Experts em manutenções.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Fuad
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Ago 27, 2008 11:37 am
Nome: FPinheiro
Localização: Itaim Bibi

#1

Mensagem por Fuad » Qua Ago 27, 2008 6:17 pm

Olá turma!

Acabo de adquirir um CITROËN XSARA 1.8 I EXCLUSIVE 16V GASOLINA 4P MANUAL 1998/1999.

Gostaria de algumas dicas de oficinas onde os profissionais realmente saibam o que estão fazendo.
Andei perambulando pelo forum e constatei que tenho mais detalhes a averiguar do que imaginava.
Congratulações a todos!

Já troquei/revisei alguns ítens, como:
Troca da correia dentada, da polia do alternador, dos dois discos de freio traseirosbem como as pastilhas
traseiras e dianteiras, velas, cubos traseiros (cada um tinha 2 roscas espanadas). Limpei os bicos e "disseram"
que regularam a injeção pelo computador (acredito que algo fizeram, pois a contagem regressiva de
kilometragem para a próxima revisão que existe no painel estava zerada e não está mais) mas não sei
exatamente o que foi feito. Troquei tb os coxins de cambio e motor entre alguns outros detalhes.

Quero o que acredito ser bem difícil em uma cidade como São Paulo:
Uma oficina que saiba trabalhar em um Xsara, seja honesto e o preço não seja como o da Rede Citroen.

Tudo o que foi feito no meu carro, foi pedido e avaliado por mim, um leigo.
Gostaria de uma oficina/mecânico que possa me passar um diagnóstico real
e assim eu poder planejar a manutenção.


Obrigado.


dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#2

Mensagem por dbmdaniel » Qua Ago 27, 2008 9:31 pm

em sp tem o flavio da flafersa...nunca utilizei o serviço dele...mas sempre tem gente falando bem dele.... em sao jose dos campos tem uma oficina com a bandeira da citroen pela metade do preço da concessionária.....os caras entendem bem porem muito para meu bolso....agora passei a utilizar o serviço da Oficina Brasil (rede de franquia)....tem um preço bom e os mecanicos sao bem atualizados sem achismo....em sp deve ter....

Algo que o mecanico me disse foi oseguinte..... as velas originais duram até 80 mil km...essas vagabundas nao duram nem 20....correia troca com 80 mil e a segunda com 60....bom sempre olhar o rolamento das rodas....todas...rolamentos da suspensao tbm é bom ver.....no mais...mtas peças é bom compra na propria citroen....pois a durabilidade é bem superior as paralelas....se vc anda d bom com o carro...o xsara nao é de dar manutençao.....sendo que as mesmas sao bemmmmm espaçadas...oleo vc pode trocar até com 15mil km se vc colocar sempre gasolina em posto de confiança....

Bom...seja bem vindo...se o antigo dono de seu carro cuidou bem dele entao é só alegria....tem um carro bom para durar por mto tempo....
Nunca lave seu carro com jato d'agua. e muito menos o motor.
Fuad
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Ago 27, 2008 11:37 am
Nome: FPinheiro
Localização: Itaim Bibi

#3

Mensagem por Fuad » Qui Ago 28, 2008 11:23 am

Que bacana Daniel.

Pq vc não indica este tipo de lavagem?

Antes mesmo de ir a um mecanico, já tenho conhecimento de 3 diferentes problemas a serem resolvidos:

Escapamento - Ele está praticamente sem o silencioso, faz um barulho desagradável. (Ele foi montado de diferentes pedaços de diferentes modelos de escapamentos) Acredito tb que o motor esteja falhando por este motivo (volta e meia o motor quase chega a apagar, preciso embrear e ficar acionando o acelerador até o motor se recuperar).

Botão de comando dos retrovisores elétricos - O pino onde pegamos para ajustar esta quebrado.

Regulagem de altura dos faróis - Não sei porque mas não está funcionando de nenhum dos dois lados.
Editado pela última vez por Fuad em Qui Ago 28, 2008 11:42 am, em um total de 1 vez.
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#4

Mensagem por dbmdaniel » Qui Ago 28, 2008 1:21 pm

ahnnnn basta procurar aqui no forum qtas pessoas reclamam de mal contato no carro.....o jato dagua pode entrar nos sensores ou jogar sujeira neles..... tirar lubrificaçao das maçanetas etc.....

Escape...se der compre kadron, mastra ou mesmo a original da Citroen que nao deve fugir dos valores da kadron....de preferencia pela citro....a durabilidade chega a ser ....2X mais.
Regulagem do farol vc tem que ver se o motor do farol esta funcionando. pega um multimetro e testa.....pode ser o motor travado ou algum fio arrebentado ou solto...
Ja peças de acabamento tem que ver em desmanches ou no mercadolivre....as vezes vc encontra....
Erick
Sem Habilitação
Mensagens: 33
Registrado em: Qua Ago 27, 2008 9:19 am
Nome: Erick

#5

Mensagem por Erick » Qui Ago 28, 2008 5:36 pm

Nossa cara não faça troca de óleo com 15.000Km NUNCA.
Uma vez paguei uma fortuna em óleo que diziam rodar 15 mKm, resultado: com cerca de 13 mkm meu carro parecia diesel (barulho e fumaça) tive de fazer retífica completa num motor com apenas 80.000 Km.
O óleo é a vida do motor depois da facada (cerca de 3.000 reais em 2002) faço as trocas a cada 5.000 km óleo e filtro - coloco óleo comum mesmo.
Abs
<!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Citroën C5
Exclusive - 2.0 16V
2003/2003 - Automatique<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Fuad
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Ago 27, 2008 11:37 am
Nome: FPinheiro
Localização: Itaim Bibi

#6

Mensagem por Fuad » Qui Ago 28, 2008 6:07 pm

Outra dúvida:

Qual a real função do marcador abeixo do conta giros?

Quando eu ligo o carro ele vai para a extrema direita, fica la por um tempo, depois volta para a extrema esquerda e por lá fica.
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#7

Mensagem por dbmdaniel » Qui Ago 28, 2008 7:16 pm

ninguem recomenda trocar com 15 mil...apenas se vc ande apenas em rodovias ai sim pode trocar com esse intervalo e tbm utlizando oleo sintetico e filtros originais (pode dar problema utilizar filtro paralelo apesar do encaixe o mesmo o poder de filtragem é inferior e entope mais rápido.). mas em suma no máximo 7mil km oleo semi sintético.

Quanto a funçao desse tal marcador nao faço ideia....teria algum ícone nele? no meu carro tem medidor te temperatura, rpm e velocidade, combustivel tbm...só esses 4....o resto é tudo led.
G.Friedrich
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Jul 17, 2008 1:55 pm
Nome: G.Friedrich

#8

Mensagem por G.Friedrich » Sex Ago 29, 2008 9:26 am

[quote name='FPinheiro' post='2444' date='Aug 28 2008, 06:07 PM']
Outra dúvida:

Qual a real função do marcador abeixo do conta giros?

Quando eu ligo o carro ele vai para a extrema direita, fica la por um tempo, depois volta para a extrema esquerda e por lá fica.
[/quote]


Provavelmente é o marcador de óleo do motor ou de nível e temperatura de óleo do motor, eu vi isso em um Xsara em Portugal , os Xsaras daqui geralmente não tinham esse marcador. Baixe o manual do Xsara de Portugal que vem dizendo sobre esses marcadores.
Citroen Xsara GLX 2.0 AT 2000 Preto

Conhecido como o Francês Voador

Chevrolet Caravan Comodoro 86 Preta

Conhecida como Fúria Negra
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#9

Mensagem por dbmdaniel » Sex Ago 29, 2008 11:49 am

o meu tem um marcador a mais...porem é digital...para ver o nivel do oleo do motor...mas creio que nao seja esse
bnacari
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Ago 25, 2008 10:49 am
Nome: bnacari

#10

Mensagem por bnacari » Sex Ago 29, 2008 2:00 pm

este marcador só está presente nos VTS's (talvez EXCLUSIVES e PARIS), qdo ele vai para direita está informando a quantidade de óleo q o carro possui, depois ele volta pra esquerda, daí já não sei dizer a função.
Renato Evasion
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Qui Mar 15, 2007 8:41 am
Nome: Renato Evasion

#11

Mensagem por Renato Evasion » Sáb Ago 30, 2008 8:18 am

Cara de boa, troque o oleo a cada 5 mil km troque junto o filtro, oleo muito usado forma borra e acaba com seu motor, é uma economia que nao vale a pena.
Com relação a mecanica, use o flavio mesmo ou o mark, peças vc encontra na Toulose por um preço muito bom, se precisar de acabamentos a concessionaria é uma fortuna, indico a SoFrances e a França93 na Ricardo Jafet, eles mexem somente com carros franceses e tem um preço bom
Responder