Consumo Picasso Automatique
O meu é exclusive 2.0 2005 automático. Está fazendo 6,2 km/l, na melhor das hipóteses 6,5 km/l na cidade com ar-condicionado ligado (e normalmente carregando apenas o motorista).
Na estrada ele fez 13,7 km/l, com 4 pessoas no carro e boa quantidade de bagagem, também com ar-condicionado sempre ligado. Essa estrada era pista dupla (percorridos cerca de 200km).
Tanto na cidade quanto na estrada deixei a marcha sempre em D.
Se eu utilizar o cambio sequencial é possivel diminuir o consumo? Alguma outra dica para diminuir o consumo na cidade? Achei a diferença entre o consumo na cidade e na estrada muito grande...
Na estrada ele fez 13,7 km/l, com 4 pessoas no carro e boa quantidade de bagagem, também com ar-condicionado sempre ligado. Essa estrada era pista dupla (percorridos cerca de 200km).
Tanto na cidade quanto na estrada deixei a marcha sempre em D.
Se eu utilizar o cambio sequencial é possivel diminuir o consumo? Alguma outra dica para diminuir o consumo na cidade? Achei a diferença entre o consumo na cidade e na estrada muito grande...
Adriano,
O meu Picasso (Exa 2005) também faz médias semelhantes às suas, tanto na cidade, quanto na estrada.
Acredito que a principal razão de tal diferença vem de dois fatores:
1- Na cidade, no trânsito, o anda-e-para constante aumenta significativamente o consumo, visto que o carro é pesado (+- 1.500 Kg), e a aceleração para retirá-lo da inércia é maior; e
2- Na estrada, além de manter-se uma velocidade mais constante, a aerodinâmica do carro é bastante boa., o que contribui para a média de consumo reduzida
[]s
Ivan Lima
Complementando a resposta:
Quanto à utlização do Tiptronic na cidade para reduzir o consumo, eu fiz uma experiência uma vez, e o resultado não foi muito animador (a média passou de 6,1 para 6,7 Km/litro, em condições praticamente idênticas).
Isto sem falar no fato de ter que ficar mudando as marchas - embora sem embreagem, é chato ficar fazendo isto, tendo a opção do câmbio automático...
De toda forma, brevemente irei fazer uma revisão, e substituir aquelas peças de sempre (velas, filtros...), o que provavelmente reduzirá um pouco o consumo.
[]s
Ivan Lima
O meu Picasso (Exa 2005) também faz médias semelhantes às suas, tanto na cidade, quanto na estrada.
Acredito que a principal razão de tal diferença vem de dois fatores:
1- Na cidade, no trânsito, o anda-e-para constante aumenta significativamente o consumo, visto que o carro é pesado (+- 1.500 Kg), e a aceleração para retirá-lo da inércia é maior; e
2- Na estrada, além de manter-se uma velocidade mais constante, a aerodinâmica do carro é bastante boa., o que contribui para a média de consumo reduzida
[]s
Ivan Lima
Complementando a resposta:
Quanto à utlização do Tiptronic na cidade para reduzir o consumo, eu fiz uma experiência uma vez, e o resultado não foi muito animador (a média passou de 6,1 para 6,7 Km/litro, em condições praticamente idênticas).
Isto sem falar no fato de ter que ficar mudando as marchas - embora sem embreagem, é chato ficar fazendo isto, tendo a opção do câmbio automático...
De toda forma, brevemente irei fazer uma revisão, e substituir aquelas peças de sempre (velas, filtros...), o que provavelmente reduzirá um pouco o consumo.
[]s
Ivan Lima
Obrigado Ivan.
Fiquei pensando no uso do Tiptronic, mas realmente so valeria a pena se a melhoria no consumo fosse substancial, pois é muito confortável usar o automático. Não dá mais para pensar em passar marchas.
Li em algum lugar também que pode-se reduzir um pouco o consumo colocando em N nos sinais. Mas pelo que vi também não é algo significativo (parece que 3%)...
[]s
Adriano
Fiquei pensando no uso do Tiptronic, mas realmente so valeria a pena se a melhoria no consumo fosse substancial, pois é muito confortável usar o automático. Não dá mais para pensar em passar marchas.
Li em algum lugar também que pode-se reduzir um pouco o consumo colocando em N nos sinais. Mas pelo que vi também não é algo significativo (parece que 3%)...
[]s
Adriano
Adriano,
Por vezes eu constumo colocar o câmbio no N ao parar em sinais. Ocorre uma pequena redução no consumo, mas é praticamente insignificante - particularmente, faço isto para deixar o carro "solto", sem a necessidade de ficar com o pedal do freio pressionado.
De qualquer forma, cuidado para não andar com o câmbio em N (como se fosse "bangüela"), pois isto pode danificar a caixa de marchas.
[]s
Ivan Lima
Por vezes eu constumo colocar o câmbio no N ao parar em sinais. Ocorre uma pequena redução no consumo, mas é praticamente insignificante - particularmente, faço isto para deixar o carro "solto", sem a necessidade de ficar com o pedal do freio pressionado.
De qualquer forma, cuidado para não andar com o câmbio em N (como se fosse "bangüela"), pois isto pode danificar a caixa de marchas.
[]s
Ivan Lima
Apmed,
Provavelmente, o seu consumo rodoviário elevado é decorrente do próprio tipo de estrada que vc pega (pista simples), que exige do motor nas retomadas para ultrapassagem.
Quando ando predominantemente em estradas de pista simples, a minha média de consumo cai um pouco, mas fica em torno de 11 - 11.5 Km/l (c/ar).
Mas também, não podemos esquecer o velho ditado "cavalo anda, cavalo come".
[]s
Ivan Lima
Provavelmente, o seu consumo rodoviário elevado é decorrente do próprio tipo de estrada que vc pega (pista simples), que exige do motor nas retomadas para ultrapassagem.
Quando ando predominantemente em estradas de pista simples, a minha média de consumo cai um pouco, mas fica em torno de 11 - 11.5 Km/l (c/ar).
Mas também, não podemos esquecer o velho ditado "cavalo anda, cavalo come".
[]s
Ivan Lima
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- Sem Habilitação
- Mensagens: 1
- Registrado em: Seg Jul 28, 2008 5:37 pm
- Nome: fabio citroen
Ola Adriano.
Possuo um picasso automatico 138cv . Quando comprei o carro achei que tinha algo errado , mandei trocar vela, filtro, oleo e fazer limpeza com ultrasom. Enfim , o consumo não mudou ficou assim:
na cidade : 6,5 no máximo
na estrada : 11,5 a 110 km por hora sem oscilação na velocidade e em estrada sem morros.
Fui ver o kit GNV e só serve o 2a geração que custa 5 mil para instalar. Valor muito alto.
Fabio
Possuo um picasso automatico 138cv . Quando comprei o carro achei que tinha algo errado , mandei trocar vela, filtro, oleo e fazer limpeza com ultrasom. Enfim , o consumo não mudou ficou assim:
na cidade : 6,5 no máximo
na estrada : 11,5 a 110 km por hora sem oscilação na velocidade e em estrada sem morros.
Fui ver o kit GNV e só serve o 2a geração que custa 5 mil para instalar. Valor muito alto.
Fabio
Boa tarde a todos, só de curiosidade, quanto o computador de bordo está marcando para vocês de consumo ? Acabei de adquirir um Picasso 2.0 16v exclusive Automático que está com 1.068 kilômetros rodados e até agora o consumo da criança está espetacular !!! No computador batendo 11,4 por litro na cidade com ar ligado full time !!! Agora estou fazendo a marcação manual, depois passarei o resultado para vocês.
Um abraço a todos,
Leandro.
Um abraço a todos,
Leandro.
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- Sem Habilitação
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- Registrado em: Sex Mai 09, 2008 11:36 am
- Nome: LeoBH
- Localização: Belo Horizonte / MG
Leandro,
lembro que o painel mostra o consumo em lt/100 Km. Se o cálculo do consumo resulta em 11,4 Km/lt na cidade com ar ligado, você é um privilegiado. Não há outro igual Picasso tão econômico no mundo.
Só pra você ter uma idéia, tenho um Picasso 2005 excl automatique com aprox. 23 mil km rodados. Consumo na cidade 7,4 Km/lt e 11,2 Km/lt na estrada. Em ambos os casos havia 2 pessoas e ar ligado 70% do tempo.
Sds,
LeoBH
lembro que o painel mostra o consumo em lt/100 Km. Se o cálculo do consumo resulta em 11,4 Km/lt na cidade com ar ligado, você é um privilegiado. Não há outro igual Picasso tão econômico no mundo.
Só pra você ter uma idéia, tenho um Picasso 2005 excl automatique com aprox. 23 mil km rodados. Consumo na cidade 7,4 Km/lt e 11,2 Km/lt na estrada. Em ambos os casos havia 2 pessoas e ar ligado 70% do tempo.
Sds,
LeoBH
Xsara Picasso Excl. Automatico 2005/2005 2.0 16V
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- Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
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Eu tenho uns trechos livres no meu trânsito urbano que podem fazer diferença no consumo.
Faço a média de 8,5. Já fiz 9,1 e o pior desempenho foi 8.
Pelo carro que é e o conforto proporcionado, inclusive o câmbio automático que faz gastar mais, acho que o consumo é ótimo.
Na estrada acho que dá uns 10 e pouco, mas não tenho muito parâmetro pois o pau come!
Faço a média de 8,5. Já fiz 9,1 e o pior desempenho foi 8.
Pelo carro que é e o conforto proporcionado, inclusive o câmbio automático que faz gastar mais, acho que o consumo é ótimo.
Na estrada acho que dá uns 10 e pouco, mas não tenho muito parâmetro pois o pau come!
A melhor maneira de se obter uma boa média na cidade é procurando acelerar o mínimo possível nas saídas de sinais.
Depois que o carro "embala", o consumo reduz satisfatoriamente. O problema é que, nas cidades, o constante "anda e pára" faz com que tenhamos que pisar mais fundo sempre nas saídas, o que eleva o consumo bastante.
A título de experiência, no meu último tanque, procurava acelerar o mais suave possível nas saídas de sinal, sempre progressivamente e buscando o mínimo de vezes o "kick down' nas mudanças de faixa.
resultado? Minha média de consumo, pela primeira vez, bateu os 8,3 Km/l na cidade (isto mesmo, 8,3). E no RJ, cujo trânsito é bem chato.
O ruim da história é que, nos sinais, por vezes, você disputava arrancada com "bólidos" do porte de: Uno Mille, Corsa 1.0, Gol 1000, Ka, Fiesta 1.0... e por aí vai. :icon_smile_big:
Para quem não tem pressa no trânsito, fica a dica - e boa tentativa.
[]s para todos
Ivan Lima
Depois que o carro "embala", o consumo reduz satisfatoriamente. O problema é que, nas cidades, o constante "anda e pára" faz com que tenhamos que pisar mais fundo sempre nas saídas, o que eleva o consumo bastante.
A título de experiência, no meu último tanque, procurava acelerar o mais suave possível nas saídas de sinal, sempre progressivamente e buscando o mínimo de vezes o "kick down' nas mudanças de faixa.
resultado? Minha média de consumo, pela primeira vez, bateu os 8,3 Km/l na cidade (isto mesmo, 8,3). E no RJ, cujo trânsito é bem chato.
O ruim da história é que, nos sinais, por vezes, você disputava arrancada com "bólidos" do porte de: Uno Mille, Corsa 1.0, Gol 1000, Ka, Fiesta 1.0... e por aí vai. :icon_smile_big:
Para quem não tem pressa no trânsito, fica a dica - e boa tentativa.
[]s para todos
Ivan Lima
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- Curioso
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- Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
- Nome: William Vicentin
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Substituiram:
1) Óleo do motor (semi-sintético 15W50 marca total)
2) Filtro de óleo
Verificaram os seguintes itens:
1) Freio
2) Arrefecimento
3) Direção
4) Lava-vidros
5) Bateria
6) Memórias do autodiagnóstico. E, atualização do soft (proxia).
7) Ar condicionado
E, teste de rodagem.
Mas, acredito que seja devido o amaciamento do conjunto.
1) Óleo do motor (semi-sintético 15W50 marca total)
2) Filtro de óleo
Verificaram os seguintes itens:
1) Freio
2) Arrefecimento
3) Direção
4) Lava-vidros
5) Bateria
6) Memórias do autodiagnóstico. E, atualização do soft (proxia).
7) Ar condicionado
E, teste de rodagem.
Mas, acredito que seja devido o amaciamento do conjunto.