Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
helder mercedes
Sem Habilitação
Nome: helder1000

Mensagem por helder mercedes » Sex Dez 06, 2013 3:51 pm

Boa tarde.
Como ja postei aqui sobre a minha experiencia com os fluidos da Z-LUB, vejo ainda muitas duvidas em relação ao que usar.
Aqui em Brasilia varias oficinas usam os produtos Z-LUB .
Minha maquina esta perfeita apos toda revisão feita postada aqui.
Meu amigo que tem um C-4 tambem fez a troca com os produtos.
O C-4 dele entrava em emergencia apos alguns quilometros de engarrafamento.
Condenaram as eletrovalvulas.
Ele resolveu trocar o somente o fluido.
Apos a troca o carro não deu mais emergencia e as troca estão perfeitas.
Creio que os produtos são confiaveis uma vez que tem distribuidores pelo Brasil.
Não estou aqui para fazer propaganda para nenhuma marca, somente para compartilhar as experiencias presenciadas por mim.
Tive a oportunidade de usar, achei que era arriscado colocar um oleo desconhecido, mas estou satisfeito e vejo outras pessoas usando.
Fica a dica.
E atenção especial ao nosso amigo Xamã que nos dá sempre exelentes informações.
Abraço

madson.carneiro
Sem Habilitação
Nome: Madson CArneiro

Mensagem por madson.carneiro » Seg Dez 16, 2013 2:42 pm

[quote name='helder1000' date='Dec 6 2013, 02:51 PM' post='23379']
Boa tarde.
Como ja postei aqui sobre a minha experiencia com os fluidos da Z-LUB, vejo ainda muitas duvidas em relação ao que usar.
Aqui em Brasilia varias oficinas usam os produtos Z-LUB .
Minha maquina esta perfeita apos toda revisão feita postada aqui.
Meu amigo que tem um C-4 tambem fez a troca com os produtos.
O C-4 dele entrava em emergencia apos alguns quilometros de engarrafamento.
Condenaram as eletrovalvulas.
Ele resolveu trocar o somente o fluido.
Apos a troca o carro não deu mais emergencia e as troca estão perfeitas.
Creio que os produtos são confiaveis uma vez que tem distribuidores pelo Brasil.
Não estou aqui para fazer propaganda para nenhuma marca, somente para compartilhar as experiencias presenciadas por mim.
Tive a oportunidade de usar, achei que era arriscado colocar um oleo desconhecido, mas estou satisfeito e vejo outras pessoas usando.
Fica a dica.
E atenção especial ao nosso amigo Xamã que nos dá sempre exelentes informações.
Abraço
[/quote]

Ótimo notícia! Lembro que já faz um tempo realmente que você postou sobre a troca pelo Z-LUB.
bruno laport
Sem Habilitação
Nome: bruno laport

Mensagem por bruno laport » Ter Dez 17, 2013 1:04 pm

olá,

pelo que andei pesquisando, o ZLub é um oleo com as especificações bem proximas as do DEXRON VI, sendo assim vou fazer como o Xamã, vou usar o Mobil DEXRON VI que esta na faixa de R$ 49,00 o litro no Rio de Janeiro....

me pareçe que os óleos com especificação DEXRON VI são bem superiores as LT71141 e penthosin....
ninguem_rj
Sem Habilitação
Nome: Ricardo Jr

Mensagem por ninguem_rj » Qua Dez 18, 2013 3:57 pm

Após perder algumas horas lendo absolutamente tudo deste tópico, gostaria de fazer uma pergunta aos entendedores do causo hehehe

Zlub MTF-S ou Mobil Dexron 6 ATF?

resumindo, vou pelo nome da marca mobil e levo um semi-sintético, ou pego o Zlub já aprovado pelo nobre colega do grupo e levo um 100% sintético?

Por tudo que li, por questões quimicas, parece que a lógica seria o zlub por ser sintético... mas queria confirmar...

Tmb queria ver se o Xamã fechou o projeto do flushing... j[a pesquisei muito esse lance de colocar um radiador externo, mas me deparei com a necessidade de confirmar a rosca do parafuso do trocador de calor e com a necessidade de não poder parar o carro...

O meu é um C5 2.0 16v 2004 com 120mil rodados e nenhum histórico de troca de óleo de cambio... já o completei 2 vezes (3lts no total) por vazamentos por um retentor do eixo... bem... o mecanico disse que colocou tudo... agora vou até ver se náo tem óleo demais dentro da caixa... não confio mais nos serviços "especializados"...

Minha caixa apresenta as trocas não muito confortáveis, as vezes dá uns trancos, e tem uma mensagem no lexia que não tem texto explicativo... (não especificado no after market)...
Mas nunca entrou em emergência.
A temperatura do óleo fica estável em 87 graus em uso severo (engarrafamento).

Ricardo Jr.

\\-------------------- EDITADO -----------------------------\\

Adicionalmente, acabei de falar com o rapaz da Zlub de brasília.
Zlub MTF (semi sintético) R$ 40,00 /litro, mínimo de 12litros (1 caixa)
Zlub MTF-S (100% sintético) R$ 63,00/litro, mínimo de 12 litros (1 caixa)

O problema é que ele só aceita depósito... não usa mercado livre, b-cash, paypal... nada... é na confiança... Mas devo abraçar uma caixa do MTF mesmo... não será 100% sintético, mas j[a será melhor do que o Mobil LT11xxxx original.
Devido a idade e estado do óleo, mas considerando o valor do gasto, vou ver de fazer pelo menos 1 troca de 4,5l, andar com o carro, jogar estes 4,5l fora, colocar mais 4,5l, rodar mais um pouco, depois trocar só mais 3 litros... já deve melhorar muito o que tenho hoje dentro da AL4...

Ricardo Jr.
Editado pela última vez por ninguem_rj em Qua Dez 18, 2013 4:58 pm, em um total de 1 vez.
Xamã
Habilitado
Nome: Xamã

Mensagem por Xamã » Seg Dez 23, 2013 3:17 am

:D Prezados amigos,

o projeto do "flushing kit" é simples demais... Não sei como os concesionários não adotam uma solução tão simples e barata para fazer a lavagem interna das caixas AL4. Deve ser porque não interessa mesmo...

Bem senhores, nossas caixas possuem uma saída de óleo, de alta pressão, através do "banjo bolt", ou melhor, através do pafauso oco, que leva o lubrificante da bomba de óleo interna até o trocador de calor. Trocador de calor que, aliás, é fixado por este pafauso oco (o "banjo bolt").

O que é que eu bolei?

Fui no site Aliexpress.com e comprei uma flange vagabunda e baratinha, daquelas que são usadas como adaptadores para radiadores de óleo. Vejam o link e o preço, já com frete embutido: <a href="http://www.aliexpress.com/item/New-Alum ... 04942.html" target="_blank">Flange de alumínio para adaptação de radiador de óleo</a>

Bom, esta flange será colocada entre o trocador de calor e a parede do câmbio AL4, sendo que o parafuso que fixa o trocador de calor vai ser parafusado em um dos adaptadores que acompanha a flange e que podem ser vistos junto à peça no anúncio do site chinês.

Bem, o adaptador que vem com a flange chinesa, possui rosca própria e fora do padrão da rosca do parafuso oco do trocador de calor (o "banjo bolt") - este foi um dos problemas que enfrentei com a adaptação, pois tive de produzir em torno um adaptador com rosca específica para o parafuso oco - é que será, depois de ser devidamente adaptado à rosca do câmbio, fixado na parede da transmissão, como se fosse o próprio parafuso oco. Só assim, se conseguirá que a flange fique entre o câmbio e o trocador de calor. O adaptador, que vem com a flange, funcionará assim como um espaçador.

O óleo usado passará, então, pelo meio do adaptador e seguirá, pelo parafuso oco, até o trocador de calor. Ao sair do trocador de calor, se deparará com a flange e será desviado para a mangueira da máquina de vácuo, que fará a troca do óleo exatamente como fazem quando a transmissão é do tipo Aisin, com radiador externo. O óleo velho sairá por um dos condutos da flange e o óleo novo será enviado pelo outro conduto da flange, que estará direcionado para a entrada do óleo que existe na parede da transmissão AL4. E isto será feito com o câmbio em operação, com as marchas sendo trocadas e o carro ligado.

Desta forma, conseguirei "lavar" a transmissão completamente, não deixando resquícios de óleo velho em seu interior e, principalmente, dentro do conversor de torque.

Explicando, parece mais difícil do que é na prática, mas tenho muitas esperanças que funcione. A flange já chegou faz tempo e pelas medidas que fiz do trocador de calor, dá para ser usada. O que está me impedindo de fazer é a inexistência de uma máquina de troca de fluido em Niterói/RJ. Como vou à Sampa no início de 2014, irei com o C4 Pallas e vou levar a peça (flange) e o adaptador - já com as roscas preparadas para o parafuso oco e a parede do câmbio prontos -, para fazer a troca do fluido na própria máquina de diálise.

Acho que vai ficar muito bom... :925400:

Vou utilizar o Mobil DEXRON VI mesmo. É muito mais resistente que qualquer dos fluidos indicados originalmente para o AL4. Se não achar ele barato barato, vou de Z - Lub MTF - S mesmo, pois não passa também de um DEXRON VI. Depois, vou zerar o contador de desgaste e reiniciar os parâmetros dos auto - adaptativos e ver se a AL4 minha segura mais uns 80.000 kms sem encher o saco.

Se aguentar sem falhas, vou disseminar a informação como regra geral para tornar a transmissão menos "famosa" pelos defeitos e mais "reconhecida" pela confiabilidade.

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, um detalhe que eu não poderia esquecer: quando eu fizer a troca do fluido do meu C4 Pallas na máquina de diálise, vou aproveitar a ocasião e passar a utilizar o trocador de calor e o parafuso oco das transmissões DP2 da Renault, que são utilizadas nos Duster e Sandero e que já foram usadas nos Logan antigos (antes da restilização que há pouco foi feita). Espero, com isso, que a temperatura final do fluido baixe um pouco e eu consiga, assim, maior confiabilidade e durabilidade do câmbio.

Em suma, depois deste esforço todo, a última coisa que vou fazer é pensar de novo na manutenção do AL4 e nos defeitos que costumava dar por conta da degradação do fluido.

Galera, penso seriamente em fazer, aqui mesmo, um "how - to", com fotos e instruções detalhadas. Tá faltando é tempo e sobrando trabalho, de modo que está difícil botar a coisa toda em prática. Mas acho que, com um pouco de paciência e achando algum tempo, vou fazer e vai ficar bem legal. A quilometragem do carro está subindo devagar e estou preocupado em "lavar" logo a transmissão...

Um abraço a todos,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Xamã
Habilitado

Mensagem por Xamã » Seg Dez 23, 2013 3:28 am

[quote name='bruno laport' date='Dec 3 2013, 04:00 PM' post='23351']
OLÁ,

XAMÃ,

E AÍ COMO ESTA A PEÇA PARA DIALISE PARA O C4??

COMPREI DEXRON VI POR 49,00 NO ML E VOU FAZER A TROCA, MAIS AINDA ESTOU MEIO TEMEROSO EM NÃO USAR O LT71141

FICO NO AGUARDO, SOU DO INTERIOR DO RIO MAIS PODEMOS MARCAR UM DIA PRA BATER UM PAPO

BRUNO LAPORT
[/quote]

:D BRUNO, meu querido!

Rapaz, mil perdões em não ter te respondido com rapidez, mas fiquei muito tempo longe do fórum...

Voltei das férias e a carga de trabalho está me matando... :465974:

Acho que seria ótimo nos encontrarmos para trocarmos algumas ideias. Quanto ao DEXRON VI, pode usar sem medo! Não vai estragar nada no carro e a transmissão deverá ficar mais suave.

Vai com fé!

Aliás, devem estar achando que sou grosso ou mal educado, pois também fiquei devendo resposta para o nobilíssimo leo-spitz acerca da forma como o câmbio conta o desgaste, mas não fica chateado não, Leo. Tô pesquisando uma forma de te responder, para não incorrer em besteiras, OK!?! :966762:

Um abraço enorme a todos!

Que Deus os ilumine neste período de tantas emoções e sentimentos maravilhosos,
Hugo123
Sem Habilitação
Nome: Hugo123

Mensagem por Hugo123 » Ter Dez 24, 2013 2:53 pm

Xama , quando vira pra São Paulo pra usar a peça que esta fazendo ? pois sou de São Paulo e meu C4 Pallas começou a apresentar alguns trancos :
Quando paro no farol e vou sair com o carro ou quando estou parado no transito , sinto um solavanco porem percebi que isso só acontece quando o carro ou cambio esquenta .
a 3 dias atras andando com o carro o mesmo chegou pela primeira vez a travar em terceira marcha .
Acho que presciso leva-lo em um mecanico pra passar o scaner pra verificar as eletrovalvulas , caso não conste nada pelo scaner sera que somente a troca do oleo resolve ? .
Gostaraia de conhece-lo pra conhecer melhor sua invenção da dialise pra troca de oleo .
Eu moro proximo de duas Oficinas citadas pelo forum : a Automatick na AV. Sapopemba e uma que fica na vila Vila Carrao que agora esqueci o nome .
To aprendendo muito com voce Xama sobre a AL4 pois sobre os relatos de problemas não resolvidos com esta caixa me desanimou um pouco porem agora que encontrei este forum e voce , minhas esperanças se renovaram .
Agradeço sua atenção .
Hugo .
Xamã
Habilitado

Mensagem por Xamã » Qua Dez 25, 2013 3:06 am

[quote name='Hugo123' date='Dec 24 2013, 02:53 PM' post='23527']
Xama , quando vira pra São Paulo pra usar a peça que esta fazendo ? pois sou de São Paulo e meu C4 Pallas começou a apresentar alguns trancos :
Quando paro no farol e vou sair com o carro ou quando estou parado no transito , sinto um solavanco porem percebi que isso só acontece quando o carro ou cambio esquenta .
a 3 dias atras andando com o carro o mesmo chegou pela primeira vez a travar em terceira marcha .
Acho que presciso leva-lo em um mecanico pra passar o scaner pra verificar as eletrovalvulas , caso não conste nada pelo scaner sera que somente a troca do oleo resolve ? .
Gostaraia de conhece-lo pra conhecer melhor sua invenção da dialise pra troca de oleo .
Eu moro proximo de duas Oficinas citadas pelo forum : a Automatick na AV. Sapopemba e uma que fica na vila Vila Carrao que agora esqueci o nome .
To aprendendo muito com voce Xama sobre a AL4 pois sobre os relatos de problemas não resolvidos com esta caixa me desanimou um pouco porem agora que encontrei este forum e voce , minhas esperanças se renovaram .
Agradeço sua atenção .
Hugo .
[/quote]

:D Prezado Hugo,

os problemas de refrigeração e de degradação precoce do fluido do câmbio AL4 são tão evidentes que as transmissões mais problemáticas estão exatamente nos grandes centros urbanos, como São Paulo.

Teu fluido está absolutamente degradado e as eletrovávilas vão pagar o pato. Os trancos já são causados pela baixa viscosidade do fluido estragado e o resultado disso, nos discos de fricção, que passam a "juntar" muito rapidamente, sem o escorregamento adequado, são exatamente os trancos nas passagens de marcha.

Faz uma coisa: compra logo 9 litros do DEXRON VI, que é facílimo de achar em Sampa, e manda baixar todo o fluido do AL4. Pode ser que vc encontre o fluido por coisa de R$ 40,00, mas tem que procurar... :271534:

Tira os primeiros 4,5 litros do câmbio (o óleo vai sair preto, preto, com cheiro de queimado...), coloca 4,5 litros de óleo novo e roda com o carro por uns 5 minutos. Volta na oficina e troca de novo, colocando mais 4,5 litros de óleo novo. Se não quiser rodar com o carro, liga o motor na própria oficina, com o carro no elevador, e aciona o câmbio, acelerando o motor de forma que todas as marchas sejam engatadas. Depois disso, drena o óleo de novo, conforme te expliquei.

Não precisa ser a Auomatik que vai fazer isto, pois vão querer logo abrir tudo e condenar tudo, exigindo coisa de R$ 4 mil ou pouca coisa menos :icon_smile_8ball: , para refazer a caixa (!!!). Leva o carro em uma oficina de um conhecido, de alguém sério, que o amigo conheça, e que saiba fazer o serviço. Já te digo, de antemão, que abrir o bujão inferior não é tarefa das mais simples, porque são dois bujões na verdade. Um primeiro, que vc vê logo com o carro levantado no elevador, é somente para conferir o nível do óleo da AL4. O bujão de dreno é interno e fica no interior do orifício que resta aberto depois que o primeiro dos bujões é retirado. Um fica dentro do outro, entendeu?

Veja este vídeo aqui, para entender o que é preciso para trocar o fluido, da maneira tradicional (não é "flushing"): <a href="http://www.youtube.com/watch?v=qIywuYGwG8Y" target="_blank">Troca de óleo do câmbio AL4 do Peugeot 307</a>

Até chegar a fazer a diálise, vc já terá o câmbio funcionando bem de novo e por uma quilometragem razoável, haja vista o DEXRON VI ser um fluido muito mais resistente ao desgaste que o LT71141. Já terá havido uma renovação do óleo em uma taxa em torno de 60 ou 70%. Faça, então, o reset dos auto - adaptativos no Lexia 3 e reduza - também no Lexia - o contador de desgaste do óleo para "00000".

Faça isto logo para evitar de ter de abrir a transmissão, pois do jeito que está, só vai piorar com o tempo... :65322:

Aguardo notíciais tuas. Corra para evitar de ter de abrir a caixa e gastar os tubos com a reforma total dela.

Um abraço grande,

Prezado Hugo,

segue o link de mais um víedo explicativo: <a href="http://www.youtube.com/watch?v=FbNZVBVziwk" target="_blank">Como verificar o nível de óleo das caixas AL4</a>

Acho que é isto!

Feliz natal, meu caro! Tudo de bom!

Hugo123
Sem Habilitação

Mensagem por Hugo123 » Qua Dez 25, 2013 5:58 pm

Xamã , muitissimo obrigado pela sua ajuda .
Vou procurar um mecanico o mais rapido possivel pra fazer a troca do oleo .
Sobre o lexia 3 , a maioria dos mecanicos hoje em dia possuem este scaner ou não ? .
E sobre zerar este auto adaptativo , o que seria isso no caso ? , pois sobre zerar o contador eu entendi .
Eu andei ontem com o carro em um curto trajeto de ida e volta cerca de 5 minutos cada e o carro se comportou normalmente , agora ao que me parece mesmo é só pegar um transito maior e o oleo da caixa estar quente o suficiente pra começarem a se manifestarem os defeitos na caixa .
Um feliz Natal e um prospero Ano Novo pra voce e todos amigos aqui do forum .
Grato novamente .
Hugo .

Xama , sobre o processo de troca de oleo , cerca de 12,5 litros então daria pra realizar o processo correto ?.
Xamã
Habilitado

Mensagem por Xamã » Qui Dez 26, 2013 1:58 am

[quote name='Hugo123' date='Dec 25 2013, 05:58 PM' post='23539']
Xamã , muitissimo obrigado pela sua ajuda .
Vou procurar um mecanico o mais rapido possivel pra fazer a troca do oleo .
Sobre o lexia 3 , a maioria dos mecanicos hoje em dia possuem este scaner ou não ? .
E sobre zerar este auto adaptativo , o que seria isso no caso ? , pois sobre zerar o contador eu entendi .
Eu andei ontem com o carro em um curto trajeto de ida e volta cerca de 5 minutos cada e o carro se comportou normalmente , agora ao que me parece mesmo é só pegar um transito maior e o oleo da caixa estar quente o suficiente pra começarem a se manifestarem os defeitos na caixa .
Um feliz Natal e um prospero Ano Novo pra voce e todos amigos aqui do forum .
Grato novamente .
Hugo .

Xama , sobre o processo de troca de oleo , cerca de 12,5 litros então daria pra realizar o processo correto ?.
[/quote]

:D Prezado Hugo123,

estou bolando o processo de "flushing" desta caixa automática, pelo fato da troca, nos moldes em que pode ser feita atualmente, ser um completo desperdício de produto e de dinheiro, como o amigo pode ver nos vídeos que indiquei.

Sim, 12,5 litros fazem o processo de troca ainda melhor, pois a medida que mais trocas são feitas, mais o óleo velho diminui em quantidade e se mistura a cada vez mais óleo novo. Você fará duas trocas e um terceiro enchimento da caixa, que já será o definitivo. Infelizmente, do jeito que dá para fazer, nada garante que o sujeito gaste 20 litros de óleo e consiga lavar a caixa 100%. Por isso estou bolando uma forma de fazer o "flushing" da AL4.

Resetar os "auto - adaptativos" da central Siemens que comanda a transmissão AL4 é uma opção que o Lexia 3 te dá, quando se começa a monitorar a caixa pelo software de diagnóstico. Não é nada difícil de fazer, mas é bom que a troca do óleo já tenha sido feita. Zerar os contadores é ainda mais fácil.

Qualquer dúvida, me aciona por este canal aqui!

Um abraço grande e tomara que o carro fique ótimo, como se estivesse novo de novo,
Hugo123
Sem Habilitação

Mensagem por Hugo123 » Qui Dez 26, 2013 5:43 pm

Conversei com um mecanico hoje e o mesmo me disse que se passar o scaner e não constar nenhuma anomalidade nas eletrovalvulas podemos apenas trocar o oleo e ver como o carro se comporta .
Aos mais experientes aqui do forum isso pocede pessoal ?
Xama da uma ajuda enquanto esta questão por favor ? .
Grato a todos .
Hugo123
Sem Habilitação

Mensagem por Hugo123 » Qui Dez 26, 2013 6:19 pm

Se constar algo em relação a pressão das eletrovalvulas , já é sinal que as mesmas prescisam serem trocadas ou poderia ser ajustado a pressão das mesmas ?.
Tenho aqui estas duvidas pois como todos sabemos existem Mecanicos Honestos e não Honestos pois sanando algumas duvidas já saberei realmente distinguir um mecanico do outro .
Agradeço a quem puder ajudar .
Hugo .
Xamã
Habilitado

Mensagem por Xamã » Sex Dez 27, 2013 2:21 am

[quote name='Hugo123' date='Dec 26 2013, 06:19 PM' post='23555']
Se constar algo em relação a pressão das eletrovalvulas , já é sinal que as mesmas prescisam serem trocadas ou poderia ser ajustado a pressão das mesmas ?.
Tenho aqui estas duvidas pois como todos sabemos existem Mecanicos Honestos e não Honestos pois sanando algumas duvidas já saberei realmente distinguir um mecanico do outro .
Agradeço a quem puder ajudar .
Hugo .
[/quote]

:D Prezado Hugo,

se não der nada no scanner, é só trocar o óleo mesmo, meu caro!

Se alguma anomalia for notada na pressão da caixa, aí a coisa já muda, OK! A minha, por exemplo, vem anotando, com a alavanda em "P", coisa de 2.55 bars sob uma temperatura de 70ºC. Tudo normal!

Se a pressão da tua AL4 estiver normal - mais ou menos dentro destes patamares - e não houver códigos de falhas, muda o óleo e deixa a caixa sob observação. A mudança de comportamento nas trocas, depois da substituição do fluido, tem que ser imediata. Tem que ficar suave e rápida nas passagens.

Um abraço grande,
Hugo123
Sem Habilitação

Mensagem por Hugo123 » Sex Dez 27, 2013 9:59 pm

vou viajar no sabado e não terei como resolver isso até amanha vou deixar pra quando voltar de viajem
ninguem_rj
Sem Habilitação
Nome: Ricardo Jr

Mensagem por ninguem_rj » Sáb Dez 28, 2013 12:43 am

Senhores,

Algo estranho aconteceu com minha AL4 (C5 2.0 2004) após a troca de óleo.
Fiz duas descidas de óleo, completando com o ZLUB MTF, no total coloquei 9litros do óleo novo.

Depois das trocas, zerei o contador e inicializei o auto-adaptativo pelo lexia 3.
Depois disso o cambio fica muito tempo na regra de mudança "unlocked law", fazendo que não acople diretamente o motor no eixo da caixa (que seria o status "locked"), ou seja, a caixa só roda pelo efeito do conversor de torque, que depende de pressão de óleo e que gera mais calor que o normal...

O óleo está chegando a 106C e a temperatura da água do radiador a 103C.

Será que isso é só durante um tempo até o auto-adaptativo pegar o jeito do novo lubrificante e meu jeito de dirigir?

No link abaixo, página 29, fala deste "lock up". Alguma coisa estaria previnindo a minha caixa de usar este regra de condução...
<a href="http://www.kit-group.ru/sections/AL4%20Transmission.pdf" target="_blank">http://www.kit-group.ru/sections/AL4%20 ... ion.pdf</a>

Alguma pista?

Na leitura de falhas, há uma falha que diz não ter referência no after market... como se o software da caixa soubesse que tem algo errado, mas não estaria atualizada para saber o que é que está errado... por[em este erro j[a aparecia antes de eu trocar o óleo e nunca me causou um comportamento estranho... então não sei se ele tem culpa nisso...

Pior que tenho uma viagem de 450km para o interior da bahia (Salvador-Chapada)...
Contudo, hoje andei uns 60km direto, com engarrafamento e estrada livre e não tive alarmes de temperatura... nem da água, nem da caixa (quando piscaria no painel a luz do sport e do snow)...

Acho que vou pegar a estrda com o notebook no carona monitorando os parametros da al4...

Alguma luz?
Responder