Pallas: boas e ruins do sedã (o meu)

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checov
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#31

Mensagem por checov » Ter Mar 31, 2009 5:29 pm

Pessoal, mais uma passagem na história de meu C4 Pallas que esqueci de comentar.

No início de Fevereiro fui chamado, através do C4 Clube*, por um locador de automóveis, e convidado a realizar "um comercial de TV". Pois bem, aceitei o convite, e meu C4 Pallas ficou um fim-de-semana em um estúdio realizando o tal comercial.

Se vocês quiserem ver meu carro, é o comercial do "Resta um" do GM Vectra 2009. Meu C4 aparece de lado bem no meio do comercial.

Tá, vocês podem até falar que "traí a marca" :D . Mas tenho 2 comentários a fazer:

1 - a Citroën não me pagou para que eu "não fizesse" o comercial. A produtora pagou, e fui bem pago! :)

2 - Meu C4 fez sucesso com os produtores e o ator do comercial. O que foi interessante foi o ator reclamando do Vectra que ele estava fazendo propaganda. Hilário! :D

Não me arrependi. O comercial ficou péssimo, bem no nível da GM mesmo, e não denegriu a imagem de nenhum outro carro.

Abraço.
Checov

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->*Nota sobre o "C4 Clube": me registrei no fórum C4 Clube pensando que iria obter mais informações e aumentar meu conhecimento sobre meu carro, mas notei que o fórum de lá é repleto de "quase-adolescentes". Recentemente abrí um tópico sobre um kit multimedia para C4 Pallas, para obter mais informações, e vocês acreditam que meu tópico foi simplesmente apagado, sem aviso e sem motivo? Se alguém do C4Clube estiver lendo, espero que não se sinta diretamente "atacado", este é só um comentário de uma pessoa que se achou excluída. Notei que, apesar de existirem proprietários de C4 Pallas, a predominância é de C4 VTR, e que a cabeça de muitos proprietários do VTR, presentes no C4 Clube, ainda não atingiram a maioridade. Este é meu desabafo, peço que ninguém se sinta lesado por isso.<!--sizec--></span><!--/sizec-->
Editado pela última vez por checov em Ter Mar 31, 2009 5:38 pm, em um total de 1 vez.


checov
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#32

Mensagem por checov » Qui Abr 02, 2009 6:04 pm

Fechando essa leva de mensagens, vamos ao título do tópico: boas e ruins do sedã.

Vou começar pelos problemas que o carro tem, já que é bem conhecido meu depois de 46 mil Km. Seguido do problema, eu envio também algumas sugestões. Quem sabe alguém da Citroën não esteja lendo isso? :)

- Vigia traseira deforma a imagem dos carros que vêm atrás; sugestão: utilizar vidro de melhor qualidade para a vigia, este fornecedor específico não é bom.

- Botão de destravamento das portas fica escondido atrás do volante e da alavanca do limpador, do ponto de vista do motorista; sugestão: trocar o lugar do botão de destravamento com o botão do pisca-alerta.

- Quinto passageiro viaja com desconforto, apesar do bom espaço; sugestão: reduzir a altura da parte central do banco traseiro, tornando-o mais confortável para o quinto passageiro, e posicionar os porta-copos na parte posterior dos bancos dianteiros, a exemplo da Meriva e da Scénic. O encosto de braço rebatível DEVE continuar, só que bem mais macio.

- Alto-falantes muito fracos para o aparelho de som, e aparelho de som muito simples para o padrão do carro; sugestão: colocação de alto-falantes mais potentes e de melhor qualidade, e adoção de um sistema de som com entrada USB/Leitor de cartões, entrada auxiliar dianteira por plugue P2 padrão e possibilidade de leitura de DVD Audio.

- No GNV, a indicação de combustível líquido decai, mostrando uma indicação falsa; sugestão: mesmo o kit GNV não sendo padrão para o carro, acabou demonstrando uma discrepância na construção do sistema eletrônico. O indicador de combustível precisa ser direto com a bóia, para melhor segurança do proprietário, não pode ser inclusa na rede CAM do carro. Imagine se uma pedra fura o tanque de gasolina: o indicador não corresponderá ao valor exato no tanque, e você ficará sem gasolina, mesmo com o sistema indicando que ainda tem.

- Mangueira de água entre a câmara de expansão e o radiador "solta no ar"; sugestão: colocar uma mangueira maior, que possa ficar fixa sob a borda do compartimento do motor, mais protegido contra esbarrões indevidos.

- Espelhos retrovisores com fim-de-curso insuficiente; sugestão: aumentar o curso dos motores dos retrovisores externos, pois da forma como estão, em caso de motorista muito alto e banco totalmente recuado para trás, os retrovisores, na regulagem máxima, ficam com metade de sua imagem mostrando a lateral do carro. O correto é não ver nada da lateral do carro.

- Regulagem dos faróis com fim-de-curso insuficiente; sugestão: aumentar o curso, tanto inferior quanto superior dos faróis. Da forma como está, com o carro carregado os faróis ainda ofuscam o motorista do carro da frente, e com o carro completamente sem carga há uma falta de regulagem superior do faról. Isso, é claro, levando-se em conta os faróis baixos.

- Lâmpadas dos faróis baixos queimam constantemente; sugestão: troca do fornecedor dos faróis. A Citroën poderia abandonar o fornecedor "chinesinho" e adquirir lâmpadas H7 da Osran ou da Philips, porque as lâmpadas que vêm no carro são caras e não valem nada. Outra sugestão é a aplicação de Xenon em todos os modelos, sem distinção, solucionando o problema definitivamente.

Bem, esses são os problemas que o carro tem. Notem que nenhum é "defeito", ou seja, pelo menos no meu C4 Pallas não houve nenhum defeito até agora, só essas características do carro me incomodaram. Nenhuma delas é, em absoluto, impeditivo para ter o carro. Ele tem muito mais qualidades do que esses pequenos desvios, alguns que o próprio proprietário pode corrigir, outros que a Citroën poderia modificar simples e rapidamente. Por exemplo, os problemas com os faróis e com o sistema de som, um leve "banho de loja de acessórios" já resolve definitivamente. Os problemas com o indicador de combustível é realmente uma bela pisada de bola, em prol da economia, mas precisa ser corrigido, principalmente nos tempos atuais onde um carro sem combustível paga multa além de ficar em situação perigosa, e o problema com a vigia traseira é caso de reprovação do fabricante do vidro e "rua" para o responsável do controle de qualidade dos vidros.

De resto, o carro é extremamente confiável, potente, confortável (é sim muito confortável e macio, principalmente comparado aos outros carros que tive, Rafael. Claro, nada contra outras opiniões :) ), não dá defeito, a garantia é muito boa, até agora quase nenhum problema com a concessionária (só aquele probleminha com o rangido do banco) e a manutenção é média, acho que os preços do litro do óleo e das pastilhas de freios são meio abusivos.

Definitivamente, se for tomar por base o meu C4 Pallas, com certeza volto a comprar da Citroën, sem sombra de dúvida. Só não sei se compraria um importado, pois sei que importados têm um péssimo suporte das importadoras, nada a ver com o carro em sí.

Abraços.
Checov
Editado pela última vez por checov em Qui Abr 02, 2009 6:09 pm, em um total de 1 vez.
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#33

Mensagem por msj_rs » Dom Mai 23, 2010 9:54 am

Olá Checov e amigos do clube!

Ainda não tenho um Citroen mas estou penssando em comprar um C4 VTR.
Só que quero comprar um usado, entao estou preocupado com a manutenção... sendo que aqui onde eu moro, que eu saiba, só existe a revenda Citroen que presta serviço de manutenção.

Pelo que eu li o VTR é importado. Por isso acho que as peças devem ser dificeis de conseguir e bastante caras (mais caras que o C4).

Gostaria da opinião de voces!
Obrigado.
checov
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#34

Mensagem por checov » Dom Mai 23, 2010 1:40 pm

[quote name='msj_rs' post='9564' date='May 23 2010, 09:54 AM']
Olá Checov e amigos do clube!

Ainda não tenho um Citroen mas estou penssando em comprar um C4 VTR.
Só que quero comprar um usado, entao estou preocupado com a manutenção... sendo que aqui onde eu moro, que eu saiba, só existe a revenda Citroen que presta serviço de manutenção.

Pelo que eu li o VTR é importado. Por isso acho que as peças devem ser dificeis de conseguir e bastante caras (mais caras que o C4).

Gostaria da opinião de voces!
Obrigado.
[/quote]

Olá msj

Então, o C4 VTR vendido no Brasil é muito parecido com o C4 Pallas. Existem diferenças na mecânica, mas um efeito conhecido já ocorreu com o VTR: você já encontra peças dele em autopeças, com certa facilidade. A manutenção eletrônica também já foi incorporada à maioria dos aparelhos scanner usado em oficinas, e um BOM mecânico consegue manter um C4 VTR com certa facilidade.

O C4 Pallas ainda está na fase de direitos autorais das peças, por isso, para comprar peças, só na Citroën ou na Peugeot: muitas peças mecânicas do cofre do motor do C4 Pallas são idênticas às peças do Peugeot 307.

De qualquer forma, não creio que seja um carro de manutenção constante: meu C4 Pallas tem 110 mil km, e, fora a manutenção normal de revisão, troquei nele só dois braços de suspensão, duas buchas da suspensão traseira e dois batedores dos amortecedores dianteiros, devido aos buracos das vias onde circulo.

Agora, com um pouco mais de km (daqui a 10.000 ou 20.000) vou começar a trocar peças mais pesadas: com essa quilometragem, já está na hora de trocar kit de embreagem e reajustar válvulas. Como o C4 é tucho hidráulico, talvez a troca dos tuchos seja necessária. Nada incomum para 110 mil km.

Mas o carro está ótimo, qualidade garantida. Mesmo dentro do carro poucos "grilos" existem.

Abraço.
Checov

Abraço.
Checov
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#35

Mensagem por ioreh » Qua Nov 03, 2010 9:54 am

Dei um sinal prum c4 pallas 07/08 câmbio manual e quando rodei com o carro senti um pequeno rangido na embreagem, não sei se é uma característica ou algo anormal, o vendedor ficou de ver isto
estou comprando na Citroen e estão dando um ano de garantia caixa e motor.
outra coisa q chamou atenção é q estão esperando eu pagar pra começarem a acertar o carro (revisão, algumas poucas lanternagens)
vou pagar num boleto nominal a citroen
quem tiver alguma experiência ou opinião nestes aspectos, agradeço
abrçs
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#36

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qua Nov 03, 2010 2:26 pm

Caro ioreh, seja bem vindo!

É praxe de qualquer concessionária só "mexer" no carro quando o negócio for irremediavelmente fechado, portanto, até aqui tudo bem.

Se esse carro foi comprado 0 km em 2008, esse um ano que estão te dando faz parte do pacote de três anos de garantia dados pela montadora, quando o veículo foi adiquirido pela primeira vez, assim, sendo este o caso, não estão te dando nada de graça.

Por outro lado, é comum a marca dar a garantia de um ano para seminovos. De qualquer forma você teria a garantia por ser um carro da própria marca.

A dica é fazer um teste quando for retirar o carro. Verifique os problemas que detectou no primeiro contato, e procure outros que eventualmente tenham surgido por conta dos reparos que tiverem que ser feitos. Procure marcas de cigarro, parafusos e peças soltas, tortas, arranhadas ou riscadas.

Se encontrar alguma coisa e a concessionária vier com aquela estória de arrumar depois, faça uma observação na nota fiscal dizendo que está recebendo o carro com o problema constatado.

Fora isso, aproveita, é um excelente carro.

Boa sorte!

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
ioreh
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#37

Mensagem por ioreh » Qua Nov 03, 2010 3:53 pm

[quote name='Rafael_xm_C4' post='11527' date='Nov 3 2010, 02:26 PM']
Caro ioreh, seja bem vindo!

É praxe de qualquer concessionária só "mexer" no carro quando o negócio for irremediavelmente fechado, portanto, até aqui tudo bem.

Se esse carro foi comprado 0 km em 2008, esse um ano que estão te dando faz parte do pacote de três anos de garantia dados pela montadora, quando o veículo foi adiquirido pela primeira vez, assim, sendo este o caso, não estão te dando nada de graça.

Por outro lado, é comum a marca dar a garantia de um ano para seminovos. De qualquer forma você teria a garantia por ser um carro da própria marca.

A dica é fazer um teste quando for retirar o carro. Verifique os problemas que detectou no primeiro contato, e procure outros que eventualmente tenham surgido por conta dos reparos que tiverem que ser feitos. Procure marcas de cigarro, parafusos e peças soltas, tortas, arranhadas ou riscadas.

Se encontrar alguma coisa e a concessionária vier com aquela estória de arrumar depois, faça uma observação na nota fiscal dizendo que está recebendo o carro com o problema constatado.

Fora isso, aproveita, é um excelente carro.

Boa sorte!
[/quote]

obrigado pela resposta, a dica da nota fiscal foi boa, tinha isto em mente pois além disto tem duas multas deste ano que constatei no site do detran. Eles disseram pra não me preocupar q vão pagar, só q vou querer isto por escrito
o carro é 07/08 logo a garantia de fábrica deve ter findado ou estar quase no fim
abrçs
checov
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#38

Mensagem por checov » Sex Jan 21, 2011 5:25 am

Olá de novo pessoal.

Só para atualizar o tópico, que está "abandonadinho" (hehehe): o bichão tá firme e forte, todo dia pegando estrada, e já está com 145.000Km.

Recentemente tive que trocar dois "T" que transportam água para o redutor de GNV, porque se tornaram porosos e estavam vazando água.

E agora vou realizar uma manutenção no câmbio, consegui danificar o sincronizado da quinta.

Abraço.
Checov
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#39

Mensagem por checov » Qui Fev 03, 2011 9:22 pm

Olá pessoal.

Bem, o "palão" está com 147 mil Km passados. Na última semana troquei o conjunto de engrenagens e anel sincronizado da quinta marcha (consegui danificá-la quando instalava um adaptador de celular no rádio), e tudo foi OK. O conjunto de peças, 3 engrenagens e 1 anel sincronizado, ficou por R$680,00 na Cambiobrás. A mão de obra em um mecânico aqui perto de casa foi barato, R$80,00, não precisa nem tirar o câmbio do carro, é mais fácil que trocar a embreagem.

Agora há pouco eu mesmo troquei as velas, pela quilometragem. O interessante é o preço: um conjunto de velas originais, na Citroën, ficou em R$70,00. O mesmo conjunto em autopeças, da marca Bosch fica em R$90,00 e se for NGK, R$120,00. Compensa muito mais ir na concessionária e comprar a original.

As velas que saíram demonstram a ótima saúde do motor, mesmo com 147 mil Km. Até tirei foto pra vocês verem:

<div align="center">
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</div>

Postei uma matéria em meu blog sobre como diagnosticar alguns problemas através da observação das velas antigas. Se quiserem ver, este é o link:

<a href="http://blog.jaldomir.com.br/opiniao/364 ... ivas-velas" target="_blank">Blg do Jaldo - Dicas automotivas: Velas</a>

É isso aí. O meu C4 Pallas está ótimo, em estado de novo, mesmo com 147.000Km e com GNV! É um ótimo carro!

Abraço.
Checov
Editado pela última vez por checov em Qui Fev 03, 2011 9:37 pm, em um total de 1 vez.
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#40

Mensagem por ioreh » Sex Fev 04, 2011 7:25 pm

Checov

obrigado pela seus posts me estimularam a comprar o c4 pallas!
comprei um 07/08 exclusive manual com 28800km
minha dúvida é se é melhor colocar o kit gás de quinta geração mesmo. isto porque
o preço está bem salgado, por volta de 5000 reais. na realidade não rodo tanto quanto vc, acredito q devo estar rodando uns 20 a 25 mil km por ano, estou gastando por enquanto 650 reais de gasolina por mes
gostaria de sua opinião e fico feliz pelo bom estado de seu palão
abrçs
checov
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#41

Mensagem por checov » Sex Fev 04, 2011 9:58 pm

[quote name='ioreh' post='12285' date='Feb 4 2011, 08:25 PM']
Checov

obrigado pela seus posts me estimularam a comprar o c4 pallas!
comprei um 07/08 exclusive manual com 28800km
minha dúvida é se é melhor colocar o kit gás de quinta geração mesmo. isto porque
o preço está bem salgado, por volta de 5000 reais. na realidade não rodo tanto quanto vc, acredito q devo estar rodando uns 20 a 25 mil km por ano, estou gastando por enquanto 650 reais de gasolina por mes
gostaria de sua opinião e fico feliz pelo bom estado de seu palão
abrçs
[/quote]

Bem, você já anda o dobro dos proprietários comuns: a média em São Paulo é 12.000Km/ano.

Eu rodo, por dia, 190Km, e meu gasto é de cerca de R$16,00 de GNV, que custa R$1,199 por metro cúbico. Abasteço um tanque (65 litros) a cada 3.000Km, o que dá cerca de 46,15 km por litro. Para 190Km, eu gasto então uma média de 4,11 litros, que é o meu gasto diário de gasolina. Ora, 4,11 litros com a gasolina (aditivada) a R$2,599, então meu gasto com gasolina diário é R$10,69. Somado então, meu gasto diário total com combustível é de R$26,69. Agora, fazendo as contas que eu gosto de fazer, vou mostrar como se calcula realmente o gasto com combustível: é em R$/km, ou seja, quanto você gasta por km rodado. No meu caso:

R$26,69 para 190Km = 14 centavos por KM (sim, R$0,14 por Km).

Nas raras vezes que andei só na gasolina, eu (que sou pé de chumbo, não ando abaixo dos 120Km/h) gastei 8,6Km/l. Ou seja, fazendo a conta do gasto real:

R$2,59 dividido por 8,6Km = 30 centavos por Km (sim, R$0,30 por Km)

Isso dá uma economia de 53,34%. Você disse que gasta R$650,00 por mês, que, baseado no que eu ando, com uma economia de 53,34%, você gastaria R$302,90 por mês, economizando R$348,00.

Dependendo do estado que você mora, o GNV reduz o IPVA. No caso de São Paulo, a redução é de 1% (ou seja, de 4% seu IPVA passa a 3%). No C4 Pallas Exclusive manual 2008 o desconto no IPVA é de R$425,25. Mas há gastos extras: todo ano você tem que fazer uma inspeção no GNV, o que dá um gasto anual de R$120,00, e a cada 5 anos você terá que fazer uma inspeção de segurança no cilindro de GNV, que custa R$300,00 por cilindro (por isso prefira 1 cilindro só). Dividindo R$300,00 por 5 anos, seu gasto anual com inspeção do cilindro é de R$60,00, somado à inspeção anual de R$120,00 seu gasto anual com as inspeções é de R$180,00. Como você recebe o desconto do IPVA, a economia então com taxas, em São Paulo, passa a R$245,25 por ano.

Como você disse, o kit 5ª geração custa R$5000,00. Economizando R$348,00 por mês você economizará então R$4176,00 no fim do primeiro ano. Em 15 meses o kit GNV estará pago, e depois é só lucro. E ainda tem a economia anual com taxas, que neste ano de 2011 geraram uma economia de R$245,25.

Mas nem tudo são flores: a falta de conhecimento da população, somada ao medo, acabam por depreciar seu carro depois, quando você vai vender. Isso porque, mesmo retirando o KIT (que custa cerca de R$500,00 entre mão de obra, re-inspeção de remoção e documentos) no documento ficará constando "veículo modificado". Não fica marcado que a modificação era de GNV, mas tem muita gente que tem medo dessa marca no documento. Isso fará você perder cerca de 5% do valor do carro no final.

No meu caso eu pouco me importo com a depreciação: como rodo DEMAIS, meus carros sempre depreciam muito, apesar de serem todos de ótima qualidade e procedência, porque eu cuido muito bem dos meus carros, faço todas as manutenções necessárias, no tempo e km corretas, e sempre corrijo defeitos. Eu só vendo meus carros quando tenho uma boa oportunidade de troca.

Bem, é isso. Se você (ou outros) tiverem mais dúvidas, é só perguntar.

Abraço.
Checov
Editado pela última vez por checov em Sex Fev 04, 2011 10:05 pm, em um total de 1 vez.
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#42

Mensagem por victor74 » Qui Ago 25, 2011 8:14 am

[quote name='Checov' post='5462' date='Apr 2 2009, 06:04 PM']
<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Fechando essa leva de mensagens, vamos ao título do tópico: boas e ruins do sedã.

Vou começar pelos problemas que o carro tem, já que é bem conhecido meu depois de 46 mil Km. Seguido do problema, eu envio também algumas sugestões. Quem sabe alguém da Citroën não esteja lendo isso? :)

- Vigia traseira deforma a imagem dos carros que vêm atrás; sugestão: utilizar vidro de melhor qualidade para a vigia, este fornecedor específico não é bom.

(...)

Definitivamente, se for tomar por base o meu C4 Pallas, com certeza volto a comprar da Citroën, sem sombra de dúvida. Só não sei se compraria um importado, pois sei que importados têm um péssimo suporte das importadoras, nada a ver com o carro em sí.

Abraços.
Checov
<!--sizec--></span><!--/sizec-->[/quote]

olá a todos!

adquiri um C4 (veja assinatura) faz alguns meses e ainda estou conhecendo o carro.
as primeiras impressões são muito positivas. adorei o espaço e o conforto. o nível de tecnologia embarcada me impressionou bastante. mas como nem tudo na vida são flores - rs - venho aqui acrescentar alguns itens a lista do checov.

a primeira vez que precisei transportar um colchão no C4 eu me decepcionei um pouco.
no vectra faço isso facilmente.
a decepção com o C4 foi na hora de rebater o banco.
o encosto do banco traseiro pode ser rebatido, mas o assento é FIXO.
e eu não tinha percebido isso. tentei levantar o assento e puxei para cima. ele soltou no lado onde saem os cintos de segurança e subiu um pouco.
foi aí que vi que ele não tinha uma dobradiça ou algo similar do outro lado, que permitisse o movimento do banco.
tentei colocar de volta e tive muito trabalho. acabei precisando desmontar os parafusos e aí retirei totalmente o assento. não é muito difícil fazer isso, mas é trabalhoso.
hora de colocar o colchão, ele quase não passa no "túnel" que separa o habitáculo do porta-malas. esse "túnel" é estreito.
por que a citröen não coloca uma simples dobradiça no assento para tornar possível essa operação?
ah! também seria bom uma "portinha" para acesso ao porta-malas, ali onde fica o apoio central para braços do banco traseiro. no vectra, em viagens, coloco no porta-malas bolsas com lanches e bebidas e os passageiros pegam através dessa "portinha".

quando nos acostumamos com algo bom, a ausência é mais facilmente percebida.
senti falta de pequenas funcionalidades.

não gostei da necessidade de usar a chave para abrir o bocal do combustível.
poderia ter um botão por dentro do carro que destravasse o bocal.

e também senti falta de um outro botão para abrir o porta-malas por dentro do carro, com o motor ligado.
uma vez que tive que fazer isso desliguei o motor e tirei a chave da ignição para apertar o botão de abertura da tampa do porta-malas que tem na chave-controle.

agora, o ponto negativo sério. os anteriores são de pequena importância. o que vou falar a seguir é que me fez pensar em não ficar com o carro e repassá-lo para frente, após ter feito minha primeira viagem.

achei o câmbio curtíssimo!
acho que o escalonamento do câmbio não é bom.
pelo menos do modelo do meu. não sei se a citröen mudou a relação de marchas nos câmbios mais novos.
as marchas mais altas deveriam ser alongadas.
as marchas baixas estão perfeitas.
tiram o carro da imobilidade e aceleram rapidamente. muito bom. excelente ponto positivo.
o problema é na estrada, viajando a uma média de 140km/h, a rotação do motor fica num nível que considero elevado demais. chego a sentir um certo desconforto.
para efeito de comparação, no vectra, a 120km/h, o motor está pouco acima dos 2000 rpm, e a 140km/h o silêncio é total no habitáculo. não se escuta o motor.
no C4 eu me senti como se estivesse num "carro mil", com o motor "urrando" e "pedindo marcha".
talvez seja questão de eu me acostumar ao motor, mas acho que essa rotação alta também influencia no consumo, que achei meio elevado.
viajando a 140 ~ 160 fiz entre 9 e 10 km/l. e na cidade está fazendo aproximadamente 5,5 km/l.
o vectra fazia 12 a 13 na estrada e 6,5 na cidade, nas mesmas condições, respectivamente, com uma aceleração levemente melhor. ou seja, tem melhor desempenho/performance e menor consumo.
uma quinta marcha mais longa no C4 seria algo interessante.

até aqui estou gostando muito dele. excelente carro. vamos ver na hora que precisar parar na oficina. :)

abraços a todos.
Editado pela última vez por victor74 em Qui Ago 25, 2011 8:28 am, em um total de 1 vez.
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