Hoje abri minha caixa no Hotmail e vi que o Thiago havia postado uma pergunta sobre o Xsara, me envergonho em ver que a duvida foi questionada meses atras e eu acabei deixando passar. :unsure:
Para compensar voce Thiagão, vou compartilhar sua duvida pois pode ocorrer com mais colegas e tentar ajudar na solução:
Olá,
Sou Thiago, tenho um Xsara, GLX, 99, 1.8, 16V, estou tendo muita dificuldade para resolver um problema de aquecimento. Lí algumas postagens sua do forun Citroën Clube do Brasil, e gostaria, se possível, de alguma orientação.
O meu Xsara tá aquecendo muito rápido (principalmente quando ligo o ar-condicionado) e fica jogando aqua pelo suspiro do radiador... já troquei: * bomba d´agua, * termostática, * falange da termostática e * mangueira de agua quente. Já mandei plainar o cabeçote e o bloco, não adiantou nada continua aquecendo e jogando agua pelo suspiro.
Axo que no sistema de arrefecimento só ta faltando mesmo trocar o radiador, gostaria de saber se vc tem alguma sugestão...
Obrigado
Cara, me desculpe mesmo!!! Vou acabar saindo na rua com um saco de papel na cabeça de vergonha... :unsure:
Bom...galerinha o negocio é o seguinte: Todo sistema de arrefecimento (refrigeração é do ar condicionado!) possui uma particularidade compartilhada pela panela do feijão...PRESSÃO! Esta pressão é necessaria para que a agua não ferva à temperatura proxima ou a 100°C, ja que é nesta temperatura que o motor trabalha e por consequencia, ferveria antes da temperatura ideal de trabalho.
Para manter uma pressão no sistema de arrefecimento de todos os veiculos, foi acrescentada uma valvula na tampa do reservatorio de expansão (antiga tampa do radiador), esta valvula retem uma pressão suficiente para elevar o ponto de fervura da agua e assim o motor pode alcançar temperaturas de até 120°C sem que a agua ferva.
Thiagão, voce menciona que a agua vaza pela tampa e o motor aquece muito rapido, são sintomas de que esta sua tampa do reservatorio esta danificada ou com a vavula presa aberta (sujeira causada pela ausencia do aditivo na agua), troque a tampa e seja feliz...rsrsrs

Para identificar se voce tem falta de pressão no sistema, aqueça seu motor ate a temperatura de trabalho (90°C) e aperte as mangueiras do radiador com as mãos, voce deve senti-las meio duras e isto indica que não ha vazamento de pressão do sistema.
Ja no caso de vazamento de agua pela tampa com o motor frio, indica que ha danos na junta do cabeçote e isto indica grandes gastos pela frente...
Espero que ajude
Um abraço a todos B)