Tranco no Câmbio Automático
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Prezados,
Estou lendo este tópico e estou ficando meio preocupado. Não posso dizer que sinto trancos, mas quando a caixa reduz, o carro "desacelera" e gera sim um sentimento de tranco, mas penso que nada mais que o normal, freio motriz... mas enfim, uma dúvida que tenho é sobre o câmbio. Vi que perguntaram ano do veículo e li em outro tópico sobre câmbio adaptativo.
Só queria confirmar se meu câmbio é também o AL4. Na próxima ida à concessionária para revisão já peço para darem uma verificada. Mesmo sendo aquela revisão tabelada com preço fixo.
Obrigado senhores.
Estou lendo este tópico e estou ficando meio preocupado. Não posso dizer que sinto trancos, mas quando a caixa reduz, o carro "desacelera" e gera sim um sentimento de tranco, mas penso que nada mais que o normal, freio motriz... mas enfim, uma dúvida que tenho é sobre o câmbio. Vi que perguntaram ano do veículo e li em outro tópico sobre câmbio adaptativo.
Só queria confirmar se meu câmbio é também o AL4. Na próxima ida à concessionária para revisão já peço para darem uma verificada. Mesmo sendo aquela revisão tabelada com preço fixo.
Obrigado senhores.
Citroen Xsara Picasso 2008/09 2.0 16V AUT
- rgdl
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Cara no rodar normal do carro vc vai sentir as trocas de marcha feitas pelo cambio mas não é esse tranco que o tópico está falando.
O tranco relatado aqui é porque quando o cambio automático dá defeito ele entra em modo de segurança e engata a 3ª maracha, é isso que faz o carro dar um tranco. Agora imagina vc no transito congestionado da cidade, aonde normalmente só se usa a 1ª e 2ª marcha de repente o cambio, por conta própria, engata a 3ª?!?
Se vc ler o tópico vai ver que esse tranco é normalmente acompanhado de uma mensagem de defeito no cambio automático no computador de bordo.
Sim seu cambio é o AL4, todos os Xsara Picassos automáticos, sem exceção, são equipados com esse cambio. Aliás, todos os modelos Citroën, inclusive o C4, são equipados com o AL4.
Na minha opinião o AL4 era um cambio problemático até que a Citroën tocou o fabricante das eletroválvulas de pressão do óleo, passando a usar os da marca borgwarner. A partir dai ele tem o mesmo nível de manutenção que qualquer outro cambio automático.
Fica frio, e aprecie sua nave com seu cambio automático.
O tranco relatado aqui é porque quando o cambio automático dá defeito ele entra em modo de segurança e engata a 3ª maracha, é isso que faz o carro dar um tranco. Agora imagina vc no transito congestionado da cidade, aonde normalmente só se usa a 1ª e 2ª marcha de repente o cambio, por conta própria, engata a 3ª?!?
Se vc ler o tópico vai ver que esse tranco é normalmente acompanhado de uma mensagem de defeito no cambio automático no computador de bordo.
Sim seu cambio é o AL4, todos os Xsara Picassos automáticos, sem exceção, são equipados com esse cambio. Aliás, todos os modelos Citroën, inclusive o C4, são equipados com o AL4.
Na minha opinião o AL4 era um cambio problemático até que a Citroën tocou o fabricante das eletroválvulas de pressão do óleo, passando a usar os da marca borgwarner. A partir dai ele tem o mesmo nível de manutenção que qualquer outro cambio automático.
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Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 3:47 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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É isso aí, como o nosso amigo RGDL explicou, o tranco que sente é quando o cambio entra em modo de segurança e vem seguido da mensagem de defeito no cambio no painel. O tranquinho que voce sente das trocas de marcha é normal. Na minha opinião o grande problema nos cambios AL-4 não se dava apenas nas famigeradas valvulas solenoides, se dava também a falta de conhecimento dos mecanicos no Brasil. A citroen desenvolveu um cambio que se ajusta automaticamente ao modo do condutor que dirige, mas tanta técnologia entra no país e sempre falta a mão-de-obra especializada. O meu problema no cambio, levei em uma loja especializada em cambio e o mecanico não encontrou o defeito. Depois levei em outra e o mecanico disse que esse defeito dava por um problema interno no cambio de um anel de vedação. (pra voce ter idéia como a maioria ainda não está acostumado a mexer) Como tinha lido esse problema em foruns internacionais e ainda conversando com os amigos aqui do forum (que por incrivel que pareça, conhecem mais que os mecanicos da citroen!!) eu resolvi completar o óleo do cambio para ver se o problema parava! O problema dos trancos esporadicos aumentou. Aí resolvi trocar as duas solenóides, atualizar o soft do cambio e aí foi só alegria. Estou com o carro até hoje e não tenho do que reclamar.
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Bom dia pessoal,
Fiz a troca das valvulas esta semana porque o câmbio apresentava as falhas que todos conhecemos. O mecânico tomou uma canseira na hora de regular a posição da alavanca em relação ao seletor de marchas, mas acabou resolvendo. os problemas acabaram e os engates estão ocorrendo de forma mais uniforme.
Provavelmente este não seja o problema em todos os carros da marca que utilizam a AL4, mas de todos os serviços, este seguramente é o mais barato, então vale a pena começar por ai.
Compre as duas válvulas solenóides denominadas "Eletroválvula de Caixa Automática", código 257416, a junta da tampa que não tenho o código porque não havia o produto disponível, e os dois anéis oring que vão nas válvulas. Todas as peças são encontradas também na rede Peugeot como peças para Peugeot 307 2.0 16V automático.
Como eu disse, o mecânico apanhou um pouco na hora de regular o posicionamento da alavanca com o seletor que vai na caixa. Assim, se o mecânico tiver um pouco de experiência em caixas automáticas, não terá a menor dificuldade em fazer esse serviço.
Abraço!
Fiz a troca das valvulas esta semana porque o câmbio apresentava as falhas que todos conhecemos. O mecânico tomou uma canseira na hora de regular a posição da alavanca em relação ao seletor de marchas, mas acabou resolvendo. os problemas acabaram e os engates estão ocorrendo de forma mais uniforme.
Provavelmente este não seja o problema em todos os carros da marca que utilizam a AL4, mas de todos os serviços, este seguramente é o mais barato, então vale a pena começar por ai.
Compre as duas válvulas solenóides denominadas "Eletroválvula de Caixa Automática", código 257416, a junta da tampa que não tenho o código porque não havia o produto disponível, e os dois anéis oring que vão nas válvulas. Todas as peças são encontradas também na rede Peugeot como peças para Peugeot 307 2.0 16V automático.
Como eu disse, o mecânico apanhou um pouco na hora de regular o posicionamento da alavanca com o seletor que vai na caixa. Assim, se o mecânico tiver um pouco de experiência em caixas automáticas, não terá a menor dificuldade em fazer esse serviço.
Abraço!
- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
- rgdl
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É dcessarovice vc tem razão, a falta de conhecimento dos mecânicos sobre esse cambio prejudica muito também. O caso relatado pelo colega RAfael_xm_C4 abaixo é emblemático e mostra como isso é verdade.
[quote name='Rafael_xm_C4' post='14138' date='Aug 4 2011, 09:51 AM']
É Rafael_xm_C4, é por isso que eu ando com o link do vídeo que o dcessarovice postou abaixo salvo no meu notebook. Nele o instrutor do senai mostra inclusive como regular a alavanca do câmbio, e é coisa simples. Basta selecionar a posição park na caixa de marcha (ele dá a dica de como saber se o cambio está em park) e colocar a alavanca em park também, ai é só engatar o cabo da alavanca de cambio no seu devido lugar.
Aliás acho que esses vídeos são obrigatórios para quem tem carro com caixa automática AL4, tem que ver.
inté+
[quote name='Rafael_xm_C4' post='14138' date='Aug 4 2011, 09:51 AM']
É Rafael_xm_C4, é por isso que eu ando com o link do vídeo que o dcessarovice postou abaixo salvo no meu notebook. Nele o instrutor do senai mostra inclusive como regular a alavanca do câmbio, e é coisa simples. Basta selecionar a posição park na caixa de marcha (ele dá a dica de como saber se o cambio está em park) e colocar a alavanca em park também, ai é só engatar o cabo da alavanca de cambio no seu devido lugar.
Aliás acho que esses vídeos são obrigatórios para quem tem carro com caixa automática AL4, tem que ver.
inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 3:46 pm, em um total de 1 vez.
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Comprei um XSPC 2005 automatico e dava o mesmo problema, percebi durante a garantia da loja, levei uma vez e não arrumaram, na segunda arrumaram e parou de dar trancos fortes...me disseram que tiveram que trocar a caixa de cambio, pois todo o resto não funcionou, se quiser te passo o contato da mecanica e pode ver com eles se foi esta solução encontrada mesmo...
Att,
Kall
Att,
Kall
Editado pela última vez por Luizkall em Qui Dez 29, 2011 3:46 pm, em um total de 1 vez.
- rgdl
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Desculpa Kall mas vc deve ter levado na citroën né? Vc comprou com eles não foi? Se foi é por isso que eles falaram que trocaram o cambio. Mentira, trocaram nada, na verdade eles nem mexem nisso, as CC mandam a caixa para uma oficina especialisada em cambio de São Paulo e ela volta reparada de lá.
Agora, vamos desmistificar esse defeito... O problema de tranco no caixa AL4 (que é a caixa automática usada em toda linha Citroën até hoje) é pura e simplesmente defeito nas eletroválvulas de pressão, esse defeito coloca a caixa de marcha em modo de segurança. Quando ela está em modo de segurança ela engata a 3ª marcha em qualquer situação e mostra no computador de bordo a mensagem "defeito na caixa automática".
Esse defeito foi muito comum nessa caixa porque a PSA usou uma eletroválvula vagabunda nos primeiros modelos dessa caixa, mas depois que ela trocou o fornecedor para a Borg Warner ela dificilmente dá esse defeito.
É um defeito de simples solução com custo em torno de R$ 500,00 a R$ 800,00 dependendo ai se vc vai ou não precisar completar o nível do óleo da caixa de cambio e trocar os o'rings e retentores.
Veja abaixo que o colega dcessarovice coloca quanto custou para ele fazer a troca das eletroválvulas e acabar com o problema do tranco.
Pode até ser que essa caixa venha a ser destruída a ponto de ter que ser trocada ou ser feito um reparo mais profundo e caro, que normalmente envolve a troca de um conjunto de peças que o pessoal chama de kit reparo do cambio. Mas isso só vai acontecer se o nível do óleo ficar muito baixo e ficar usando ela assim mesmo ou então se ela entrar em modo de segurança e o proprietário ficar andando por ai sem resolver o problema.
Mas se o proprietário der manutenção preventiva nessa caixa (verificação do nível do óleo a cada 40.000km ou sua troca completa) ela vai durar bastante e sem dor de cabeça.
inté+
Agora, vamos desmistificar esse defeito... O problema de tranco no caixa AL4 (que é a caixa automática usada em toda linha Citroën até hoje) é pura e simplesmente defeito nas eletroválvulas de pressão, esse defeito coloca a caixa de marcha em modo de segurança. Quando ela está em modo de segurança ela engata a 3ª marcha em qualquer situação e mostra no computador de bordo a mensagem "defeito na caixa automática".
Esse defeito foi muito comum nessa caixa porque a PSA usou uma eletroválvula vagabunda nos primeiros modelos dessa caixa, mas depois que ela trocou o fornecedor para a Borg Warner ela dificilmente dá esse defeito.
É um defeito de simples solução com custo em torno de R$ 500,00 a R$ 800,00 dependendo ai se vc vai ou não precisar completar o nível do óleo da caixa de cambio e trocar os o'rings e retentores.
Veja abaixo que o colega dcessarovice coloca quanto custou para ele fazer a troca das eletroválvulas e acabar com o problema do tranco.
Pode até ser que essa caixa venha a ser destruída a ponto de ter que ser trocada ou ser feito um reparo mais profundo e caro, que normalmente envolve a troca de um conjunto de peças que o pessoal chama de kit reparo do cambio. Mas isso só vai acontecer se o nível do óleo ficar muito baixo e ficar usando ela assim mesmo ou então se ela entrar em modo de segurança e o proprietário ficar andando por ai sem resolver o problema.
Mas se o proprietário der manutenção preventiva nessa caixa (verificação do nível do óleo a cada 40.000km ou sua troca completa) ela vai durar bastante e sem dor de cabeça.
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Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 3:46 pm, em um total de 1 vez.
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Não se desmonta o cambio para trocar as eletroválvulas. Desmonta-se apenas o carter do cambio para ter acesso ao corpo de válvulas (são 04 parafusos). O serviço é caro porque quem tem esse tipo de carro, tem uma situação financeira um pouco melhor e aí pode pagar um pouco mais caro na manutenção.
Editado pela última vez por dcessarovice em Qui Dez 29, 2011 3:46 pm, em um total de 1 vez.
O carro foi duas vezes para a oficina, na primeira trocaram eletrovalvula, solenoides e oleo, mais não resolveu, na segunda vez que mandei carro ele ficou lá umas duas semanas, e a solução que me passaram foi a que relatei, enfim resolveu somente da segunda vez...
Abç
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Editado pela última vez por Luizkall em Qui Dez 29, 2011 3:45 pm, em um total de 1 vez.
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Pessoal,
Localizei a discussão de vcs e estou com o mesmo problema em meu Peugeot 307 Griffe 2008.
Vcs tem alguma oficina em São Paulo que possam indicar para resolver definitivamente este tranco do câmbio automático que apresenta a mensagem "defeito na caixa de câmbio"? Meu carro já passou duas vezes pela concessionária e até agora o problema persiste... estou vendo o dia que vai parar de vez ou me deixar numa enrascada pela lentidão na retomada de velocidade.
Só para constar, o carro está com 28mil rodado.
Obrigado e abraço a todos.
Localizei a discussão de vcs e estou com o mesmo problema em meu Peugeot 307 Griffe 2008.
Vcs tem alguma oficina em São Paulo que possam indicar para resolver definitivamente este tranco do câmbio automático que apresenta a mensagem "defeito na caixa de câmbio"? Meu carro já passou duas vezes pela concessionária e até agora o problema persiste... estou vendo o dia que vai parar de vez ou me deixar numa enrascada pela lentidão na retomada de velocidade.
Só para constar, o carro está com 28mil rodado.
Obrigado e abraço a todos.
Editado pela última vez por PIRA em Qua Ago 10, 2011 2:59 pm, em um total de 1 vez.
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Amigos, realmente esse óleo por 60,00 ao esta estranho, deve ser óleo de cozinha. (rs) (brincadeira)
Veja o orçamento pra revisão geral do câmbio da XSPC sem mão de obra:
ELETROVALVULA CAMBIO AUTOMATICO AL4/DP0 2 x R$ 164,10 R$ 328,20
RETENTOR DO SEMI EIXO L.D AL4 1 x R$ 22,51 R$ 22,51
RETENTOR DO SEMI EIXO L.E AL4 1 x R$ 16,15 R$ 16,15
RETENTOR DA BOMBA DE OLEO AL4 1 x R$ 32,05 R$ 32,05
JOGO DE JUNTAS CAMBIO AL4 1 x R$ 266,75 R$ 266,75
ANEL DA TAMPA 2 x R$ 17,47 R$ 34,94
W64-OLEO CAMBIO AUTOMATICO AL4/DPO 7 x R$ 43,84 R$ 306,88
FILTRO DE OLEO CAMBIO AL4 1 x R$ 188,57 R$ 188,57
Total: R$ 1.196,05
Importante: Esse valor não inclui mão de obra!!!
Veja o orçamento pra revisão geral do câmbio da XSPC sem mão de obra:
ELETROVALVULA CAMBIO AUTOMATICO AL4/DP0 2 x R$ 164,10 R$ 328,20
RETENTOR DO SEMI EIXO L.D AL4 1 x R$ 22,51 R$ 22,51
RETENTOR DO SEMI EIXO L.E AL4 1 x R$ 16,15 R$ 16,15
RETENTOR DA BOMBA DE OLEO AL4 1 x R$ 32,05 R$ 32,05
JOGO DE JUNTAS CAMBIO AL4 1 x R$ 266,75 R$ 266,75
ANEL DA TAMPA 2 x R$ 17,47 R$ 34,94
W64-OLEO CAMBIO AUTOMATICO AL4/DPO 7 x R$ 43,84 R$ 306,88
FILTRO DE OLEO CAMBIO AL4 1 x R$ 188,57 R$ 188,57
Total: R$ 1.196,05
Importante: Esse valor não inclui mão de obra!!!
Editado pela última vez por William Vicentin em Qua Ago 10, 2011 4:40 pm, em um total de 1 vez.
um abraço,
Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
Citroën Xsara Picasso
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- Nome: dcessarovice
Fale mais sobre o defeito! Ele dá com o carro frio, com o carro quente? No tiptronic apresenta o defeito tb?
O carro não está ainda na garantia?
O carro não está ainda na garantia?
Editado pela última vez por dcessarovice em Qui Dez 29, 2011 3:45 pm, em um total de 1 vez.