Novato - 1ª participação
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Olá pessoal do Citroën Clube do Brasil
Sou novato no fórum e gostaria que vocês me ajudassem com um problema no meu Xsara.
Adquiri um Xsara Paris 2001/2001 N7 (o mesmo motor da Xsara Picasso 2.0 16v) em maio deste ano com 83.000 Km e já fiz uma revisão (aquela de prache, filtros, óleo, correias, balanças, freios, velas e cabos, etc).
Beleza, até ae tudo certo!!! Mas de umas 2 semenas para cá tenho notado que quando ligou o carro pela manhã em dias bem frios (moro no RS) após alguns segundos ligados, o Xsara começa a se tremer, abri o capô e vi que o motor treme (balança) propragando isto para o resto da carroceria. É muito estranho, parece que o carro está dando uns pulinhos.
O conta-giros não fica oscilando, fica numa rotação contínua. Ah, outro detalhe, isto acontece quando o carro está parado ou na bangüela (sem tração). Andando uns segundos este problema desaparece, não falha e nem dá tranco.
Ontem ligue o Xsara e quando começou a aparecer o problema que relatei dei uma acelerada até uns 2500 RPM e tirei o pé. O meu Xsara simplesmente morreu, apagou. Isto não acontece quando ele já está com uma temperatura perto dos 90° C ao qual o problema não mais se manifesta. Ah, percebi também que o motor faz um barulho estranho (tipo, tá falhando) além o treme-treme que comentei, embora o conta-giros não evidencie isto.
O ruim é que todo dia pela manhã é isto.
Então peço ajuda de vocês, se alguém já teve algo do tipo ou relacionado. Eu estou desconfiado que seja alguma válvula, componente que controla a lenta do carro, porque só ocorre quando o motor está frio.
Bom, gostaria de parabenizar o fórum e o conteúdo apresentado neste.
Vlw galera.
[]'s e espero retorno.
Sou novato no fórum e gostaria que vocês me ajudassem com um problema no meu Xsara.
Adquiri um Xsara Paris 2001/2001 N7 (o mesmo motor da Xsara Picasso 2.0 16v) em maio deste ano com 83.000 Km e já fiz uma revisão (aquela de prache, filtros, óleo, correias, balanças, freios, velas e cabos, etc).
Beleza, até ae tudo certo!!! Mas de umas 2 semenas para cá tenho notado que quando ligou o carro pela manhã em dias bem frios (moro no RS) após alguns segundos ligados, o Xsara começa a se tremer, abri o capô e vi que o motor treme (balança) propragando isto para o resto da carroceria. É muito estranho, parece que o carro está dando uns pulinhos.
O conta-giros não fica oscilando, fica numa rotação contínua. Ah, outro detalhe, isto acontece quando o carro está parado ou na bangüela (sem tração). Andando uns segundos este problema desaparece, não falha e nem dá tranco.
Ontem ligue o Xsara e quando começou a aparecer o problema que relatei dei uma acelerada até uns 2500 RPM e tirei o pé. O meu Xsara simplesmente morreu, apagou. Isto não acontece quando ele já está com uma temperatura perto dos 90° C ao qual o problema não mais se manifesta. Ah, percebi também que o motor faz um barulho estranho (tipo, tá falhando) além o treme-treme que comentei, embora o conta-giros não evidencie isto.
O ruim é que todo dia pela manhã é isto.
Então peço ajuda de vocês, se alguém já teve algo do tipo ou relacionado. Eu estou desconfiado que seja alguma válvula, componente que controla a lenta do carro, porque só ocorre quando o motor está frio.
Bom, gostaria de parabenizar o fórum e o conteúdo apresentado neste.
Vlw galera.
[]'s e espero retorno.
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Pessoal, dei uma garimpada pelo fórum nas seções Mecânica e Xsara Picasso e vi que tem colegas com este mesmo problema. Muitos afirmam que o problema é causado por alguma anomalia no sensor de rotação.
Irei no início de julho na oficina de minha confiança para diagnosticar o problema nesta peça.
Acredito que ele não foi detectado no scanner antes porque o Xsara sempre chegava com o motor quente quando este era passado.
Mesmo assim, agüardo dicas / conselhos dos colegas.
Vlw.
Irei no início de julho na oficina de minha confiança para diagnosticar o problema nesta peça.
Acredito que ele não foi detectado no scanner antes porque o Xsara sempre chegava com o motor quente quando este era passado.
Mesmo assim, agüardo dicas / conselhos dos colegas.
Vlw.
se fosse sensor de rotaçao iria oscilar o rpm do carro ou entao ele nao funcionaria...isso esta acontecendo é por causa do coxim do motor faça um teste....abra o capo....e peça para alguem com o freio de mao puxado...bem puxado....colocar a 1 marcha e soltar a embreagem ateh certo ponto e dps apertar novamente.....se o motor der solavancos mto forte entao seu coxim esta ruim...isso nao eh nada mto caro para se arrumar...mas...arrume logo pois pode danificar os outros...se eh que ja nao os danificaram.
Quanto a marcha lenta...vixi...complicado isso hein...o ideal eh dar uma geral no tbi do seu carro...90% dos casos se soluciona com isso mas limpeza e reprogramaçao do mesmo.
No mais...é isso...boa sorte...e parabens pela maquina.
Quanto a marcha lenta...vixi...complicado isso hein...o ideal eh dar uma geral no tbi do seu carro...90% dos casos se soluciona com isso mas limpeza e reprogramaçao do mesmo.
No mais...é isso...boa sorte...e parabens pela maquina.
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- Nome: Kbid
- Localização: São Bernardo do Campo
Olá amigo gaúcho!!!
Como o Daniel disse, vc provavelmente está com problema no coxim do motor... e o "treme-treme" só aparece na marcha lenta, onde a frequência de vibração do motor é maior...
não fique preocupado... eu troquei o meu no fim do ano, e paguei R$90.
Quanto ao problema no motor, relatei anteriormente um problema que acontece no sensor da borboleta... a única coisa que fiz, foi fixá-lo melhor... vc poderia tentar isso...
boa sorte!
Como o Daniel disse, vc provavelmente está com problema no coxim do motor... e o "treme-treme" só aparece na marcha lenta, onde a frequência de vibração do motor é maior...
não fique preocupado... eu troquei o meu no fim do ano, e paguei R$90.
Quanto ao problema no motor, relatei anteriormente um problema que acontece no sensor da borboleta... a única coisa que fiz, foi fixá-lo melhor... vc poderia tentar isso...
boa sorte!
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Daniel / Kbit
Grato pelas dicas sobre o coxim.
Vou verificar o sensor de rotação e coxim no início de julho.
Volto a frizar, o carro dá esta tremido apenas nos primeiros 5 minutos da manhã, depois ele fica perfeito. E mais, o fato de ele ter apagado como comentei no 1° post. Dei uma acelerada ele morreu, isto não acontece quando ele não está no estado de "treme-treme", ou seja, o problema se manifestando. Será que o coxim influência nisto?!
Bom, vlw galera. Depois eu post qual era o problema.
Grato pelas dicas sobre o coxim.
Vou verificar o sensor de rotação e coxim no início de julho.
Volto a frizar, o carro dá esta tremido apenas nos primeiros 5 minutos da manhã, depois ele fica perfeito. E mais, o fato de ele ter apagado como comentei no 1° post. Dei uma acelerada ele morreu, isto não acontece quando ele não está no estado de "treme-treme", ou seja, o problema se manifestando. Será que o coxim influência nisto?!
Bom, vlw galera. Depois eu post qual era o problema.
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- Nome: Kbid
- Localização: São Bernardo do Campo
humm...
talvezzzzzz o motor possa estar entrando em módulo de segurança, sei lá pq dá o treme-treme... qdo entra nesse estado, chamamos de "limp-home"...
não vou ser falso... a gente tenta ajudar... mas falar sem ver, é complicado heheheh...
não perca tempo! :) leve no mecânico de sua confiança... e de preferência um que tenha conhecimentos em mecânica de importados, pois não existe isso de mecânico sabe trabalhar em qq carro... TEM que ter conhecimento no que está fazendo...
Boa sorte rapaz!
talvezzzzzz o motor possa estar entrando em módulo de segurança, sei lá pq dá o treme-treme... qdo entra nesse estado, chamamos de "limp-home"...
não vou ser falso... a gente tenta ajudar... mas falar sem ver, é complicado heheheh...
não perca tempo! :) leve no mecânico de sua confiança... e de preferência um que tenha conhecimentos em mecânica de importados, pois não existe isso de mecânico sabe trabalhar em qq carro... TEM que ter conhecimento no que está fazendo...
Boa sorte rapaz!
[quote name='Kbid' post='1725' date='Jun 19 2008, 12:01 PM']
humm...
talvezzzzzz o motor possa estar entrando em módulo de segurança, sei lá pq dá o treme-treme... qdo entra nesse estado, chamamos de "limp-home"...
não vou ser falso... a gente tenta ajudar... mas falar sem ver, é complicado heheheh...
não perca tempo! :) leve no mecânico de sua confiança... e de preferência um que tenha conhecimentos em mecânica de importados, pois não existe isso de mecânico sabe trabalhar em qq carro... TEM que ter conhecimento no que está fazendo...
Boa sorte rapaz!
[/quote]
E tambem procure por um mecanico que tenha o scaner Proxia...o mais conficavel para diagnosticar os problemas do carro.
humm...
talvezzzzzz o motor possa estar entrando em módulo de segurança, sei lá pq dá o treme-treme... qdo entra nesse estado, chamamos de "limp-home"...
não vou ser falso... a gente tenta ajudar... mas falar sem ver, é complicado heheheh...
não perca tempo! :) leve no mecânico de sua confiança... e de preferência um que tenha conhecimentos em mecânica de importados, pois não existe isso de mecânico sabe trabalhar em qq carro... TEM que ter conhecimento no que está fazendo...
Boa sorte rapaz!
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E tambem procure por um mecanico que tenha o scaner Proxia...o mais conficavel para diagnosticar os problemas do carro.
AHHHHH outra coisa...parece besta mas.....qual lubrificante vc esta utilizando?? sabia que existem lubrificantes de inverno e de verao neh?! seu radiador esta com coolante? parece meuio besta mas nao custa nada verificar....se estiver usando oleo de verao....em dias mto frio pode dar falha na lubrificaçao. Da uma pesquisada no forum aqui tem um topico sobre lubrificantes.
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- Registrado em: Qua Jun 18, 2008 11:17 am
- Nome: Igansi
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[quote name='Daniel' post='1735' date='Jun 19 2008, 10:07 PM']
AHHHHH outra coisa...parece besta mas.....qual lubrificante vc esta utilizando?? sabia que existem lubrificantes de inverno e de verao neh?! seu radiador esta com coolante? parece meuio besta mas nao custa nada verificar....se estiver usando oleo de verao....em dias mto frio pode dar falha na lubrificaçao. Da uma pesquisada no forum aqui tem um topico sobre lubrificantes.
[/quote]
Estou usando um lubrificante da ELF 20w50. Óleo mineral porque estou rodando pouco e costumo trocar sempre a cada 5000 Km e o filtro a cada 10000 Km. Sobre os lubrificantes de inverno e verão, sim sabia, o manual mostra bem isto. Sobre o radiador, não sei se usa este coolante, sei que usa um produto para não congelar a água, suportar frios de mias -10° C.
Mesmo assim vou ver este coolant. Já comentei tb, vou verificar os coxins do motor e o sensor de rotação.
Estou desconfiado que seja este último, porque quando eu troquei as balanças dianteiras do Xsara seria muito provável que os caras da oficinia viriam alguma anomalia nos coxins, mas... nunca se sabe.
Quando resolver o problema eu posto a solução, talvéz consiga ajuda o membro Pires.
[]'s e um bom final de semana a todos.
AHHHHH outra coisa...parece besta mas.....qual lubrificante vc esta utilizando?? sabia que existem lubrificantes de inverno e de verao neh?! seu radiador esta com coolante? parece meuio besta mas nao custa nada verificar....se estiver usando oleo de verao....em dias mto frio pode dar falha na lubrificaçao. Da uma pesquisada no forum aqui tem um topico sobre lubrificantes.
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Estou usando um lubrificante da ELF 20w50. Óleo mineral porque estou rodando pouco e costumo trocar sempre a cada 5000 Km e o filtro a cada 10000 Km. Sobre os lubrificantes de inverno e verão, sim sabia, o manual mostra bem isto. Sobre o radiador, não sei se usa este coolante, sei que usa um produto para não congelar a água, suportar frios de mias -10° C.
Mesmo assim vou ver este coolant. Já comentei tb, vou verificar os coxins do motor e o sensor de rotação.
Estou desconfiado que seja este último, porque quando eu troquei as balanças dianteiras do Xsara seria muito provável que os caras da oficinia viriam alguma anomalia nos coxins, mas... nunca se sabe.
Quando resolver o problema eu posto a solução, talvéz consiga ajuda o membro Pires.
[]'s e um bom final de semana a todos.
notei o seguinte , moro no sul, hj pela manha estava muito frio, parece que o "treme-treme"aumentou, me falaram do sensor de temperatura, vou trocar o coxim e olhar senosr de rotação,a temperatura fica baixa sempre apneas"dois"pontos no marcador, falei com colega q tem um picasso igual, disse q o normal e "tres tracos no marcador, se algume souber algo, favor avisar. abraçços a todos, parabens pelo clubnbe...
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- Registrado em: Qua Jun 18, 2008 11:17 am
- Nome: Igansi
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[quote name='pires' post='1746' date='Jun 21 2008, 09:42 AM']
notei o seguinte , moro no sul, hj pela manha estava muito frio, parece que o "treme-treme"aumentou, me falaram do sensor de temperatura, vou trocar o coxim e olhar senosr de rotação,a temperatura fica baixa sempre apneas"dois"pontos no marcador, falei com colega q tem um picasso igual, disse q o normal e "tres tracos no marcador, se algume souber algo, favor avisar. abraçços a todos, parabens pelo clubnbe...
[/quote]
Conseguiste descobrir alguma coisa?! Eu ainda não, assim que tiver a solução posto aqui.
notei o seguinte , moro no sul, hj pela manha estava muito frio, parece que o "treme-treme"aumentou, me falaram do sensor de temperatura, vou trocar o coxim e olhar senosr de rotação,a temperatura fica baixa sempre apneas"dois"pontos no marcador, falei com colega q tem um picasso igual, disse q o normal e "tres tracos no marcador, se algume souber algo, favor avisar. abraçços a todos, parabens pelo clubnbe...
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Conseguiste descobrir alguma coisa?! Eu ainda não, assim que tiver a solução posto aqui.
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- Registrado em: Sex Abr 10, 2009 6:12 pm
- Nome: Leco Xsara Paris
Olá! Sou novo por aqui também e estou com mesmo problema!!! Tenho um Xsara Paris 2001 2.0 16V que também falha quando está frio e só fica "redondo" quando chega aos 90ºC.
A vibração é por causa da falha mesmo, no meu caso não tem nada a ver com os coxins do motor/cambio.
Eu já tentei de tudo, coloquei em vários scanners, experimentei óleos diferentes, gasolina podium, até experimentei outro módulo de injeção, mas não mudou nada...
Conversei com alguns mecânicos que explicaram que poderia ser problema de carbonização das válvulas, que estaria com falha no assentamento das válvulas enquanto frio. Com o calor ocorre a dilatação e a vedação fica boa...
O problema é que pra comprovar isso só abrindo o cabeçote, e daí o preço é alto...
Acho que vou ter que fazer isso mesmo, já que todos os recursos eletrônicos já foram testados.
Caso alguém já tenha resolvido um problema semelhante, favor avisar...
A vibração é por causa da falha mesmo, no meu caso não tem nada a ver com os coxins do motor/cambio.
Eu já tentei de tudo, coloquei em vários scanners, experimentei óleos diferentes, gasolina podium, até experimentei outro módulo de injeção, mas não mudou nada...
Conversei com alguns mecânicos que explicaram que poderia ser problema de carbonização das válvulas, que estaria com falha no assentamento das válvulas enquanto frio. Com o calor ocorre a dilatação e a vedação fica boa...
O problema é que pra comprovar isso só abrindo o cabeçote, e daí o preço é alto...
Acho que vou ter que fazer isso mesmo, já que todos os recursos eletrônicos já foram testados.
Caso alguém já tenha resolvido um problema semelhante, favor avisar...