Tranco no Câmbio Automático
- gjvialta
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Tranco no Câmbio Automático
Olá rgdl,
Sobre o uso do câmbio automático eu até concordo com você, mas uma questão vem à mente dos motoristas que não entendem o funcionamento de um câmbio automático e perguntam: Se existe a posição "N", quando é que ela pode ser usada? Se não, a posição "N" deveria, ao invés de "N", simbolizar uma granada explodindo e no manual do proprietário deveria constar, para esclarecimento, na frente deste símbolo, que em caso de querer detonar, ou destruir seu câmbio, coloque de forma sistemática a alavanca de câmbio nessa posição sempre que possível.
Sobre o a peça que está com problema no carro do Luchi, penso que essa peça não se quebra por fazer uso da posição "N" da alavanca.
Abç
Sobre o uso do câmbio automático eu até concordo com você, mas uma questão vem à mente dos motoristas que não entendem o funcionamento de um câmbio automático e perguntam: Se existe a posição "N", quando é que ela pode ser usada? Se não, a posição "N" deveria, ao invés de "N", simbolizar uma granada explodindo e no manual do proprietário deveria constar, para esclarecimento, na frente deste símbolo, que em caso de querer detonar, ou destruir seu câmbio, coloque de forma sistemática a alavanca de câmbio nessa posição sempre que possível.
Sobre o a peça que está com problema no carro do Luchi, penso que essa peça não se quebra por fazer uso da posição "N" da alavanca.
Abç
- tilex
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Tranco no Câmbio Automático
Ta escrito no manual do cambio que essa posição serve pra colocar em caso de reboque do veiculo para a oficina , e deve seguir em velocidade baixa para que nao ocorra desgaste extremo na caixa. Se tiver em D da pra rebocar mesmo assim, mas as peças vao desgastar mais depressa porque o cambio nao tera a lubrificação necessaria.
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- rgdl
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Tranco no Câmbio Automático
Serve também para manter o carro desengrenado em um estacionamento, por exemplo.
O certo é que a posição N em um cambio automático não vai ter o mesmo uso que a mesma posição em um cambio manual, vai ser um uso mais restrito.
O certo é que a posição N em um cambio automático não vai ter o mesmo uso que a mesma posição em um cambio manual, vai ser um uso mais restrito.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- rgdl
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Tranco no Câmbio Automático
Eu sou muito desatento, agora que vi essa parte de seu comentário, desculpe. Gjvialta, certamente que fazer o uso regular da posição "N" não vai quebrar essa peça, mas botar em "N" a cada semáforo certamente vai estressar a peça mais do que deveria.
Ela não tem cara de ser uma peça frágil, mas também não deve ter sido projetada para suportar o uso irregular, ou seja, quem a projetou a fez pensando que o condutor sabe como se usam um cambio automático.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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Tranco no Câmbio Automático
gjvialta escreveu:Olá Roberto!Roberto Suzano escreveu:Boa Tarde,
Caros amigos gostaria de uma ajuda, sou bem inexperiente com relação a Carros, porem sou louco pelo C3, acho dentre outras marcas o mais bonito de todos e resolvi comprar um para minha esposa pois apenas ela dirigi, vamos lá: fui a uma revenda e comprei um C3 1.6 16v 2008 Automático, nos primeiros 3 dias tudo ok ai mandei para oficina para fazer as trocas de óleo e filtro para minha segurança, o mecânico notou um vazamento no Cambio e prontamente levei a loja e eles mandaram para o mecânico deles fazer o reparo, no outro dia me entregaram o carro com o problema "resolvido", assim que minha esposa andou com o carro notou que na passagem da 1ª marcha para a 2ª ele dava um tranco e na troca de N para P, R ou D ele dava também um tranco porem mais leve, levei novamente na loja eles mandaram para o mecânico deles e trocaram o calço do cambio, segundo eles esse era o problema, porem o tranco na troca da 1ª para a 2ª continua e agora da 2ª para a 3ª também porem de acordo que o motor vai esquentando o tranco vai parando, levei novamente na loja eles mandaram para a oficina e o tranco continua, alguém passou por essa experiencia e pode me indicar o que fazer, pois ainda tenho 60 dias de garantia e não sei se compensa continuar entregando o carro a loja ou eu mesmo mandar resolver já que os demais componentes do carro está em prefeito estado somente o cambio está dando essa dor de cabeça.
Desde já agradeço atenção.
Diagnóstico de defeitos em carros com muita tecnologia embarcada exige que o profissional tenha capacidade, oficina equipada e ter procedimento para proceder no reparo. No caso de equacionamento e diagnóstico de problemas com o AL4, isso se torna primordial. Seria interessante que inicialmente você tivesse conhecimento do que está acontecendo com seu carro. Uma avaliação inicial indicaria que:
1- fosse verificado o nível do fluido do cambio. Existe um procedimento para se fazer isso. É através do Lexia, com temperatura monitorada do câmbio, através do bujão inferior.
2- Verificado o nível, é fundamental que se observe as condições do fluido para ver se existe sujeira misturada a ele. Essa inspeção dá pra se ter uma ideia das condições internas dos componentes do câmbio.
3- Verificar a pressão de trabalho do fluido do câmbio, que deve sempre estar por volta de 2,6 a 2,9 bar.
Outra questão interessante é que parece que o seu carro não apresentava defeito antes de entregá-lo ao mecânico da concessionária para que fosse retirado o vazamento. Nesse sentido é preciso saber onde era o vazamento para se ter uma ideia de onde ele pode ter mexido para que o vazamento fosse retirado.
Abç
Bom dia gjvialta,
Segundo a oficina todos esses procedimentos foram feitos e foi constatado um problema no Modulo Cambio Automático e a troca será realizada e o problema resolvido, mais por uma questão de segurança já entrei em contato com uma Concessionaria da Citroen próxima e já agendei uma revisão e informei a Revenda em que adquiri o veiculo que estaria levando o carro lá assim que retirar da oficina deles, mais por uma questão de segurança, visto que todos os comentários aqui me fizeram perceber que é um carro bom porem o cambio gera um gasto alto, entendo que por ser um carro usado poderia sim encontra-lo com alguns problemas, fiquei sabendo que terei que trocar o disco de freio e pastilha, só não esperava que seria exatamente o cambio, agradeço a atenção e as dicas e assim que resolver o problema retorno a pagina informando como foi a experiência.
Obrigado.
- gjvialta
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Olá!tilex escreveu:Ta escrito no manual do cambio que essa posição serve pra colocar em caso de reboque do veiculo para a oficina , e deve seguir em velocidade baixa para que nao ocorra desgaste extremo na caixa. Se tiver em D da pra rebocar mesmo assim, mas as peças vao desgastar mais depressa porque o cambio nao tera a lubrificação necessaria.
Nunca tive o desprazer, mas jamais deixarei rebocar meu carro em posição "N", ou "D", ou outra qualquer. Em caso de deslocamento por pane, meu carro só vai em guincho, desligado. Na minha opinião a posição "N", vai somente para o carro ser puxado para cima da carroceria do guincho e depois desligado até o local de destino.
Câmbio automáticos funcionam pela pressão e deslocamento (energia de movimento) de óleo em suas partes internas, com força sendo gerada pela bomba de óleo que gira em sincronismo com a rotação do eixo de saída do motor. Motor ligado, carro em marcha lenta (posição "N") e as rodas dianteiras com velocidade incompatível da produzida normalmente pelo diferencial, que deveria ser zero, certamente vai gerar um contrapressão dentro do câmbio e fatalmente causará alguma situação incomum para o funcionamento do câmbio. Isso vale também para a posição "D".
O que quis dizer é que a maioria esmagadora dos proprietários de carros que possuem câmbio automático não sabem, ou não tem a noção do funcionamento do sistema como um todo e nesse sentido dependendo de suas atitudes problemas podem ser plantados nesses componentes.
A posição "N" deve ter uso restrito. Está escrito no manual, mas quem lê manual? Ou melhor, qual o percentual de proprietário que leem o manual. E se leem, qual a chance de entender. Os fabricantes, por esse motivo, deveriam evidenciar, ou destacar que "N" em câmbio automático é diferente de ponto morto nos câmbios convencionais.
Abç
- gjvialta
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rgdl escreveu:Eu sou muito desatento, agora que vi essa parte de seu comentário, desculpe. Gjvialta, certamente que fazer o uso regular da posição "N" não vai quebrar essa peça, mas botar em "N" a cada semáforo certamente vai estressar a peça mais do que deveria.
Ela não tem cara de ser uma peça frágil, mas também não deve ter sido projetada para suportar o uso irregular, ou seja, quem a projetou a fez pensando que o condutor sabe como se usam um cambio automático.
Prezado rgdl, estamos aqui num fórum, cuja intenção é justamente contribuir para o conhecimento de todos nós. Perdoe-me também. Tenho a mesma opinião que você sobre o uso do "N". Apenas quis dizer que não é comum a quebra dessa peça. Nesse sentido penso mais que a quebra pode ter sido motivada por problemas construtivos dela mesma e não por uso inadequado do motorista. Mas é apenas uma questão de ponto de vista.
Abç.
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Levei no mecanico pra passar o scanner no cambio, e deu o codigo de erro de pressão alta. Como eu ja reformei a caixa e só rodei 8mil KM ele disse que não é peça mecanica e sim eletronica.
Bom mesmo assim, foi trocado as valvulas pelas originais, tudo novo, então ele sugeriu que fosse o sensor de pressão (que nao foi trocado) , será que é ele ??? esse sensor é analogico ou de interrupção que nem o da caixa de direção ? Se for analogico acho dificiu dar defeito da forma que ta dando.
Defeito: após andar com o veiculo ao aquecer o cambio e em marcha alta 3a ou 4a ele da transfere pra 3a e mostra mensagem de erro do cambio, ai desligo e ligo e desaparece o defeito e não ocorre mais.
Bom mesmo assim, foi trocado as valvulas pelas originais, tudo novo, então ele sugeriu que fosse o sensor de pressão (que nao foi trocado) , será que é ele ??? esse sensor é analogico ou de interrupção que nem o da caixa de direção ? Se for analogico acho dificiu dar defeito da forma que ta dando.
Defeito: após andar com o veiculo ao aquecer o cambio e em marcha alta 3a ou 4a ele da transfere pra 3a e mostra mensagem de erro do cambio, ai desligo e ligo e desaparece o defeito e não ocorre mais.
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pode ser o chicote do sensor tilex.
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Bem que poderia ser Munhoz, mas se fosse chicote daria erro a qualquer momento.
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amigos tenho um c4 ( grand picasso) em minha oficina que estava com o seguinte problema....ao andar com ele no D , as vezes perdia relação no painel..ou seja mesmo vc estando em D,no painel ele "desengatava" a marcha e aparecia ----
troquei a chave seletora(comprei na citroen) o carro deu uma melhora significante...ele não desengata mais as marchas..que agora uma vez no D ele vai ate a bahia e volta se não desligar...so que quando vc desliga ele..e vai ligar novamente ele meio que "desprograma" e perde referencia de novo..como se o cambio não estivesse se conectando ao painel...
dai quando isso acontece vc precisa meio que "procurar" com a alavanca (nessa carro é em cima) até "casar"a alavanca com a chave dai ele liga normalmente de novo
scanner napro defeito apresentado P10A1-LITERATURA
desde ja obrigado...
troquei a chave seletora(comprei na citroen) o carro deu uma melhora significante...ele não desengata mais as marchas..que agora uma vez no D ele vai ate a bahia e volta se não desligar...so que quando vc desliga ele..e vai ligar novamente ele meio que "desprograma" e perde referencia de novo..como se o cambio não estivesse se conectando ao painel...
dai quando isso acontece vc precisa meio que "procurar" com a alavanca (nessa carro é em cima) até "casar"a alavanca com a chave dai ele liga normalmente de novo
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- rgdl
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Vc fez o procedimento de ajuste da chave multi função (a que vc chama de chave seletora)?
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Olá pessoal, sou novo no fórum e novo proprietario de um Citröen Xsara Picasso 2.0 automático.
Meu problema é o seguinte, quando estou em uma subida ao parar o carro e em seguida sair ele parece desengatado ao acelerar e logo em seguida ele da um tranco quando engata a marcha. Depois disso o câmbio funciona normal, só reparei que às vezes ele demora um pouco para Trocar a marcha. Apareceu uma vez no computador de bordo Defeito no Câmbio Automático e travou na terceira marcha. Isso com o carro frio. Depois não aconteceu mais, somente os trancos ao parar em subida.
Nesse caso preciso trocar as solenóides de pressão e de mudança? Juntamente com a troca de óleo da transmissão?
Se alguém já teve o mesmo problema é puder me ajudar.
Obrigado
Meu problema é o seguinte, quando estou em uma subida ao parar o carro e em seguida sair ele parece desengatado ao acelerar e logo em seguida ele da um tranco quando engata a marcha. Depois disso o câmbio funciona normal, só reparei que às vezes ele demora um pouco para Trocar a marcha. Apareceu uma vez no computador de bordo Defeito no Câmbio Automático e travou na terceira marcha. Isso com o carro frio. Depois não aconteceu mais, somente os trancos ao parar em subida.
Nesse caso preciso trocar as solenóides de pressão e de mudança? Juntamente com a troca de óleo da transmissão?
Se alguém já teve o mesmo problema é puder me ajudar.
Obrigado
- renan97ar
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tilex, imagino que todo o óleo do câmbio tenha sido trocado, certo? O contador de desgaste foi zerado?tilex escreveu:Levei no mecanico pra passar o scanner no cambio, e deu o codigo de erro de pressão alta. Como eu ja reformei a caixa e só rodei 8mil KM ele disse que não é peça mecanica e sim eletronica.
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Defeito: após andar com o veiculo ao aquecer o cambio e em marcha alta 3a ou 4a ele da transfere pra 3a e mostra mensagem de erro do cambio, ai desligo e ligo e desaparece o defeito e não ocorre mais.
De acordo com o manual de serviço da caixa al4, sempre que se substitui o óleo completamente, ou mesmo a caixa, o contador de desgaste deverá ser resetado. Imagino que possa estar ocorrendo uma disparidade entre a pressão que a central espera (ela se ajusta ao desgaste do óleo) e o que realmente está acontecendo. Inclusive, com um lexia, ao se verificar os parâmetros, ele mostra a pressão atual da caixa e a pressão que a central espera...
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- tilex
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Pois é Renan, o cara é especialista, mas pergunto pra ele e diz que faz tudo certinho, agora ele me disse que é a solenoide mesmo, precisa trocar uma soleneoide q não tem nem 10mil KM, não da pra engolir , mas faze o que, to na mão dele.
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