Senhores,
Algo estranho aconteceu com minha AL4 (C5 2.0 2004) após a troca de óleo.
Fiz duas descidas de óleo, completando com o ZLUB MTF, no total coloquei 9litros do óleo novo.
Depois das trocas, zerei o contador e inicializei o auto-adaptativo pelo lexia 3.
Depois disso o cambio fica muito tempo na regra de mudança "unlocked law", fazendo que não acople diretamente o motor no eixo da caixa (que seria o status "locked"), ou seja, a caixa só roda pelo efeito do conversor de torque, que depende de pressão de óleo e que gera mais calor que o normal...
O óleo está chegando a 106C e a temperatura da água do radiador a 103C.
Será que isso é só durante um tempo até o auto-adaptativo pegar o jeito do novo lubrificante e meu jeito de dirigir?
No link abaixo, página 29, fala deste "lock up". Alguma coisa estaria previnindo a minha caixa de usar este regra de condução...
<a href="http://www.kit-group.ru/sections/AL4%20Transmission.pdf" target="_blank">http://www.kit-group.ru/sections/AL4%20 ... ion.pdf</a>
Alguma pista?
Na leitura de falhas, há uma falha que diz não ter referência no after market... como se o software da caixa soubesse que tem algo errado, mas não estaria atualizada para saber o que é que está errado... por[em este erro j[a aparecia antes de eu trocar o óleo e nunca me causou um comportamento estranho... então não sei se ele tem culpa nisso...
Pior que tenho uma viagem de 450km para o interior da bahia (Salvador-Chapada)...
Contudo, hoje andei uns 60km direto, com engarrafamento e estrada livre e não tive alarmes de temperatura... nem da água, nem da caixa (quando piscaria no painel a luz do sport e do snow)...
Acho que vou pegar a estrda com o notebook no carona monitorando os parametros da al4...
Alguma luz?
[/quote]
:D Prezado Ricardo Jr.,
o que está acontecendo está longe de ser normal.
A caixa só não adota a regra de "lock - up" do conversor de torque quando o carro é ligado pela primeira vez e não se espera um certo aquecimento do fluido. Aí, é adotada a regra de aquecer o óleo via conversor de torque sem "lock - up". No meu carro acontece isto quando o ligo pela primeira vez e saio direto, sem esperar um pouco. :65322:
Refaz o procedimento de zerar o contador e de reiniciar os auto - adaptativos...
Tente seguir à risca o que está previsto no procedimento de reinicialização da caixa AL4. O câmbio, pelo que vi, está trabalhando muito quente e isto não é normal. O normal é a caixa trabalhar até mais fria, depois que a manutenção é feita.
Verifique, só por precaução, o nível de óleo. Fluido demais atrapalha no funcionamento da caixa.
Aguardo por novas notícias!
Xamã