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m.pons
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#1

Mensagem por m.pons » Qui Jun 26, 2008 8:14 pm

A pouco recebi em negocio um Xantia ano 97, motor 2.0 16v em otimo estado de conservação, o carro nao tem vazamentos na parte hidraulica e ésta levanta e baixa normalmente... Bom... Resolvi usar o carro e na primeira volta notei q estava extremamente duro de dianteira no lado do motorista... depois de algumas voltas e buracos aconteceu o contrario... ficou extramamente mole como se tivesse estourado os amortecedores. PERGUNTO: Esse problema de 'molesa' eh amortecedor mesmo ou possivelmente outro como esfera ou algo mais???? Moro em Uruguaiana RS, divisa com a Argentina e aki tenho a facilidade de encontrar peças, jah q o pais visinho fica a 3 km de distancia, separado apenas por uma ponte. POR FAVOR ME AJUDEM!! Desde jah obrigado, abraço


Cirdan
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#2

Mensagem por Cirdan » Ter Jul 08, 2008 11:26 am

Isso não é problema nas esferas e valvulas?

Abraços a todos.
alexandre
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#3

Mensagem por alexandre » Ter Jul 15, 2008 2:44 pm

E ai meu caro Bala,

Parece que voce nunca teve contato com nosso colega hidroassistido, leia um pouco mais sobre o carrão aqui no forum e aproveite as informaçoes postadas por nossos colegas, estamos aqui para ajudar. :lol:

Falando nisso...o seu conjunto de suspensão dianteira possui um bloco central que modula a dureza de absorção dos impactos em rigido ou flexivel dependendo do piso.
Esta seleção se da por uma valvula alimentada eletricamente que varia a pressão que entra no bloco central, acionando um pequeno pistão em seu interior.
Este por sua vez liga e desliga a tubulação que mantem uma terceira esfera (central), se estiver em modo rigido usa somente as esferas das rodas, se estiver em modo flexivel usa as tres esferas.
No centro deste bloco ha tambem uma pequena valvula de esfera que impede que o LHM se desloque de um lado para outro durante uma curva. Todo o seu bloco parece estar com sujeira, o que prende as valvulas e deixa a suspesão com comportamento estranho. :blink:

Como todo carro recem adquirido, mas especificamente um Xantia, verifique desgastes do conjunto movel da suspensão, observe a quantidade de retorno de LHM no reservatorio (se retorna muito, ha problemas), teste todas as esferas e visualize a cor do LHM, deve estar verde claro.
Acima de tudo, retire e limpe o reservatorio de LHM que costuma acumular detritos com o passar do tempo, estes por sua vez danificam um filtro de tela interno que passa a deixar entrar toda sujeira para a tubulação, que acaba chegando as valvulas.

Lembre-se: As esferas são suspensão e amortecedores ao mesmo tempo, em caso de danos a uma delas, o lado danificado fica duro e não volta.

Espero que ajude...

Um abraço a todos B)
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Capitão da SS-Enterprise

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