Vamos a epopéia:
Eu estava parando minha compulsão por compras, principalmente gadgets e carros (cheguei a trocar 4 vezes num ano, perder muito dinheiro e ficar com carnê gigantesco nas mãos), mas aquela vontadinha de trocar o carro ficou me rondando.
Porém, a razão mandava e eu obedecia. 5 meses com idéia fixa de trocar x o anjinho mandando eu ficar na minha !
Mas aí, o diabinho jogou sujo: Eu tinha um Honda Fit 2004 que começou a fazer barulho na suspensão.
Levei na concessionária HONDA SPI BAURU, ficaram quase o dia inteiro com o carro e me apresentaram um orçamento de R$3.800,00 alegando que o barulho era que toda a suspensão dianteira estava comprometida. Pensei com meus botões vá lá que pode até ser mais caro na autorizada, mas já que vou gastar este valor, não vou vender o carro. Passei 3 semanas com o barulho, pois estou numa correria terrível com os 2 trabalhos que tenho. Sábado passado, acordei cedinho e levei o carro na concessionária, aí avisaram que só podiam pega-lo na segunda. Sai de lá, e resolvi passar num centro automotivo. O cara colocou o carro na valeta de troca de óleo e me chamou para ir ver com ele.
Simples, a bieleta(A bieleta, conhecida também como tirante, é utilizada na ligação entre o amortecedor e a barra estabilizadora). O suporte quebrou, devido a alguma pancada forte (esposa???) e ele disse: troca o amortecedor e a bieleta e resolve o problema. Aí eu disse mas e o que mais? Ele disse: nada, tá tudo bom quer ver? E puxou alí, forçou acolá e tudo nos trinks.
Valor? R$ 420,00 com M.O
O carro ficou um espetáculo!
Mas eu comecei a ficar puto com a autorizada... nada contra o carro, mas sim com a cara de pau da agência!
E aí a vontadinha de comprar outro, cresceu.
Comecei a especular alguns carros.
Meriva? Já tive. Gostei, mas não achei nenhuma inteirona.
Idea? Tive, beberrona, aquele estepe atrás dava nervoso quando se ia no mercado e um engraçadinho colava bem atrás do carro.
Scenic? não gosto do acabamento, aquele tecido tem cheiro próprio e me incomoda.
A DECISÃO
Muitos criticam carros franceses. Eu critico o valor de revenda deles, aliás as próprias marcas francesas desvalorizam seus carros.
Ouvi várias opiniões, li muita coisa na Internet.
Conversei com donos de outras marcas: Corolla, Civic.
Um, tirou o Corolla 0km em 2005, foi viajar e acreditem, os 2 pneus dianteiros estouraram na viagem.
O outro, comprou o Civic com 20 mil km, só dor de cabeça com a injeção.
Pensei: bom, todo carro pode dar problema. E os carros que estou vendo, se derem problema, estão ma mesma faixa de manutenção.
Voltei no centro automotivo, chamei o mecânico proprietário que me atendeu, e perguntei para ele. Ele disse: se quebrar, é tudo parecido o valor de manutenção.
Numa das aulas, meu aluno, um senhor já, dono de oficina confessou que se cuidar, o carro que eu queria dura muito.
Comecei então a ver quanto pagavam no meu, quanto eu tinha de caixa e se podia trocar.
Um belo dia, o diabinho voltou:
Parei um cara no trânsito, com um Chrysler Stratus e perguntei sobre o câmbio automático, ele respondeu: tenho o carro a 3 anos, nunca tive problemas...
Fiz as contas, o carro do cara tem 14 anos...
Aí ponderei: Tenho um Clio, 2004, está com 130 mil km (que com certeza não são originais, pois o peguei de 2ª mão e o odômetro com certeza foi voltado) que até hoje só troquei a bóia de combustível, pastilhas e mais nada. E apesar de ser 1.0 anda bem.
Foi aí que resolvi dar uma chance para uma Xsara Picasso !
E comprei uma hoje, 05/05 Exclusive, completa!
Meu único contra gosto: não sei se bancos de couro me agradam, alguém pode opinar?
Por enquanto, lua de mel: primeiro carro meu com câmbio automático, estou gostando da experiência!
Ainda não medi consumo, mas posso fazer e postar aqui, se quiserem.
Algumas frescuras que gostei:
ar condicionado duplo
painel digital, que indica se destravou/travou as portas (pois achei silencioso o destravar)
câmbio tiptronic, caso queira dirigir mais agressivamente
acelerador eletrônico
motor de 138 cavalos
porta-malas 550 litros
Fotos da "nave":