Tranco no Câmbio Automático
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Boa noite, o meu deu problema no fim do ano, gastei R$4600,00 para fazer o cambio inteiro, resultado......
nada, continuou o problema, fui em outro especialisa, ele passou o computador com o programa da citroen, e acusou defeito no módulo, ele vai tentar reprogramá-lo, mas se não der um novo fica em torno de R$1500,00.
Então aconselho a todos que tiver problemas, passar o programa de computador (não sei o nome), e não só aquele aparelhinho.
nada, continuou o problema, fui em outro especialisa, ele passou o computador com o programa da citroen, e acusou defeito no módulo, ele vai tentar reprogramá-lo, mas se não der um novo fica em torno de R$1500,00.
Então aconselho a todos que tiver problemas, passar o programa de computador (não sei o nome), e não só aquele aparelhinho.
CITROEN EX XSARA PICASSO EXA 2004 prata
FUTURO C3 TENDANCE 2013 prata
FUTURO C3 TENDANCE 2013 prata
Pessoal bom dia,
Me desculpem o sumisso, mas não sei o pq não recebi as notificações de novas mensagens no tópico.
O problema voltou a acontecer... mas vou levar o carro nos próximos dias para que o mecânico verifique novamente.
A solução que ele encontrou é muito ridícula, mas o carro realmente ficou muito macio logo após ela.
Ele fez a limpeza da borboleta da injeção (algo assim, não entendo direito).
Segundo ele, quando essa borboleta está suja, ela não fecha direito e isso afeta diretamente na mudança das machas, vai entender...
Bom, vou levar lá novamente pra ele ver se a tal borboleta está suja novamente e aviso vocês.
Mais uma vez me desculpem a demora.
Segue meu e-mail caso queiram trocar idéia diretamente:
oberdan@compuwork.com.br
[]'s
Oberdan
Me desculpem o sumisso, mas não sei o pq não recebi as notificações de novas mensagens no tópico.
O problema voltou a acontecer... mas vou levar o carro nos próximos dias para que o mecânico verifique novamente.
A solução que ele encontrou é muito ridícula, mas o carro realmente ficou muito macio logo após ela.
Ele fez a limpeza da borboleta da injeção (algo assim, não entendo direito).
Segundo ele, quando essa borboleta está suja, ela não fecha direito e isso afeta diretamente na mudança das machas, vai entender...
Bom, vou levar lá novamente pra ele ver se a tal borboleta está suja novamente e aviso vocês.
Mais uma vez me desculpem a demora.
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- Curioso
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Pessoal,
vejam este video:
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=qIywuYGw ... 7b3Zw4AgE=" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=qIywuYGw ... Zw4AgE=</a>
Concerteza vai ajudar.
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Warley Ionax
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Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
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Bom dia galera.
Também posso recomendar o Charles (um forista colocou que seria Chaves, mas é Charles) da Automatic Center. Ele passou o computador e além de identificar a pressão baixa da caixa, também identificou que o carro estava com um problema de aquecimento (que outro mecânico resolveu). Ele trocou as solenóides e o óleo do câmbio e o carro não apresentou mais trancos e nem entrou em modo de segurança. Ele fica em São Caetano do Sul, na Kennedy, perto do chafariz. Tel: 4221-4576.
Também posso recomendar o Charles (um forista colocou que seria Chaves, mas é Charles) da Automatic Center. Ele passou o computador e além de identificar a pressão baixa da caixa, também identificou que o carro estava com um problema de aquecimento (que outro mecânico resolveu). Ele trocou as solenóides e o óleo do câmbio e o carro não apresentou mais trancos e nem entrou em modo de segurança. Ele fica em São Caetano do Sul, na Kennedy, perto do chafariz. Tel: 4221-4576.
- rgdl
- Zumbi
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Warley, legal o vídeo mostra direitinho qual é a solenoide que queima e nem precisa tirar o cambio para trocar as solenoides.
Mas algumas coisas que ele diz que não sei não... ele dá a entender que o óleo muito preto (sujo) seria uma provável causa da queima das solenoides, porém nada fala do excesso de óleo que sai quando ele abre o bujão pela primeira vez. Isso sim é causa provável de queima das solenoides.
O procedimento que ele usa para trocar o óleo é também meio bizarro, se for para trocar todo o óleo assim é melhor não trocar, por que ai sai caro mesmo. Melhor seria se ele tivesse uma maquina de flushing para a troca, só usaria o óleo necessário poupando uma grana do bolso do proprietário.
Outra, ele deu o preço do óleo em R$ 120,00 o litro, mas no mercado livre esse óleo custa R$ 55,00 o litro.
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ntosin-_JM" target="_blank">Oleo Cambio Automatico Audi Citroen Lt71141-atf-1 Pentosin</a>
inté+
Mas algumas coisas que ele diz que não sei não... ele dá a entender que o óleo muito preto (sujo) seria uma provável causa da queima das solenoides, porém nada fala do excesso de óleo que sai quando ele abre o bujão pela primeira vez. Isso sim é causa provável de queima das solenoides.
O procedimento que ele usa para trocar o óleo é também meio bizarro, se for para trocar todo o óleo assim é melhor não trocar, por que ai sai caro mesmo. Melhor seria se ele tivesse uma maquina de flushing para a troca, só usaria o óleo necessário poupando uma grana do bolso do proprietário.
Outra, ele deu o preço do óleo em R$ 120,00 o litro, mas no mercado livre esse óleo custa R$ 55,00 o litro.
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ntosin-_JM" target="_blank">Oleo Cambio Automatico Audi Citroen Lt71141-atf-1 Pentosin</a>
inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Concordo 100% com vc, rgdl . A oficina que conheço aqui no RJ me falou que deixa o carro no elevador escorrendo muuuiito lentamente durante a noite pra poupar o óleo seguinte , e ele me disse que ainda assim se perde de 2 a 3 litros pra fazer a completa lavagem do sistema através da máquina de flushing . Do jeito que o cara fez no vídeo se perde todo o óleo 2 vezes
Caros amigos que sofrem com os famosos trancos do cambio AL4.
Ainda estou na novela de tentar procurar uma solução da minha Picasso 2008 Auto.
É uma palhaçada o que a Citroen faz com todos nós, imaginem quantos já não gastaram uma fortuna e nada foi resolvido.
Gostaria de saber a opinião de vocês para algo diferente...
Será que se criarmos uma lista com o nome de todos, incluindo telefone e e-mail não seríamos capazes de levar esse problema ao Procon? Sei que o Procon pode decidir multar a empresa se entender que está agindo de má fé...
Além disso, poderíamos tentar encontrar pessoas com conhecidos na mídia, para tentar marcar uma entrevista e mostrar o descaso com que somos tratados.
Basta de ficar gastando dinheiro pra resolver um problema de série, de um carro que quando novo, custava 70K , palhaçada!
O que acham?
[]'s
Oberdan
Ainda estou na novela de tentar procurar uma solução da minha Picasso 2008 Auto.
É uma palhaçada o que a Citroen faz com todos nós, imaginem quantos já não gastaram uma fortuna e nada foi resolvido.
Gostaria de saber a opinião de vocês para algo diferente...
Será que se criarmos uma lista com o nome de todos, incluindo telefone e e-mail não seríamos capazes de levar esse problema ao Procon? Sei que o Procon pode decidir multar a empresa se entender que está agindo de má fé...
Além disso, poderíamos tentar encontrar pessoas com conhecidos na mídia, para tentar marcar uma entrevista e mostrar o descaso com que somos tratados.
Basta de ficar gastando dinheiro pra resolver um problema de série, de um carro que quando novo, custava 70K , palhaçada!
O que acham?
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Oberdan
Reportado:EvertonG
Bom dia ..pessoal..ve se vocês podem me ajudar...comprei um picasso automatico 2005 com 44mil km... ele as vezes depois de andar um pouco ele aparece a mensagem problemas na caixa automatica.....li sobre os problemas que ocorrem quando isso acontece...só que no caso a minha ela ta funcionando normal..NAO tranca na 3 ou coisa assim passa as NORMAL ..as marchas....só aparece a mensagem no computador de bordo e some... o que será que pode ser..? nivel do oleo? liguei na citroen e disseram q pode ser problema de eletrovalvula...mas se o cambio a principio ta normal..como pode ser eletrovalvula???to com medo de levar la e eles me darem aquela facada....zzzzzz...conto com a ajuda dos amigos....
Reportado:EvertonG
Bom dia ..pessoal..ve se vocês podem me ajudar...comprei um picasso automatico 2005 com 44mil km... ele as vezes depois de andar um pouco ele aparece a mensagem problemas na caixa automatica.....li sobre os problemas que ocorrem quando isso acontece...só que no caso a minha ela ta funcionando normal..NAO tranca na 3 ou coisa assim passa as NORMAL ..as marchas....só aparece a mensagem no computador de bordo e some... o que será que pode ser..? nivel do oleo? liguei na citroen e disseram q pode ser problema de eletrovalvula...mas se o cambio a principio ta normal..como pode ser eletrovalvula???to com medo de levar la e eles me darem aquela facada....zzzzzz...conto com a ajuda dos amigos....
Bom dia ..pessoal..ve se vocês podem me ajudar...comprei um picasso automatico 2005 com 44mil km... ele as vezes depois de andar um pouco ele aparece a mensagem problemas na caixa automatica.....li sobre os problemas que ocorrem quando isso acontece...só que no caso a minha ela ta funcionando normal..NAO tranca na 3 ou coisa assim passa as NORMAL ..as marchas....só aparece a mensagem no computador de bordo e some... o que será que pode ser..? nivel do oleo? liguei na citroen e disseram q pode ser problema de eletrovalvula...mas se o cambio a principio ta normal..como pode ser eletrovalvula???to com medo de levar la e eles me darem aquela facada....zzzzzz...conto com a ajuda dos amigos....
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Bom dia ..pessoal..ve se vocês podem me ajudar...comprei um picasso automatico 2005 com 44mil km... ele as vezes depois de andar um pouco ele aparece a mensagem problemas na caixa automatica.....li sobre os problemas que ocorrem quando isso acontece...só que no caso a minha ela ta funcionando normal..NAO tranca na 3 ou coisa assim passa as NORMAL ..as marchas....só aparece a mensagem no computador de bordo e some... o que será que pode ser..? nivel do oleo? liguei na citroen e disseram q pode ser problema de eletrovalvula...mas se o cambio a principio ta normal..como pode ser eletrovalvula???to com medo de levar la e eles me darem aquela facada....zzzzzz...conto com a ajuda dos amigos....
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
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Boa noite.. to vendo o post de vcs e estou com o mesmo problema.. tem dado um alerta de "defeito caixa automático", quando não aparece "anomalia caixa automático"... o meu é um picasso 2004 automático exclusive... alguém sabe me dizer onde que eu verifico o nível do óleo da caixa de marcha?
Grato, Att.,
Grato, Att.,
- rgdl
- Zumbi
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Bom... não existe vareta de nível no cambio AL4, pois trata-se de uma caixa de cambio "selada". O nível é verificado de modo indireto. O procedimento é simples mas só é recomendável fazer isso em casa se vc tiver todas as ferramentas necessárias o que inclui o scaner lexia 3.
A maneira é a seguinte: com o óleo do cambio a 70º C, abre-se o bujão superior e coloca-se 500Ml de óleo, que no caso dessa caixa é o Esso/Mobil LT 71141 (é um óleo específico e não se pode usar nenhum outro sob pena de destruir a caixa), fecha-se o bujão e aciona-se o cambio para o óleo circular.
Levanta-se o carro e abre-se o bujão inferior, se o bujão for duplo abre-se o menor. Ao se abrir o bujão espera-se que o óleo escorra. Deve sair exatamente os 500Ml que se colocou.
Se sair mais tinha óleo em excesso, se sair menos ou não sair nada o nível estava baixo. No caso de não sair nada tem que se repetir o processo quantas vezes for necessário até que saia algum óleo do bujão.
O scaner é necessário para se saber a temperatura do óleo na caixa e para abater no contador de desgaste do óleo o valor relativo ao óleo novo que entrou. Tem que se abater 2500 pontos por litro de óleo novo colocado.
Mas cara, se seu cambio está dando esse aviso eu te recomendo não sair mais com esse carro levá-lo direito ao mecânico. Usar o cambio com ele em modo de segurança pode destruir a caixa e ai seu prejuízo vai ser maior.
As solenoides são problema recorrente desse cambio, não são complicadas de trocar mas tem que ser trocadas por um cara que saiba o que está fazendo, pois pode ser necessário a reprogramação da central do cambio para aceitar as solenoides do novo fornecedor (Borg Warner). O custo da troca vaira, dependendo mais do valor com que se compra as peças e o óleo, mas tem girado em torno de R$ 800,00 a R$ 1000,00 (peças e mão de obra).
A maneira é a seguinte: com o óleo do cambio a 70º C, abre-se o bujão superior e coloca-se 500Ml de óleo, que no caso dessa caixa é o Esso/Mobil LT 71141 (é um óleo específico e não se pode usar nenhum outro sob pena de destruir a caixa), fecha-se o bujão e aciona-se o cambio para o óleo circular.
Levanta-se o carro e abre-se o bujão inferior, se o bujão for duplo abre-se o menor. Ao se abrir o bujão espera-se que o óleo escorra. Deve sair exatamente os 500Ml que se colocou.
Se sair mais tinha óleo em excesso, se sair menos ou não sair nada o nível estava baixo. No caso de não sair nada tem que se repetir o processo quantas vezes for necessário até que saia algum óleo do bujão.
O scaner é necessário para se saber a temperatura do óleo na caixa e para abater no contador de desgaste do óleo o valor relativo ao óleo novo que entrou. Tem que se abater 2500 pontos por litro de óleo novo colocado.
Mas cara, se seu cambio está dando esse aviso eu te recomendo não sair mais com esse carro levá-lo direito ao mecânico. Usar o cambio com ele em modo de segurança pode destruir a caixa e ai seu prejuízo vai ser maior.
As solenoides são problema recorrente desse cambio, não são complicadas de trocar mas tem que ser trocadas por um cara que saiba o que está fazendo, pois pode ser necessário a reprogramação da central do cambio para aceitar as solenoides do novo fornecedor (Borg Warner). O custo da troca vaira, dependendo mais do valor com que se compra as peças e o óleo, mas tem girado em torno de R$ 800,00 a R$ 1000,00 (peças e mão de obra).
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Pergunta de um cara extremamente leigo nesses assuntos (EU)...
É possível o câmbio automático apresentar problema mesmo sem o aviso?
porque estou perguntando? Sinto as vezes (algumas vezes com o carro frio algumas vezes com o carro quente) alguns trancos na mudança de marcha, demora na troca, esticando demais antes de trocar... ou até mesmo, quando eu piso no acelerador, o carro parece que afoga, da um tranco e saí de uma vez...
Será que são as benditas bobinas? pode ser alguma outra coisa?
Desculpem a ignorância, mas estou preocupado... :65322:
É possível o câmbio automático apresentar problema mesmo sem o aviso?
porque estou perguntando? Sinto as vezes (algumas vezes com o carro frio algumas vezes com o carro quente) alguns trancos na mudança de marcha, demora na troca, esticando demais antes de trocar... ou até mesmo, quando eu piso no acelerador, o carro parece que afoga, da um tranco e saí de uma vez...
Será que são as benditas bobinas? pode ser alguma outra coisa?
Desculpem a ignorância, mas estou preocupado... :65322:
Xsara Picasso Prata - 06/06 - 2.0 16V Automatique Exclusive [VENDIDO]
Agora com um Peugeot 207 Passion 2010 XSA (mesmo câmbio da nave)
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- rgdl
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Na CNTP acredito que não, essa caixa é cheia de sensores, qualquer anomalia ela avisa.
Com exceção dos câmbios do tipo CVT, pequenos solavancos nas mudanças de marcha são normais nos câmbios automáticos.
O tranco que se fala aqui no tópico são trancos graves que fazem o carro saltar para frente quando está parado, alguns colegas relataram que até quase bateram com o carro da frente numa saída de sinal (semáforo para quem não é do RJ) ou que o motor simplesmente morreu com o tranco, é coisa feia mesmo.
Seguinte, o câmbio AL4 é do tipo auto adaptativo, isto é ele vai se adaptando ao modo de dirigir motorista, pelo visto seu cambio ainda não se acostumou a seu modo de dirigir que deve ser bem diferente do modo de dirigir do proprietário anterior.
Mas faça o seguinte primeiro veja se o botão sport não está acionado, ao ativá-lo a caixa tem um comportamento esportivo justamente alongando as mudanças de marchas, segundo quando vc tiver em uma subida, por exemplo, em que vc nota que o carro está em uma relação de marcha ruim, pise fundo no acelerador rapidamente e volte para posição anterior do acelerador. Esse procedimento é o padrão e com ele o cambio reduz uma marcha, se tiver em 4ª vai para 3ª, se tiver em 3ª vai para 2ª com isso o carro ganha rendimento na hora.
Faça isso para que o cambio passe a identificar as situações em que vc quer a mudança e passe a fazer automaticamente depois.
inté+
Com exceção dos câmbios do tipo CVT, pequenos solavancos nas mudanças de marcha são normais nos câmbios automáticos.
O tranco que se fala aqui no tópico são trancos graves que fazem o carro saltar para frente quando está parado, alguns colegas relataram que até quase bateram com o carro da frente numa saída de sinal (semáforo para quem não é do RJ) ou que o motor simplesmente morreu com o tranco, é coisa feia mesmo.
Seguinte, o câmbio AL4 é do tipo auto adaptativo, isto é ele vai se adaptando ao modo de dirigir motorista, pelo visto seu cambio ainda não se acostumou a seu modo de dirigir que deve ser bem diferente do modo de dirigir do proprietário anterior.
Mas faça o seguinte primeiro veja se o botão sport não está acionado, ao ativá-lo a caixa tem um comportamento esportivo justamente alongando as mudanças de marchas, segundo quando vc tiver em uma subida, por exemplo, em que vc nota que o carro está em uma relação de marcha ruim, pise fundo no acelerador rapidamente e volte para posição anterior do acelerador. Esse procedimento é o padrão e com ele o cambio reduz uma marcha, se tiver em 4ª vai para 3ª, se tiver em 3ª vai para 2ª com isso o carro ganha rendimento na hora.
Faça isso para que o cambio passe a identificar as situações em que vc quer a mudança e passe a fazer automaticamente depois.
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- Habilitado
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- Nome: Marcelo Girino
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fiz isso que vc me instruiu rgdl e realmente faz isso, ele reduz uma para dar uma arrancada melhor, valeu...
mas é normal ele reduzir numa descida? e essa engasgada que dá as vezes na saída com o carro, exemplo, se eu estou quase parando num "pare" de uma rua e vou sair novamente ele parece que da uma engasgada e depois vai... isso é normal no automático? (desculpe de novo a ignorância, nunca tive um carro com câmbio aut.)
mas é normal ele reduzir numa descida? e essa engasgada que dá as vezes na saída com o carro, exemplo, se eu estou quase parando num "pare" de uma rua e vou sair novamente ele parece que da uma engasgada e depois vai... isso é normal no automático? (desculpe de novo a ignorância, nunca tive um carro com câmbio aut.)
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- rgdl
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- Nome: rgdl
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- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Sim, é normal. A ECU do cambio pega informações de vários lugares para determinar a melhor relação de marchas, entre eles da injeção eletrônica.
Uma das coisas legais desse cambio é que ele identifica quando o carro está numa descida e coloca na marcha que melhor oferece freio motor.
Faz o seguinte experimente efetuar as trocas pelo tiptronic e veja se continua a ocorrer o problema.
Como o Picasso não tem conta giros a mudança das marchas é pelo velocímetro, e a relação é +/- essa:
0 - 20 km/h - 1ª Marcha;
20 - 40 km/h - 2ª Marcha;
40 - 60 km/h - 3ª Marcha;
60 km/h --- 4ª Marcha.
Se continuar leve num mecânico especializado em cambio para ver.
Uma das coisas legais desse cambio é que ele identifica quando o carro está numa descida e coloca na marcha que melhor oferece freio motor.
Faz o seguinte experimente efetuar as trocas pelo tiptronic e veja se continua a ocorrer o problema.
Como o Picasso não tem conta giros a mudança das marchas é pelo velocímetro, e a relação é +/- essa:
0 - 20 km/h - 1ª Marcha;
20 - 40 km/h - 2ª Marcha;
40 - 60 km/h - 3ª Marcha;
60 km/h --- 4ª Marcha.
Se continuar leve num mecânico especializado em cambio para ver.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Ago 02, 2012 9:37 pm, em um total de 1 vez.
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Pois é, demorou mas acabei sendo premiado com a msg de defeito no cambio automático. No meu caso tá um pouco diferente do que o pessoal tem relatado, pois meu carro não entrou em modo de segurança, apenas tem mostrado a msg de modo aleatório, mas passa as marchas normalmente entre a primeira e terceira, mas notei pelo ruído a 100Km/h que ele não havia passado a quarta .
Pois bem, pelos preços de hoje, as eletroválvulas custam R$ 118,41 cada uma, já considerando solenoides e o-rings . Curioso é que o mecanico havia me dito que na Peugeot as peças seriam mais baratas, mas lá as eletroválvulas custam exatamente o dobro do preço, R$ 241,00 cada !
Quanto ao óleo, o que achei mais em conta foi o Renault Matic SYN, da Total, que uma loja me disse que é o original desse cambio e custa R$ 50,00 o litro .
Por fim, o mecanico me cobrou R$ 600,00 de mão de obra pra trocar as solenoides do cambio e o óleo, e o mesmo me pediu 10 litros de óleo ( isso mesmo, 10 ) alegando que ele faz uma limpeza para a a retirada dos resíduos do óleo velho do sistema, e esse processo consome pelo menos 2 litros de óleo . Segundo ele, o volume total de óleo dessa caixa é de 7,8L , o que não bate como o nr. de ninguém, pois já li afirmações de 5 e de 2 litros apenas aqui nesse tópico
E aí, o que me dizem ?
Pois bem, pelos preços de hoje, as eletroválvulas custam R$ 118,41 cada uma, já considerando solenoides e o-rings . Curioso é que o mecanico havia me dito que na Peugeot as peças seriam mais baratas, mas lá as eletroválvulas custam exatamente o dobro do preço, R$ 241,00 cada !
Quanto ao óleo, o que achei mais em conta foi o Renault Matic SYN, da Total, que uma loja me disse que é o original desse cambio e custa R$ 50,00 o litro .
Por fim, o mecanico me cobrou R$ 600,00 de mão de obra pra trocar as solenoides do cambio e o óleo, e o mesmo me pediu 10 litros de óleo ( isso mesmo, 10 ) alegando que ele faz uma limpeza para a a retirada dos resíduos do óleo velho do sistema, e esse processo consome pelo menos 2 litros de óleo . Segundo ele, o volume total de óleo dessa caixa é de 7,8L , o que não bate como o nr. de ninguém, pois já li afirmações de 5 e de 2 litros apenas aqui nesse tópico
E aí, o que me dizem ?