Tranco no Câmbio Automático
- rgdl
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Tilex, vc nunca trocou o óleo desse cambio? Se vc esperar mais vai acabar como eu, tendo que gastar 4000 dilmas para reformar o cambio.
Veja não existe essa onda de ATF vitalício, quem inventou isso foi algum imbecil do consorcio Renault/PSA que terminou de desenvolver esse cambio, já que ele era originalmente um projeto da ZF. O ideal é vc trocar com 40.000 km. Então já era para estar na segunda troca. Corre e faça isso o mais rápido possível.
Veja não existe essa onda de ATF vitalício, quem inventou isso foi algum imbecil do consorcio Renault/PSA que terminou de desenvolver esse cambio, já que ele era originalmente um projeto da ZF. O ideal é vc trocar com 40.000 km. Então já era para estar na segunda troca. Corre e faça isso o mais rápido possível.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Fev 12, 2015 9:39 am, em um total de 1 vez.
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- tilex
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Blz rgdl,
Não da pra saber se foi trocado porque comprei de uma loja esse começo de ano,
mas eu vou trocar sim o mais rapido possivel, eu nao ando com ele todos os dias só de fim de semana, vou me preparar pra fazer a troca em um lugar especializado aqui em Rio Preto -SP.
Não da pra saber se foi trocado porque comprei de uma loja esse começo de ano,
mas eu vou trocar sim o mais rapido possivel, eu nao ando com ele todos os dias só de fim de semana, vou me preparar pra fazer a troca em um lugar especializado aqui em Rio Preto -SP.
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Pessoal, no caso, pra fazer a manutenção, posso solicitar a troca total do óleo, solenóides, eletroválvulas, oring?
Acham que com isso pode dar uma melhorada no câmbio?
Pois ligando em duas oficinas aqui de Goiânia, os caras talvez por não conhecerem muito, já falaram que precisa abrir o câmbio, e eu não interesso em desmontar ele.
Alguém aqui de Goiânia conhece algum lugar bom?
Acham que com isso pode dar uma melhorada no câmbio?
Pois ligando em duas oficinas aqui de Goiânia, os caras talvez por não conhecerem muito, já falaram que precisa abrir o câmbio, e eu não interesso em desmontar ele.
Alguém aqui de Goiânia conhece algum lugar bom?
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André e Sandro, vou tentar ser breve aqui pq não é o tópico de consumo, mas para efeito de comentário, vai muito do motorista. Quando estou em São Paulo e vou trabalhar com ela pego transito pesado comigo faz uma média entre 7,0 e 7,5km/l com minha esposa que trabalha perto de casa e não pega transito algum faz no máximo 6,0km/l, então vai muito da condução.
Na estrada oscila muito, se andar até 110KM/h com ar ligado 11,5 a 12km/l passou de 110km/h o consumo sobe e fica entre 10 e 11km/l.
Sobre subida e descida, em descida o cambio automático consome da mesma forma uma vez que o consumo não está diretamente ligada ao "pé no acelerador" e sim no giro do motor, o AL4 toda vez que está em uma descida e você apertar o pedal de freio o AL4+CB identifica reduz a marcha para trabalhar com torque (giro alto) e ajudar a "segurar" o carro.
Sobre troca do óleo, vocês vão assustar mas minha GRAND está com 120.000km e não foi trocado o óleo e não dá tranco, o mecânico que faz a manutenção nos carros de casa tirou uma amostra de tanto eu encher o saco e comparamos com decxton IV que ele tinha lá, fizemos um teste a grosso modo, passamos a amostra em um filtro de papel (a mesma quantidade) e marcamos o tempo, não foi perceptível a diferença e pegou uma placa de pvc limpa inclinou e escorreu um pouco de cada óleo, o usado foi um pouco mais rápido, apesar da aparência escura resolvi ouvi o mecânico e não trocar agora.
Na estrada oscila muito, se andar até 110KM/h com ar ligado 11,5 a 12km/l passou de 110km/h o consumo sobe e fica entre 10 e 11km/l.
Sobre subida e descida, em descida o cambio automático consome da mesma forma uma vez que o consumo não está diretamente ligada ao "pé no acelerador" e sim no giro do motor, o AL4 toda vez que está em uma descida e você apertar o pedal de freio o AL4+CB identifica reduz a marcha para trabalhar com torque (giro alto) e ajudar a "segurar" o carro.
Sobre troca do óleo, vocês vão assustar mas minha GRAND está com 120.000km e não foi trocado o óleo e não dá tranco, o mecânico que faz a manutenção nos carros de casa tirou uma amostra de tanto eu encher o saco e comparamos com decxton IV que ele tinha lá, fizemos um teste a grosso modo, passamos a amostra em um filtro de papel (a mesma quantidade) e marcamos o tempo, não foi perceptível a diferença e pegou uma placa de pvc limpa inclinou e escorreu um pouco de cada óleo, o usado foi um pouco mais rápido, apesar da aparência escura resolvi ouvi o mecânico e não trocar agora.
Rodolfo C4 Grand
Rodolfo prazer encontrá-lo por aqui, eu tinha um siena 1.0 e como eu sabia que não adiantava pisar na subida porque eu mudaria para segunda e logo depois seria obrigado a voltar pra primeira me acostumei a pisar pouco, agora no grand eu continuo conduzindo da mesma forma não estico, espero o carro deslanchar naturalmente e mesmo assim não consigo fazer mais que 7km/l eu testei com gasolina comum, aditivada e até podium da Petrobras e não alterou nada. Estou com ele a dois meses e na verdade ainda não levei pra ver as velas e filtro de combustivel, os filtros de ar e óleo e o proprio oleo foram trocados .
Abraço a todos.
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Editado pela última vez por Sandronst em Qui Fev 12, 2015 8:49 pm, em um total de 1 vez.
Sandro
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Bom.. até onde sei.. mesmo automatico, nas decidas o fato de vc n pisar no acelerador e a central perceber que mesmo assim existe rotacao acima da lenta.. faz com que a central corte os bicos.. fato que eu ja vi pelo scanner com leitura em tempo real.
se pisar no freio.. o cambio faz o conversor de torque agir como se fosse freio motor.
isso é visivel no consumo em tempo real que cai ai de 18 numa subida pra 4/100L numa descida.
Entao é certo que em descida.. sem pisar no acelerador.. praticamente n gasta combustivel. O minimo pra manter funcionando o motor
se pisar no freio.. o cambio faz o conversor de torque agir como se fosse freio motor.
isso é visivel no consumo em tempo real que cai ai de 18 numa subida pra 4/100L numa descida.
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Thiago, troca de óleo e solenoides não precisa abrir a caixa toda, quem fala isso para vc está querendo comer seu dinheiro. As solenoides estão numa tampa a parte, não vou dizer que é simples de trocar mas que não precisa abrir a caixa toda não precisa.
No mais, é como o André falou, tem que ver pelo scanner, trocar no escuro é gastar dinheiro à toa.
E como falei e insisto, pequenos trancos nas trocas de marcha, especialmente da 1ª e 2ª o máximo que dá para fazer é minimizar. É falha do projeto mesmo.
Rodolfo, consumo em descida é característica de motor carburado, motor com injeção eletrônica em descida o consumo é 0, pois é cortada a alimentação.
Provavelmente sua Gran Picasso está equipada com o AT8, que é a versão revisada do AL4, essa não tem dado os mesmo problemas não. Sem solenoides queimando, sem óleo superaquecendo, mas foram mais de 50 alterações mecânicas e eletrônicas.
Quem tem o AL4 mesmo, tem que cuidar um pouco mais para não perder 4000 dilmas na reforma da mesma.
No mais, é como o André falou, tem que ver pelo scanner, trocar no escuro é gastar dinheiro à toa.
E como falei e insisto, pequenos trancos nas trocas de marcha, especialmente da 1ª e 2ª o máximo que dá para fazer é minimizar. É falha do projeto mesmo.
Rodolfo, consumo em descida é característica de motor carburado, motor com injeção eletrônica em descida o consumo é 0, pois é cortada a alimentação.
Provavelmente sua Gran Picasso está equipada com o AT8, que é a versão revisada do AL4, essa não tem dado os mesmo problemas não. Sem solenoides queimando, sem óleo superaquecendo, mas foram mais de 50 alterações mecânicas e eletrônicas.
Quem tem o AL4 mesmo, tem que cuidar um pouco mais para não perder 4000 dilmas na reforma da mesma.
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Acabei de passar em uma oficina especializada aki em Rio Preto-SP e segundo la, eles trocam o oleo do cambio automatico com uma maquina, e essa, troca " totalmente o oleo ", inclusive dentro do conversor.
Então nao precisa gastar uma fortuna em oleo ?
Então nao precisa gastar uma fortuna em oleo ?
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Andando um pouco mais hoje no carro, constatei que quando o carro está mais quente e o óleo do câmbio também esquenta, o problema de solavanco quando para e sai aumentam, e aparece o aviso de "problema no câmbio automático" no cb do carro.
Quando dou uma esticada no acelerador e paro logo em seguida, é quase sempre que o solavanco acontece ao sair.
Como meu trajeto de casa para o serviço é pequeno e quase não saio, então eu não havia feito esse teste antes, porém hoje andei bem mais e constatei isso.
No caso, dos problemas que vocês relataram e as soluções, qual acha que pode ser essa?
Quando dou uma esticada no acelerador e paro logo em seguida, é quase sempre que o solavanco acontece ao sair.
Como meu trajeto de casa para o serviço é pequeno e quase não saio, então eu não havia feito esse teste antes, porém hoje andei bem mais e constatei isso.
No caso, dos problemas que vocês relataram e as soluções, qual acha que pode ser essa?
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Tilex, com maquina de Flush não precisa vários litros de óleo não, mas não é comum se fazer flush em nossos câmbios porque ele não possui radiador de óleo, embora o colega Xamã consegui usando um adaptador.
Thiago, se seu carro está dando a mensagem de problema no cambio automático então é melhor levar em um mecânico especializado para verificar, via scanner, o que realmente pode ser.
Normalmente a troca das solenoides resolvem, mas depende também da quilometragem do carro, se tem alta quilometragem então pode ser que só a troca da solenoide não resolva, devendo-se partir para uma reforma do cambio com troca de buchas, anéis e sintas.
Só a troca do óleo não vai resolver seu problema.
Quanto ao óleo, eu já usava no meu o Renaultmatic D3 SYN, e o mecânico que reformou meu cambio também usa ele. Veja, como já falei aqui, esse cambio era um projeto da ZF que um consorcio entre a Renault e a PSA (Citroën e Peugeot) terminou de desenvolver. A PSA acha melhor usar o Mobil LT71141 já a Renault desenvolveu em parceria com a ELF um óleo próprio que é o Renaultmatic D3 SYN. Eu prefiro o Renaultmatic D3 SYN por ser um óleo totalmente sintético especialmente desenvolvido para o nosso cambio e de custo acessível (por volta de R$57,00) e fácil de achar em qualquer concessionária Renault. Já o Motul é caro e difícil de achar.
O Xamã defende o uso de ATF de nova geração que é Dexron VI no lugar do Renautmatic D3 SYN e do Mobil LT71141 que Dexron III. Mas trocar o óleo original por esse é necessário Flush ou várias trocas parciais.
Thiago, se seu carro está dando a mensagem de problema no cambio automático então é melhor levar em um mecânico especializado para verificar, via scanner, o que realmente pode ser.
Normalmente a troca das solenoides resolvem, mas depende também da quilometragem do carro, se tem alta quilometragem então pode ser que só a troca da solenoide não resolva, devendo-se partir para uma reforma do cambio com troca de buchas, anéis e sintas.
Só a troca do óleo não vai resolver seu problema.
Quanto ao óleo, eu já usava no meu o Renaultmatic D3 SYN, e o mecânico que reformou meu cambio também usa ele. Veja, como já falei aqui, esse cambio era um projeto da ZF que um consorcio entre a Renault e a PSA (Citroën e Peugeot) terminou de desenvolver. A PSA acha melhor usar o Mobil LT71141 já a Renault desenvolveu em parceria com a ELF um óleo próprio que é o Renaultmatic D3 SYN. Eu prefiro o Renaultmatic D3 SYN por ser um óleo totalmente sintético especialmente desenvolvido para o nosso cambio e de custo acessível (por volta de R$57,00) e fácil de achar em qualquer concessionária Renault. Já o Motul é caro e difícil de achar.
O Xamã defende o uso de ATF de nova geração que é Dexron VI no lugar do Renautmatic D3 SYN e do Mobil LT71141 que Dexron III. Mas trocar o óleo original por esse é necessário Flush ou várias trocas parciais.
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Então amigo, há grande probabilidade de apenas a troca das solenoides não resolver seu problema. Quantas vezes o óleo desse cambio foi trocado? Sabe dizer?
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