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Mensagem
por Timoteo BATALHA » Seg Jan 23, 2017 5:42 pm
Amigo, o volante do motor tem outros furos que podem enganar.
Se o carro já estava no ponto, ache primeiro o ponto do comando e insira as travas...verifique em seguida se a trava do volante do motor encaixa...se encaixar para ter certeza de que é o furo certo veja se a chaveta da engrenagem da polia está voltada para o lado esquerdo...ou seja...voltada para a parte de trás da nave!!
Se a chaveta estiver pra frente, pra cima , ou qualquer outra posição então o furo no volante do motor ainda não é o de travamento.
Então solte as travas do comando de válvulas e gire novamente o motor com chave 24mm no parafuso da polia...sempre no sentido horário para frente...
gire o motor até casar os furos de travamento do comando de válvulas, a chaveta da engrenagem da polia apontando para trás e o furo de travamento do volante do motor.....
este procedimento dispensa a retirada da bobina de ignição e velas para inserção de ferramentas nos pistões 3 e 4 para verificar nivelamento...ou seja...facilita a acelera o trabalho... mas depende de que o motor de fato já esteja antes no PONTO.
Se errei algum detalhe, me corrijam afim de que todos possam aprender!!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009