos: retentores, anéis e bronzinas?

Uma pergunta Super Importante: eu achei o Óleo Mobil Dexron VI na Chevrolet a R$ 50 DIlmas e a vista R$ 45 Dilmas, é o mesmo, eu acho, posso comprar????
[/quote]

heheh Fica frio ;-) Mas sou de Salvador/BA hehehe

É.. tampa da caixa deixa para ver após observação... mas as demais peças vc viu que é baratinho.. nada que assuste... Pessoal só paga caro na manutenção da AL4 se cair em mexanico ou assaltante ;-D

Se você for abrir essa tampa da caixa, não vai precisar de 10litros de óleo... se bem me lembro ela pega no máximo uns 4,5 litros... não lembro de cabeça. Ao abrir, muito do óleo vai sair... não precisará da técnica de "lavar" a caixa para diluir o óleo antigo.

Lembre que algumas peças precisa de mais de uma unidade... a eletro-válvula e as peças 9 e 12 vc precisará de duas.

---- Acrescentei essa parte de baixo após edição ----

Na minha AL4 eu uso o Dexron 6 Chevrolet mesmo. Maior durabilidade e aguenta mais calor antes de perder as propriedades. Estou rodando a 7 meses e 10mil km com ele sem reclamações. Comprei na concessionáira da GM mesmo.

Os anéis são os "segmentos" no português de portugal do service box da citroen :-)
A bronzina a citroen não vende solta. Em tese seria necessário trocar toda a peça onde vai a bronzina.
No meu cambio foi encontrado bronzinas usinadas em bronze (feitas sob medida por torneiro mecanico) NÃO FAÇA ISSO. O Bronze não tem a dureza e a resistência a temperatura do metal original da Bronzina.

Catando na net achei este <a href="http://www.autolinebrasil.com.br/downlo ... PO-AL4.pdf" target="_blank">PDF</a> em um site brasileiro. É a peça A 11 27 BU105 0002. Por um acaso SONNAX foi a mesma marca das bronzinas trocadas no meu cambio. Se seu mecânico não tiver estoque (o meu tinha) ou contato para conseguir esta bronzina (caso precise ser trocada...) recomendo que compre desta marca em vez de mandar fazer num torneiro mecanico com materiais não adequados.

O meu problema foi mais sério... foi umas 3 bronzinas lá no meio do cambio.. teve que abrir tudo... aí troquei logo todas as bronzinas para não dar mais dor de cabeça por um bom tempo heheheh
Editado pela última vez por ninguem_rj em Qua Ago 13, 2014 2:25 pm, em um total de 1 vez.
rsampaiio
Sem Habilitação

Mensagem por rsampaiio » Qua Ago 13, 2014 2:39 pm

[quote name='Ricardo Jr' date='Aug 13 2014, 02:11 PM' post='25557']
[quote name='rsampaiio' date='Aug 13 2014, 01:57 PM' post='25556']
Nobre Ricardo Jr.

257416 Eletroválvula 184,62

[/quote]

heheh Fica frio ;-) Mas sou de Salvador/BA hehehe

É.. tampa da caixa deixa para ver após observação... mas as demais peças vc viu que é baratinho.. nada que assuste... Pessoal só paga caro na manutenção da AL4 se cair em mexanico ou assaltante ;-D

Se você for abrir essa tampa da caixa, não vai precisar de 10litros de óleo... se bem me lembro ela pega no máximo uns 4,5 litros... não lembro de cabeça. Ao abrir, muito do óleo vai sair... não precisará da técnica de "lavar" a caixa para diluir o óleo antigo.

Lembre que algumas peças precisa de mais de uma unidade... a eletro-válvula e as peças 9 e 12 vc precisará de duas.
[/quote]

BLZ, acabei de verificar mas acho que a 12 já vem 2 pela seta indicando, caso não eu compro na hora e eletroválvula o valor já é com 2! só que você respondeu antes que eu atualizasse o post ehehehe!

Um pergunta, você não respondeu o que perguntei:
Você pode me informar se essas peças tem códigos: retentores, anéis e bronzinas? :28720:

Outra informação importante, pessoal, acabei de ligar para o 0800 da <a href="http://mobil.cosan.com/pt-br/fale-conosco" target="_blank">COSAN</a> falei com eles pelo 0800 644 1562 e o técnico não demonstrou muito domínio pelo assunto de óleo de câmbio Automático, o mesmo me informou que não recomenda a realizar a troca do Mobil MT71141 pelo Mobil Dexron VI. Preciso saber de quem trocou, sei que o Xamã fez, mas queria um feedback atualizado sobre o comportamento da caixa.

Mobil ATF LT 71141

cSt @ 40º C 37.2
cSt @ 100ºC 7.4
Viscosity Index, ASTM D 2270 168
Density @15º C g/ml, ASTM D 4052 0.855

Mobil DEXRON-VI ATF
Viscosity
cSt @ 40ºC 29.5
cSt @ 100ºC 5.83
cP @ -40ºC 11,500
Viscosity Index 145
Flash Point, ºC (ºF) 220 (428)
Gravity, API 35.76
Color Red

Como todos veem tem uma diferença, ela é significativa? fiquei com dúvidas agora!
Reparem tb no indice de viscosidade que é menor no Mobil DEXRON VI
Editado pela última vez por rsampaiio em Qua Ago 13, 2014 2:51 pm, em um total de 1 vez.

ninguem_rj
Sem Habilitação

Mensagem por ninguem_rj » Qua Ago 13, 2014 3:00 pm

Eu também editei meu post e adicionei a parte sobre os aneis e bronzinas. Revendo o caminho do óleo para a quarta marcha, não há retentores.

Também adicionei informação sobre o óleo. eu uso o Dexron VI a 7 meses e 10mil kms e estou feliz :-)

Meu mecânico também usa este óleo em todas as AL4 que ele faz. E ele é referência aqui em Salvador em cambio auto. Tipo assim, as concessionárias Citroen, Ford e Chevrolet tercerizam a manutenção do cambio para ele... (elas nem tentam abrir o cambio, tiram do carro e manda para ele revisar) e sobre o conserto dele elas (Citroen/Ford e Chevrolet) dão garantia da concessionária !!

Ou seja, acho que dá para confiar ;-D

Claro... se tiver desgastes, um óleo menos viscoso tenderá a perder mais pressão.
Porém num cambio zero bala, por ser mais fino, ele penetra melhor entre as partes móveis e reduz os atritos, aumentando vida útil.

Ou seja, ou coloca o Dexron 6 cedo, antes que o cambio reclame, ou conserte o cambio e depois coloque o Dexron 6. Colocar o Dexron 6 num cambio com desgaste não o fará melhorar. possivelmente pode até piorar os sintomas.
rsampaiio
Sem Habilitação

Mensagem por rsampaiio » Qua Ago 13, 2014 3:29 pm

a ta agora entendi.

Anéis são os Segmentos.
221514 Segmento Pistão
256503 Segmento de pistão

Comprarei 2 unidades de cada.

E a Bronzina é aquela peça A 11 27 BU105 0002 que seu mecânico tinha que é fabricada pela Sonnax.

Vou ver se compro logo para ir preparado.
AAAAAAAAAAAAA acabei de ligar para a loja e esta em falta :230430: Atendimento: (51) 3344.8822

vou tentar achar pela internet, se vocês quiserem me ajudar, agradeço, pois não faço ideia de onde comprar uma peça tão importante!

Estou muito contente em entrar em contato com vocês, estou aprendendo muito e indo preparado para o mecânico!

Então ao trocar essas peças posso colocar o óleo que vou comprar na GM, pois ao meu ver o câmbio vai estar quase zero depois dessa manutenção! :966762:
Editado pela última vez por rsampaiio em Qua Ago 13, 2014 3:34 pm, em um total de 1 vez.

ninguem_rj
Sem Habilitação

Mensagem por ninguem_rj » Qua Ago 13, 2014 3:53 pm

Eu gosto de ajudar pq tenho um C5 com suspensão hidroativa... pense onde consigo um mecanico competente para mexer na suspensão!?

Nem na citroen de Salvador eu consegui.... teria que trazer o mecanico de são paulo... imagina o custo do conserto?!

No final das contas, entrei num forum no reino unido, mandei minhas perguntas, fui muito bem recebido e coloquei em pratica em casa mesmo.

Eu mesmo troquei meus pistões hidráulicos, esferas, fiz manutenção na bomba da suspensão.. tudo em casa. Tem alguns videos meus no youtube sobre como mexer na suspensão do C5.

Do mesmo jeito que fui ajudado, gosto de ajudar, justamente para retribuir :-)

Eu só falaria para vc antes de sair comprando fazer uma análise com o lexia andando com o carro nas condições que normalmente dá o problema.
rsampaiio
Sem Habilitação

Mensagem por rsampaiio » Qua Ago 13, 2014 4:07 pm

Muito boa sua atitude, se todas as pessoas fossem assim, o mundo seria um lugar melhor!

Mas deixa eu abusar um pouco mais de sua sabedoria!

Sim, irei fazer o teste, mas essa bronzina, onde consigo encontrar? na AutoLine Brasil não tem, só daqui a 2 meses! Na citroen eu tenho que comprar o que para ela vir junto?

Como disse, vou fazer um teste com o carro andando!

rsampaiio
Sem Habilitação

Mensagem por rsampaiio » Qua Ago 13, 2014 4:29 pm

Pessoal, achei no ML e parece ser confiável.

<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ca-al4-_JM" target="_blank">Bucha de Bronzina</a>; Marca Sonnax.

Obrigaduuu :925400:

helder mercedes
Sem Habilitação
Nome: helder1000

Mensagem por helder mercedes » Qui Set 04, 2014 5:14 pm

[quote name='MisaelRT' date='Jul 1 2014, 10:03 AM' post='25027']
<!--fonto:Arial--><span style="font-family:Arial"><!--/fonto--> <!--fontc--></span><!--/fontc-->
Fala pessoal, tudo bem.

Então, eu também sou proprietário de um Peugeout 408 automático e o câmbio estava com algumas irregularidades, troca acima de 2700rpm e tranco na ré, deixei o carro na concessionária (Super France) e fizeram uma atualização no software (pelo menos disseram) as trocas estão em menor RPM e outros probleminhas tb, ficou 80%, gostaria de trocar o óleo por esse - Z - Lub MTF - pois um amigo daqui trocou e disse que melhorou, alguém pode me afirmar que no câmbio do meu carro (AL4 com conversor ZF, segundo um especialista) pode ser usado este fluído, mais alguém ja usou.

Obrigado a todos esse tópico tá campeão.
Abç
:154740:
[/quote]
Amigo, tem tempo que não ando por aqui.
Vi seu questionamento sobre o oleo da Z-LUB MTF e é o mesmo que uso em meu C-4 cambio AL-4 como já postei aqui minhas experiencias com esse oleo.
Já andei quase 30.000kms apos reparo das eletrovalvulas e o carro continua perfeito, sem trancos e surpresas.
No começo antes de usar fiquei preocupado, mas a oficina me deu a garantia e estou satisfeito.
Aqui no DF o oleo é bem aceito e recomendado.
Espero ter ajudado. :)
crismat2001
Sem Habilitação
Nome: Crismat2001

Mensagem por crismat2001 » Qui Set 04, 2014 5:25 pm

Que otimo feedback! :icon_smile_approve:
Vc usou o semi-sintetico mesmo, Z-LUB MTF ?? OU O MTF-S ?
rsampaiio
Sem Habilitação

Mensagem por rsampaiio » Sex Set 05, 2014 10:42 am

Bom dia Amigos!

Infelizmente ainda não consegui realizar o reparo na minha caixa, sem tempo, alguns imprevistos.... Enfim, liguei para a <a href="http://www.carpulse.com.br/" target="_blank">Carpulse</a> só para ter uma segunda opinião. A atendente "Tatiana" me perguntou sobre o meu problema e quando informei, já me disse de cara que iria gastar no mínimo R$ 6.000,00 a R$ 7.000,00, pois o erro que tinha comentado era esse, a princípio indaguei e expliquei que um diagnóstico e orçamento não se fazem assim, tem que passar o escaner e verificar os códigos de erro. Ela irredutível disse que era isso mesmo e que essa caixa não prestava :978798: , enfim, depois dessa experiência telefônica não indico para ninguém! Só de sacanagem irei lá para ver qual é a deles!

Se alguém tiver alguma outra experiência com eles me avisem!

Responder