Qual oleo usar no 1.6 16v?
talvez seja interessante você começar a fazer sua própria manutenção.
Converse com o seu mecânico para saber como fazer uma limpesa interna e passar do óleo atual para o óleo que você pretende passar a usar.
Boa sorte
Converse com o seu mecânico para saber como fazer uma limpesa interna e passar do óleo atual para o óleo que você pretende passar a usar.
Boa sorte
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
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[quote name='Daniel' post='1291' date='Apr 20 2008, 01:23 AM']
Valeu, fiz a troca de oleo troquei com filtro o mecanico disse que nao terei muitos problemas desde que reduza os intervalos de troca para 5 mil. É vamos ver, tambem penso que nao haverá problema pois o motor nao deve ser diferente dos demais motores 16V.
[/quote]
cuidado, pois se vc trocou a composição do óleo, saindo do mineral para o sintético, ou vice-versa, não deve-se trocar com 5.000km... ou seja, não espere o especificado, pois vc pode ter criação de borras no sistema...
Troque com 1.000km, trocando óleo e filtro, pelo menos repetindo isso 3 vezes.
Sei que parece meio idiota fazer isso, mas só assim p/ vc ter certeza que seu sistema só possui resíduos do novo tipo de óleo...
abraço!
Valeu, fiz a troca de oleo troquei com filtro o mecanico disse que nao terei muitos problemas desde que reduza os intervalos de troca para 5 mil. É vamos ver, tambem penso que nao haverá problema pois o motor nao deve ser diferente dos demais motores 16V.
[/quote]
cuidado, pois se vc trocou a composição do óleo, saindo do mineral para o sintético, ou vice-versa, não deve-se trocar com 5.000km... ou seja, não espere o especificado, pois vc pode ter criação de borras no sistema...
Troque com 1.000km, trocando óleo e filtro, pelo menos repetindo isso 3 vezes.
Sei que parece meio idiota fazer isso, mas só assim p/ vc ter certeza que seu sistema só possui resíduos do novo tipo de óleo...
abraço!
vixi...nao sei se usaria esse oleo nao hein, pois motores 16v tem tuchos hidraulicos o oleo mineral com o tempo ele estraga (com maior facilidade que o sintetico)...o fabricante recomenda usar um oleo densidade 30......ai com uns 80 mil vc pode trocar por um 35...ou 40......ai no 100 mil talzesss usasse um 40 ou no maximo 50 ... ja oleos densidade 65 ou mais mesmo estando bem rodado nao sei se vale a pena.....vale somente se vc estiver pensando em vender seu carro....mas usar no dia a dia nao sei nao hein.... Bom, fica a seu criterio....agora ja nao adianta mais tentar voltar para oleo mais fino pois nao vai dar certo correndo o risco de danificar seu motor.
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o meu tá com quase 100mil, mas eu não vou deixar de usar o sintético...
os motores atuais são construídos p/ suportar 300mil km sem ser aberto, isso tendo suas revisões realizadas corretamente...
Sempre que trocarem o óleo, troquem o filtro... não custa tão caro assim... e JAMAIS se esqueçam do filtro de combustível, ainda mais para nossos carros que são importados, e nosso combustível é péssimo...
Cuidem dos francesinhos!!!
os motores atuais são construídos p/ suportar 300mil km sem ser aberto, isso tendo suas revisões realizadas corretamente...
Sempre que trocarem o óleo, troquem o filtro... não custa tão caro assim... e JAMAIS se esqueçam do filtro de combustível, ainda mais para nossos carros que são importados, e nosso combustível é péssimo...
Cuidem dos francesinhos!!!
Daniel,
Com certeza o óleo sintético é melhor !
Poderia nos dizer qual é o óleo sintetico que vc usa no seu carro?
Eu uso ainda o óleo mineral pois o antigo dono já usava e como o meu já passou dos 100mil, eu optei por usar o Alta Km.
Consultei as especificações dos óleos sinteticos e minerais da linha castrol e outros e não sei da onde vc tirou esses valores de densidade(30, 35, 40, 50...). Consultei vários tipos de sintéticos e minerais e as densidades variam de 0,841 a 0,891 Kg/dm³.
Poderia nos explicar melhor ?
Obrigado
Com certeza o óleo sintético é melhor !
Poderia nos dizer qual é o óleo sintetico que vc usa no seu carro?
Eu uso ainda o óleo mineral pois o antigo dono já usava e como o meu já passou dos 100mil, eu optei por usar o Alta Km.
Consultei as especificações dos óleos sinteticos e minerais da linha castrol e outros e não sei da onde vc tirou esses valores de densidade(30, 35, 40, 50...). Consultei vários tipos de sintéticos e minerais e as densidades variam de 0,841 a 0,891 Kg/dm³.
Poderia nos explicar melhor ?
Obrigado
Xsara Break GLX N7 Preto 2001
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Boa tarde gente,
Essa discussão de óleo vai longe se formos levar as especificações técnicas ao pé da letra. Mudar de óleo é possível, tanto é que existem óleos com maior ou menor viscosidade, densidade, etc, que podem ser utilizados durante toda a vida útil do veículo, ou seja, o mesmo óleo que você utiliza num veículo zero, certamente não será o mais indicado para esse mesmo veículo após os 100.000 km.
Vamos considerar o caso de um pessoa comprar um carro e o antigo proprietário, que também tenha comprado o carro há pouco tempo, não saiba qual o óleo utilizado naquele motor. Como fazer para trocar o óleo? Sintetico, base sintética, semi-sintético, mineral? Como se definir por qual optar sem saber o que estava sendo utilizado?
Neste ponto o Administrador está correto; talvez seja o caso de começar a controlar isso de algum lugar que seja do seu conhecimento.
Se a opção for por qualquer um dos óleos citados, parta da limpeza do motor e cárter, abrindo-o ou utilizando os limpadores quimicos, troque os filtros, não só o de óleo, e comece a controlar a partir desse ponto.
Particularmente, faço isso em todos os carros que eu compro. Não há outra forma de você saber o que está no motor.
Se há dúvida, faça a limpeza com óleo mineral e frush por algo em torno de 1.000 km, troque óleo e filtro, coloque o óleo que você quer, repita a troca com dois ou três mil, repita novamente com mais dois ou três mil e pronto, todos os residuos terão sido eliminados nas trocas e filtros anteriores.
Qualquer coisa fora disso é pura nóia, já que não podemos definir com exatidão o que o antigo proprietário andava fazendo com o carro, sem falar que muitas vezes somos induzidos a erro, por causa de uma mentira do ex-dono que quer passar a impressão de que o carro era bem tratado.
Essa discussão de óleo vai longe se formos levar as especificações técnicas ao pé da letra. Mudar de óleo é possível, tanto é que existem óleos com maior ou menor viscosidade, densidade, etc, que podem ser utilizados durante toda a vida útil do veículo, ou seja, o mesmo óleo que você utiliza num veículo zero, certamente não será o mais indicado para esse mesmo veículo após os 100.000 km.
Vamos considerar o caso de um pessoa comprar um carro e o antigo proprietário, que também tenha comprado o carro há pouco tempo, não saiba qual o óleo utilizado naquele motor. Como fazer para trocar o óleo? Sintetico, base sintética, semi-sintético, mineral? Como se definir por qual optar sem saber o que estava sendo utilizado?
Neste ponto o Administrador está correto; talvez seja o caso de começar a controlar isso de algum lugar que seja do seu conhecimento.
Se a opção for por qualquer um dos óleos citados, parta da limpeza do motor e cárter, abrindo-o ou utilizando os limpadores quimicos, troque os filtros, não só o de óleo, e comece a controlar a partir desse ponto.
Particularmente, faço isso em todos os carros que eu compro. Não há outra forma de você saber o que está no motor.
Se há dúvida, faça a limpeza com óleo mineral e frush por algo em torno de 1.000 km, troque óleo e filtro, coloque o óleo que você quer, repita a troca com dois ou três mil, repita novamente com mais dois ou três mil e pronto, todos os residuos terão sido eliminados nas trocas e filtros anteriores.
Qualquer coisa fora disso é pura nóia, já que não podemos definir com exatidão o que o antigo proprietário andava fazendo com o carro, sem falar que muitas vezes somos induzidos a erro, por causa de uma mentira do ex-dono que quer passar a impressão de que o carro era bem tratado.
Ainda por aqui!
Oi Kzar, escri errado...densidade nao..viscosidade sao aquelas letras....20W 50......10 -40...e assim por diante....sempre considere o numero maior pois ele sera de referencia da viscosidade em temperatura normal de funcionamento... é que o problema de se usar oleo grosso é que nem sempre ele consiguirá entrar nas pequenas frestas das engrenagens...entretanto...se vc usa oleo muito fino ele nao consegue vedar o pistao....assim perdendo compressao ....so se deve aumentar a viscosidade de estiver queimando muito oleo..caso contrario nao é necessario ... bom é isso....
o topico ja deu oque tinha que dar....
eu uso semi sintetico Br techno 15-40 se nao me engano.... oleo ate que razoavel.... e tem lugares que vende por R$10 o litro...
o topico ja deu oque tinha que dar....
eu uso semi sintetico Br techno 15-40 se nao me engano.... oleo ate que razoavel.... e tem lugares que vende por R$10 o litro...
Eu acho que o tópico está aqui para que as dúvidas sejam esclarecidas...
Bom, o que eu tinha em mente que essas letras (20W 50)eram as faixas de temperatura que o óleo trabalha sem perder as caracteristicas de lubrificação. Voce pode ter um óleo 20W 50 com viscosidades diferentes...
Nao é isso?
Vamos tirar as dúvidas !!!
abraços
Bom, o que eu tinha em mente que essas letras (20W 50)eram as faixas de temperatura que o óleo trabalha sem perder as caracteristicas de lubrificação. Voce pode ter um óleo 20W 50 com viscosidades diferentes...
Nao é isso?
Vamos tirar as dúvidas !!!
abraços
Xsara Break GLX N7 Preto 2001
Quanto a viscosidade é muito dificil disso acontecer pois o 50 ja é a viscosidade do mesmo e é isso....porem existe alguns oleos com densidade 50 semi sintetico...porem isso ja perde um pouco a necessidade pois vc compra sintetico justamente por ser mais fino e lubrificar melhor...certo?!
Oque pode existir sao oleos com densidade 15W 50 para facilitar a partida a frio...porem nao teria muita utilidade no Brasil pois é um pais temperado.
Para o brasil até 10W está otimo....menos que isso é jogar dinheiro fora (quanto mais baixo mais caro é o lubrificante)
O ideal é usar oleo fino 35...ou 40.... e de qualidade pois ele irá lubrificar melhor o seu motor.... porem se estiver queimando oleo ai sim vc aumenta o grau aos poucos....
Bom e isso espero ter ajudado
Oque pode existir sao oleos com densidade 15W 50 para facilitar a partida a frio...porem nao teria muita utilidade no Brasil pois é um pais temperado.
Para o brasil até 10W está otimo....menos que isso é jogar dinheiro fora (quanto mais baixo mais caro é o lubrificante)
O ideal é usar oleo fino 35...ou 40.... e de qualidade pois ele irá lubrificar melhor o seu motor.... porem se estiver queimando oleo ai sim vc aumenta o grau aos poucos....
Bom e isso espero ter ajudado
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Eu vou procurar relembrar os dois valores de especificação de óleos... eu estudei isso na faculdade há uns anos, e não tô me recordando o certo agora... assim que eu descobrir, eu aviso...
abraço!
<a href="http://www.castrol.com/castrol/generica ... Id=6031193" target="_blank">http://www.castrol.com/castrol/generica ... 6031193</a>
acho que eles dão uma boa explicação... assim não sobram dúvidas p/ ngm!
Concordando com o Kzat, participamos desse fórum para tirar todas e quaisquer dúvidas possíveis, um ajudando os outros... além do que, conhecimento nunca é demais.
abraço!
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acho que eles dão uma boa explicação... assim não sobram dúvidas p/ ngm!
Concordando com o Kzat, participamos desse fórum para tirar todas e quaisquer dúvidas possíveis, um ajudando os outros... além do que, conhecimento nunca é demais.