Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
- rgdl
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Então, eu pesquisei na net para ver se achava foto desse tocador de calor da Renault mas não achei, só do trocador de calor atual do nossos carros.
Eu mandei um e-mail para um usuário do fórum que tem uma oficina especializada em Renault perguntando se é possível a adaptação, mas até agora ele não me respondeu.
Se a adaptação for possível isso resolve e muito nossos problemas.
Colocar um radiador de óleo (que passa óleo nele no lugar de água) não sei se dá é muita mudança, mas talvez seja mais viável colocar um radiador de água só para o cambio. Isso pode fazer com que a temperatura da água que passa pelo trocador de calor fique sensivelmente mais baixa, já que no sistema atual a temperatura da água que refrigera o óleo do cambio depende da temperatura do motor, já que é usado o mesmo radiador.
Eu mandei um e-mail para um usuário do fórum que tem uma oficina especializada em Renault perguntando se é possível a adaptação, mas até agora ele não me respondeu.
Se a adaptação for possível isso resolve e muito nossos problemas.
Colocar um radiador de óleo (que passa óleo nele no lugar de água) não sei se dá é muita mudança, mas talvez seja mais viável colocar um radiador de água só para o cambio. Isso pode fazer com que a temperatura da água que passa pelo trocador de calor fique sensivelmente mais baixa, já que no sistema atual a temperatura da água que refrigera o óleo do cambio depende da temperatura do motor, já que é usado o mesmo radiador.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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Se for um radiador de tamanho razoável e com ventoinha, com certeza refrigera muito bom.
Agora pode ser que colocando uma ventoinha soprando no motor já resolva boa parte do problema. Digo uma ventoinha soprando direto no trocador de calor.
Vou ver se consigo dar um pulo na renault e peço para ver o trocador de calor do megane e outro do duster.
Agora pode ser que colocando uma ventoinha soprando no motor já resolva boa parte do problema. Digo uma ventoinha soprando direto no trocador de calor.
Vou ver se consigo dar um pulo na renault e peço para ver o trocador de calor do megane e outro do duster.
Marcus
Xsara Picasso 2005 automatica
Xsara Picasso 2005 automatica
Pessoal, acho legal o que foi colocado pelo MLHZ sobre a ventoinha, pois conforme coloquei no tópico da comunidade do Xsara Picasso, os problemas no meu carro ocorrem somente com ele quente, porém, basta ligar o ar condicionado ou entrar em velocidade de cruzeiro que os sintomas desaparecem, se bem que eu acho muito difícil que a Renault tenha feito tamanha alteração no Cambio. Na minha opinião, eles colocaram no máximo um trocador maior ou mais eficiente. Nós só teremos certeza que essa alteração funcionou quando tivermos os relatos dos proprietários dos novos carros equipados com essa alteração ...
Editado pela última vez por Dynared em Sex Jan 18, 2013 11:17 am, em um total de 1 vez.
- rgdl
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mlhz e trajano, peguei essa manhã para procurar no oráculo a respeito do trocador de calor, o que descobri indica que eles fizeram mudanças no tamanho do mesmo.
No catálogo de um fabricante de peças paralelas da Inglaterra existe 3 opções de trocadores de calor para o DP0, que são identificados justamente pelas linhas de resfriamento interno, sendo que tem trocadores com 6, 9 e 12 linhas de resfriamento interno.
Creio que esse de 12 linhas de resfriamento seja o novo modelo.
Segue abaixo o catálogo, a descrição do trocador está na última página.
<a href="http://www.automaticchoice.com/Catalogue/dp0.pdf" target="_blank">http://www.automaticchoice.com/Catalogue/dp0.pdf</a>
No catálogo de um fabricante de peças paralelas da Inglaterra existe 3 opções de trocadores de calor para o DP0, que são identificados justamente pelas linhas de resfriamento interno, sendo que tem trocadores com 6, 9 e 12 linhas de resfriamento interno.
Creio que esse de 12 linhas de resfriamento seja o novo modelo.
Segue abaixo o catálogo, a descrição do trocador está na última página.
<a href="http://www.automaticchoice.com/Catalogue/dp0.pdf" target="_blank">http://www.automaticchoice.com/Catalogue/dp0.pdf</a>
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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fui na renault este final de semana (sabado).
Bom vamos lá, o trocado de calor engloba:
- radiador
- bloco de distribuição (assim o chamamos no elevador hidraulico, que nada mais é que um bloco
aonde se direciona o óleo).
no megane o bloco é separado do radiador, no duste o bloco é acoplado ao radiador.
fora isso a outra diferença é que no duster o radiador é de 20 a 30% maior que no megane.
realmente como eu desconfiava, existe um radiador ali não é apenas uma peça por onde circula o óleo. E não apenas o bloco, que chamam de trocador de calor (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... lt-dp0-_JM).
Se serve no picasso? não sei, acho que não, pode ser que falte espaço uma vez que o radiador fica fora da caixa. O certo é tirar o radiador de aumentar ele aonde for possível ou colocar uma ventoinha.
Bom vamos lá, o trocado de calor engloba:
- radiador
- bloco de distribuição (assim o chamamos no elevador hidraulico, que nada mais é que um bloco
aonde se direciona o óleo).
no megane o bloco é separado do radiador, no duste o bloco é acoplado ao radiador.
fora isso a outra diferença é que no duster o radiador é de 20 a 30% maior que no megane.
realmente como eu desconfiava, existe um radiador ali não é apenas uma peça por onde circula o óleo. E não apenas o bloco, que chamam de trocador de calor (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... lt-dp0-_JM).
Se serve no picasso? não sei, acho que não, pode ser que falte espaço uma vez que o radiador fica fora da caixa. O certo é tirar o radiador de aumentar ele aonde for possível ou colocar uma ventoinha.
Marcus
Xsara Picasso 2005 automatica
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Parabéns pela descoberta MLHZ e obrigado por compartilhar. De fato, não imaginava que a mudança tivesse sido tão profunda. Uma pena que a Citroen não tenha adotado pratica parecida, mesmo após tantos problemas. Com isso, seguimos mais um passo a indicação que "uma" das causas dos problemas no cambio AL4/DPO , a ineficiência do sistema de refrigeração ou troca de calor.
Editado pela última vez por Dynared em Seg Jan 21, 2013 11:59 am, em um total de 1 vez.
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Boa tarde!
Ha algum tempo que estou distante do forum.
Vejo que nossos amigos se empenham em obter novas informações sobre o cambio AL-4.
Parabéns a todos!
Eu continuo satisfeito com a troca de oleo do cambio realizada com o Z-LUB já descrita aqui.
Os trancos realmente sumiram.
Abraço a todos
Helder
Ha algum tempo que estou distante do forum.
Vejo que nossos amigos se empenham em obter novas informações sobre o cambio AL-4.
Parabéns a todos!
Eu continuo satisfeito com a troca de oleo do cambio realizada com o Z-LUB já descrita aqui.
Os trancos realmente sumiram.
Abraço a todos
Helder
:D Caríssimos,
aqui está a solução que transforma nossas transmissões em modelos com radiador de óleo próprio, estilo das ciaxas automáticas Aisin, separado do sistema de refrigeração:<a href="https://www.automaticchoice.com/Catalog ... COOL06.pdf" target="_blank">Flange para a saída do óleo da caixa de marcha AL4 em direção a um radiador de óleo próprio</a>
Muito boa a pesquisa "RGDL". Excelente mesmo!
Vou correr atrás desta peça e instalar um radiador para o óleo da caixa de marchas no meu C4 Pallas (se continuar com o carro, depois dos problemas de pós - venda que venho enfrentando... :998348: ). Achei a solução simples, mas que deveria ter sido adotada pela fábrica há muito.
Pela peça que se vê no link, o óleo sairia por um dos tubos da flange e iria até um radiador de óleo, que passara a existir e teria de ser posicionado muito provavelmente à frente do radiador normal do C4 Pallas, para depois de frio retornar à caixa de marchas. A partir da utilização desta flange, a troca do fluido também poderia ser feita, nas nossas transmissões, com o uso de uma máquina de flushing, de forma muito mais econômica e o sistema de refrigeração à água do C4 só cuidaria do motor e não mais da caixa de marchas.
Gostei!!! :icon_smile_approve:
Parabéns, "RGDL"! Show de bola a tua pesquisa!
Um abraço grande,
Xamã
aqui está a solução que transforma nossas transmissões em modelos com radiador de óleo próprio, estilo das ciaxas automáticas Aisin, separado do sistema de refrigeração:<a href="https://www.automaticchoice.com/Catalog ... COOL06.pdf" target="_blank">Flange para a saída do óleo da caixa de marcha AL4 em direção a um radiador de óleo próprio</a>
Muito boa a pesquisa "RGDL". Excelente mesmo!
Vou correr atrás desta peça e instalar um radiador para o óleo da caixa de marchas no meu C4 Pallas (se continuar com o carro, depois dos problemas de pós - venda que venho enfrentando... :998348: ). Achei a solução simples, mas que deveria ter sido adotada pela fábrica há muito.
Pela peça que se vê no link, o óleo sairia por um dos tubos da flange e iria até um radiador de óleo, que passara a existir e teria de ser posicionado muito provavelmente à frente do radiador normal do C4 Pallas, para depois de frio retornar à caixa de marchas. A partir da utilização desta flange, a troca do fluido também poderia ser feita, nas nossas transmissões, com o uso de uma máquina de flushing, de forma muito mais econômica e o sistema de refrigeração à água do C4 só cuidaria do motor e não mais da caixa de marchas.
Gostei!!! :icon_smile_approve:
Parabéns, "RGDL"! Show de bola a tua pesquisa!
Um abraço grande,
Xamã

C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
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- rgdl
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Poxa Xamã, nem precisa agradecer, na verdade posso dizer que "atirei no que vi e acertei o que não vi"... kkkk
Eu tinha visto este dispositivo mas não mencionei ele porque não tinha entendido corretamente o seu uso, é que meu inglês é péssimo.
Agora só resta saber como adquirir e como adaptar, já que teremos que comprar também um radiador de óleo.
Seria legal se eles vendessem uma espécie de kit de adaptação com com a peça, radiador, ventoinha e mangueiras.
Eu tinha visto este dispositivo mas não mencionei ele porque não tinha entendido corretamente o seu uso, é que meu inglês é péssimo.
Agora só resta saber como adquirir e como adaptar, já que teremos que comprar também um radiador de óleo.
Seria legal se eles vendessem uma espécie de kit de adaptação com com a peça, radiador, ventoinha e mangueiras.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
[quote name='rgdl' date='Feb 14 2013, 01:30 PM' post='20569']
Poxa Xamã, nem precisa agradecer, na verdade posso dizer que "atirei no que vi e acertei o que não vi"... kkkk
Eu tinha visto este dispositivo mas não mencionei ele porque não tinha entendido corretamente o seu uso, é que meu inglês é péssimo.
Agora só resta saber como adquirir e como adaptar, já que teremos que comprar também um radiador de óleo.
Seria legal se eles vendessem uma espécie de kit de adaptação com com a peça, radiador, ventoinha e mangueiras.
[/quote]
:D Prezado RGDL,
entrei em contato com a Autoline e os caras me passaram o valor da flange, que seria importada da Alemanha.
O total seria de elevados R$ 675,00 (seiscentos e setenta e cinco reais), mais o valor do kit do radiador de óleo e das mangueiras de óleo e braçadeiras.
Achei caro, mas vou correr atrás da importação da peça por outros meios. O valor total do kit deve passar dos R$ 1.000,00 (mil reais), acaso a aquisição dos itens todos seja feita no Brasil.
Não descartei o contato com a Autoline, mas vou tentar custos menores.
Quem conseguir alguma maneira de trazer a peça, soube que o preço da mesma no exterior não chega a R$ 100,00 (cem reais)... :icon_smile_8ball:
É isso, por enquanto. Mas não vou desistir!
Um abraço grande a todos,
Xamã
Poxa Xamã, nem precisa agradecer, na verdade posso dizer que "atirei no que vi e acertei o que não vi"... kkkk
Eu tinha visto este dispositivo mas não mencionei ele porque não tinha entendido corretamente o seu uso, é que meu inglês é péssimo.
Agora só resta saber como adquirir e como adaptar, já que teremos que comprar também um radiador de óleo.
Seria legal se eles vendessem uma espécie de kit de adaptação com com a peça, radiador, ventoinha e mangueiras.
[/quote]
:D Prezado RGDL,
entrei em contato com a Autoline e os caras me passaram o valor da flange, que seria importada da Alemanha.
O total seria de elevados R$ 675,00 (seiscentos e setenta e cinco reais), mais o valor do kit do radiador de óleo e das mangueiras de óleo e braçadeiras.
Achei caro, mas vou correr atrás da importação da peça por outros meios. O valor total do kit deve passar dos R$ 1.000,00 (mil reais), acaso a aquisição dos itens todos seja feita no Brasil.
Não descartei o contato com a Autoline, mas vou tentar custos menores.
Quem conseguir alguma maneira de trazer a peça, soube que o preço da mesma no exterior não chega a R$ 100,00 (cem reais)... :icon_smile_8ball:
É isso, por enquanto. Mas não vou desistir!
Um abraço grande a todos,
Xamã

Editado pela última vez por Xamã em Qua Fev 20, 2013 3:29 pm, em um total de 1 vez.
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- Nome: gregorio_rj
Boa Noite Srs.
Venho acompanhando esse tópico com grande interesse, (tenho um Citroen C5 e um Peugeot 406 que usam esse cambio).
Quanto a flange para adaptação de um radiador mais eficiente, encontrei uma opção mais em conta que a Autoline. Trata-se de uma empresa na Inglaterra chamada "Cottinghan Engineering", valor da peça £79.95. Cheguei a efetuar a compra via PayPal, porém na hora do envio eles se complicaram, falando de impostos como IVA, ISS, etc.. Resumindo: Vou ter que cancelar a compra. Se alguém tiver interesse e dominar a língua inglesa para poder argumentar com eles, aí vai o link do site:
<a href="http://www.seal-e-zee.com/toolsequipment.html" target="_blank">http://www.seal-e-zee.com/toolsequipment.html</a>
Abraços a Todos,
Gregório Gomes
Venho acompanhando esse tópico com grande interesse, (tenho um Citroen C5 e um Peugeot 406 que usam esse cambio).
Quanto a flange para adaptação de um radiador mais eficiente, encontrei uma opção mais em conta que a Autoline. Trata-se de uma empresa na Inglaterra chamada "Cottinghan Engineering", valor da peça £79.95. Cheguei a efetuar a compra via PayPal, porém na hora do envio eles se complicaram, falando de impostos como IVA, ISS, etc.. Resumindo: Vou ter que cancelar a compra. Se alguém tiver interesse e dominar a língua inglesa para poder argumentar com eles, aí vai o link do site:
<a href="http://www.seal-e-zee.com/toolsequipment.html" target="_blank">http://www.seal-e-zee.com/toolsequipment.html</a>
Abraços a Todos,
Gregório Gomes
[quote name='gregorio_rj' date='Feb 20 2013, 08:44 PM' post='20682']
Boa Noite Srs.
Venho acompanhando esse tópico com grande interesse, (tenho um Citroen C5 e um Peugeot 406 que usam esse cambio).
Quanto a flange para adaptação de um radiador mais eficiente, encontrei uma opção mais em conta que a Autoline. Trata-se de uma empresa na Inglaterra chamada "Cottinghan Engineering", valor da peça £79.95. Cheguei a efetuar a compra via PayPal, porém na hora do envio eles se complicaram, falando de impostos como IVA, ISS, etc.. Resumindo: Vou ter que cancelar a compra. Se alguém tiver interesse e dominar a língua inglesa para poder argumentar com eles, aí vai o link do site:
<a href="http://www.seal-e-zee.com/toolsequipment.html" target="_blank">http://www.seal-e-zee.com/toolsequipment.html</a>
Abraços a Todos,
Gregório Gomes
[/quote]
:D Prezados Gregório e RGDL,
consegui um contato na empresa Automatic Choice, da Inglaterra, que aceita comercializar o produto para o Brasil por cerca de £76,00 (setenta e seis libras esterlinas) + custo de envio.
O cara não falou nada de imposto de importação ou acerca de outras taxas.
Nisto aí, o custo da peça já cairia para coisa de mais ou menos R$ 240,00...
O pagamento pode ser feito por cartões Mastercard ou Visa, sem a possibilidade de parcelamento.
Tô achando que se o valor final ficar em uns R$ 300,00, já tá valendo muito mais à pena, pois se pode investir o restante da grana na aquisição do radiador de óleo e das mangueiras para o circuito auxiliar de refrigeração, sem esquecer que se terá de fazer um by - pass para a mangueira que atualmente refrigera o trocador de calor do câmbio, que deixará de existir.
O nome do cara é Warren e é extremamente solícito e educado.
Por enquanto, é isso. O pior da estória é que terei de ficar de fora da adaptação, haja vista meu carro ainda estar dentro do período da garantia. Ou seja, se eu modificar o esquema de refrigeração da caixa AL4, os senhores já sabem o que vai acontecer com a minha garantia de fábrica... :icon_smile_8ball:
Assim, até o término da garantia, vou ter de ir trocando o óleo mesmo para manter minha AL4 viva e original... :966283:
Depois posto mais detalhes acerca do contato da Automatic Choice e passo a bola para vossas senhorias, que podem contar comigo para o que precisar.
Afinal de contas, estamos juntos neste barco.
Um abraço enorme a todos,
Xamã
Boa Noite Srs.
Venho acompanhando esse tópico com grande interesse, (tenho um Citroen C5 e um Peugeot 406 que usam esse cambio).
Quanto a flange para adaptação de um radiador mais eficiente, encontrei uma opção mais em conta que a Autoline. Trata-se de uma empresa na Inglaterra chamada "Cottinghan Engineering", valor da peça £79.95. Cheguei a efetuar a compra via PayPal, porém na hora do envio eles se complicaram, falando de impostos como IVA, ISS, etc.. Resumindo: Vou ter que cancelar a compra. Se alguém tiver interesse e dominar a língua inglesa para poder argumentar com eles, aí vai o link do site:
<a href="http://www.seal-e-zee.com/toolsequipment.html" target="_blank">http://www.seal-e-zee.com/toolsequipment.html</a>
Abraços a Todos,
Gregório Gomes
[/quote]
:D Prezados Gregório e RGDL,
consegui um contato na empresa Automatic Choice, da Inglaterra, que aceita comercializar o produto para o Brasil por cerca de £76,00 (setenta e seis libras esterlinas) + custo de envio.
O cara não falou nada de imposto de importação ou acerca de outras taxas.
Nisto aí, o custo da peça já cairia para coisa de mais ou menos R$ 240,00...
O pagamento pode ser feito por cartões Mastercard ou Visa, sem a possibilidade de parcelamento.
Tô achando que se o valor final ficar em uns R$ 300,00, já tá valendo muito mais à pena, pois se pode investir o restante da grana na aquisição do radiador de óleo e das mangueiras para o circuito auxiliar de refrigeração, sem esquecer que se terá de fazer um by - pass para a mangueira que atualmente refrigera o trocador de calor do câmbio, que deixará de existir.
O nome do cara é Warren e é extremamente solícito e educado.
Por enquanto, é isso. O pior da estória é que terei de ficar de fora da adaptação, haja vista meu carro ainda estar dentro do período da garantia. Ou seja, se eu modificar o esquema de refrigeração da caixa AL4, os senhores já sabem o que vai acontecer com a minha garantia de fábrica... :icon_smile_8ball:
Assim, até o término da garantia, vou ter de ir trocando o óleo mesmo para manter minha AL4 viva e original... :966283:
Depois posto mais detalhes acerca do contato da Automatic Choice e passo a bola para vossas senhorias, que podem contar comigo para o que precisar.
Afinal de contas, estamos juntos neste barco.
Um abraço enorme a todos,
Xamã

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- Nome: Crismat2001
Depois de muito ler todas as dicas dos amigos e concluir que o problema do AL4, assim como qualquer outro problema complexo, sao decorrentes de varios fatores ... soleinoides, oleo, temp, tropicalizaçao.. Ja decidi que na proxima revisao de 40k km vou trocar oleo por um sintetico e se possivel instalar um cooler de oleo :)
Encontrei esse:
kit <a href="http://www.aliexpress.com/item/15-ROW-A ... 01031.html" target="_blank">http://www.aliexpress.com/item/15-ROW-A ... 31.html</a>
Será que ele é compativel com os Al4 ? E com ele instalado conseguiremos executar o "flush" e retirar todo oleo velho do conversor de torque?
Encontrei esse:
kit <a href="http://www.aliexpress.com/item/15-ROW-A ... 01031.html" target="_blank">http://www.aliexpress.com/item/15-ROW-A ... 31.html</a>
Será que ele é compativel com os Al4 ? E com ele instalado conseguiremos executar o "flush" e retirar todo oleo velho do conversor de torque?
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- Nome: Madson CArneiro
[quote name='helder1000' date='Jan 22 2013, 03:37 PM' post='20246']
Boa tarde!
Ha algum tempo que estou distante do forum.
Vejo que nossos amigos se empenham em obter novas informações sobre o cambio AL-4.
Parabéns a todos!
Eu continuo satisfeito com a troca de oleo do cambio realizada com o Z-LUB já descrita aqui.
Os trancos realmente sumiram.
Abraço a todos
Helder
[/quote]
Helder,
Como anda a sua caixa AL4 ? Tens verificado o estado do óleo ? Como está o comportamento do carro e qual a km percorrida desde a troca ?
Grato.
Madson
Boa tarde!
Ha algum tempo que estou distante do forum.
Vejo que nossos amigos se empenham em obter novas informações sobre o cambio AL-4.
Parabéns a todos!
Eu continuo satisfeito com a troca de oleo do cambio realizada com o Z-LUB já descrita aqui.
Os trancos realmente sumiram.
Abraço a todos
Helder
[/quote]
Helder,
Como anda a sua caixa AL4 ? Tens verificado o estado do óleo ? Como está o comportamento do carro e qual a km percorrida desde a troca ?
Grato.
Madson
[quote name='Crismat2001' date='Mar 19 2013, 12:17 AM' post='21010']
Depois de muito ler todas as dicas dos amigos e concluir que o problema do AL4, assim como qualquer outro problema complexo, sao decorrentes de varios fatores ... soleinoides, oleo, temp, tropicalizaçao.. Ja decidi que na proxima revisao de 40k km vou trocar oleo por um sintetico e se possivel instalar um cooler de oleo :)
Encontrei esse:
kit <a href="http://www.aliexpress.com/item/15-ROW-A ... 01031.html" target="_blank">http://www.aliexpress.com/item/15-ROW-A ... 31.html</a>
Será que ele é compativel com os Al4 ? E com ele instalado conseguiremos executar o "flush" e retirar todo oleo velho do conversor de torque?
[/quote]
:D Prezado Crismat2001,
o kit completo, vendido no site Aliexpress, apesar do preço e da qualidade tentadores, não é compatível com as nossas transmissões AL4... :icon_smile_8ball:
Uma pena.
Bem, pessoal, sobre o problema da refrigeração, recebi uma resposta da empresa inglesa (Automatic Choice) de transmissões, da qual eu queria adquirir a flange para adaptar o radiador de óleo no meu C4 Pallas, que dizia mais ou menos o seguinte: "para venda da peça a um particular, que não é empresa, o preço é de £ 116,00 (libras esterlinas) + taxas de envio e de importação".
Pronto! Acabou a minha alegria... :978798:
Primeiro, tento comprar a peça no Brasil e os caras tentam escorchar, cobrando mais de R$ 600,00 em algo que não custou R$ 50,00 para ser feito. Depois, o valor inicial em libras começa a crescer e chega a coisa de R$ 400,00 (por baixo... :966283: ) para a aquisição da flange.
Não! Absolutamente não! Acho um absurdo que uma solução técnica custe tão caro! E os valores não incluem qualquer peça de um kit de refrigeração, tal como radiador de óleo, mangueiras e/ou braçadeiras...
Parti para a pesquisa de campo, de novo. A solução mais barata e rápida para quem tem uma AL4 no carro parece estar, depois de pesada reflexão, nos concessionários Renault, turma... :465974: Fui em uma, que fica próxima a minha casa, e pedi para ver o trocador de calor novo da transmissão DP2 dos Renault Logan e Sandero. Com a fita métrica na mão, para espanto geral dos atendentes, percebi que houve um incremento de cerca de 40 mm na profundidade da peça, do que resulta uma maior vazão de água e óleo, talvez, uma refrigeração menos precária do fluido da transmissão.
Disse o consultor técnico do concessionário: "Até agora, não apareceram casos de câmbios com problemas nos Logan, Sandero e Duster, a exemplo do que acontecia comumente com os Mégane e Scénic".
Perguntei ao cara se o trocador de calor novo, dos câmbios denominados DP2 (evolução dos DP0, que nada mais são do que os AL4 que equiparam os Renault), serviria nos câmbio AL4 dos Citroen e Pug da vida. O sujeito franziu a testa, ligou para um mecânico, que o indivíduo falou que era "parceiro" da oficina e, no final das contas, veio a grande resposta: "Não sei não!".
No catálogo de peças do concessionário, a relação de peças afirma o seguinte: "compatível com DP0".
Acho que o negócio vai ser o seguinte: partir para um óleo muito bom, de preferência 100% sintético, e mudar o trocador de calor para o modelo novo, maior, destas transmissões DP2 da Renault. Se a temperatura do óleo ficar nos 100ºC, já vamos estar no lucro, pois as quedas de pressão da AL4 quado passa dos 120ºC são determinantes para os problemas de trancos e de degradação das próprias juntas de vedação internas...
Acredito, em resposta absolutamente empírica, que se este novo trocador de calor conseguir baixar a temperatura final do câmbio em uns 15ºC ou 20ºC, já vamos estar ganhando aí uns 50.000 kms a mais de durabilidade de câmbio.
Achei a peça no Mercado Livre por coisa de R$ 90,00, nova. Sinceramente, vou comprar e vou mandar os caras da Citroen, já na revisão dos 10.000 kms, trocarem, junto com a mudança do óleo da AL4. Vou colocar o Z - Lub MTF 100% sintético (produto novo, que equivale a um ATF - VI), e vou ver o que é que dá, sem esquecer de zerar o contador de desgaste do óleo da caixa de marchas no Lexia.
Por enquanto, é isso!
Tô meio chateado com esta coisa de custos altos demais para resolver problemas. Se a Renault achou a solução só na remodelação da peça, melhor para nós. Se minha AL4 não encher o saco e trabalhar perfeita, "redonda", em pelo menos 80.000 kms, tá bom demais! :closedeyes:
Depois deste uso (a Z - Lub garante este óleo sintético, em uso "severo", por, no mínimo, 80.000 kms... :65322: ), troco todo o óleo de novo e vamos ver no que dá, se até lá a "nave" ainda estiver nas minhas mãos!
Um abraço a todos,
Xamã
Depois de muito ler todas as dicas dos amigos e concluir que o problema do AL4, assim como qualquer outro problema complexo, sao decorrentes de varios fatores ... soleinoides, oleo, temp, tropicalizaçao.. Ja decidi que na proxima revisao de 40k km vou trocar oleo por um sintetico e se possivel instalar um cooler de oleo :)
Encontrei esse:
kit <a href="http://www.aliexpress.com/item/15-ROW-A ... 01031.html" target="_blank">http://www.aliexpress.com/item/15-ROW-A ... 31.html</a>
Será que ele é compativel com os Al4 ? E com ele instalado conseguiremos executar o "flush" e retirar todo oleo velho do conversor de torque?
[/quote]
:D Prezado Crismat2001,
o kit completo, vendido no site Aliexpress, apesar do preço e da qualidade tentadores, não é compatível com as nossas transmissões AL4... :icon_smile_8ball:
Uma pena.
Bem, pessoal, sobre o problema da refrigeração, recebi uma resposta da empresa inglesa (Automatic Choice) de transmissões, da qual eu queria adquirir a flange para adaptar o radiador de óleo no meu C4 Pallas, que dizia mais ou menos o seguinte: "para venda da peça a um particular, que não é empresa, o preço é de £ 116,00 (libras esterlinas) + taxas de envio e de importação".
Pronto! Acabou a minha alegria... :978798:
Primeiro, tento comprar a peça no Brasil e os caras tentam escorchar, cobrando mais de R$ 600,00 em algo que não custou R$ 50,00 para ser feito. Depois, o valor inicial em libras começa a crescer e chega a coisa de R$ 400,00 (por baixo... :966283: ) para a aquisição da flange.
Não! Absolutamente não! Acho um absurdo que uma solução técnica custe tão caro! E os valores não incluem qualquer peça de um kit de refrigeração, tal como radiador de óleo, mangueiras e/ou braçadeiras...
Parti para a pesquisa de campo, de novo. A solução mais barata e rápida para quem tem uma AL4 no carro parece estar, depois de pesada reflexão, nos concessionários Renault, turma... :465974: Fui em uma, que fica próxima a minha casa, e pedi para ver o trocador de calor novo da transmissão DP2 dos Renault Logan e Sandero. Com a fita métrica na mão, para espanto geral dos atendentes, percebi que houve um incremento de cerca de 40 mm na profundidade da peça, do que resulta uma maior vazão de água e óleo, talvez, uma refrigeração menos precária do fluido da transmissão.
Disse o consultor técnico do concessionário: "Até agora, não apareceram casos de câmbios com problemas nos Logan, Sandero e Duster, a exemplo do que acontecia comumente com os Mégane e Scénic".
Perguntei ao cara se o trocador de calor novo, dos câmbios denominados DP2 (evolução dos DP0, que nada mais são do que os AL4 que equiparam os Renault), serviria nos câmbio AL4 dos Citroen e Pug da vida. O sujeito franziu a testa, ligou para um mecânico, que o indivíduo falou que era "parceiro" da oficina e, no final das contas, veio a grande resposta: "Não sei não!".
No catálogo de peças do concessionário, a relação de peças afirma o seguinte: "compatível com DP0".
Acho que o negócio vai ser o seguinte: partir para um óleo muito bom, de preferência 100% sintético, e mudar o trocador de calor para o modelo novo, maior, destas transmissões DP2 da Renault. Se a temperatura do óleo ficar nos 100ºC, já vamos estar no lucro, pois as quedas de pressão da AL4 quado passa dos 120ºC são determinantes para os problemas de trancos e de degradação das próprias juntas de vedação internas...
Acredito, em resposta absolutamente empírica, que se este novo trocador de calor conseguir baixar a temperatura final do câmbio em uns 15ºC ou 20ºC, já vamos estar ganhando aí uns 50.000 kms a mais de durabilidade de câmbio.
Achei a peça no Mercado Livre por coisa de R$ 90,00, nova. Sinceramente, vou comprar e vou mandar os caras da Citroen, já na revisão dos 10.000 kms, trocarem, junto com a mudança do óleo da AL4. Vou colocar o Z - Lub MTF 100% sintético (produto novo, que equivale a um ATF - VI), e vou ver o que é que dá, sem esquecer de zerar o contador de desgaste do óleo da caixa de marchas no Lexia.
Por enquanto, é isso!
Tô meio chateado com esta coisa de custos altos demais para resolver problemas. Se a Renault achou a solução só na remodelação da peça, melhor para nós. Se minha AL4 não encher o saco e trabalhar perfeita, "redonda", em pelo menos 80.000 kms, tá bom demais! :closedeyes:
Depois deste uso (a Z - Lub garante este óleo sintético, em uso "severo", por, no mínimo, 80.000 kms... :65322: ), troco todo o óleo de novo e vamos ver no que dá, se até lá a "nave" ainda estiver nas minhas mãos!
Um abraço a todos,
Xamã

C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012