Câmbio automático Picasso 2.0 16 V
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Pessoal,
adquiri recentemente um Picasso automático 2.0 16V, ano 2005/2005. De uns dias pra cá, vem apresentando problemas no câmbio: de repente aparece uma mensagem no painel avisando sobre "Falha no câmbio" e acontece nesta hora o bloqueio em 2a marcha. O que eu tenho feito é encostar o carro, desligar e ligar novamente, da mesma forma quando o Windows trava e temos de iniciar a máquina. Isto já me aconteceu umas 3 ou 4 vezes e temo que a frequência aumente. Já agendei na concessionária para fazer um diagnóstico, mas gostaria mesmo assim de saber se isto é normal e se alguém já passou por este problema antes. Grato, LeoBH. :mellow:
adquiri recentemente um Picasso automático 2.0 16V, ano 2005/2005. De uns dias pra cá, vem apresentando problemas no câmbio: de repente aparece uma mensagem no painel avisando sobre "Falha no câmbio" e acontece nesta hora o bloqueio em 2a marcha. O que eu tenho feito é encostar o carro, desligar e ligar novamente, da mesma forma quando o Windows trava e temos de iniciar a máquina. Isto já me aconteceu umas 3 ou 4 vezes e temo que a frequência aumente. Já agendei na concessionária para fazer um diagnóstico, mas gostaria mesmo assim de saber se isto é normal e se alguém já passou por este problema antes. Grato, LeoBH. :mellow:
Xsara Picasso Excl. Automatico 2005/2005 2.0 16V
Meu caro,
Muito provavelmente, aom passar o scanner, irá aparecer o diagnóstico de "regulação de pressão". Trocando em miúdos: existe um vazamento interno no seu câmbio, que por enquanto está pequeno (tanto que o procedimento que vc faz é o usual nestes casos - só lhe esclareço que o câmbio "trava" na 3ª marcha).
Porém, e agora é que é o pior, seu câmbio precisará ser aberto para troca de todos os retentores e demais componentes. É um serviço caro, mas é a única maneira de resolver o problema.
Eu tive este problema na minha aqui no RJ. Como estava na garantia da autorizada para veículos usados, o serviço foi inteiramente feito e coberto pela autorizada. Como o serviço foi perfeito, posso indicar o nome sem qualquer problema: Citroen Versailles, em Botafogo.
Em uma oficina particular aqui no RJ que trabalha com veículos importados, o serviço foi orçado em R$ 5.973,00, com todas as peças e mão-de-obra incluída. O carro ficaria pronto em 01 semana. O custo elevado das peças se dá pelo fato de que todos os componentes internos serão trocados, já que haverá a necessidade de abertura da caixa (esta troca é preventiva, mas neste caso é melhor prevenir).
Este talvez seja um dos maiores diferenciais: As autorizadas Citroen aqui não fazem este serviço, que é terceirizado para uma oficina especializada de SP. Nada contra, pois os caras lá são bons, mas isto faz com que o serviço leve em torno de 01 mês para ser feito. Quando a caixa retorna, vc observa se serviço foi feito pois a mesma vem com sua parte externa pintada de prateado.
De qualquer forma, preferi passar 01 mês sem carro e com R$ 6.000,00 a mais no bolso para o táxi... rs rs rs.
Se o seu carro estiver na garantia, insista para que seja feito o serviço completo.
[]s e boa sorte,
Ivan Lima
Muito provavelmente, aom passar o scanner, irá aparecer o diagnóstico de "regulação de pressão". Trocando em miúdos: existe um vazamento interno no seu câmbio, que por enquanto está pequeno (tanto que o procedimento que vc faz é o usual nestes casos - só lhe esclareço que o câmbio "trava" na 3ª marcha).
Porém, e agora é que é o pior, seu câmbio precisará ser aberto para troca de todos os retentores e demais componentes. É um serviço caro, mas é a única maneira de resolver o problema.
Eu tive este problema na minha aqui no RJ. Como estava na garantia da autorizada para veículos usados, o serviço foi inteiramente feito e coberto pela autorizada. Como o serviço foi perfeito, posso indicar o nome sem qualquer problema: Citroen Versailles, em Botafogo.
Em uma oficina particular aqui no RJ que trabalha com veículos importados, o serviço foi orçado em R$ 5.973,00, com todas as peças e mão-de-obra incluída. O carro ficaria pronto em 01 semana. O custo elevado das peças se dá pelo fato de que todos os componentes internos serão trocados, já que haverá a necessidade de abertura da caixa (esta troca é preventiva, mas neste caso é melhor prevenir).
Este talvez seja um dos maiores diferenciais: As autorizadas Citroen aqui não fazem este serviço, que é terceirizado para uma oficina especializada de SP. Nada contra, pois os caras lá são bons, mas isto faz com que o serviço leve em torno de 01 mês para ser feito. Quando a caixa retorna, vc observa se serviço foi feito pois a mesma vem com sua parte externa pintada de prateado.
De qualquer forma, preferi passar 01 mês sem carro e com R$ 6.000,00 a mais no bolso para o táxi... rs rs rs.
Se o seu carro estiver na garantia, insista para que seja feito o serviço completo.
[]s e boa sorte,
Ivan Lima
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Ivan,
grato pelo alerta. Tenho sorte, pois o veículo foi adquido recentemente e ainda se encontra na garantia. O problema não parece ser tão grave. O resultado do rastreamento eletrônico apontou problemas nas eletroválvulas. Após a substituição destas válvulas será realizado novo teste para checar se ainda há problema. O mecânico disse que em 99% dos casos, a troca das eletroválvulas resolve, mas caso ainda continue dando alguma msg de falha, há ainda uma última análise eletrônica a ser feita: check do bloco de comando. Só então, será iniciado o check mecânico. Realmente o bloqueio se dá em 3a marcha, conforme informação da Citroen. Enfim, espero que o problema se resolva com a subst das eletroválvulas.
No seu caso, como se verificou a existência de vazamento interno no câmbio? Foi feito o scanner inicialmente? Tiveram de abrir o câmbio para verificação do vazamento?
O serviço está sendo realizado na Chamonix (Concess. Citroen em BH), e gostaria de deixar registrado o excelente atendimento prestado pela concessionária.
Sds,
LeoBH ;)
grato pelo alerta. Tenho sorte, pois o veículo foi adquido recentemente e ainda se encontra na garantia. O problema não parece ser tão grave. O resultado do rastreamento eletrônico apontou problemas nas eletroválvulas. Após a substituição destas válvulas será realizado novo teste para checar se ainda há problema. O mecânico disse que em 99% dos casos, a troca das eletroválvulas resolve, mas caso ainda continue dando alguma msg de falha, há ainda uma última análise eletrônica a ser feita: check do bloco de comando. Só então, será iniciado o check mecânico. Realmente o bloqueio se dá em 3a marcha, conforme informação da Citroen. Enfim, espero que o problema se resolva com a subst das eletroválvulas.
No seu caso, como se verificou a existência de vazamento interno no câmbio? Foi feito o scanner inicialmente? Tiveram de abrir o câmbio para verificação do vazamento?
O serviço está sendo realizado na Chamonix (Concess. Citroen em BH), e gostaria de deixar registrado o excelente atendimento prestado pela concessionária.
Sds,
LeoBH ;)
Xsara Picasso Excl. Automatico 2005/2005 2.0 16V
Leo,
No meu caso, tão logo o carro foi colocado no scanner, e analisado o câmbio, foi diagnosticado o problema.
A mensagem apareceu na tela, indicando a regulação de pressão.
De qualquer forma, tomara que seu problema seja somente este mesmo. Só te aconselho a ficar de olho para ver se não retorna, e se retornar, insista para que o serviço seja feito (pois, como já te disse, é um serviço caro, e nem todos querem fazer).
Por fim, diante da sua satisfação com o atendimento na Ciitroen, eu também volto a concordar. Aqui no RJ, na Versailles, não tive problema para solucinoarem o defeito - apenas houve o tempo decorrido, que foi perfeitamente dentro da normalidade.
Mais uma vez, boa sorte.
[]s
Ivan Lima
No meu caso, tão logo o carro foi colocado no scanner, e analisado o câmbio, foi diagnosticado o problema.
A mensagem apareceu na tela, indicando a regulação de pressão.
De qualquer forma, tomara que seu problema seja somente este mesmo. Só te aconselho a ficar de olho para ver se não retorna, e se retornar, insista para que o serviço seja feito (pois, como já te disse, é um serviço caro, e nem todos querem fazer).
Por fim, diante da sua satisfação com o atendimento na Ciitroen, eu também volto a concordar. Aqui no RJ, na Versailles, não tive problema para solucinoarem o defeito - apenas houve o tempo decorrido, que foi perfeitamente dentro da normalidade.
Mais uma vez, boa sorte.
[]s
Ivan Lima
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Meus caros,
o problema era realmente 2 eletroválvulas com falha. Após substituídas, o carro não apresentou mais nenhum problema. Além de resolvido o bloqueio em 3a marcha e mensagens de falha, notei que o consumo diminuiu em uns 20%, pois agora as marchas são passadas no tempo certo.
A título de informação: consumo na cidade 7,4 Km/lt ; estrada 11,2 Km/lt.
;)
Sds,
LeoBH
o problema era realmente 2 eletroválvulas com falha. Após substituídas, o carro não apresentou mais nenhum problema. Além de resolvido o bloqueio em 3a marcha e mensagens de falha, notei que o consumo diminuiu em uns 20%, pois agora as marchas são passadas no tempo certo.
A título de informação: consumo na cidade 7,4 Km/lt ; estrada 11,2 Km/lt.
;)
Sds,
LeoBH
Xsara Picasso Excl. Automatico 2005/2005 2.0 16V
O melhor é fazer a manutenção preventiva da AL 4, através do proxia...
Pois, é uma caixa muito cara.
E, nem a Citro põe a mão nela, caso haja algum defeito mais grave.
Estão terceirizando p/ uma oficina em Sampa, mas não me disseram o nome da dita cuja...
Pois, é uma caixa muito cara.
E, nem a Citro põe a mão nela, caso haja algum defeito mais grave.
Estão terceirizando p/ uma oficina em Sampa, mas não me disseram o nome da dita cuja...
Editado pela última vez por apmed2000 em Qua Ago 06, 2008 8:54 pm, em um total de 1 vez.
[quote name='apmed2000' post='2173' date='Aug 6 2008, 01:09 PM']
O melhor é fazer a manutenção preventiva da AL 4, através do proxia...
Pois, é uma caixa muito cara.
E, nem a Citro põe a mão nela, caso haja algum defeito mais grave.
Estão terceirizando p/ uma oficina em Sampa, mas não me disseram o nome da dita cuja...
[/quote]
A oficina que a Citroen usa é a Patpaulicéia.
Sei disto pois o meu câmbio quando deu problemas foi enviado para lá pela Citro.
[]s
Ivan Lima
O melhor é fazer a manutenção preventiva da AL 4, através do proxia...
Pois, é uma caixa muito cara.
E, nem a Citro põe a mão nela, caso haja algum defeito mais grave.
Estão terceirizando p/ uma oficina em Sampa, mas não me disseram o nome da dita cuja...
[/quote]
A oficina que a Citroen usa é a Patpaulicéia.
Sei disto pois o meu câmbio quando deu problemas foi enviado para lá pela Citro.
[]s
Ivan Lima
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[quote name='davi.df' post='2393' date='Aug 26 2008, 11:35 AM']
Amigo em quanto ficou a troca dessas 2 eletrovalvulas? Quanto gastou em mao de obra? Meu cambio esta apresentando os mesmos problemas, gostaria de ja ir na concessionaria preparado! Grande abraco! :)
[/quote]
Davi,
o serviço foi executado pela conc. Chamonix de BH e ficou em R$ 600,00 no total (PC+MO).
Tomara que o defeito apresentado pelo seu câmbio não necessite troca dos componentes internos, pois ficaria muito mais caro e demorado o serviço, conforme relatou o Ivan.
Boa sorte,
LeoBH B)
Amigo em quanto ficou a troca dessas 2 eletrovalvulas? Quanto gastou em mao de obra? Meu cambio esta apresentando os mesmos problemas, gostaria de ja ir na concessionaria preparado! Grande abraco! :)
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Davi,
o serviço foi executado pela conc. Chamonix de BH e ficou em R$ 600,00 no total (PC+MO).
Tomara que o defeito apresentado pelo seu câmbio não necessite troca dos componentes internos, pois ficaria muito mais caro e demorado o serviço, conforme relatou o Ivan.
Boa sorte,
LeoBH B)
Editado pela última vez por leomaga em Ter Ago 26, 2008 11:45 am, em um total de 1 vez.
Xsara Picasso Excl. Automatico 2005/2005 2.0 16V
[quote name='LeoBH' post='2394' date='Aug 26 2008, 11:45 AM']
Tomara que o defeito apresentado pelo seu câmbio não necessite troca dos componentes internos, pois ficaria muito mais caro e demorado o serviço, conforme relatou o Ivan.
Boa sorte,
LeoBH B)
[/quote]
Como disse o Leo, realmente tomara que seja problema só nas eletroválvulas.
Segundo me informaram qunado tive meu defeito, se der o aviso de problema no aparelho, o primeiro passo é trocar logo as eletroválvulas e ver se resolve. Se após algum tempo retornar, o probema é interno, e o câmbio infelizmente terá que ser aberto.
Nesta última hipótese, o custo do conserto fica muito maior. Porém, alguns mecânicos buscam reduzir o custo abrindo o câmbio e trocando somente o "essencial", ou seja, o menor número possível de peças, com base em análise muitas vezes apenas visuais.
Esta economia é a típica "economia porca", pois, caso alguma peça que não tenha sido trocada volte a manifestar o defeito, será cobrada nova mão-de-obra para abrir o câmbio, e o serviço terá que ser praticamente todo refeito.
Veja se o defeito aparece na leitura pela máquina. Se aparecer, de acordo com o que for informado, verifique se não é somente o caso de trocar as eletroválvulas. Após, peça para apagar o(s) defeito(s) do registro. Se não voltar, ótimo, seu carro está normal. Caso volte, e seja necessário abrir a transmissão, aproveite e troque tudo: É aquele ditado: "Já que você está no inferno, aproveita e passa a mão na bunda do capeta".
No meu caso, tive ainda a presteza do pessoal da oficina da Citro Versailles aqui no RJ. Trocando idéias com o chefe da oficina, ele verificou detalhadamente a transmissão, e decidiu por abrir e consertar. Neste ponto, esclareço que a Citro aqui no RJ (e pelo que me disseram, quase todas as concessionárias) não faz este serviço, isto é terceirizado para uma oficina de SP, a Patpaulicéia. Quando o câmbio é devolvido, como prova do serviço o mesmo tem sua carcaça pintada de prata.
[]s e boa sorte.
E que seus problemas sejam os menores possíveis.
Ivan Lima
Tomara que o defeito apresentado pelo seu câmbio não necessite troca dos componentes internos, pois ficaria muito mais caro e demorado o serviço, conforme relatou o Ivan.
Boa sorte,
LeoBH B)
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Como disse o Leo, realmente tomara que seja problema só nas eletroválvulas.
Segundo me informaram qunado tive meu defeito, se der o aviso de problema no aparelho, o primeiro passo é trocar logo as eletroválvulas e ver se resolve. Se após algum tempo retornar, o probema é interno, e o câmbio infelizmente terá que ser aberto.
Nesta última hipótese, o custo do conserto fica muito maior. Porém, alguns mecânicos buscam reduzir o custo abrindo o câmbio e trocando somente o "essencial", ou seja, o menor número possível de peças, com base em análise muitas vezes apenas visuais.
Esta economia é a típica "economia porca", pois, caso alguma peça que não tenha sido trocada volte a manifestar o defeito, será cobrada nova mão-de-obra para abrir o câmbio, e o serviço terá que ser praticamente todo refeito.
Veja se o defeito aparece na leitura pela máquina. Se aparecer, de acordo com o que for informado, verifique se não é somente o caso de trocar as eletroválvulas. Após, peça para apagar o(s) defeito(s) do registro. Se não voltar, ótimo, seu carro está normal. Caso volte, e seja necessário abrir a transmissão, aproveite e troque tudo: É aquele ditado: "Já que você está no inferno, aproveita e passa a mão na bunda do capeta".
No meu caso, tive ainda a presteza do pessoal da oficina da Citro Versailles aqui no RJ. Trocando idéias com o chefe da oficina, ele verificou detalhadamente a transmissão, e decidiu por abrir e consertar. Neste ponto, esclareço que a Citro aqui no RJ (e pelo que me disseram, quase todas as concessionárias) não faz este serviço, isto é terceirizado para uma oficina de SP, a Patpaulicéia. Quando o câmbio é devolvido, como prova do serviço o mesmo tem sua carcaça pintada de prata.
[]s e boa sorte.
E que seus problemas sejam os menores possíveis.
Ivan Lima
[quote name='apmed2000' post='2173' date='Aug 6 2008, 01:09 PM']
O melhor é fazer a manutenção preventiva da AL 4, através do proxia...
Pois, é uma caixa muito cara.
E, nem a Citro põe a mão nela, caso haja algum defeito mais grave.
Estão terceirizando p/ uma oficina em Sampa, mas não me disseram o nome da dita cuja...
[/quote]
toda a linha de câmbios da citroen é realmente enviada para uma empresa chamada pat paulicéia.
é um convênio que eles tem desde 2005.
Já fizemos câmbios para ela pois o volume nessa oficina é grande.
O melhor é fazer a manutenção preventiva da AL 4, através do proxia...
Pois, é uma caixa muito cara.
E, nem a Citro põe a mão nela, caso haja algum defeito mais grave.
Estão terceirizando p/ uma oficina em Sampa, mas não me disseram o nome da dita cuja...
[/quote]
toda a linha de câmbios da citroen é realmente enviada para uma empresa chamada pat paulicéia.
é um convênio que eles tem desde 2005.
Já fizemos câmbios para ela pois o volume nessa oficina é grande.