Consumo C3
- SidneiCancelli
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Consumo C3
A média foi feita certinha com tanque cheio e zerado o odômetro, no retorno foi abastecido no mesmo posto e com o mesmo frentista ( fiz um trajeto de 80 km na estrada )
Minha esposa vai rodar com ele exclusivamente na cidade e somente ela no volante, então pra mim o que interessa é justamente o consumo na cidade, pra vc ter uma idéia, o tanque cheio não rodou 200km, se for assim, não compensa ter esse carro.
Oq queria de vcs era uma ajuda no que eu devo revisar nesse carro para melhorar esse consumo
Outra coisa, existem atualizações de software para esse modelo? Pode ter se desregulado algo nesse sentido? Digo isso pois no meu (focus - ford) isso pode acontecer, uma FW velha e sem atualização dente a deixar o carro com esses problemas
Minha esposa vai rodar com ele exclusivamente na cidade e somente ela no volante, então pra mim o que interessa é justamente o consumo na cidade, pra vc ter uma idéia, o tanque cheio não rodou 200km, se for assim, não compensa ter esse carro.
Oq queria de vcs era uma ajuda no que eu devo revisar nesse carro para melhorar esse consumo
Outra coisa, existem atualizações de software para esse modelo? Pode ter se desregulado algo nesse sentido? Digo isso pois no meu (focus - ford) isso pode acontecer, uma FW velha e sem atualização dente a deixar o carro com esses problemas
- Miau
- Zumbi
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- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
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Consumo C3
A pior coisa é ficar dando tiro no escuro..
O certo é monitorar com scanner desses elm327 mesmo.. Os valores STFT e LTFT.. Ai sim pra identificar se a mistura ta rica ou pobre.. É mais fácil chegar no causador do problema.
Existe um tópico explicando isso.. Fato.. Mecanicos nao estudam sobre injeção e em geral vao ficar na tentativa erro.. Troca isso.. Troca aquilo.. Até chegar no problema.
Outro fato.. O consumo tá irregular sim.
O certo é monitorar com scanner desses elm327 mesmo.. Os valores STFT e LTFT.. Ai sim pra identificar se a mistura ta rica ou pobre.. É mais fácil chegar no causador do problema.
Existe um tópico explicando isso.. Fato.. Mecanicos nao estudam sobre injeção e em geral vao ficar na tentativa erro.. Troca isso.. Troca aquilo.. Até chegar no problema.
Outro fato.. O consumo tá irregular sim.
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- gjvialta
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- Nome: gjvialta
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Consumo C3
Concordo com o Miau.
Solucionar problemas passa por avaliar condições de contorno e procedimento. As tentativas e suspeitas podem nos conduzir a atropelos.
Solucionar problemas passa por avaliar condições de contorno e procedimento. As tentativas e suspeitas podem nos conduzir a atropelos.
- SidneiCancelli
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Consumo C3
Sim, vou fazer isso, vou comprar o scanner e ver oq acusa, depois posto aqui
obrigado!!!!
obrigado!!!!
- anlesa
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Consumo C3
Tenho um C3 1.6 16v Exclusive Automático 2012 (1ª geração).
Ando sempre com o ar condicionado ligado, então os números abaixo de consumo instantâneo:
à 56 KM / H (em 4ª marcha)
- Gasolina = 15,6 KM / L
- Álcool = 11,3 KM / L
à 80 KM / H (em 4ª marcha)
- Gasolina 14,5 KM/ L
à 100 KM / H (em 4ª marcha)
- Gasolina = 13,3 KM / L
Não falo em consumo médio, pois isso depende da temperatura do ambiente, temperatura do motor, forma de dirigir, velocidade alcançada, aceleração, paradas no trajeto, distância do trajeto, etc.
Ando sempre com o ar condicionado ligado, então os números abaixo de consumo instantâneo:
à 56 KM / H (em 4ª marcha)
- Gasolina = 15,6 KM / L
- Álcool = 11,3 KM / L
à 80 KM / H (em 4ª marcha)
- Gasolina 14,5 KM/ L
à 100 KM / H (em 4ª marcha)
- Gasolina = 13,3 KM / L
Não falo em consumo médio, pois isso depende da temperatura do ambiente, temperatura do motor, forma de dirigir, velocidade alcançada, aceleração, paradas no trajeto, distância do trajeto, etc.
C3 1.6 16v Exclusive Automático 2012
Consumo 16,9 KM/L à 56 KM/H Ar Cond. ligado.
Consumo 20,4 KM/L à 56 KM/H Ar Cond. desligado.
Consumo 16,9 KM/L à 56 KM/H Ar Cond. ligado.
Consumo 20,4 KM/L à 56 KM/H Ar Cond. desligado.
- SidneiCancelli
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Consumo C3
bom dia,
Chegou o leitor elm 327 que comprei no MercadoLivre, rodei no carro usando o app torque e o stft ficou oscilando entre -3 e +5%, mas o ltft ficou em -18% o tempo inteiro, não mexeu nem para mais e nem para menos, testei em outro carro e ele varia entre 0 a +5%, então cheguei a conclusão que realmente essa é a medida do c3
E agora oq devo fazer?
Obrigado!!!
Chegou o leitor elm 327 que comprei no MercadoLivre, rodei no carro usando o app torque e o stft ficou oscilando entre -3 e +5%, mas o ltft ficou em -18% o tempo inteiro, não mexeu nem para mais e nem para menos, testei em outro carro e ele varia entre 0 a +5%, então cheguei a conclusão que realmente essa é a medida do c3
E agora oq devo fazer?
Obrigado!!!
- Miau
- Zumbi
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- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
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Consumo C3
seu LTFT está muito alto.. ao contrário do que você disse, isso tá completamente fora do normal.. se chegar a atingir o valor de -/+25% vai acender a luz de injeção.
Entenda que não existe padrão de LTFT e STFT para cada carro.. todos adotam a mesma metodologia de ajuste de injeção.. não pode passar de 10%.. e se chegar em 25%.. acende a injeção
Um valor 0% indica que a queima está perfeita e não necessita de ajuste de injeção pelo módulo
assumindo que você escolheu corretamente o banco do LTFT, pois no torque tem vários bancos.. tem que escolher aquele onde há leitura..
esse alto valor negativo significa que o sistema está entendendo que, através da leitura da lamba, que a mistura está muito rica, ou seja.. muito combustível para a quantidade de ar sugada pela admissão..
os princípios de diagnostico para isso é:
- não está sendo admitido ar suficiente para preencher os cilindros:
possíveis vilões: catalizador entupido, sistema de escape entupido, filtro de ar sujo
catalizador e/ou escape entupido: Uma coisa que restringe o fluxo de ar para os cilindros é um conversor catalítico danificado que provoca uma alta contra-pressão de escape. No regime de lenta, isso pode induzir ajuste de combustível em direções opostas, produzindo um STFT positivo e LTFT negativo. Você pode ver sinais de alta contra-pressão de escape com o scanner; A carga de motor calculada(ENGINE LOAD) será baixa com o acelerador em grande abertura (WOT) e os ajustes de combustível tendem a ser negativos à medida que a velocidade do motor aumenta.
- mais combustível do que o comandado para injetar, está entrando no cilindro:
possíveis vilões: algum ou mais bicos com maior vazão ou sem estanqueidade, o sistema de reciclagem de vapores de óleo do cárter está admitindo vapor demais na admissão dando um falso positivo de mistura rica.
- um ou mais sensores da injeção com problemas nas leitura
após corrigido o problema, já com o carro quente, em menos de um minuto, o valor LTFT se ajusta para no máximo +/- 10% que é o tolerável.
Entenda que não existe padrão de LTFT e STFT para cada carro.. todos adotam a mesma metodologia de ajuste de injeção.. não pode passar de 10%.. e se chegar em 25%.. acende a injeção
Um valor 0% indica que a queima está perfeita e não necessita de ajuste de injeção pelo módulo
assumindo que você escolheu corretamente o banco do LTFT, pois no torque tem vários bancos.. tem que escolher aquele onde há leitura..
esse alto valor negativo significa que o sistema está entendendo que, através da leitura da lamba, que a mistura está muito rica, ou seja.. muito combustível para a quantidade de ar sugada pela admissão..
os princípios de diagnostico para isso é:
- não está sendo admitido ar suficiente para preencher os cilindros:
possíveis vilões: catalizador entupido, sistema de escape entupido, filtro de ar sujo
catalizador e/ou escape entupido: Uma coisa que restringe o fluxo de ar para os cilindros é um conversor catalítico danificado que provoca uma alta contra-pressão de escape. No regime de lenta, isso pode induzir ajuste de combustível em direções opostas, produzindo um STFT positivo e LTFT negativo. Você pode ver sinais de alta contra-pressão de escape com o scanner; A carga de motor calculada(ENGINE LOAD) será baixa com o acelerador em grande abertura (WOT) e os ajustes de combustível tendem a ser negativos à medida que a velocidade do motor aumenta.
- mais combustível do que o comandado para injetar, está entrando no cilindro:
possíveis vilões: algum ou mais bicos com maior vazão ou sem estanqueidade, o sistema de reciclagem de vapores de óleo do cárter está admitindo vapor demais na admissão dando um falso positivo de mistura rica.
- um ou mais sensores da injeção com problemas nas leitura
após corrigido o problema, já com o carro quente, em menos de um minuto, o valor LTFT se ajusta para no máximo +/- 10% que é o tolerável.
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- SidneiCancelli
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- Registrado em: Ter Fev 21, 2017 9:12 am
Consumo C3
Me expressei mal, sei que tem erro, oq quis dizer é que eu testei em outro carro e não tive essa leitura, portanto concluí que realmente tem erro em alguma coisa no c3
vou agendar com o mecânico uma revisão na injeção eletrônica e tbem verificar o escapamento
]
Obrigado
vou agendar com o mecânico uma revisão na injeção eletrônica e tbem verificar o escapamento
]
Obrigado
- Miau
- Zumbi
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Consumo C3
As apostas são :
Bico com vazão alta ou sem estanquiedade..
Filtro de ar sujo..
Válvula do canister travada aberta..
Mangueira de reciclagem de vapor do cárter saturada ou com um dos seguimentos entupido..
Catalisador entupido..
Também pode se considerar vela ou bobina gastas, sem eficiência, produzindo uma centelha fraca
Bico com vazão alta ou sem estanquiedade..
Filtro de ar sujo..
Válvula do canister travada aberta..
Mangueira de reciclagem de vapor do cárter saturada ou com um dos seguimentos entupido..
Catalisador entupido..
Também pode se considerar vela ou bobina gastas, sem eficiência, produzindo uma centelha fraca
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- Modelos Citroën: c3 glx 1.4 2008
Consumo C3
ola
acabo de comprar para minha esposa um citroen c3 glx 1.4 flex 2008/2008
nao entendo nada desse carro, porem ela gostou muito por ser facil dirigir.
Mas estou vendo que ele tem um consumo excessivo em minha opiniao... o consumo dele no painel esta marcando sempre os 14,6/100 isso daria menos de 6,5km/l no alcool media da cidade... Existe algum reset de autonomia para ser feito no painel??? pois fiz a preventiva dele e ainda sim fica nessa media...
Isso é a media dele mesmo? em torno de 6.5 alcool na cidade? na gasolina faria quanto?
Grato
acabo de comprar para minha esposa um citroen c3 glx 1.4 flex 2008/2008
nao entendo nada desse carro, porem ela gostou muito por ser facil dirigir.
Mas estou vendo que ele tem um consumo excessivo em minha opiniao... o consumo dele no painel esta marcando sempre os 14,6/100 isso daria menos de 6,5km/l no alcool media da cidade... Existe algum reset de autonomia para ser feito no painel??? pois fiz a preventiva dele e ainda sim fica nessa media...
Isso é a media dele mesmo? em torno de 6.5 alcool na cidade? na gasolina faria quanto?
Grato
- anlesa
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Consumo C3
fernandodalla , estou supondo que o seu computador de bordo seja igual ao meu, então eu reseto ele segurando por uns 3 segundos o botão que fica na ponta do comando de limpador de parabrisa.
C3 1.6 16v Exclusive Automático 2012
Consumo 16,9 KM/L à 56 KM/H Ar Cond. ligado.
Consumo 20,4 KM/L à 56 KM/H Ar Cond. desligado.
Consumo 16,9 KM/L à 56 KM/H Ar Cond. ligado.
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Consumo C3
entao amigo
eu consegui resetar ele fazendo isso, segurando o botao do computador de bordo ate resetar.
Mas agora minha duvida eh em relacao ao consumo... mesmo depois de reset dele, esta marcando agora a gasolina um consumo de 12/100l... o que daria 8,3km/l na cidade....
ou seja, consumo pelo que notei ate agora esta em 6,5km/lt de alcool e na media de 8,5km/lt de gasolina... ambos na cidade.... eu acho que é muito gastao.... voces que ja tem o carro a mais tempo, isso é normal? pode ser algum defeito?
ate agora mandei fazer troca da correia dentada/tensor/boia do combustivel/disco e pastilhas/oleo e filtro/filtro de combustivel.... ainda nao foi feito nada em relacao a bicos injetores ou velas.
eu consegui resetar ele fazendo isso, segurando o botao do computador de bordo ate resetar.
Mas agora minha duvida eh em relacao ao consumo... mesmo depois de reset dele, esta marcando agora a gasolina um consumo de 12/100l... o que daria 8,3km/l na cidade....
ou seja, consumo pelo que notei ate agora esta em 6,5km/lt de alcool e na media de 8,5km/lt de gasolina... ambos na cidade.... eu acho que é muito gastao.... voces que ja tem o carro a mais tempo, isso é normal? pode ser algum defeito?
ate agora mandei fazer troca da correia dentada/tensor/boia do combustivel/disco e pastilhas/oleo e filtro/filtro de combustivel.... ainda nao foi feito nada em relacao a bicos injetores ou velas.
- anlesa
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Consumo C3
fernandodalla Acredito que o C3 com motor 1.4 seja muito mais economico que o meu 1.6 automático.
Outro ponto que levo em consideração é a forma de conduzir o carro. Eu faço assim:
- Pouca pressão no pedal do acelerador. Então acelero lentamente até alcançar a velocidade desejada no trajeto;
- Sobre o trajeto, os semáforos geralmente são sincronizados de forma que numa determinada avenida, se eu mantenho 40 km/h, pego todos os sinais abertos. Em outra avenida 50 km/h. Em outra pode ser 60 km/h. Assim eu evito o acelera e para de sinal em sinal que consome muito combustível;
- Não passo dos 60 km/h na cidade. Na estrada mantenho entre 80 e 100 km/h;
- Não ando colado em ninguém e Já vou de longe observando o semáforo. Se ele ficar vermelho eu tiro o pé do acelerador e deixo desacelerar por si só, tentando evitar que o carro pare por completo. Assim se der tempo de o semáforo ficar verde terei de acelerar pouco para alcançar a velocidade do trajeto;
- Mantenho os pneus calibrados, rodas balanceadas e suspensão revisada.
Outro ponto que levo em consideração é a forma de conduzir o carro. Eu faço assim:
- Pouca pressão no pedal do acelerador. Então acelero lentamente até alcançar a velocidade desejada no trajeto;
- Sobre o trajeto, os semáforos geralmente são sincronizados de forma que numa determinada avenida, se eu mantenho 40 km/h, pego todos os sinais abertos. Em outra avenida 50 km/h. Em outra pode ser 60 km/h. Assim eu evito o acelera e para de sinal em sinal que consome muito combustível;
- Não passo dos 60 km/h na cidade. Na estrada mantenho entre 80 e 100 km/h;
- Não ando colado em ninguém e Já vou de longe observando o semáforo. Se ele ficar vermelho eu tiro o pé do acelerador e deixo desacelerar por si só, tentando evitar que o carro pare por completo. Assim se der tempo de o semáforo ficar verde terei de acelerar pouco para alcançar a velocidade do trajeto;
- Mantenho os pneus calibrados, rodas balanceadas e suspensão revisada.
C3 1.6 16v Exclusive Automático 2012
Consumo 16,9 KM/L à 56 KM/H Ar Cond. ligado.
Consumo 20,4 KM/L à 56 KM/H Ar Cond. desligado.
Consumo 16,9 KM/L à 56 KM/H Ar Cond. ligado.
Consumo 20,4 KM/L à 56 KM/H Ar Cond. desligado.
- anlesa
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- Nome: anlesa
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- Modelos Citroën: C3 1.6 16v Exclusive Automático 2012
Consumo C3
Agora se eu andar acelerando feito um piloto de corridas, o consumo instantâneo passa de 15,6 km/L para 3,9 KM / L.
As vezes até curto o carrinho e dou umas esticadas, pois o C3 é leve, suspensão firme, motor bem disposto e freios excelentes. Mas toda "brincadeira" tem um custo. ;)
As vezes até curto o carrinho e dou umas esticadas, pois o C3 é leve, suspensão firme, motor bem disposto e freios excelentes. Mas toda "brincadeira" tem um custo. ;)
C3 1.6 16v Exclusive Automático 2012
Consumo 16,9 KM/L à 56 KM/H Ar Cond. ligado.
Consumo 20,4 KM/L à 56 KM/H Ar Cond. desligado.
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