o x-sara em questão é um GLX 01/01 1.6 16v
o carro tava normalzao e ontem, não sei explica o porque, mas meu pai decidiu usar o carro com a chave reserva (coisas de velho) vale lembrar que essa chave reserva foi feita num chaveiro comum sem o uso do código. o carro ligou normalmente e meu pai saiu para seus afazeres, mas na hora de vir embora o carro nao quis ligar de jeito nenhum. quando voltei da faculdade ele me contou oq tinha acontecido e fomos lá com a chave original pra tentar dar partida, mas o carro nao ligava por nada
vimos no manual que o sistema anti furto corta a injeção do combustível pro carro não dar partida, e acho que é isso o que tá acontecendo! existe tambem um dispositivo no lado esquerdo do motor que reativa o sistema de injeção nesses casos, ele fica perto da parte da suspensão. pressionamos esse dispositivo mas nada acontecia, foi qdo decidimos empurrar o carro pra ele funcionar no tranco, e funcionou!
trouxemos o carro pra ksa ontem de noite e hoje de manhã meu pai saiu pra trabalhar normalmente, mas na hora de vir embora o carro não quis ligar, e por incrível que pareça foi exatamente no MESMO local em que o carro tava estacionado ontem. enfim, o carro não liga, só se der tranco
o que pode ser? existe algum tipo de procedimento pro sistema reconhecer o cód. da chave original e permitir a partida normal do carro?
abaixo a chave canivete original c/ tele-comando ao lado da chave-reserva feita num chaveiro comum sem o uso do código:

por favor respondam isso urgentemente, o carro está parado na garagem enqto meu pai usa o meu! rsrs
abraços