Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Xamã
Habilitado
Nome: Xamã

Mensagem por Xamã » Seg Abr 29, 2013 7:04 am

[quote name='Crismat2001' date='Apr 28 2013, 05:48 PM' post='21481']
Muito claro como sempre Xamã !!

A questão da compatibilidade das roscas, eu perguntei para o vendedor se é compativel com AL4. Para eu ir na concessionaria está complicado essa semana (semana de provas da facul).

Mas porque vc acredita que esta flange irá funcionar ? apenas pela dupla vedação?

Eu estava pensando em comprar esta( é + barata):

<a href="http://www.aliexpress.com/item/Universa ... 34226.html" target="_blank">http://www.aliexpress.com/item/Universa ... 26.html</a>

Pq além de tudo, ela permite o uso de filtro. Ou estou enganado e a que vc sugeriu tbm tem esse recurso? :blink:
[/quote]

:D Prezado Crismat2001,

se a idéia é usar um filtro na logo quando da saída do óleo do câmbio AL4, a flange ideal seria esta, mas não sei, sinceramente, se haverá espaço para a instalação do filtro no local.

Por isso defendi o uso daquela outra flange, que também permite a utilização do filtro na outra metade da peça, bastando que se use um parafuso oco, com rosca, para a fixação do filtro. Nos kits vendidos completos, pode reparar que eles já vêm com 03 (três) mangueiras, exatamente para ligar primeiramente a flange (1ª metade da peça) ao filtro de óleo (2ª metade da peça) e, do filtro, o fluido seguir direto para o radiador de óleo.

Além disso, para quem não quiser usar filtro de óleo algum, a flange que eu indiquei é melhor... :154740:

Mas a tua idéia é muito boa! Vou dar uma olhada no carro, por baixo, para ver se há espaço para a instalação do filtro de óleo logo no local onde será feita a fixação da flange. O fluido sofreria uma dupla filtragem! :65322:

E vamos que vamos!

Um abraço grande,
Xamã :lol:

C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
caldas
Habilitado
Nome: Caldas

Mensagem por caldas » Seg Abr 29, 2013 9:25 am

Continuando meu relato acima onde limparam o óleo para dizer que não tinha vazamento:

Olha a lambança que fizeram no cambio!

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/23/cambiob.jpg/" target="_blank">Imagem</a>

Uploaded with <a href="http://imageshack.us" target="_blank">ImageShack.us</a>

Pqp quando o cara disse que verificou o nivel do óleo e completou... bom se completou é porque vazou. E completou com que óleo? Que óleo negro e contaminado é esse?

Ele completou com o mesmo óleo que tirou do cambio?

E outra ele colou óleo No cambio ou sobre o cambio?

Esse é o nível técnico deles.
crismat2001
Sem Habilitação
Nome: Crismat2001

Mensagem por crismat2001 » Seg Abr 29, 2013 1:38 pm

:D Prezado Crismat2001,

se a idéia é usar um filtro na logo quando da saída do óleo do câmbio AL4, a flange ideal seria esta, mas não sei, sinceramente, se haverá espaço para a instalação do filtro no local.

Por isso defendi o uso daquela outra flange, que também permite a utilização do filtro na outra metade da peça, bastando que se use um parafuso oco, com rosca, para a fixação do filtro. Nos kits vendidos completos, pode reparar que eles já vêm com 03 (três) mangueiras, exatamente para ligar primeiramente a flange (1ª metade da peça) ao filtro de óleo (2ª metade da peça) e, do filtro, o fluido seguir direto para o radiador de óleo.

Além disso, para quem não quiser usar filtro de óleo algum, a flange que eu indiquei é melhor... :154740:

Mas a tua idéia é muito boa! Vou dar uma olhada no carro, por baixo, para ver se há espaço para a instalação do filtro de óleo logo no local onde será feita a fixação da flange. O fluido sofreria uma dupla filtragem! :65322:

E vamos que vamos!

Um abraço grande,
Conversei com um reparador, membro do forum peugeot, perguntei para ele se havia a possibilidade de instalação do filtro de oleo e se a pressão não seria afetada, ele disse que adiçao de um novo filtro iria sim alterar a pressão de oleo e nao era recomendado. Pelo comentario dele realmente é melhor utilizar o modelo de adaptador que vc sugeriu :icon_smile_big: .

Confirmando se a rosca do kit for a mesma do AL4, eu vou ariscar e pedir esse kit e rezar para chegar e nao ser taxado acima do valor real :925400:

Se esse kit no brasil ficasse uns R$650,00 eu comprava.... mas tem o "lucro brasil" e fica em R$890,00 no ML.... na china com frete + imposto irá sair R$ 600,00 ~ 650,00 isso para compra de 1 unico kit e para pessoa fisica, sem falar que o kit la de fora é superior....
Editado pela última vez por crismat2001 em Seg Abr 29, 2013 3:43 pm, em um total de 1 vez.
Xamã
Habilitado

Mensagem por Xamã » Seg Mai 06, 2013 12:29 am

[quote name='Caldas' date='Apr 29 2013, 09:25 AM' post='21485']
Continuando meu relato acima onde limparam o óleo para dizer que não tinha vazamento:

Olha a lambança que fizeram no cambio!

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/23/cambiob.jpg/" target="_blank">Imagem</a>

Uploaded with <a href="http://imageshack.us" target="_blank">ImageShack.us</a>

Pqp quando o cara disse que verificou o nivel do óleo e completou... bom se completou é porque vazou. E completou com que óleo? Que óleo negro e contaminado é esse?

Ele completou com o mesmo óleo que tirou do cambio?

E outra ele colou óleo No cambio ou sobre o cambio?

Esse é o nível técnico deles.
[/quote]

:D Prezado Caldas,

o amigo é muito parecido comigo.

Caprichoso e cuidadoso com o que tem.

Infelizmente, os concessionários vêm aplicando a técnica de tratar o carro como se fosse item descartável e de beixo custo. O bem que custou nosso suado dinheiro é acelerado e dirigido dentro de concessionários que se dizem "autorizados", como se fosse um monte de lixo.

Este é o Brasil de hoje... Esta é a ideologia dominante... É o tal do "não é meu, dane-se!".

Muito triste.

Mas há uma solução para isto: evite os concessionários ao máximo. Se tiver de usar os serviços, peça para acompanhar de perto. Se lhe for negado isto, parta para outro concessionário.

Em Niterói, há o concessionário da região oceânica. Me parece uma loja mais nova. Talvez ofereça melhores serviços...

Fica com Deus e um abraço grande,

:D Prezados,

atualizando a lista de óleos compatíveis:

O fluido ATF - VI, da Z - Lub, foi rebatizado para MTF - S.

Trata-se de um produto 100% sintético.

Um abraço a todos,
caldas
Habilitado

Mensagem por caldas » Seg Mai 06, 2013 10:16 am

Pois é Xamã, estou pensando em visitar essa da região oceânica pra ver se é melhor. O problema é ter que deixar o carro la e voltar de onibus :(
rgdl
Zumbi
Respostas: 2
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Mensagem por rgdl » Seg Mai 06, 2013 12:52 pm

Caldas, se eu fosse vc nem perdia tempo indo na concessionária da região oceânica. Segundo informação que obtive na própria concessionária do Fonseca a concessionária da região oceânica é do mesmo grupo da do Fonseca.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
caldas
Habilitado

Mensagem por caldas » Seg Mai 06, 2013 12:53 pm

Puts serio?
que Cartel escroto :(
Lortoo
Habilitado
Nome: Lortoo

Mensagem por Lortoo » Ter Mai 07, 2013 10:05 am

Prezados,

to acompanhando o tópico, apesar de não ter problemas em minha caixa Al4 no picasso... e quero parabeniza los pelo excelente nível da discussão...

grande Abraço a todos...
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
marcelo_v8
Habilitado
Nome: Marcelo Castro

Mensagem por marcelo_v8 » Ter Mai 14, 2013 10:44 am

[quote name='Marcelo Castro' date='Apr 26 2013, 07:39 AM' post='21459']
Fala pessoal,

Deixei hoje o carro na oficina para fazer o trampo. Confirmando, é a troca do fluido com lavagem, troca das eletroválvulas e do tal sensor de pressão. Esse mecânico que falei, de minha confiança 100%, me disse o seguinte. Se quando eu descer o fluido e ele não estiver opaco (pode estar escuro, mas não opaco) é tranquilo. Basta substituir as peças e trocar o fluido. Ele está usando um da SHELL, de é DEX 3 100% sintético. 50 paus o litro.

Agora, se o fluido estiver opaco é porque tem desgaste de peças, aí tem que abrir pra ver.
Ele já fez mais de 50 câmbios AL4 e disse a mesma coisa. O problema é a falta de troca do fluido regularmente pois o câmbio parece que não foi corretamente "tropicalizado". Além do fluido adotado pela fábrica ser adequado porém não para a vida toda. Quando falei que o manual não fala em troca ele disse que isso é normal em carros europeus. Lifetime warranty, ou seja, garantia para a vida útil. Quebrou, troca. Na europa isso pode ser uma realidade mas aqui sabemos que é BEM DIFERENTE. Em fim, vamos ver mais tarde o resultado.

Abraços garantidos !
[/quote]

Fala pessoal.

Serviço feito e cliente 100% satisfeito.

Foi troca do fluido, solenoides e sensor de pressão. Tudo nos conformes.
Ficou em 2000 reais. Sei que está caro mas por questões de logística, como só temos esse carro, e pela confiança que tenho no meu mecânico (o Peter) eu fiz essa opção.

O fluido retirado estava bem escuro, mas não opaco, como disse no post anterior. Usamos o Shell DONAX TG, indicação do Peter. Já rodei uns 300km, o "service" que acendia todos os dias não acendeu mais e o câmbio está normal.

Eu indico a oficina para quem quiser um trampo de qualidade. Repetindo, não é barato mas para determinados serviços mais complexos pode valer a pena. O cara é muito bom.

Fica no WalMart da Washington Luiz, altura no nº 1500.

Abraços mecânicos !<strike> </strike>
Editado pela última vez por marcelo_v8 em Ter Mai 14, 2013 10:47 am, em um total de 1 vez.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Marcelo Castro<!--sizec--></span><!--/sizec-->
C4 Pallas 07/08 Exclusive BVA TP
madson.carneiro
Sem Habilitação
Nome: Madson CArneiro

Mensagem por madson.carneiro » Seg Mai 20, 2013 7:58 am

[quote name='Marcelo Castro' date='May 14 2013, 10:44 AM' post='21611']
[quote name='Marcelo Castro' date='Apr 26 2013, 07:39 AM' post='21459']
Fala pessoal,

Deixei hoje o carro na oficina para fazer o trampo. Confirmando, é a troca do fluido com lavagem, troca das eletroválvulas e do tal sensor de pressão. Esse mecânico que falei, de minha confiança 100%, me disse o seguinte. Se quando eu descer o fluido e ele não estiver opaco (pode estar escuro, mas não opaco) é tranquilo. Basta substituir as peças e trocar o fluido. Ele está usando um da SHELL, de é DEX 3 100% sintético. 50 paus o litro.

Agora, se o fluido estiver opaco é porque tem desgaste de peças, aí tem que abrir pra ver.
Ele já fez mais de 50 câmbios AL4 e disse a mesma coisa. O problema é a falta de troca do fluido regularmente pois o câmbio parece que não foi corretamente "tropicalizado". Além do fluido adotado pela fábrica ser adequado porém não para a vida toda. Quando falei que o manual não fala em troca ele disse que isso é normal em carros europeus. Lifetime warranty, ou seja, garantia para a vida útil. Quebrou, troca. Na europa isso pode ser uma realidade mas aqui sabemos que é BEM DIFERENTE. Em fim, vamos ver mais tarde o resultado.

Abraços garantidos !
[/quote]

Fala pessoal.

Serviço feito e cliente 100% satisfeito.

Foi troca do fluido, solenoides e sensor de pressão. Tudo nos conformes.
Ficou em 2000 reais. Sei que está caro mas por questões de logística, como só temos esse carro, e pela confiança que tenho no meu mecânico (o Peter) eu fiz essa opção.

O fluido retirado estava bem escuro, mas não opaco, como disse no post anterior. Usamos o Shell DONAX TG, indicação do Peter. Já rodei uns 300km, o "service" que acendia todos os dias não acendeu mais e o câmbio está normal.

Eu indico a oficina para quem quiser um trampo de qualidade. Repetindo, não é barato mas para determinados serviços mais complexos pode valer a pena. O cara é muito bom.

Fica no WalMart da Washington Luiz, altura no nº 1500.

Abraços mecânicos !<strike> </strike>
[/quote]

Olha ai galera, mais uma opção de fluído.

Shell DONAX TG

Sabes o preço do litro Marcelo.

Desculpa...Vi agora R$ 50,00 o litro

Falows.
Editado pela última vez por madson.carneiro em Seg Mai 20, 2013 11:43 am, em um total de 1 vez.
Xamã
Habilitado

Mensagem por Xamã » Qua Mai 22, 2013 12:46 pm

:D Prezados Marcelo e Madson,

o Shell DONAX TG não é um óleo indicado para a transmissão AL4. :457877:

Trata-se de um fluido mineral e com alto índice de viscosidade, de especificação DEXRON III - H.

O ideal para as AL4, que aquecem demais, são os óleos sintéticos ou semi - sintéticos, com índice de viscosidade entre 130 e 160.

Não há qualquer indicação técnica de que o DONAX atenderia às especificações LT71141 ou Citroen / Peugeot – Z 000169756. :28720:

Sinceramente, pelo que vi e li deste óleo, suas especificações são muito parecidas com a do Texaco Texamatic 7045E, que não é adequado às transmissões AL4. Além disso, em o Mobil LT71141 custando R$ 60,00 e o DONAX TG custando R$ 50,00, não vale à pena usar um lubrificante mineral ao invés de usar um semi - sintético, que é indicado para as caixas automáticas pela fábrica.

Sinceramente, Marcelo, optaria por, num curto prazo, passar a usar um óleo mais moderno e adequado.

Um abraço a ambos,
caldas
Habilitado

Mensagem por caldas » Qui Mai 23, 2013 9:35 am

Pelo que li no manual do cambio AL4, eles pedem para trocar a cada 60.000Km o óleo.
Ma sisso é " padrão" Europeu.
Para nosso forno de País eu trocaria a cada 30.000, mas para uma troca mais conservadora eu até iria nos 20.000
O problema é ONDE fazer isso com segurança e qualidade :(
ejanassif
Sem Habilitação
Nome: Elias Nassif

Mensagem por ejanassif » Ter Jun 11, 2013 8:32 pm

Parabéns à todos pela qualidade da discussão sobre o tema. Tenho verificado fóruns sobre o AL4 e quase sempre surgem as mesmas reclamações de falta de durabilidade e falhas de pressão gerando travamento em 3ª marcha.

Sofro com este problema desde a compra do meu Xsara break, que constantemente cai para modo de falha após saída à frio. Só que isso tem já 40.000 Km e três anos corridos. Hoje o carro está com 118000 Km sem abrir a caixa. Apenas desligo o motor quando percebo que travou na terceira e sigo viagem até aquecer, quando o problema desaparece.

Por isso tenho dúvidas se o que ocorre é um problema nas eletroválvulas ou algum mal crônico do AL4.

Lembrando que quando percebi o defeito pela primeira vez, procurei as CCs da região, que nada detectaram, aí, então fiz a troca do óleo do câmbio pelo bujão (parcial) usando o LT71141. Não mudou nada no problema e como era difícil conseguir quem mexesse com certeza do resultado, fui adiando até que desse serviço geral no câmbio.

Para complicar, vou repassar para vcs, o que ocorreu a poucos dias. Minha esposa sofreu um acidente com o carro, que quebrou a balança e soltou o semi eixo esquerdo com a tulipa (foi assim que o mecânico chamou) inteira. Houve vazamento do óleo do câmbio, e como o dito mecânico identificou como sendo no diferencial, ele mandou o assistente completar com óleo de diferencial.

Saí com o carro e logo notei que estava melhor mesmo frio. Nos outros dias pude constatar que quase não ocorriam travamentos, mas com a informação na cabeça de que o óleo tinha sido completado resolvi olhar, e a caixa estava baixa. Completei com Lt 71141 e o excesso saiu preto como óleo de diferencial, e com o cheiro característico. Quase pirei e conversando com o mecânico descobri a M que tinha ocorrido.

Sabendo que o único jeito de tirar o óleo de diferencial do câmbio seria trocar umas três vezes o óleo, e que não tinha onde arranjar todo esse óleo imediatamente, usei dois litros que tinha para diluir com o da caixa e depois deixar no nível novamente.

Deixei o carro parado, pois a minha esposa não está usando, e após quinze dias precisei usá-lo hoje. Para meu espanto o carro andou como nunca, não travou nem uma vez, e sinceramente, estou com medo de trocar o óleo e voltar a ter problemas.

Não sei se foi o óleo que ficou mais viscoso, ou se ele limpou alguma borra, ou se ele está dissolvendo todas as vedações do câmbio, mas que ficou melhor, não tenho a menor dúvida.

Será que alguém pode me ajudar a entender? O que faço???

Elias Nassif
marcelo_v8
Habilitado
Nome: Marcelo Castro

Mensagem por marcelo_v8 » Sex Jun 14, 2013 1:14 pm

[quote name='Xamã' date='May 22 2013, 12:46 PM' post='21673']
:D Prezados Marcelo e Madson,

o Shell DONAX TG não é um óleo indicado para a transmissão AL4. :457877:

Trata-se de um fluido mineral e com alto índice de viscosidade, de especificação DEXRON III - H.

O ideal para as AL4, que aquecem demais, são os óleos sintéticos ou semi - sintéticos, com índice de viscosidade entre 130 e 160.

Não há qualquer indicação técnica de que o DONAX atenderia às especificações LT71141 ou Citroen / Peugeot – Z 000169756. :28720:

Sinceramente, pelo que vi e li deste óleo, suas especificações são muito parecidas com a do Texaco Texamatic 7045E, que não é adequado às transmissões AL4. Além disso, em o Mobil LT71141 custando R$ 60,00 e o DONAX TG custando R$ 50,00, não vale à pena usar um lubrificante mineral ao invés de usar um semi - sintético, que é indicado para as caixas automáticas pela fábrica.

Sinceramente, Marcelo, optaria por, num curto prazo, passar a usar um óleo mais moderno e adequado.

Um abraço a ambos,
[/quote]

Xamã,

Eu não questionei o tipo pela confiança que tenho no Peter. Ele me deu garantia até 100.000km. O carro está com 55.000km. De qualquer forma vou falar com ele sobre suas sempre pertinentes considerações e ver o que ele diz.

Valeu pela dica.

Abraço !
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Marcelo Castro<!--sizec--></span><!--/sizec-->
C4 Pallas 07/08 Exclusive BVA TP
rgdl
Zumbi
Respostas: 2
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Mensagem por rgdl » Sex Jun 14, 2013 1:54 pm

Faz tempo que não leio este post, mas Marcelo Castro, o que o Xamã falou foi exatamente o que pensei quando li seu post e vi que o óleo shell que vc usou é mineral.

Veja, o colega Xamã, nesse post, fez uma pesquisa séria de óleos alternativos para o AL4 e todos são sintéticos ou semi-sintéticos.

Vc vai ter problema de borra no seu cambio logo logo e vai ter que trocar as solenoides novamente não demora muito.

Com a ajuda do colega Xamã chegamos a conclusão de que o real problema do AL4 não são as solenoides e sim o superaquecimento do óleo em função da não tropicalização do cambio. A queima das solenoides é apenas consequência do problema real.

Na boa vc pagou caro para colocarem no seu cambio um óleo não recomendado. No seu lugar voltava lá rapidinho e exigia a troca por um óleo semi-sintético.

Quer pagar pouco e ter qualidade com um óleo alternativo mas que atende as especificações? Use o Renaultmatic D3 SYN que é barato e fácil de achar, qualquer concessionária Renault tem.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder