Pneus de medidas diferentes
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O Vitor tem razão quanto a postagem, mas independente disso, a questão requer uma resposta.
A principio, a única alteração em função da altura do pneu que você está utilizando em seu carro, será uma pequena perda na estabilidade, isso porque o centro de gravidade do veículo fica mais elevado em relação ao que foi definido no projeto original do veículo.
Contribui ainda para a perda da estabilidade, o fato de a banda lateral sofrer mais deformação sob tração e em curvas, que o pneu original, cujas laterais são "mais baixas".
No caso especifico das curvas, ainda como consequência da deformação dos pneus, a carroceria tende a apresentar uma inclinação maior que o normal ( roling ), acentuando a sensação de perda de estabilidade sobre o motorista e demais ocupantes do veículo.
Portanto, quanto mais alto for o carro em relação ao solo, mais elevado será seu centro de gravidade e, proporcionalmente, menor será a sua capacidade de contornar curvas mantendo a sensação de segurança e estabilidade.
A forma que as montadoras encontram para elevar o carro sem perda significativa de estabilidade, como ocorre na linha Adventure da Fiat por exemplo, é aumentar a bitola da suspensão, distanciando uma roda da outra perpendicularmente a carroceria. As vezes a alteração necessária é tão sutil, que acaba se restringindo a alteração do offset da roda.
Me desculpem a extensão da explicação, mas temos aqui pessoas que sabem muito de mecânica, pessoas que sabem um pouco, e pessoas que não sabem nada, mas que precisam de alguma orientação.
Abraço!
PS. Certamente o Administrador moverá este tópico para a área destinada ao Picasso.
A principio, a única alteração em função da altura do pneu que você está utilizando em seu carro, será uma pequena perda na estabilidade, isso porque o centro de gravidade do veículo fica mais elevado em relação ao que foi definido no projeto original do veículo.
Contribui ainda para a perda da estabilidade, o fato de a banda lateral sofrer mais deformação sob tração e em curvas, que o pneu original, cujas laterais são "mais baixas".
No caso especifico das curvas, ainda como consequência da deformação dos pneus, a carroceria tende a apresentar uma inclinação maior que o normal ( roling ), acentuando a sensação de perda de estabilidade sobre o motorista e demais ocupantes do veículo.
Portanto, quanto mais alto for o carro em relação ao solo, mais elevado será seu centro de gravidade e, proporcionalmente, menor será a sua capacidade de contornar curvas mantendo a sensação de segurança e estabilidade.
A forma que as montadoras encontram para elevar o carro sem perda significativa de estabilidade, como ocorre na linha Adventure da Fiat por exemplo, é aumentar a bitola da suspensão, distanciando uma roda da outra perpendicularmente a carroceria. As vezes a alteração necessária é tão sutil, que acaba se restringindo a alteração do offset da roda.
Me desculpem a extensão da explicação, mas temos aqui pessoas que sabem muito de mecânica, pessoas que sabem um pouco, e pessoas que não sabem nada, mas que precisam de alguma orientação.
Abraço!
PS. Certamente o Administrador moverá este tópico para a área destinada ao Picasso.
Editado pela última vez por rafael_xm em Qua Set 10, 2008 5:13 pm, em um total de 1 vez.
Ainda por aqui!
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Olá amigo,
O pneu original homologado pelo fabricante é o Michelin XH-AS 185/65 R15 88H.
Na picasso eu não recomendo porque o carro é muito pesado e isso vai fazer com que o seu consumo de combustível seja maior além de alterar medida do odômetro cerca de 2% a 3% para mais.
Eu paguei R$ 309,00 em cada pneu Michelin XH-AS 185/65 R15 88H em 6x s/juros.
Enfim.. se você quer saber se serve, saiba que SIM, serve direitinho apenas vai ficar um pouco pra fora do aro pois você esta mudando de 185mm para 195mm que representa um aumento de 1cm na largura da banda do pneu.
abraço,
O pneu original homologado pelo fabricante é o Michelin XH-AS 185/65 R15 88H.
Na picasso eu não recomendo porque o carro é muito pesado e isso vai fazer com que o seu consumo de combustível seja maior além de alterar medida do odômetro cerca de 2% a 3% para mais.
Eu paguei R$ 309,00 em cada pneu Michelin XH-AS 185/65 R15 88H em 6x s/juros.
Enfim.. se você quer saber se serve, saiba que SIM, serve direitinho apenas vai ficar um pouco pra fora do aro pois você esta mudando de 185mm para 195mm que representa um aumento de 1cm na largura da banda do pneu.
abraço,
Editado pela última vez por William Vicentin em Qui Set 11, 2008 9:15 am, em um total de 1 vez.
um abraço,
Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
Entre neste site e calcule a diferença:
<a href="http://www.miata.net/garage/tirecalc.html" target="_blank">http://www.miata.net/garage/tirecalc.html</a>
Tire Size Comparison:
Specification Sidewall Radius Diameter Circumference Revs/km Difference
185/65-15 120mm 311mm 622mm 1952mm 512 0.0%
195/65-15 127mm 317mm 634mm 1993mm 502 2.1%
<a href="http://www.miata.net/garage/tirecalc.html" target="_blank">http://www.miata.net/garage/tirecalc.html</a>
Tire Size Comparison:
Specification Sidewall Radius Diameter Circumference Revs/km Difference
185/65-15 120mm 311mm 622mm 1952mm 512 0.0%
195/65-15 127mm 317mm 634mm 1993mm 502 2.1%
Editado pela última vez por apmed2000 em Qui Set 11, 2008 9:04 pm, em um total de 1 vez.
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Bom dia!!!
Coloquei 4 pneus Pirelli P7, 195/65-15. A diferença no consumo e estabilidade é insignificante que nem dá prá notar. A unica diferença que eu notei é que o carro ficou mais macio.
Compare as diferenças:
Tire Size Comparison
Specification Sidewall Radius Diameter Circumference Revs/Mile Difference
185/65-15 4.7in 12.2in 24.5in 76.9in 824 0.0%
195/65-15 5.0in 12.5in 25.0in 78.5in 807 2.1%
Tem vários colegas aqui do clube que usam estas medidas.
Boa sorte à todos,
Claudio.
Coloquei 4 pneus Pirelli P7, 195/65-15. A diferença no consumo e estabilidade é insignificante que nem dá prá notar. A unica diferença que eu notei é que o carro ficou mais macio.
Compare as diferenças:
Tire Size Comparison
Specification Sidewall Radius Diameter Circumference Revs/Mile Difference
185/65-15 4.7in 12.2in 24.5in 76.9in 824 0.0%
195/65-15 5.0in 12.5in 25.0in 78.5in 807 2.1%
Tem vários colegas aqui do clube que usam estas medidas.
Boa sorte à todos,
Claudio.
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