Esta mensagem foi postada originalmente pelo colega XsaraVTS.
Pelo conteúdo especifico sobre a mecânica do Xsara VTS, achamos interessante publica-la novamente.
Olá a todos,
Primeiramente queira parabenizar os organizadores deste forum e do futuro site. Estavamos precisando e muito. No início do ano, quando adquiri meu carro(Xsara VTS 2.0) mandei alguns e-mails a Citroen do Brasil para buscar algumas informações sobre o modelo que possuo, como quantos Xsara deste modelo foram trazidos oficialmente para o Brasil etc...mas nenhuma resposta. Mandei então um e-mail para a Citroen da França, que passou a bola para a Citroen do Brasil... Talvez com a criação deste clube tenhamos mais força junto a Citroen.
Procurei por maiores explicações sobre o motor modelo XU10J4RS, mas não encontrei muita coisa. Minha dúvida era:Como a Citroen conseguiu tirar 167Cv de um motor 2.0 aspirado, e sem comando variável lá pelos anos de 1996?
Achei esta resposta, procede? Alguém possui algum diagrama esplicando melhor o processo? Como é feita a compressão nesta antecamara? Encontrei o seguinte:
Esta força é obtida através de uma idéia engenhosa uma antecâmara para cada cilindro, localizada no cabeçote de alumínio. Ela funciona como um falso cilindro que permite ao motor uma dupla admissão. Enquanto a primeira mistura ar/combustível é admitida no cilindro, a segunda é comprimida na antecâmara durante os outros três dos quatro tempos do motor: compressão, explosão e escape. Quando chega à câmara de combustão, a mistura está sob uma pressão maior que a proporcionada por turbocompressores em automóveis de série.
Tenho algum material sobre este modelo, mas não é muita coisa, se alguém quiser é só falar. Gostaria também de receber algum material. Estive a procura de algum manual tipo Haynes, mas verifiquei que não englobava o modelo VTS. alguém sabe de mais algum? Nesta procura acabei encontrando um da Haynes para o Xantia de 1993 a 1998( Service and Repair Manual), pena que é muito grande (165MB).
Xsara VTS 167 CV
Xsara VTS 167 CV
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
Olá amigo, sou novo no forum, e estou com um Xsara VTS 98 2.0 16v aki na oficina para ser preparado, e gostaria, que se você tivesse algum material ai pra me fornecer, seria de grande ajuda, pois estou com o veiculo aki todo desmontado, para fazer desde o zero.
Já trabalhei na citroen, mas eles nao fornecem muita coisa para nos ajudar.
Já trabalhei na citroen, mas eles nao fornecem muita coisa para nos ajudar.
- Munhoz
- Zumbi
- Nome: Vitor Munhoz
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
XSARA VTS 167 CV
Fala galera gostaria da ajuda dos veteranos em VTS.
Tive um 1998 e conhecia bem o carro. Vendi pro meu primo que está no clube agora e comprei um 2000.
Tirando as diferenças estéticas, entrei no service pra ver as diferenças mecânicas e notei o seguinte:
1- O 2000 tem BSI;
2- Tem distribuição eletrônica de frenagem EBD;
3- Air bag lateral
4- Suspensão ajustável
Essa da suspensão ajustável é a minha dúvida, alguém já viu? onde vive? o que come?
O fato é que se eu jogar o chassi do 98 não mostra suspensão ajustável e com o chassi do 2000 sim.
Pelo que percebi é na dianteira pois se eu deixar sem chassi, escolhendo apenas o carro, ele mostra diferentes bandejas e uma delas é para suspensão ajustável.
Os códigos das bandejas do 1998 e o 2000 são diferentes também.
Tive um 1998 e conhecia bem o carro. Vendi pro meu primo que está no clube agora e comprei um 2000.
Tirando as diferenças estéticas, entrei no service pra ver as diferenças mecânicas e notei o seguinte:
1- O 2000 tem BSI;
2- Tem distribuição eletrônica de frenagem EBD;
3- Air bag lateral
4- Suspensão ajustável
Essa da suspensão ajustável é a minha dúvida, alguém já viu? onde vive? o que come?
O fato é que se eu jogar o chassi do 98 não mostra suspensão ajustável e com o chassi do 2000 sim.
Pelo que percebi é na dianteira pois se eu deixar sem chassi, escolhendo apenas o carro, ele mostra diferentes bandejas e uma delas é para suspensão ajustável.
Os códigos das bandejas do 1998 e o 2000 são diferentes também.