A ECU fica maluca exigindo um resset
Por muito tempo o meu carro vinha sofrendo com falhas aleatórias sem uma causa aparente, o veículo apresentava sinalizações de tanque vazio quando o combustível chegava a 1/4 do nível, a luz amarela acendia e não retornava.
Tive também falhas na partida quando o carro morria por algum motivo, se o veículo afogasse ao ligar ou se o ciclo de partida não se completasse, a luz de injeção ( motorzinho amarelo ) acendia, para retornar sería necessário aguardar de 3 á 5 minutos, neste caso não adiantaria insistir na partida porque a situação piorava.
DICA: se o seu veículo apresentar algumas falhas sem muita lógica aleatóriamente causando falhas diversas no sistema eletrônico, leve o seu carro em algum auto elétrico, solicite ao técnico que verifique os registros de mensagens de falhas e solicite a ele que grave as mensagens para impressão e às elimine.
Após esta atividade, o seu veículo certamente terá outro comportamento retornando a normalidade.
Vejam as falhas que o meu tinha e que causavam instabilidades:<ol type='1'>1 - P1292 - Circuito do Injetor 2 - Curto circuito à massa
2 - P1298 - Circuito do Injetor 4 - Curto circuito à massa
3 - P1289 - Circuito do injetor 1 - Curto circuito à massa
4 - P0444 - Sistema de válvulas de Purga do Canister - Circuito Aberto
5 - P1295 - Circuito do injetor 3 - Curto circuito à massa
6 - P0135 - Circuito do Aquecedor Sonda Lambda - Sensor 1 Banco 1 - Defeituoso
7 - P0130 - Circuito da Sonda Lambda - sensor 1 banco 1 - Defeituoso
8 - P0230 - Circuito primário da bomba de combustível- Defeituoso
O software de computador analisou as falhas e registrou 8 que tinham relação direta com o Sistema de Injeção da BOSCH > modelo ME7.4.4 software n.o 9640899480 código PSA n.o 9648024780</li></ol>O computador usado foi um modelo da NAPRO Eletrônica Industrial Ltda ( 011) 4066-6677
Quem realizou a análise foi o Sr. RUI da SOGEPEL em Uberlândia
A solução final deste problema foi: a falta de um pino no 3.o conector da ECU, abrimos a unidade, soldamos um fio lá de dentro até o cabo do conector FEMEA e pronto tudo voltou ao normal, fizemos isto porque não iamos jogar a ECU fora...........uma nova custa R$ 2.000,00 e uma usada no ML em torno de R$ 650,00.
Este serviço deve ser feito com cuidado e por um técnico eletrônico.
NOTA: o serviço de identificação de falhas pode ser feito também pelo proprietário, mas ele deverá possuir um SCANNER portátil com chip ELM 327 sabendo é lógico qual é o protocolo de comunicação, este recurso é facilmente encontrado no Mercado Livre por até R$ 100,00. Há um post aqui no CCDOB/Berlingo que fala exclusivamente sobre isto.
Espero ter ajudado
ECU - Falhas
- PU4ASL
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