Tranco no Câmbio Automático
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Tranco no Câmbio Automático
pessoal, alguém já teve a mensagem de "defeito no câmbio automático", mas o câmbio não travou em 3?
O meu deu isso, tava andando em 4, a uns 80, de repente apareceu a mensagem. Fui diminuindo, e ele reduziu as marchas, normalmente, sem trancos.
Desliguei e liguei no acostamento e a mensagem não apareceu mais, como já esperado.
Já agendei o técnico pra 31/01, mas há vou passar o scanner amanhã pra saber o que deu
O meu deu isso, tava andando em 4, a uns 80, de repente apareceu a mensagem. Fui diminuindo, e ele reduziu as marchas, normalmente, sem trancos.
Desliguei e liguei no acostamento e a mensagem não apareceu mais, como já esperado.
Já agendei o técnico pra 31/01, mas há vou passar o scanner amanhã pra saber o que deu
- Miau
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Sim, é assim que começa o pesadelo hehe
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Tranco no Câmbio Automático
Kkk, mas a troca das solenóides ou do sensor de velocidades da caixa vai resolver será?
Foi isso que acusou da outra vez
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- Miau
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tem que passar o scanner ou lexia pra saber exatamente que erro foi detectado.. saber se foi erro de pressão, falta de coerência nos sensores de entrada e saída de rotação, e por ai vai..
as vezes você tem problema de pressão, acha que é solenoide ruim mas é fuga de pressão em algum retentor, saca?
ficar tentando arrumar o cambio no chute é gastar a toa, pois as peças são caras, o fluido é caro, o acesso é difícil e requer especialização do profissional, ou seja, ele tem que saber exatamente o que está fazendo pra não causar prejuízo maior.
as vezes você tem problema de pressão, acha que é solenoide ruim mas é fuga de pressão em algum retentor, saca?
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Tranco no Câmbio Automático
o meu começou assim, depois migrou para entrar em service 1 vez por semana e ficar na terceira, em seguida passou a dar todo dia, e sempre com o veiculo frio ou seja apos uns 2 km de casa, em viagens nunca deu nada, apos quase 1 ano rodando assim, levei no especialista aqui de bh, trocou as solenoides, fez limpeza etc oleo novo 4 lts valor 1,325,00, ja rodei 200 km e esta ok.
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Tranco no Câmbio Automático
o meu começou agora, mas já vou levar .
O atf já foi trocado em novembro, a una 5.000 km
O atf já foi trocado em novembro, a una 5.000 km
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daih Galera.
Levei o carro na Automatic aqui de Florianópolis para passar o scanner, e o erro gravado foi diferente da primeira vez, que havia sido o sensor de velocidade da caixa e sensor de pressão. Havia trocado o atf e por isso o técnico falou que era pra observar se haveria novamente a mensagem de erro. 5 meses e nada, até que terça feira aparece de novo, mas sem dar tranco, como falei antes. Ja levei lá ontem mesmo.
Novamente o câmbio ta td certo, e pra ser mais acertivo no que mexer, ele pediu pra eu rodar até aparecer o código pra ver se vai ser o mesmo.
O câmbio não trava na terceira marcha, não patina, soh da umas forçadas qdo ta frio, quente é uma seda, nem sente.
To rodando pra ver como se comporta.
Levei o carro na Automatic aqui de Florianópolis para passar o scanner, e o erro gravado foi diferente da primeira vez, que havia sido o sensor de velocidade da caixa e sensor de pressão. Havia trocado o atf e por isso o técnico falou que era pra observar se haveria novamente a mensagem de erro. 5 meses e nada, até que terça feira aparece de novo, mas sem dar tranco, como falei antes. Ja levei lá ontem mesmo.
Novamente o câmbio ta td certo, e pra ser mais acertivo no que mexer, ele pediu pra eu rodar até aparecer o código pra ver se vai ser o mesmo.
O câmbio não trava na terceira marcha, não patina, soh da umas forçadas qdo ta frio, quente é uma seda, nem sente.
To rodando pra ver como se comporta.
- gjvialta
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Olá dá uma olhada no tópico viewtopic.php?f=19&t=3909&start=420 página 29. Dei umas dicas para servir de base na análise. Abç
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Tranco no Câmbio Automático
PESSOAL BOM DIA TENHO UMA DUVIDA ESPERO QUE POSSAM ME AJUDAR TENHO UM C3 AUTOMATICO 2012 ELE COMEÇOU A DAR UM PROBLEMA SEGUINTE QUANDO ELE ESQUENTA QUE A TEMPERATURA FICA NO NIVEL NORMAL ELE DEMORA A MUDAR DA PRIMEIRA PARA A SEGUNDA MARCHA AS VESES TEM QUE PARAR O CARRO A MAIORIA DAS VEZES MUDA DE BOA SO QUE MUDA EM ALTA TEM VESES QUE DA TRANCO O QUE PODE SER JA REVISEI OLEO E TUDO. Quando ele tá frio funciona de boa e depois da segunda marcha tbm.
- gjvialta
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Olá,
Está parecendo problema na pressão de trabalho do óleo (fluido). Se não for detectado, ou ajustado a tempo, os trancos começaram a desgastar as cintas e discos e discos de fricção de composite, etc. E aí...
Se o câmbio não estiver desgastado demais e o fluido dentro das especificações indicadas pelo fabricante do câmbio, pode ser sintoma de ajuste da pressão de trabalho do óleo somente. Pode ser fluído inadequado para o câmbio. Tem muita gente curiosa querendo saber mais do que o fabricante do câmbio por aí colocando fluido que promete muito além da imaginação. É bom ficar atento para isso e não aceitar recomendação além daquela especificada pelo fabricante do câmbio.
Exame visual de uma amostra do fluido do câmbio pode dar uma ideia das condições internas do câmbio. Óleo escuro, mas sem detritos, significa que o óleo está usado, mas não há muito desgaste dos componentes, cintas, buchas, etc. Nesse caso fazer avaliação, com o carro em percurso trocando marchas, a pressão de trabalho nas eletroválvulas, que deve ficar entre 2,6 a 2,8 bar. Esta análise deve ser feita com o scaner conectado no veículo para se poder ver como está a pressão do fluído de trabalho. De um modo geral, carro frio pressão mais baixa. Carro quente pressão mais alta. Se estiver fora disso, haverá trancos nas mudanças de marchas. Trancos nas mudanças de marchas é que dão origem aos desgastes internos. O conversor torque não faz compensação nessas situações. Por isso quando começarem os trancos nas mudanças de marcha, deve ser feita uma verificação inicial: condição do fluido e a verificação da pressão de trabalho. Se a pressão de trabalho estiver na faixa mencionada o câmbio terá longa vida, pois o óleo trabalha tranquilo.
Se no exame visual for observado detritos, como sujeira que decanta, aí é recomendado que uma avaliação mais aprofundada seja feita no câmbio, pois se trocar o fluido somente pelo recomendado, ou tentar ajustar a pressão de trabalho, pode ser que o problema aumente e dinheiro jogado fora. Não há milagre. Em geral é isso.
Este exame só vale se o fluido for o recomendado pelo fabricante do câmbio. Para você ter uma ideia, a viscosidade cinemática do fluido "muda" naturalmente com a mudança da temperatura. Essa variação tem que estar dentro de um limite especificado pelo fabricante do câmbio. Se ela variar fora destes parâmetros, a viscosidade estará fora daquilo que o câmbio foi projetado e aí dá-lhe trancos. Por isso é importante estar atento para as especificações do fluido colocado no câmbio. Fluido mais "evoluído" não substitui o mais antigo se não atender às recomendações do fabricante. Atenção. Se adaptar o fluido colocado no câmbio, deve também mexer nas pressões de trabalho, etc, etc, mas não existe literatura alguma para dar base nessas alterações. Existem somente experiência de curiosos, que as fazem sem qualquer controle nos parâmetros e sem análise dos resultados.
Quando são realizadas intervenções em câmbios desgastados, ou usados, não esquecer de acertar o contador de uso do óleo que deve ser feito através do lexia, ou diagbox, ou scaner que tenha conectividade total com o hardware da citroen. Mesmo na troca total do óleo, o contador não deve ser zerado. Por experiência, acrescentar 100 unidades para cada 10milkm rodados.
Está parecendo problema na pressão de trabalho do óleo (fluido). Se não for detectado, ou ajustado a tempo, os trancos começaram a desgastar as cintas e discos e discos de fricção de composite, etc. E aí...
Se o câmbio não estiver desgastado demais e o fluido dentro das especificações indicadas pelo fabricante do câmbio, pode ser sintoma de ajuste da pressão de trabalho do óleo somente. Pode ser fluído inadequado para o câmbio. Tem muita gente curiosa querendo saber mais do que o fabricante do câmbio por aí colocando fluido que promete muito além da imaginação. É bom ficar atento para isso e não aceitar recomendação além daquela especificada pelo fabricante do câmbio.
Exame visual de uma amostra do fluido do câmbio pode dar uma ideia das condições internas do câmbio. Óleo escuro, mas sem detritos, significa que o óleo está usado, mas não há muito desgaste dos componentes, cintas, buchas, etc. Nesse caso fazer avaliação, com o carro em percurso trocando marchas, a pressão de trabalho nas eletroválvulas, que deve ficar entre 2,6 a 2,8 bar. Esta análise deve ser feita com o scaner conectado no veículo para se poder ver como está a pressão do fluído de trabalho. De um modo geral, carro frio pressão mais baixa. Carro quente pressão mais alta. Se estiver fora disso, haverá trancos nas mudanças de marchas. Trancos nas mudanças de marchas é que dão origem aos desgastes internos. O conversor torque não faz compensação nessas situações. Por isso quando começarem os trancos nas mudanças de marcha, deve ser feita uma verificação inicial: condição do fluido e a verificação da pressão de trabalho. Se a pressão de trabalho estiver na faixa mencionada o câmbio terá longa vida, pois o óleo trabalha tranquilo.
Se no exame visual for observado detritos, como sujeira que decanta, aí é recomendado que uma avaliação mais aprofundada seja feita no câmbio, pois se trocar o fluido somente pelo recomendado, ou tentar ajustar a pressão de trabalho, pode ser que o problema aumente e dinheiro jogado fora. Não há milagre. Em geral é isso.
Este exame só vale se o fluido for o recomendado pelo fabricante do câmbio. Para você ter uma ideia, a viscosidade cinemática do fluido "muda" naturalmente com a mudança da temperatura. Essa variação tem que estar dentro de um limite especificado pelo fabricante do câmbio. Se ela variar fora destes parâmetros, a viscosidade estará fora daquilo que o câmbio foi projetado e aí dá-lhe trancos. Por isso é importante estar atento para as especificações do fluido colocado no câmbio. Fluido mais "evoluído" não substitui o mais antigo se não atender às recomendações do fabricante. Atenção. Se adaptar o fluido colocado no câmbio, deve também mexer nas pressões de trabalho, etc, etc, mas não existe literatura alguma para dar base nessas alterações. Existem somente experiência de curiosos, que as fazem sem qualquer controle nos parâmetros e sem análise dos resultados.
Quando são realizadas intervenções em câmbios desgastados, ou usados, não esquecer de acertar o contador de uso do óleo que deve ser feito através do lexia, ou diagbox, ou scaner que tenha conectividade total com o hardware da citroen. Mesmo na troca total do óleo, o contador não deve ser zerado. Por experiência, acrescentar 100 unidades para cada 10milkm rodados.
- gleison.ventura
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ola galera meu nome e gleison
estou com um problemão com meu xsara automatico 1999
modelo caixa 4hp14
a re entra normal e com força
mais as demais nao tem força anda quase parando e quando passa em um subir morro babou nao sobe muito menos um quebra molas ai babou me ajudem
sera as valvulas ou problema e mais serio
estou com um problemão com meu xsara automatico 1999
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sera as valvulas ou problema e mais serio
- Munhoz
- Zumbi
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gleison.ventura,
No seu caso é bem provável que os discos já foram pro saco. Ai tem q fazer o câmbio todo mas só um mec pra ter certeza.
No seu caso é bem provável que os discos já foram pro saco. Ai tem q fazer o câmbio todo mas só um mec pra ter certeza.
- gjvialta
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Olá, Ventura!gleison.ventura escreveu:ola galera meu nome e gleison
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sera as valvulas ou problema e mais serio
Inicialmente recomendo fazer inspeção visual no óleo do câmbio. Veja post acima. Depois verificar pressões de trabalho. Não acredito serem as válvulas, mas pode ser perda de pressão.
Mecânico competente é fundamental nessa hora. Boa sorte!
- rgdl
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Quando o cambio está assim e o nível do óleo está normal, então as cintas ou os discos de compósito já forma para o saco. Foi o que ocorreu comigo, de tanto andar com o cambio em modo de segurança as sintas se desgastaram de tal maneira que simplesmente o carro não andava, tive que levar para a oficina de reboque.gleison.ventura escreveu:ola galera meu nome e gleison
estou com um problemão com meu xsara automatico 1999
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a re entra normal e com força
mais as demais nao tem força anda quase parando e quando passa em um subir morro babou nao sobe muito menos um quebra molas ai babou me ajudem
sera as valvulas ou problema e mais serio
Resultado da maravilhosa ideia de continuar usando o carro com cambio ruim foi um castigo de R$ 4.000,00 em 2014, agora uma reforma vai custar um pouco mais.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- gjvialta
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- Nome: gjvialta
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Pode ser que você tenha mesmo razão rgdl, pois se o problema fosse pressão de trabalho, a ré entraria não entraria com força. Mas tenho atitude de sempre começar o diagnóstico pelo mais simples e evoluir para os mais complicados e custosos. A partir do momento que a simplicidade não é mais solução aí começamos a suar frio.
Enfim, bem equacionado o seu raciocínio. Abç
Enfim, bem equacionado o seu raciocínio. Abç