Tranco no Câmbio Automático
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Re: Tranco no Câmbio Automático
Meu c4 lounge 2014 câmbio de 6 marchas está dando tranco quando muda a lavanda principalmente na ré e também da 1.a pra 2.a marcha. Barulho alto de tranco.
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Re: Tranco no Câmbio Automático
Coxim inferior do motor tem 2 buchas quando uma está rompida passa os trancos do cambio e a vibração do motor para carroceria.gutembergm escreveu: ↑Dom Fev 05, 2023 12:57 pmMeu c4 lounge 2014 câmbio de 6 marchas está dando tranco quando muda a lavanda principalmente na ré e também da 1.a pra 2.a marcha. Barulho alto de tranco.
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Re: Xsara Picasso - reforma do cambio automatico
Amigos, estou com um problema. Quando saí com minha Xsara Picasso 2005 Automática hoje o câmbio deu um tranco forte e apareceu uma mensagem no painel dizendo “ANOMALIA CAIXA CÂMBIO AUTOMÁTICA”. Gostaria de saber se alguém tem alguma dica sobre o problema ou algum mecânico que seja muito de confiança (e de preferência que tenha bons valores de serviço) para que eu possa levar o carro. Obrigado!!!
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Re: Tranco no Câmbio Automático
Vamos lá.. o tranco ocorre quando há um atraso na aplicação de alguma marcha devido a não haver pressão normal suficiente no momento dessa aplicação. O cambio detecta isso e aumenta o tempo da solenoide para elevar a pressão nesse momento, porém esse atraso dá o sintoma de tranco e dispara o aviso no painel.
Várias podem ser as causas pra esse efeito.
A primeira coisa a se fazer é realizar leitura do erro com o Lexia para se ter um norte. Também fazer leituras e testes em tempo real pra verificar o comportamento do cambio e seus dados.
Posteriormente, deve-se retirar o bloco hidráulico, instalar uma placa de testes e realizar as aplicações monitorando a perda de pressão em cada aplicação. Também deve-se realizar o teste no sistema do acumulador de pressão.
Com todos esses testes, aí sim dá pra se ter uma ideia do que fazer e de quanto vai custar. E na maioria das vezes isso envolve desmontar o cambio todo.
Na maioria das vezes o defeito mais comuns é o vazamento de pressão na aplicação dos pistões E1 e E2 ou no acumulador. Nestes pode-se fazer o reparo desmontando a tampa traseira, sem remover o cambio. E também falha nas duas solenoides principais, que pode ser feito o reparo diretamente pelo bloco de válvulas, também sem desmontar o cambio. Porém, o indicado é sempre avaliar o cambio completamente e para isso, requer a desmontagem.
Hoje em dia, uma reforma completa com substituição das peças de desgaste conhecidas não sairá por menos de 6 a 8 mil lulas. Para se ter ideia, só o par de cintas de freio está em torno de 2000 lulas. Os dois tambores F2 e F3 entra 1400 a 2200 lulas.
Quem executa o serviço deve ser especializado nessa área, pois exige ferramentas, conhecimento e procedimentos específicos. Do contrario sairá com mais defeitos do que entrou.
O emprego de peças geralmente são por peças genuínas. Salvo as buchas, que devem ser da Sonnax preferencialmente.
o ATF comumente indicado é da classe Dexron VI. O Petronas Tutela multiATF 500 tem sido o mais usado e por uma preço médio de 50 lulas o litro.
E por fim é indicado substituir o sistema de controle de temperatura do ATF por um com radiador próprio a fim de manter estáveis o ATF em no máximo 60 graus. Isso eleva a perspectiva de vida do cambio pra 200 mil km.
Várias podem ser as causas pra esse efeito.
A primeira coisa a se fazer é realizar leitura do erro com o Lexia para se ter um norte. Também fazer leituras e testes em tempo real pra verificar o comportamento do cambio e seus dados.
Posteriormente, deve-se retirar o bloco hidráulico, instalar uma placa de testes e realizar as aplicações monitorando a perda de pressão em cada aplicação. Também deve-se realizar o teste no sistema do acumulador de pressão.
Com todos esses testes, aí sim dá pra se ter uma ideia do que fazer e de quanto vai custar. E na maioria das vezes isso envolve desmontar o cambio todo.
Na maioria das vezes o defeito mais comuns é o vazamento de pressão na aplicação dos pistões E1 e E2 ou no acumulador. Nestes pode-se fazer o reparo desmontando a tampa traseira, sem remover o cambio. E também falha nas duas solenoides principais, que pode ser feito o reparo diretamente pelo bloco de válvulas, também sem desmontar o cambio. Porém, o indicado é sempre avaliar o cambio completamente e para isso, requer a desmontagem.
Hoje em dia, uma reforma completa com substituição das peças de desgaste conhecidas não sairá por menos de 6 a 8 mil lulas. Para se ter ideia, só o par de cintas de freio está em torno de 2000 lulas. Os dois tambores F2 e F3 entra 1400 a 2200 lulas.
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o ATF comumente indicado é da classe Dexron VI. O Petronas Tutela multiATF 500 tem sido o mais usado e por uma preço médio de 50 lulas o litro.
E por fim é indicado substituir o sistema de controle de temperatura do ATF por um com radiador próprio a fim de manter estáveis o ATF em no máximo 60 graus. Isso eleva a perspectiva de vida do cambio pra 200 mil km.
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