TEMPERATURA
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[quote name='thefime' post='3944' date='Dec 15 2008, 09:46 PM']
caro colega no caso da temperatura, pode ser a valvula termostatica ou posivel erro de leitura do sensor de temperatura (marrom que comanda a ventoinha) (azul temperatura do painel) ( verde temperatura do modulo). No meu caso tava tendo o mesmo problema cheguei a retirar a valvula e não resolveu, troca de sensor e tambem nada limpeza do sistema de arrefecimento nada (como tenho conhecimentos de eletronica e ouvi falar sobre um resistor que se colocava no dito sensor marrom, mas nunca tinha visto tal ligação ou mesmo qual a garga homica do mesmo resistor parti eu para uma empreitada para resolver... depois de varias tentativas resolvi adicionei o dito resistor e agora a temperatura não passa dos 100 graus (não esquecendo que a agua ferve em 110 graus e que o carro e projetado para a europa) e desliga a ventuinha em 85 graus o carrõ parou com os problema. Agora sobre o airbag verifica as conecção debaixo do banco do motorista e do passageiro(havera dois conectores no do motorista um sendo cinto de aviso do segurança e o outro do airbag) limpe os terminais ou substitua se eu não estou enganado os fios são laranjas.
Espero ter te ajudado
[/quote]
Qual é o valor homico desse resistor ? como voce fez p/ conectar ele no sensor?
caro colega no caso da temperatura, pode ser a valvula termostatica ou posivel erro de leitura do sensor de temperatura (marrom que comanda a ventoinha) (azul temperatura do painel) ( verde temperatura do modulo). No meu caso tava tendo o mesmo problema cheguei a retirar a valvula e não resolveu, troca de sensor e tambem nada limpeza do sistema de arrefecimento nada (como tenho conhecimentos de eletronica e ouvi falar sobre um resistor que se colocava no dito sensor marrom, mas nunca tinha visto tal ligação ou mesmo qual a garga homica do mesmo resistor parti eu para uma empreitada para resolver... depois de varias tentativas resolvi adicionei o dito resistor e agora a temperatura não passa dos 100 graus (não esquecendo que a agua ferve em 110 graus e que o carro e projetado para a europa) e desliga a ventuinha em 85 graus o carrõ parou com os problema. Agora sobre o airbag verifica as conecção debaixo do banco do motorista e do passageiro(havera dois conectores no do motorista um sendo cinto de aviso do segurança e o outro do airbag) limpe os terminais ou substitua se eu não estou enganado os fios são laranjas.
Espero ter te ajudado
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Qual é o valor homico desse resistor ? como voce fez p/ conectar ele no sensor?
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[quote name='Careca RJ' post='5333' date='Mar 26 2009, 10:12 AM']
O meu Xsara 1.8 16v, qd ligo o ar o carro aueçe até quase ferver. Ventoinhas e válvula termostática funcionando perfeitamente. Alguém sabe o motivo disso? Obrigado!
[/quote]
Meu carro, em dias muito quentes é um verdadeiro caos andar com ele no horário entre 12:00 à 16:00 (horário de maior calor), principalmente no trânsito dentro da cidade, aquele anda, pára, anda, pára... a temperatura chega próximo aos 120. Acredito que o carro esteja com algum sensor ruim, já que um dia desses a temperatura do nada pulou dos 100 para 120°. Dei uma boa olhada no radiador e notei que está precisando dar uma limpeza geral. Me recomendaram trocar a água do arreficimento por aditivo diluído em água destilada, porque ela tem a temperatura de fervura mais alta do que a água comum. Fora desse horário o carro funciona normalmente, temperatura variando entre 90 e 100°. Alguém pode me ajudar?
O meu Xsara 1.8 16v, qd ligo o ar o carro aueçe até quase ferver. Ventoinhas e válvula termostática funcionando perfeitamente. Alguém sabe o motivo disso? Obrigado!
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Meu carro, em dias muito quentes é um verdadeiro caos andar com ele no horário entre 12:00 à 16:00 (horário de maior calor), principalmente no trânsito dentro da cidade, aquele anda, pára, anda, pára... a temperatura chega próximo aos 120. Acredito que o carro esteja com algum sensor ruim, já que um dia desses a temperatura do nada pulou dos 100 para 120°. Dei uma boa olhada no radiador e notei que está precisando dar uma limpeza geral. Me recomendaram trocar a água do arreficimento por aditivo diluído em água destilada, porque ela tem a temperatura de fervura mais alta do que a água comum. Fora desse horário o carro funciona normalmente, temperatura variando entre 90 e 100°. Alguém pode me ajudar?
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[quote name='Ton' post='5340' date='Mar 26 2009, 11:16 AM']
Meu carro, em dias muito quentes é um verdadeiro caos andar com ele no horário entre 12:00 à 16:00 (horário de maior calor), principalmente no trânsito dentro da cidade, aquele anda, pára, anda, pára... a temperatura chega próximo aos 120. Acredito que o carro esteja com algum sensor ruim, já que um dia desses a temperatura do nada pulou dos 100 para 120°. Dei uma boa olhada no radiador e notei que está precisando dar uma limpeza geral. Me recomendaram trocar a água do arreficimento por aditivo diluído em água destilada, porque ela tem a temperatura de fervura mais alta do que a água comum. Fora desse horário o carro funciona normalmente, temperatura variando entre 90 e 100°. Alguém pode me ajudar?
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:icon_smile_8ball: o meu PKsso 05 exc tá igual. Qdo ligo o ar a temperatura fica loca, sobe pro topo e o caro fica mandando parar!!!!!! Acho q vai ter que testar se as ventoinhas estão armando... alguém já resolveu um problema pareceido? Vou criar um tópico só pra isso. Abraços.
Meu carro, em dias muito quentes é um verdadeiro caos andar com ele no horário entre 12:00 à 16:00 (horário de maior calor), principalmente no trânsito dentro da cidade, aquele anda, pára, anda, pára... a temperatura chega próximo aos 120. Acredito que o carro esteja com algum sensor ruim, já que um dia desses a temperatura do nada pulou dos 100 para 120°. Dei uma boa olhada no radiador e notei que está precisando dar uma limpeza geral. Me recomendaram trocar a água do arreficimento por aditivo diluído em água destilada, porque ela tem a temperatura de fervura mais alta do que a água comum. Fora desse horário o carro funciona normalmente, temperatura variando entre 90 e 100°. Alguém pode me ajudar?
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:icon_smile_8ball: o meu PKsso 05 exc tá igual. Qdo ligo o ar a temperatura fica loca, sobe pro topo e o caro fica mandando parar!!!!!! Acho q vai ter que testar se as ventoinhas estão armando... alguém já resolveu um problema pareceido? Vou criar um tópico só pra isso. Abraços.
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[quote name='albertow' post='5373' date='Mar 28 2009, 07:52 AM']
:icon_smile_8ball: o meu PKsso 05 exc tá igual. Qdo ligo o ar a temperatura fica loca, sobe pro topo e o caro fica mandando parar!!!!!! Acho q vai ter que testar se as ventoinhas estão armando... alguém já resolveu um problema pareceido? Vou criar um tópico só pra isso. Abraços.
[/quote]
aquecimento opções:
1- não tem água: encher reservatorio
2- tem aguá, mas a ventoinha não liga: problemas no fusível ou cebolinha
3- tem aguá e ventoínha liga: bomba d"agua não funciona ou arrebemtou a correia (é a mesma do ar, dir. hidr e alternador), se acontecer isso a direção fica dura e o ar não funciona
4- tem agua a ventoinha liga e a bomba d" tb: ventoinha com rolamento ruim, não atinge a velocidade de rotação ideal para ventilar (verificar se as DUAS estão ok)
provavelmente qdo vc liga o ar a 2ª ventoinha não está acionando
não entendo muito mas espero ter sido util
sds
:icon_smile_8ball: o meu PKsso 05 exc tá igual. Qdo ligo o ar a temperatura fica loca, sobe pro topo e o caro fica mandando parar!!!!!! Acho q vai ter que testar se as ventoinhas estão armando... alguém já resolveu um problema pareceido? Vou criar um tópico só pra isso. Abraços.
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aquecimento opções:
1- não tem água: encher reservatorio
2- tem aguá, mas a ventoinha não liga: problemas no fusível ou cebolinha
3- tem aguá e ventoínha liga: bomba d"agua não funciona ou arrebemtou a correia (é a mesma do ar, dir. hidr e alternador), se acontecer isso a direção fica dura e o ar não funciona
4- tem agua a ventoinha liga e a bomba d" tb: ventoinha com rolamento ruim, não atinge a velocidade de rotação ideal para ventilar (verificar se as DUAS estão ok)
provavelmente qdo vc liga o ar a 2ª ventoinha não está acionando
não entendo muito mas espero ter sido util
sds
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
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Galera,
na primeira autoelétrica foi diagnosticado que o problema seria no motor da ventoínha (troca de escova etc).... pra garantir levei em outra, e o cara falou que o motor da ventoínha é lacrado e ñ dá pra fazer este tipo de manutenção, só a troca do sistema todo?!?!?! Então levei em uma consecionária, e o técnico falou que antes de tudo isso é preciso verificar um relé que fica por trás do parachoque.... ainda ñ fiz isso, porque a oficina da citroen estava lotada e ele ñ teria tempo. Vou voltar outro dia e depois eu posto o resultado.
Valeu....
na primeira autoelétrica foi diagnosticado que o problema seria no motor da ventoínha (troca de escova etc).... pra garantir levei em outra, e o cara falou que o motor da ventoínha é lacrado e ñ dá pra fazer este tipo de manutenção, só a troca do sistema todo?!?!?! Então levei em uma consecionária, e o técnico falou que antes de tudo isso é preciso verificar um relé que fica por trás do parachoque.... ainda ñ fiz isso, porque a oficina da citroen estava lotada e ele ñ teria tempo. Vou voltar outro dia e depois eu posto o resultado.
Valeu....
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[quote name='albertow' post='5592' date='Apr 13 2009, 06:12 AM']
Galera,
na primeira autoelétrica foi diagnosticado que o problema seria no motor da ventoínha (troca de escova etc).... pra garantir levei em outra, e o cara falou que o motor da ventoínha é lacrado e ñ dá pra fazer este tipo de manutenção, só a troca do sistema todo?!?!?! Então levei em uma consecionária, e o técnico falou que antes de tudo isso é preciso verificar um relé que fica por trás do parachoque.... ainda ñ fiz isso, porque a oficina da citroen estava lotada e ele ñ teria tempo. Vou voltar outro dia e depois eu posto o resultado.
Valeu....
[/quote]
Amigão!
Essa oficina que falou que a ventoinha é lacrada, CORRE DELA, tem alguns posts aqui em que o usuário trocou os componentes do motor da ventoinha (escova, carvão, etc), além do mais pode-se adaptar outros motores, sem problema algum. meu motor de arranque por exemplo é de corsa.
Galera,
na primeira autoelétrica foi diagnosticado que o problema seria no motor da ventoínha (troca de escova etc).... pra garantir levei em outra, e o cara falou que o motor da ventoínha é lacrado e ñ dá pra fazer este tipo de manutenção, só a troca do sistema todo?!?!?! Então levei em uma consecionária, e o técnico falou que antes de tudo isso é preciso verificar um relé que fica por trás do parachoque.... ainda ñ fiz isso, porque a oficina da citroen estava lotada e ele ñ teria tempo. Vou voltar outro dia e depois eu posto o resultado.
Valeu....
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Amigão!
Essa oficina que falou que a ventoinha é lacrada, CORRE DELA, tem alguns posts aqui em que o usuário trocou os componentes do motor da ventoinha (escova, carvão, etc), além do mais pode-se adaptar outros motores, sem problema algum. meu motor de arranque por exemplo é de corsa.
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
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EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
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Reportado:elenilson
Olá, pessoal tenho um berlingo 2002/1.8/8V. e o mesmo esta me dando muito problemas com aquecimento, hoje acabei de retirar do mec. para troca da junta do cabeçote. foram verificados outros itens, mas a temperatura permanece trabalhando acima do normal, alguem pode me dar alguma dica, esses reles onde estão instalados no carro?
Olá, pessoal tenho um berlingo 2002/1.8/8V. e o mesmo esta me dando muito problemas com aquecimento, hoje acabei de retirar do mec. para troca da junta do cabeçote. foram verificados outros itens, mas a temperatura permanece trabalhando acima do normal, alguem pode me dar alguma dica, esses reles onde estão instalados no carro?
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
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\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
Amigos, sou novato no fórum e novato no Mundo de Automóveis...
Sempre andei de moto e sou muito fuceiro...
TENHO UM CITROEN ZX 98 1.8i
Vamos lá...
Tenho alguns problemas
Meu carro superaquecendo depois que fiz a limpeza do sistema de arrefecimento...
Descobri que as ventoinhas não armam quando o carro está com o motor a funcionar, apenas com o motor desligado...
Ou seja, não resfria quase nada, por mais que o sistema de arrefecimento esteja 100% limpo e cheio de aditivos caros que prometem congelar o carro, o ventilador ainda faz a ENORME falta...
O Carro ferve rapidamente e tenho que desligar pra não ferver..
O Ar condicionado do carro está desarmando e armando sozinho, porém quando eu armo o ar a ventoinha não liga... (antes ligava e ficava direto mesmo com o carro frio)...
Bom lembrando que antes de limpar o sistema de arrefecimento o carro estava 100% funcionando ambos os sistemas...
Troquei a tampa do radiador por uma original, mas por via das dúvidas caso não resolva, voltarei pra que eu tinha no carro...
Amanhã passarei num profissional que só trabalha com ar e radiadores, porque assim ele me fala com certeza o que seja, talvez terei que procurar um auto elétrico pra ver a ventoinha do Radiador...
O Caso é que fiquei encucado porque limpei o sistema, e o que seria para melhorar só piorou....
Desculpem o texto longo, mas como sou novo contei minhas angustias aqui...
Tenho 2 !chavinhas! abre e fecha no radiador, uma na mangueira superior e uma abaixo do radiador no lado do motorista (por essa eu drenei toda a agua com o carro ligado, porém com uma mangueira sempre enchendo o radiador pra não faltar agua) assim limpei ele, e com os aditivos recomendados de limpeza... Agora uso AGUA DESMINERALIZADA + DESTILADA e BARDHAL RAD COOL PLUS, que eu acho ser o melhor aditivo do segmento....
Será que as duas chavinhas era pra deixar meio aberto ou sempre tudo fechado?
A tampa não seria pra soltar pressão do radiador? Então não deveria ter um pequeno furo nela? Ela só tem uma mola, e sera que é só pra segurar a pressão interna mesmo?
CARRO FERVEU, MINHA CABEÇA TAMBÉM, ENTÃO DEIXO O TÓPICO PARA EXPERIENTES COMO VOCÊS, E AMANHÃ POSTO A POSSÍVEL RESOLUÇÃO OU NÃO....
Abraços a todos pessoal, obrigado a oportunidade de estar num fórum somente dos amantes do citroen, AMO a marca a partir do momento em que comprei meu carrinho....
VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!! :613179:
Sempre andei de moto e sou muito fuceiro...
TENHO UM CITROEN ZX 98 1.8i
Vamos lá...
Tenho alguns problemas
Meu carro superaquecendo depois que fiz a limpeza do sistema de arrefecimento...
Descobri que as ventoinhas não armam quando o carro está com o motor a funcionar, apenas com o motor desligado...
Ou seja, não resfria quase nada, por mais que o sistema de arrefecimento esteja 100% limpo e cheio de aditivos caros que prometem congelar o carro, o ventilador ainda faz a ENORME falta...
O Carro ferve rapidamente e tenho que desligar pra não ferver..
O Ar condicionado do carro está desarmando e armando sozinho, porém quando eu armo o ar a ventoinha não liga... (antes ligava e ficava direto mesmo com o carro frio)...
Bom lembrando que antes de limpar o sistema de arrefecimento o carro estava 100% funcionando ambos os sistemas...
Troquei a tampa do radiador por uma original, mas por via das dúvidas caso não resolva, voltarei pra que eu tinha no carro...
Amanhã passarei num profissional que só trabalha com ar e radiadores, porque assim ele me fala com certeza o que seja, talvez terei que procurar um auto elétrico pra ver a ventoinha do Radiador...
O Caso é que fiquei encucado porque limpei o sistema, e o que seria para melhorar só piorou....
Desculpem o texto longo, mas como sou novo contei minhas angustias aqui...
Tenho 2 !chavinhas! abre e fecha no radiador, uma na mangueira superior e uma abaixo do radiador no lado do motorista (por essa eu drenei toda a agua com o carro ligado, porém com uma mangueira sempre enchendo o radiador pra não faltar agua) assim limpei ele, e com os aditivos recomendados de limpeza... Agora uso AGUA DESMINERALIZADA + DESTILADA e BARDHAL RAD COOL PLUS, que eu acho ser o melhor aditivo do segmento....
Será que as duas chavinhas era pra deixar meio aberto ou sempre tudo fechado?
A tampa não seria pra soltar pressão do radiador? Então não deveria ter um pequeno furo nela? Ela só tem uma mola, e sera que é só pra segurar a pressão interna mesmo?
CARRO FERVEU, MINHA CABEÇA TAMBÉM, ENTÃO DEIXO O TÓPICO PARA EXPERIENTES COMO VOCÊS, E AMANHÃ POSTO A POSSÍVEL RESOLUÇÃO OU NÃO....
Abraços a todos pessoal, obrigado a oportunidade de estar num fórum somente dos amantes do citroen, AMO a marca a partir do momento em que comprei meu carrinho....
VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!! :613179:
[quote name='Munhoz' date='Sep 9 2015, 08:57 AM' post='30639']
Reportado de simball
Boa noite galera , tenho um C5 2003 e esta sem a válvula termostática isso pode ocasionar algum dano??? Também reparei que a água do reservatório só circula com o carro em alta seria por causa da válvula??
Alguém poderia me ajudar .......!!!!
[/quote]
e ai Munhoz,
o ideal é voltar a válvula, o reservatório ao contrário dos antigos é assim mesmo, não tem retorno em baixa...
Quanto ao Daigor,
isso é característica de ar no sistema, tem um parafuso na saída do motor junto a válvula termostática que você precisa soltar para fazer a sangria, assim tira o calculo (bloqueio de ar) de dentro das galerias.
Reportado de simball
Boa noite galera , tenho um C5 2003 e esta sem a válvula termostática isso pode ocasionar algum dano??? Também reparei que a água do reservatório só circula com o carro em alta seria por causa da válvula??
Alguém poderia me ajudar .......!!!!
[/quote]
e ai Munhoz,
o ideal é voltar a válvula, o reservatório ao contrário dos antigos é assim mesmo, não tem retorno em baixa...
Quanto ao Daigor,
isso é característica de ar no sistema, tem um parafuso na saída do motor junto a válvula termostática que você precisa soltar para fazer a sangria, assim tira o calculo (bloqueio de ar) de dentro das galerias.