Problemas com um Xsara

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#1

Mensagem por alexandre » Sex Ago 08, 2008 3:24 pm

Ola amigos :lol:

Hoje abri minha caixa no Hotmail e vi que o Thiago havia postado uma pergunta sobre o Xsara, me envergonho em ver que a duvida foi questionada meses atras e eu acabei deixando passar. :unsure:

Para compensar voce Thiagão, vou compartilhar sua duvida pois pode ocorrer com mais colegas e tentar ajudar na solução:

Olá,

Sou Thiago, tenho um Xsara, GLX, 99, 1.8, 16V, estou tendo muita dificuldade para resolver um problema de aquecimento. Lí algumas postagens sua do forun Citroën Clube do Brasil, e gostaria, se possível, de alguma orientação.

O meu Xsara tá aquecendo muito rápido (principalmente quando ligo o ar-condicionado) e fica jogando aqua pelo suspiro do radiador... já troquei: * bomba d´agua, * termostática, * falange da termostática e * mangueira de agua quente. Já mandei plainar o cabeçote e o bloco, não adiantou nada continua aquecendo e jogando agua pelo suspiro.

Axo que no sistema de arrefecimento só ta faltando mesmo trocar o radiador, gostaria de saber se vc tem alguma sugestão...

Obrigado


Cara, me desculpe mesmo!!! Vou acabar saindo na rua com um saco de papel na cabeça de vergonha... :unsure:



Bom...galerinha o negocio é o seguinte: Todo sistema de arrefecimento (refrigeração é do ar condicionado!) possui uma particularidade compartilhada pela panela do feijão...PRESSÃO! Esta pressão é necessaria para que a agua não ferva à temperatura proxima ou a 100°C, ja que é nesta temperatura que o motor trabalha e por consequencia, ferveria antes da temperatura ideal de trabalho.

Para manter uma pressão no sistema de arrefecimento de todos os veiculos, foi acrescentada uma valvula na tampa do reservatorio de expansão (antiga tampa do radiador), esta valvula retem uma pressão suficiente para elevar o ponto de fervura da agua e assim o motor pode alcançar temperaturas de até 120°C sem que a agua ferva.

Thiagão, voce menciona que a agua vaza pela tampa e o motor aquece muito rapido, são sintomas de que esta sua tampa do reservatorio esta danificada ou com a vavula presa aberta (sujeira causada pela ausencia do aditivo na agua), troque a tampa e seja feliz...rsrsrs :lol:

Para identificar se voce tem falta de pressão no sistema, aqueça seu motor ate a temperatura de trabalho (90°C) e aperte as mangueiras do radiador com as mãos, voce deve senti-las meio duras e isto indica que não ha vazamento de pressão do sistema.
Ja no caso de vazamento de agua pela tampa com o motor frio, indica que ha danos na junta do cabeçote e isto indica grandes gastos pela frente...



Espero que ajude



Um abraço a todos B)


<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
vitorlouro
Habilitado
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 1:08 am
Nome: Vitor Neves
Localização: Rio de Janeiro

#2

Mensagem por vitorlouro » Ter Set 02, 2008 3:14 pm

Alexandre,

Li este poste somente hoje e tenho um problema parecido com o do Thiago, porém não vaza água por lugar nenhum, somente o aquecimento até o carro apitar.

Já troquei algumas peças e como não entendo de mecânica, fico nas mãos das oficinas.

Levei o carro na Citroen e descrevi tudo que achava de errado, tive a surpresa de um orçamento acima de R$5.000,00.

Fiquei perplexo e decidi procurar oficina especializada em Citroen aqui no Rio de Janeiro, acabei de achar uma hoje aqui no Fórum.

Gastei no sábado passado R$600,00 apenas com trocas de peças como disco e pastilhas dianteiras. A oficina que é uma franquia da Michelin também diagnosticou o amortecedor dianteiro direito estourado e o esquerdo perto de estourar.

Como não tenho condições de trocar agora, estou contando com a sorte de não acontecer nada até que meu orçamento permita trocar.

Voltando ao assunto do aquecimento, uma oficina disse que era problema no relê mas depois disso já tive problemas novamente. Mesmo após a ventilação acionada o carro continua esquentando, eu vi que juntaram 2 "canos" e um mecânico amigo que não é especializado em arrefecimento avisou que cortaram o ar quente.

Mesmo assim continua o problema, alguém tem algum palpite antes de eu levar na oficina que achei hoje ?

Abraços e obrigado pela informação anterior.
gonewylde
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Set 08, 2008 2:09 pm
Nome: gonewylde

#3

Mensagem por gonewylde » Seg Set 08, 2008 2:19 pm

É isso mesmo. Tinha um 306 Rallye, pra quem nao sabe usa o mesmo motor do Xsara GLX. Ele tinha esse mesmo problema, sorte que logo de cara meu mecanico falou que era a tampa do reservatorio sem pressao e nao precisei gastar com nada dessas coisas. É tiro e queda. Só trocar a tampa!
vitorlouro
Habilitado
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 1:08 am
Nome: Vitor Neves
Localização: Rio de Janeiro

#4

Mensagem por vitorlouro » Seg Set 08, 2008 4:38 pm

O problema é achar essa tampa, alguém sabe me dizer onde vende aqui no Rio e quanto custa em média ?

Abraços,
[]´s
reitoso
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 9:59 pm
Nome: reitoso

#5

Mensagem por reitoso » Ter Set 16, 2008 8:08 am

Saudações,
Tive os dois problemas, o anterior e este.

O primeiro foi que a água do radiador "inundou" o carpete por dentro, era a válvula do ar quente. Mandei anular o sistema eliminando esta mangueira. pois nunca uso ar quente (eles fecham a entrada e saída para a válvula do ar quente).

Depois o radiador furou, como ele é de plástico (a garrafa lateral) a oficina reformou a peça soldou uma garrafa de latão e o bocal da tampa ficou igual aos carros da VW antigos (voyage, gol, passat), cujas tampas são mais fáceis de encontrar, é a tampa tipo "garra" - que tem mola. Funcionou bem. O carro vai até 90º e fica em 90°.

omo eu não gostei do respiro do radiador (que tem no original também e foi mantido neste) fiz uma adaptação: coloquei do lado da bateria o reservatório de água do passat antigo e liguei o respiro nele. Para fixar este reservatório instalei um braço em "L" e prendi na haste que segura a bateria com uma porca, usei uma presilha de metal para prender o reservatório ao braço em L, só tem que regular a altura para não pegar no capô, para isso usei como referência a altura a mangueiras do motor (a de entrada de ar) que fica na mesma direção.

A água desce por gravidade até a tampa, fica presa entre a vedação de cima e a debaixo. Se a água esquenta muito o vapor sai dentro do reservatório e quando o carro esfria alivia a pressão e parte da água retorna. Só tem que deixar esta água com 50% de monoetileno glicol ou enferruja a mola da tampa.

O radiador original novo sai por uns R$ 700 e as mangueiras se precisar trocar sai por R$ 170. Esse serviço no radiador para reparo fica em torno de R$ 250, R$ 200 do radiador mais as adaptações. As adaptações você tem que fazer em casa.

Se eu fosse fazer de novo a adaptação eu colocaria um reservatório redondo, o do antigo Kadet, pois a tampa é melhor e dá para fazer o respiro na entrada do retorno, este que eu fiz fica pingando às vezes pois a tampa não é hermética e quando o carro balança muito escorre um pouco pela tampa.

Tampa original do radiador original é essa: Citroën - Tampa Radiador 306/Xsara/Zx/Picasso/Berlingo ... R$ 23,99 no mercado livre, na concessionária deve ser uns R$ 45-50, o que também não é absurdo.


Abraços,
Editado pela última vez por reitoso em Qui Dez 29, 2011 3:19 pm, em um total de 1 vez.
ander.perez
Habilitado
Mensagens: 92
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 7:16 am
Nome: ander.perez
Localização: PIRITUBA SP

#6

Mensagem por ander.perez » Sáb Set 12, 2009 5:43 pm

puts estou com o mesmo problema ,mas ja comprei uma tampa nova e original(26,00reais ),ja tirei a valvula termostatica ja vi a bomba dágua e nada ja sangrei varias vezes e nada, o carro funciona normal dispara a ventuinha aos +-90graus e começa jogar agua pelo respiro chega uma hora qeu sai tanta agua que o carro vai verver por não ter agua, ja não sei o que fazer
reitoso
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 9:59 pm
Nome: reitoso

#7

Mensagem por reitoso » Sáb Set 12, 2009 6:10 pm

Qual das tampas? Se é a original você acha na CITROEN. Se você mudou o bocal e colocou um antigo tem que ver na loja aonde trocou o bocal.
vitorlouro
Habilitado
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 1:08 am
Nome: Vitor Neves
Localização: Rio de Janeiro

#8

Mensagem por vitorlouro » Dom Set 13, 2009 1:29 pm

Qual respiro você tá dizendo, do radiador que faz a sangria ?

[]´s
Editado pela última vez por vitorlouro em Qui Dez 29, 2011 3:16 pm, em um total de 1 vez.
ander.perez
Habilitado
Mensagens: 92
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 7:16 am
Nome: ander.perez
Localização: PIRITUBA SP

#9

Mensagem por ander.perez » Dom Set 13, 2009 3:51 pm

não aquela mangueira que fica perto da tampa do radiador
Editado pela última vez por ander.perez em Qui Dez 29, 2011 3:16 pm, em um total de 1 vez.
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#10

Mensagem por SAWAMU » Dom Set 13, 2009 5:25 pm

Galera,

Muito se falou em tampa do radiador, mangueiras do ar quente, etc.

Mas... se a ventoinha liga e depois não dá conta,não esqueçamos (alguém me corrige se eu estiver errado), mas a ventoinha do xsara trabalha em 2 estágios.
até 90C abre o primeiro estagio e em 100C o segundo para que não ferva e saia pelo respiro.

Esta estoria de pressão, é porque a temperatura tá subindo mais do que deve ai o respiro entra em ação, senão explode tudo.

Acredito que não seja problema da tampa, ela vaza porque a ventoinha não resfria.

Já ouvi relatos que a ventoinha estava com os rolamentos ruins e não atingia o RPM ideal para refrigerar.
O xsara possui 2 ventoinhas (1 é do ar condicionado), inclusive quando vc liga o ar o motor resfria mais rápido, omeu com o ar não passa de 90C, fica até abaixo disso.

As vezes é uma coisa simples, tenho certeza que o orçamento de R$ 5000,00 na Citroen é porque eles não sabe a causa então partem para o "vamos trocar tudo".

Thiago, a retirada do ar quente foi a melhor coisa que vc fez, no Brasil não se usa e só serve pra dar problema, já tive uma experiencia de estourar os canos e vazar aquela agua verde dentro da carro é um pesadelo, nao no xsara em outro carro, mas a merda é a mesma.

Como vc citou se liga o ar aquece mais ainda, só pode ser a ventoinha do ar que deve armar no segundo estágio, se for isso é tão simples, penha vc ja ter gasto tanto na mão de gente mal intencionada.

Se as ventoinhas nao funcionam, pode blindar a tampa que vai continuar vazando...
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Mustang65
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Nov 30, 2011 9:47 am
Nome: Mustang65

#11

Mensagem por Mustang65 » Qui Dez 01, 2011 8:54 am

Tive um problema de ventoinha ligando ja no segundo estágio, fiz de tudo levei o carro no mecanico "de confiança" e o mesmo me afirmou que eu teria que trocar a bomba d'agua pois havia parado, " que o 7 peles o tenha" ai levei em outro, (concessionária da casa verde) ele olhou e disse é problema de sensor de temperatura e me pediu para trocar a peça, (uma verdinha que fica do lado direito do motor, na parte de cima no coletor de admissão) troquei e nada, ai ele disse que poderia ser problema no radiador e queria que eu trocasse todo o radiador, dei tchau e levei em outro mexanico, passou o raster em meu carro e nada detectou, falou que éra pra eu não andar no carro pois iria fundir o motor pois não estava refrigerando e a ventoinha estava ligando direto pois o motor estava sem fluxo de agua, outro chute!!!! até que levei em uma oficina de um kra perto de minha casa, o kra não sabe nem falar direito, mas pegou seu multimetro e saiu testando um monte de coisas, até que achou um sensor que fica na parte da frente do carro ao lado esquerdo do radiador de agua, ele disse que ele estava morto, que por isso que a ventoinha "do ar condicionado" é acreditem!!!! estava queimada, fui num kra de ar condicionado ele trocou e religou os cabos, terminou meu problema, nunca mais!!! cuidado com concessionárias!!! na verdade não sei em quem confiar, mexanico é complicado.
Editado pela última vez por Mustang65 em Seg Dez 26, 2011 1:55 pm, em um total de 1 vez.
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#12

Mensagem por RAFAEL » Seg Dez 26, 2011 1:55 pm

Reportado:edsonp

bom dia meu e Edson e tenho xsara 98/99 1.8 16v exclusive tive uma batida na porta do motorista no primeiro instante o carro pegou mais depois não pega mais eu viro a chave o painel acende mais guando dou partida ele corta abateria se alguen poder me ajudar ficarei grato desde ja agradeço
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
DELLTREE
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 6:46 pm
Nome: DELLTREE
Localização: BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS
Modelos Citroën: XSARA N6 1999 GLX 1.8 16V

#13

Mensagem por DELLTREE » Seg Dez 26, 2011 5:01 pm

Boa tarde caro colega,

Este carro possui - lá no compartimento do motor, do lado esquerdo da bobina - uma peça "redonda" de côr vermelha semelhante á um botão de partida de um guindaste, que se desliga em caso de colisão, para que o carro não pegue fogo. Para habilitá-la basta apenas dr uma olhadinha no manual do carro para poder conseguir ligar o carro novamente.
Espero poder ter ajudado.
Editado pela última vez por DELLTREE em Qui Dez 29, 2011 3:16 pm, em um total de 1 vez.
Demétrio
\[EMAIL=delltree@hotmail.com\]delltree@hotmail.com\[/EMAIL\]
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#14

Mensagem por RAFAEL » Ter Jan 08, 2013 9:37 am

Reportado:beto

meu xshara break travo a suspençao dianteira pode ser a esfera central ou as duas travaran troco as duas ou as tres o carro sobe e abaixa normaumente esta como burro bravo
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
ejanassif
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Jun 11, 2013 5:22 pm
Nome: Elias Nassif

#15

Mensagem por ejanassif » Ter Jun 18, 2013 8:16 pm

Amigos,

Concordo que geralmente o ar quente não serve para muita coisa, na maior parte do Brasil. Mas em se tratando de anular o mesmo, é preciso muita atenção para não estar causando o aquecimento do carro.

Tive esse problema em uma viagem. O engate da mangueira que entra para o painel quebrou e começou a ter
vazamento. como não tinha onde comprar, aceitei que o mecânico desligasse o ar quente, para resolver o problema. Só que o mesmo conectou as duas mangueiras e eu segui viagem para ficar na estrada. Como a mangueiras trazem água quente, de uma área após a bomba, até o aquecedor interno e devolvem para um local no bloco, a água passou a não ir no radiador e o carro sob qualquer esforço começou a esquentar.

Após andar parando toda ora por várias horas, resolvi estudar as mangueiras e vi o que estava ocorrendo. parei
num posto e comprei um garrafa só para tirar a rolha, que embuti na emenda das mangueiras, ficando como se o ar quente estivesse fechado.

Nunca mais tive problema de aquecimento.

Será que a causa de tantos problemas não é esta????

Convém olhar com cuidado, pois o que tem de mexanico não é brincadeira. :978798:
Responder