Saudações cordiais a todos no forum.
Acerca do ar-condicionado .
<!--sizeo:4--><span style="font-size:14pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->
Quantos filtros existem no sistema instalado no Citroen C3 ???? <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Confesso que nunca mudei o filtro no circuito do ar-condicionado , aquele que está inserido no interior da canalização . O filtro na canalização de ar julgo que está no interior do tablier , esse nunca mudei . O filtro na aspiração do exterior ... já troquei 3 vezes .
Esta foi uma semana de surpresas . De repente várias pequenas avarias para amassar o juizo... :212469: :212469:
Lampadas H7 ( médios ) em ambas as opticas ... fundidas .
Como é possivel , qual a probablidade de ocorrer em duas opticas em simultaneo ??? :?
Valeu que eu comprei recentemente um Kit de substituição ...
Estas lâmpadas são de boa qualidade e duram muito tempo de uso . E iluminam muito bem ... :D :D
Trocar do lado direito é fácil . O acesso é livre .
Do lado esquerdo é que é trabalho duro ...
Não dá acesso nenhum para colocar a mão .
Como é hábito , nesta troca , tenho de desmontar a cobertura da bateria e a tampa da caixa de fusiveis ...
Ganho algum espaço , mas mesmo assim tenho de usar dotes de ginecologista para efectuar o serviço á base de apalpadelas e toques subtis com os dedos ...
Acabo por pedir emprestado um espelho pequenino da electrónica para espreitar e confirmar que está tudo no sitio devido ...
Já apanhei no passado um Renault, que para aceder ás lâmpadas ,era necessário desmontar as coberturas dos guarda-lamas para aceder a um "túnel" de acesso ; enfim engenheiriçes ...
Isto começa a ficar de cair para o lado a rir . Mas no que será que pensam os engenheiros quando concebem a colocação dos dispositivos no automóvel ??? Desmontar o carrinho para mudar uma simples lampada ??? Isto só pode ser a gozar com o cliente ... :65322: :65322:
Mais ...
Uma fotinha da marginal em São Martinho do Porto . No promontório Norte ,junto ao Clube Naval... um raro dia de Sol neste Inverno...
Até o mar está calmo . Nestes dias a barra do Porto têm estado sempre fechada á navegação...
Ao fundo a povoação de Salir do Porto. ( Não me perguntem o que é um Salir ... )
O promontório Sul . Ao fundo a alfândega antiga . Existe lá uma nascente de água-doçe ... dentro do mar . Na maré baixa pode-se recolher a água numa bica, água essa que dizem que têm propriedades medicinais.
À noitinha quero ir beber um café á Nazaré e o bólide não pega . Bem posso dar á chave...
Não vou. Ao invés já tenho que fazer . Desmonto a bateria e ponho-a á carga . Mas como é que a bateria descarregou ?? Isto partindo do pressuposto que é da bateria...
Isto está a pedir uma limpeza.
Desmontada vê-se que o compartimento é em plástico . Pelo menos não enferruja...
Aqui está a centralina da direcção assistida. Vista de cima
É aqui que dizem estar o problema, que provoca as travadinhas no funcionamento e a direcção pesada como chumbo.
Aqui está a centralina da gestão do motor . Em 10 anos nunca deu problemas . :D
De tempos em tempos , limpo a sujidade e ponho limpa contactos nas fichas .
De manhã , manhãzinha cedo quero ir para o Feijó...
Bateria colocada no sitio devido , dou á chave e ... nada. :868677: :868677: Estou tramado :978798: :978798:
Vou necessitar de ajuda . :blink:
Continuando .
Se o carro não arranca , a bateria pode estar marada ... ou existe uma avaria.
Aqui tenho um menu completo á disposição : centralina do motor , imobilizador , chave , etc .
Do filtro do gasóleo e da falta de combustivel ... estou eu safo .
Tenho de ter cuidado com arranques sucessivos para não ter a surpresa do modo de segurança ser activado.
Dá-se um encosto eléctrico, com uma maquineta das emergências ...

Máquina diabólica
Convém é não trocar as mãos ou os cabos ... :P :465974:
E pronto arrancou ... ; é aparentemente a bateria que morreu de repente .
E nem deu um sinal de aviso...
Normalmente quando a bateria enfraquece há uns sintomas que servem de "abrolhos " : equipamentos que deixam de funcionar , erros de iluminação ...
Como não há tempo para ir procurar bateria ,sigo viagem e espero que a bateria carregue na viagem ...
Pois , vou sonhando ...
Aqui na ponte 25 de Abril em Lisboa. Pouco transito e uma chuva miudinha.
Em casa finalmente . E bem estacionado, que está sem bateria ...